-Regra dos 107% na qualificação é meio caminho andado para a HRT ficar de fora...-KERS, vamos ver como vai ser o tempo de utilização por volta...-Asa traseira ajustável, para mim é uma treta. Deviam era potenciar a aderência mecânica dos carros de forma a não serem tão dependentes da aerodinâmica...
Vitaly Petrov fica na Lotus Renault GP por mais dois anos Vitaly Petrov foi confirmado como piloto da Lotus Renault GP Team para a próxima temporada. O piloto russo, que em 2010 esteve longe de deslumbrar aos comandos do monolugar da formação de Enstone, conseguiu garantir os apoios suficientes no seu país de forma a garantir o lugar para 2011 e em 2012, num contrato de dois anos. "Estou muito contente por continuar com a equipa e orgulhoso por poder representar a Lotus Renault GP para as temporadas de 2011 e 2012. Aprendi imenso acerca deste desporto, os circuitos e o carro deste ano. Isso vai ajudar-me a melhorar ainda mais no futuro. Estou muito entusiasmado por trabalhar com esta grande equipa uma vez mais e estou confiante de que vou ter sucesso", afirmou Petrov, acrescentando que "2010 foi para aprender e 2011 será para a competitividade. Hoje, sinto que estou preparado para enfrentar este desafio".Também Eric Boullier, diretor da formação, se demonstrou satisfeito com esta continuidade do russo, esperando que este possa progredir e evoluir com as suas capacidades de pilotagem."Estamos bastante satisfeitos por confirmar que o Vitaly vai continuar connosco para 2011 e 2012, de forma a que tanto ele como a equipa possam dar seguimento a uma temporada de 2010 bastante prometedora. Toda a equipa tem trabalhado a fundo nos últimos meses de forma a melhorar a competitividade e uma dupla estável de pilotos é essencial para atingir os nossos objetivos", afirmou o diretor da equipa, Eric Boullier."O Robert Kubica é um excelente ponto de referência tanto para a velocidade como para a consistência e estamos certos de que o Vitaly vai estar mais perto desse nível no próximo ano", observou.
No site do espanhol Marca, está tudo explicado (alterações técnicas e de regulamento) e com "bonecos".http://www.marca.com/2010/12/21/multimedia/graficos/1292948823.html
Robert Kubica: "O objectivo é vencer!" Piloto do Ano para diversos observadores, Robert Kubica quer ir além dos reconhecimentos públicos do seu enorme talento e receber prémios concretos pelos seus resultados no Campeonato do Mundo de F1 do próximo ano. O polaco acredita que a estrutura técnica da Renault F1 tem capacidade para lhe entregar um carro ganhador já em 2011 e não quer desperdiçar a possibilidade de voltar a vencer Grandes Prémios e entrar na luta pelo título, como aconteceu em 2008, quando estava ao serviço da BMW Sauber.Começando por olhar para 2010, Kubica explicou-nos que "se já sabia que não iria ter material ganhador quando assinei com a Renault, confesso que esperava que a equipa estivesse em melhor estado quando cá cheguei. Alguns dos sistemas utilizados no R30 era verdadeiramente arcaicos e não foi fácil convencer os técnicos que estavam muito atrasados em alguns domínios. Por isso, o início da temporada foi complicado, mesmo se conseguimos disfarçar os problemas em pistas como Melbourne e Mónaco e a chuva foi nossa aliada na Malásia e na China."Foi nesse período que Kubica conquistou definitivamente a sua nova equipa, com o seu empenho - tinham de o mandar de volta para o hotel já perto da meia-noite, pois queria continuar a trabalhar com os engenheiros em soluções para os diversos problemas - e andamento. Mas o polaco também foi conquistado pela sua nova equipa, "porque aqui toda a gente é extremamente competitiva, toda a gente só pensa em melhorar o carro e os procedimentos e não há nem política interna nem pensamento