Autor Tópico: [DIY] - CLIO III - Desentupir escoadores de água nas torres dos amortecedores  (Lida 26834 vezes)

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
Boas.

Caso se comecem a formar poças de água junto às torres dos amortecedores frontais, é sinal de que os escoadores estão entupidos. Portanto, está na altura de proceder a uma limpeza..

Primeiro que tudo, é necessário retirar as escovas dos limpa pára-brisas frontais. De seguida, retira-se a borracha que está na extremidade do plástico, que aparece levantado na seguinte foto:

Note-se que o plástico estava levantado por lhe ter retirado, entretanto, duas molas que estavam a fixá-lo nas extremidades. Depois de retiradas essas molas, é necessário puxar o plástico em direcção ao espaço deixado vazio pela citada borracha. Por baixo do plástico estão umas molas brancas que o prendem contra o pára-brisas. Podem facilitar o processo de remoção, desencaixando-as com as mãos.

Temos, agora, o seguinte cenário:

Reparem que marquei o pára-brisas com fita preta. Não foi por acaso, vai ajudar-me a colocar as escovas na posição correcta depois da limpeza concluída.

Junto às torres vão encontrar duas borrachas, mostro-vos apenas a que fica do lado direito, a do lado do condutor está mais visível e o processo de limpeza é semelhante.

Com um arame em U (assim evita-se que corte ou risque alguma coisa), faz-se o desentupimento e testa-se, de seguida, com água corrente para se verificar se os escoadores ficaram desentupidos. Se tal não se verificar, é uma questão de insistir até ficar bem.

A partir daqui, é fazer o processo inverso e está concluído o trabalho.

NOTA: Aproveitem para limpar muito bem toda a zona envolvente aos escoadores, é natural que a encontrem muito lamacenta e com muitos restos de folhas e detritos de árvores.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 17:19 pm por tiagojpt »

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] - CLIO III - Desentupir escoadores de água nas torres dos amortecedores
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2010, 17:42 pm »
Bom post! Ja fiz isso no meu, já se encontrava entupido por completo, na altura em vez do arame, consegui la colocar uma mangueira, abri a agua e desentupiu naturalmente  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
Re: [DIY] - CLIO III - Desentupir escoadores de água nas torres dos amortecedores
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2010, 17:47 pm »
Pois, também serve.  :cool:

Já agora, já trataste alguma vez dos tubos de escoamento do AC? Tenho ideia que esses também entopem facilmente e queria tratar disso preventivamente. Sabes onde se situam?

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2010, 17:59 pm »
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2010, 18:13 pm »
Tive de fazer isso ao meu em Janeiro passado... Tenho até fotos... Estava completamente entupido nos dois lados, tanto que quando curvava parecia que tinha um ribeiro dentro do carro, para não falar das estranhas humidades dentro do habitáculo. :S

Eu (muito sinceramente) não sei há quanto tempo tinha o lago, pois não conduzo regularmente o Clio. Curiosamente, há dias tropecei num post (no não é permitido publicidade a outros foruns) sobre este tema e fiquei intrigado. Hoje decidi lavar o carro e lembrei-me de espreitar. Vi que me estava a meter em trabalhos... :cool:

Já agora, onde e que te apareciam as humidades no habitáculo?

PS: Neste só tinha lago do lado direito, mas o esquerdo já estava a ficar entupido. Mais dia, menos dia, era certo.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2010, 18:27 pm »

Recorda-me... Graças a quem é que tu conseguiste levantar aquilo tudo? Estou intrigado diga-se...

tiagojpt os tubos do AC nunca tratei disso, mas como irei fazer a revisão dos 60mil km's eu mesmo, ao tirar as protecções inferiores do carro, vou dar uma espreitadela a ver o seu estado mas creio que entupida não está  :wink:

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2010, 18:44 pm »

Recorda-me... Graças a quem é que tu conseguiste levantar aquilo tudo? Estou intrigado diga-se...

tiagojpt os tubos do AC nunca tratei disso, mas como irei fazer a revisão dos 60mil km's eu mesmo, ao tirar as protecções inferiores do carro, vou dar uma espreitadela a ver o seu estado mas creio que entupida não está  :wink:

Eu tenciono fazer o mesmo quando mudar o óleo deste, mas queria saber onde é que os mesmos se localizam, para não andar a procura feito cegueta. 0:))

MRC

• Visitante
« Responder #7 em: 14 de Novembro de 2010, 18:46 pm »
Tiago, apareciam nos vidros, como se tivessem estado duas (ou mais) pessoas no carro durante algum tempo, num dia húmido de inverno... Isto durante alguns dias seguidos frios, mas pouco húmidos de Dezembro/Janeiro, sem que ninguém usasse o carro. :X

coolwater:  0:))

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 14 de Novembro de 2010, 18:53 pm »
Epá, acho que é normal, isso também acontece mais quando os vidros estão muito engordurados/sujos... Não me parece que haja relação com os "lagos", as uniões das várias chapas estão todas muito bem vedadas com massa de junta.

MRC

• Visitante
« Responder #9 em: 14 de Novembro de 2010, 19:00 pm »
Nop, a humidade entrava pela entrada da torre da chauffage... Até porque mal desentupi, nunca mais tive humidades anormais dentro do carro.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #10 em: 14 de Novembro de 2010, 20:53 pm »
Tiago, apareciam nos vidros, como se tivessem estado duas (ou mais) pessoas no carro durante algum tempo, num dia húmido de inverno... Isto durante alguns dias seguidos frios, mas pouco húmidos de Dezembro/Janeiro, sem que ninguém usasse o carro. :X

coolwater:  0:))

O meu faz muito isso.

Escorre e tudo lá dentro e nem precisa de estar ninguem dentro do carro.

Tenho de ver se por acaso tenho os escoadores de água entupidos :wink:

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #11 em: 14 de Novembro de 2010, 22:01 pm »
Bom diy, o meu tb já sofreu desse mal. Um aparte... nao era necessario tirar as escovas  :wink:

O meu anda a deixar passar agua noutro sitio, alguem já se deparou com isto?

Alguma borracha danificada...??
« Última modificação: 14 de Novembro de 2010, 22:08 pm por Pedrob »
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline hugo r25

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: corroios
« Responder #12 em: 14 de Novembro de 2010, 22:03 pm »
Bom DIY,feliz mente ainda não tive esse problema.lol
RENAULT MEGANE 1.5 DCI  85CV
ROVER 25 ITD  1xx CV

Offline tiagojpt

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #13 em: 14 de Novembro de 2010, 22:17 pm »
Pedro, o Clio daqui também deixa passar alguma água por entre o capot e a travessa frontal de plástico preto. Por vezes, essa água cai para baixo, mas como não vai para zonas potencialmente susceptíveis, não ligo muito. Podes sempre colocar umas tiras de espuma para calaftar janelas, pode ser que absorvam a água e que esta não passe daí.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 14 de Novembro de 2010, 22:22 pm »
Ainda não reparei em água nessa zona Pedro, mas irei verificar  :wink: