Autor Tópico: Kangoo 1.9 D de 2003 Confort  (Lida 40523 vezes)

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
Kangoo 1.9 D de 2003 Confort
« em: 24 de Novembro de 2010, 23:38 pm »
Ola boa noite,

Tenho de momento esta Kangoo 1.9 DTI de 2003 Confort e estou de momento com algumas preocupações.

1º Pega bem e sempre a primeira, a frio tem uma resposta rápida no acelerador, mas quando esta quente passado algum tempo a resposta do acelerador é lenta, acelero e só passado ai 2 segundos 3 mais ou menos é que acelera. Parece que esta entupido ou falta gasóleo penso eu. Por vezes e o que ate me preocupa mais são os soluços que da tenho medo ate de partir transmissão, para deixar de fazer tenho de tirar o pé do acelerador e volta a carregar suavemente para controlar este problema, ou então aumentar bastante a rotação do motor com mudança de velocidade para uma velocidade inferior, indo em quinta tenho de mudar para quarta.

2º O velocímetro por vezes passado algum tempo a trabalhar deixa de contar oscila, normalmente quando a frio trabalha bem mas passados ai 15 minutos de estar a trabalhar deixa de contar, não é certo conta e por vezes deixa de contar, quando esta a contar conta bem os quilómetros hora já testei com o gps.

Colocados estes dos problemas penso eu mudar o filtro de gasóleo visto não saber quando foi mudado a ultima vez o que acham ? Será necessário sangrar o sistema de alimentação para depois ela pegar de novo ? Tem uma pêra para puxar penso eu o gasóleo para cima.
Basta retirar o filtro e apertar a pêra não entra ar para o sistema ?

Ps:Mal possa irei colocar fotos do motor para poderem ver este modelo, juntamente neste tópico.

Obrigado e a aguardar as vossas opiniões.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Kangoo 1.9 DTI de 2003 Confort
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2010, 00:29 am »
passam bolhas de ar nas tubagens de combustivel ?

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2010, 01:21 am »
Ola estas bom ?

A primeira vista vi uma pequena bolha de ar num dos tubos que vai ao filtro combustível. Como se faz para retirar essa bolha de ar basta desapertar o filtro e depois colocar um novo e voltar a dar a bomba manual ?

Obrigado e ate ja

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2010, 11:11 am »
A substituição do filtro de combustível penso que não trará nada a acrescentar á situação. No entanto convêm mudar. e para isso basta colocares um novo e de seguida dares á bomba para procederes ao enchimento, colocando a trabalhar de seguida.

O que o artur te preguntou era se tinhas ar no circuito . Pelo que transmitis-te penso que não deverás ter a não ser uma pequena bolha que passe de vez em quando. Caso tivesses muito ar no circuito ela custava a pegar...

Quando te referes a soluçar, dizes ao relantim???? caso seja isso tenta a titulo experimental desligar a ficha cinza que se encontra no colector de admissão. e ver se deixa de soluçar.

Caso no arranque faça o soluçar deverás verificar todos os pontos da correia distribuição. ( verificar o ponto da bomba).

Outra situação poderá ser o potenciómetro do acelerador no entanto apenas com a clip poderás ter certezas.

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2010, 17:14 pm »
Ola,

Desde ja muito obrigado pelas vossas respostas.

Irei proceder a substituição do filtro do gasóleo. Ao relanti trabalha bem, por vezes um soluço mas nada de especial quase nem se nota nada. Refiro-me em marcha lenta e em baixas rotações é que normalmente ela soluça quando carrego no acelerador ele não responde levando bastante tempo a responder. A frio normalmente não acontece este problema carrego no acelerador e ela responde bem, depois de trabalhar ai 15 a 20 minutos em marcha começa este problema.

Estive a ver e aproveitei para tirar umas fotos onde se encontra o ar, penso que não seja muito ar, será ai uma bolhita de 1 centímetro aproximadamente.
Notei quando pus a mão no filtro que onde tem assinalado nas fotos nas ligações dos tubos ao filtro do ar parece que tem um pouco de folga não sei se é natural serem assim ?

Quando dizes : Quando te referes a soluçar, dizes ao relantim???? caso seja isso tenta a titulo experimental desligar a ficha cinza que se encontra no colector de admissão. e ver se deixa de soluçar.
Não terá qualquer problema ? se desligar essa ficha ?

Juntamente com este problema e nas fotos tenho uma perca de óleo onde tenho assinalado uma peça preta que liga ao filtro do ar onde penso que passa óleo para o motor perde oleo essa peça tem tipo uma abraçadeira esquisita será preciso chave especial será algum oring ?

Quanto as imagens em anexo podem ser vistas neste link : http://img84.imageshack.us/gal.php?g=dsc01396h.jpg

Peço ao administrador para colocar as fotos que coloquei os links das imagens directamente neste topico.
Obrigado

Obrigado e ate ja

Sergio.

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 17:22 pm por BlueMarlin »

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 25 de Novembro de 2010, 17:45 pm »
Esse tubo preto que falas e uma especie de deposito de oleo desperdiçado do motor. Um utilizador há uns tempos resolveu-o trocando essa mesma peça se nao estou em erro.

Ja agora as imagens que publicaste:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2010, 18:40 pm »
Peço ao administrador para colocar as fotos que coloquei os links das imagens directamente neste topico.
Obrigado

Obrigado e ate ja

Sergio.

existem tutoriais a explicar , com imagens , como faze lo

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2010, 23:22 pm »
Ola Artur, desde ja as minhas desculpas usei a tag por isso nao ficaram as imagens. Obrigado

Olha quanto a tirar a ficha que disseste não tem qualquer tipo de problema pois nao, visto nao ter maquina para ligar o carro e também nao querer gastar levar a maquina para desligar luzes :) ehehehe

Entretanto vou mudar o filtro de gasóleo e depois colocarei mais informações ok. Ja que notei a primeira vista que o drenador penso eu do filtro de gasóleo estava pouco apertado penso que poderá entrar ar caso não esteja bem apertado correcto ?