corporativo." Uma indireta para a BMW Sauber, onde Kubica ficou sempre frustrado com a falta de ambição de alguns dos seus elementos-chave."Sucesso é ganhar!"Dizem os amigos que "no dia em que ele se queixar que os espelhos vibram muito é sinal que o carro está perfeito", pois o polaco é um perfeccionista que está atento a todos os detalhes que podem fazer a diferença. Daí não ser surpreendente a sua resposta quando lhe perguntámos se considerava que 2010 tinha sido um ano bem sucedido para si: "Sucesso é ganhar! Vencer Grandes Prémios e ser Campeão do Mundo, isso é que é um sucesso e nós não ganhámos nenhuma corrida este ano.É claro que estou satisfeito com o trabalho que fizemos, pois estávamos a lutar com os Force India no início do ano e acabámos a dar luta às três equipas da frente, o que quer dizer que progredimos muito. Mas quando se começa tão baixo não é muito difícil progredir desde que se trabalhe com vontade e profissionalismo. Agora, o que eu quero mesmo é que o chassis de 2011 seja competitivo desde a primeira corrida e me permita discutir triunfos e lutar pelo título."Quanto à acusação de ser perfeccionista, o polaco responde com humor: "Já sei que sou um chato, não preciso que me relembrem, mas exijo tanto dos outros como de mim próprio. Achas que o Alonso e o Hamilton deixam alguma coisa ao acaso? Claro que não, é preciso que tudo esteja perfeito para se poder chegar ao título."Um objetivo que está nos planos do polaco, como se percebe pelas suas palavras: "É claro que o regresso do KERS, a mudança de pneus e as modificações nos regulamentos não permitem que ninguém entre em 2011 com demasiada confiança, mas se não ganharmos corridas vou ficar desapontado. E quero ter carro para lutar pelo título já no próximo ano, pois nunca se sabe o que pode acontecer para 2012.""Experiência não tem preço"Apesar de nunca ter sido próximo de Heidfeld, Robert Kubica sentiu a falta do experiente alemão ao longo de 2010, pois esteve sozinho no desenvolvimento do R30, enquanto Vitaly Petrov se limitava a copiar os seus acertos enquanto tentava aprender o máximo que podia neste seu ano de estreia na F1.O relacionamento com o russo também esteve longe de ser caloroso, pois Petrov é um personagem complicado: "Ele é pouco comunicativo dentro da equipa e não intervém durante as reuniões técnicas. Passa muito tempo a olhar para a minha telemetria, mas concentra-se nos pontos de travagem e no que eu faço com o acelerador, esquecendo-se que existem mais duas dezenas de padrões a considerar."Para além da frieza entre os dois pilotos de leste, o polaco lamenta, sobretudo, não ter quem o ajudasse a trabalhar com a equipa: "Sem testes é muito importante aproveitar as sextas-feiras para testar novidades técnicas e na Renault eu estava sozinho a rodar com as novas peças. Com um companheiro de equipa experiente teríamos evoluído mais depressa e isso também contribuiu para não chegarmos ao quarto lugar no Mundial de Construtores." "Gosto de póquer e bowling"Incapaz de estar quieto em casa, Robert Kubica tem outros interesses que não envolvem velocidade nem risco: "Gosto de póquer, mesmo se as sessões no paddock acabaram por falta de candidatos e por eu já não ter tempo dado o meu envolvimento com a Renault. Por isso, jogo com amigos, quando tenho tempo. E descobri o bowling há alguns anos, treinando sempre que posso perto de casa e participando em alguns torneios. Mas com os ralis fiquei sem tempo para quase mais nada e vou aproveitar o inverno para voltar ao meu melhor nível nestas duas atividades."Ralis a sério podem esperarNem os bons resultados que está a obter nos ralis ao volante de um Clio 1.6 tentam Robert Kubica a seguir as pisadas de Kimi Raikkonen, que abandonou as pistas para rumar ao WRC: "Os ralis são um divertimento, uma paixão antiga, que me ocupam os tempos livres. Já disse várias vezes que gostaria de competir no Mundial de Ralis, mas só depois de ter atingido os meus objetivos na F1. Quero ganhar mais Grandes Prémios, quero ser Campeão do Mundo e, depois, quando me cansar das pistas vou fazer alguns ralis, mesmo se não me vejo a disputar uma temporada completa como o Kimi."Luís Vasconcelos (in Autosport)