Obrigado e ate ja

Sergio

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sever do Vouga
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2010, 12:29 pm »
Boas

Esse motor é o DTI??? Eu tenho um megas DTI e a bomba injectora é muito diferente, essa bomba é a que equipa o motores 1.9 D atmosféricos. Em relação a esse soluçar já tive isso no meu carro, e na altura também tinha essas bolhas de ar. A solução foi mudar esses tubos de encaiche por um de borracha apertados com uma brassadeiras metálicas. Tenho um colega meu com um megas 1.9 d (com o motor exactamente igual ao das imagens acima) que se queixa do mesmo mal, mas ainda não tive tempo de trocar o tubos para ver se resolve.

Porta-te
Renault Megas I Fase II 1.9 DTI
Opel Zafira 1.6i

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2010, 21:28 pm »
Ola estas bom ?

Obrigado pela tua informação, sim é o motor 1.9 DTI ja agora quando mudares diz-me aqui por favor a ver se resolve também se calhar vai ser a minha solução porque acho que aqueles encaixes são duvidosos abanam muito e pode ser por ai que entre o ar, quando mudar o filtro digo também se ajudou a resolver. No teu caso do teu se mudaste e resolveu por isso apartida logo aponta para os encaixes de plástico.

Obrigado

Grande Abraço

Ate ja

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 26 de Novembro de 2010, 22:17 pm »
gostava de ver uma foto do motor completo , pois tambem me parece o motor 1.9d atmosferico .

de qualquer forma , há outros coisas ai que não percebo bem ?

- junto a tampa do oleo , está tudo marcado , entornaram oleo ? andou a trabalhar sem tampa ?
- numa das fotos onde aparecem as tubagens , está com uma «baba» por baixo , é gasoleo ou oleo de cima da tampa ?

ainda não percebi bem porque tanto falas do filtro , sem ver outras coisas primeiro que até considero mais importantes , mas muda lá então o filtro ( que não sei há quantos quilometros ai anda ) e depois diz qualquer coisa , mas não me quer parecer que seja dai o problema ....

Offline hmcosta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sever do Vouga
« Responder #11 em: 29 de Novembro de 2010, 09:38 am »
Ola estas bom ?

Obrigado pela tua informação, sim é o motor 1.9 DTI ja agora quando mudares diz-me aqui por favor a ver se resolve também se calhar vai ser a minha solução porque acho que aqueles encaixes são duvidosos abanam muito e pode ser por ai que entre o ar, quando mudar o filtro digo também se ajudou a resolver. No teu caso do teu se mudaste e resolveu por isso apartida logo aponta para os encaixes de plástico.

Obrigado

Grande Abraço

Boas

Mesmo assim, continua a achar estranho esse motor 1.9 DTI, essa bomba injectora é a do 1.9 D, mas pronto, como sairam varias versões do 1.9 dti.
No meu caso também achei estranho a folga desses encaixes e resolvi mudar o tubo que vai do filtro até à bomba injectora por um tubo de borracha apertado por uma brassadeira de metal, e meu ver ficou muito bom. Este fim de semana tive que voltar a colocar o tubo com o encaixes, pois o tubo borracha que apliquei não era o indicado para conter gasoleo e ficou muito ressequido e estava a começar a rachar e tinha um pequena fuga. A ver se esta semana resolvo isso.

Se poderes coloca foto do motor completo para tirar a duvida desse motor.

Porta-te 

Ate ja
Renault Megas I Fase II 1.9 DTI
Opel Zafira 1.6i

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 30 de Novembro de 2010, 18:35 pm »
Ola estas bom ?

Olha de momento ainda nao tive possibilidade de tirar foto ao motor, mas prometo mal possa envio para aqui ok.
Assim como o filtro ainda nao o mudei depois mal possa dou noticias.

Obrigado

Offline BlueMarlin

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 19 de Janeiro de 2011, 12:28 pm »
Boa tarde,

Conforme prometido aqui ficam as fotos do motor, ainda nao tive tempo para mudar o filtro gasoleo mas de momento estou com outro problema e deixo as fotos anexadas, penso que seja a valvula de temperatura da agua, tocando-lhe abana um pouco e perde liquido por ai, qual a soluçao ? Algum oring interior ?

Peço ao administrador mais uma vez para colocar as fotos online neste meu post do seguinte link : http://img69.imageshack.us/g/dsc014041.jpg/

Obrigado e ate ja
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2011, 12:41 pm por BlueMarlin »

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #14 em: 19 de Janeiro de 2011, 12:47 pm »
Boa tarde,

Conforme prometido aqui ficam as fotos do motor, ainda nao tive tempo para mudar o filtro gasoleo mas de momento estou com outro problema e deixo as fotos anexadas, penso que seja a valvula de temperatura da agua, tocando-lhe abana um pouco e perde liquido por ai, qual a soluçao ? Algum oring interior ?

Peço ao administrador mais uma vez para colocar as fotos online neste meu post do seguinte link : http://img69.imageshack.us/g/dsc014041.jpg/

Obrigado e ate ja

Mais uma vez:

Como te indicaram, existe um tutorial que deves seguir, nem sempre há utilizadores com tempo para fazerem a anexação por ti, quanto mais a moderação/administração.

Link do tutorial - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1399.0