Vitantonio Liuzzi, Davide Valsecchi, Rodolfo Gonzalez e Fairuz Fauzy são candidatosPlantel da Fórmula 1 quase fechado O regresso de Narain Karthikeyan à F1 com a HRT deixou apenas o segundo volante da equipa de Colin Kolles em aberto no mercado de pilotos No ano em que a Índia vai organizar o seu primeiro Grande Prémio, o primeiro piloto de F1 que representou aquele país ao mais alto nível regressa ao Campeonato do Mundo. Narain Karthikeyan conseguiu reunir os apoios necessários para comprar um dos dois lugares disponíveis na HRT, pagando oito milhões de euros à equipa espanhola para regressar à F1 depois de cinco anos de ausência.Foi o apoio do grupo Tata, que já o tinha colocado como piloto de testes da Williams em 2004 e, depois, garantido o seu lugar na Midland, em 2005, como companheiro de equipa de Tiago Monteiro, que assegurou o regresso de Karthikeyan à F1. Mas a contratação do indiano mostra bem que o único critério que está a valer na HRT no que toca à escolha de pilotos é o do dinheiro, pois o indiano esteve longe de impressionar na sua primeira passagem pelos Grandes Prémios e seguramente não melhorou nos últimos cinco anos, como se pode ver pelos resultados obtidos nas suas participações esporádicas tanto na defunta A1 Grand Prix como em provas de Sport-Protótipos.Quatro candidatos na lutaAssim sendo parece claro que o primeiro piloto que se apresentar com outros oito milhões de euros na HRT vai assegurar o derradeiro lugar disponível no plantel e, nesta altura, são quatro os candidatos: Vitantonio Liuzzi, com o dinheiro de Force India, Davide Valsecchi, Rodolfo Gonzalez e Fairuz Fauzy.Liuzzi não depende de si para garantir o posto, mas seria claramente a melhor opção para Kolles, pela experiência que podia levar para a equipa. Mas Valsecchi também é desejado pela equipa espanhola, pois causou excelente impressão quando fez meio dia de testes com a HRT em Abu Dhabi. O seu pai tem dinheiro e vontade suficiente para lhe comprar o lugar, mas quer garantias técnicas que, até agora, Kolles não foi capaz de lhe dar.Já Gonzalez e Fauzy têm a seu favor 'apenas' o acesso a dinheiro nos seus países. O venezuelano está a tentar aproveitar a abertura criada no seu país pela chegada de Pastor Maldonado à Williams, mas o seu fraco desempenho nos testes de Abu Dhabi, com a Lotus, não ajuda a sua causa. Já Fauzy, afastado pela Lotus, também parece ter apoios estatais na Malásia que lhe podem permitir comprar um lugar na HRT.Di resta com Sutil na Force IndiaQuem está praticamente certo no Mundial deste ano é o escocês Paul di Resta, que só necessita que a situação de Liuzzi se resolva para ser oficializado como companheiro de equipa de Adrian Sutil na equipa de Silverstone. O campeão do DTM do ano passado impressionou bastante os responsáveis da Force India com o trabalho desenvolvido como piloto de testes em 2010, mas tem contra si, o facto de não garantir quaisquer apoios financeiros para a escuderia.Em contrapartida, a Mercedes, sem abrir os cordões à bolsa, parece disponível para ajudar Vijay Mallya a encontrar novos patrocinadores para a sua equipa, desde que di Resta esteja ao volante dum dos VJM04, no que pode ser a chave para desbloquear a situação de Liuzzi, que necessita de oito milhões de euros para entrar na HRT.Eis a lista provisória e Números dos pilotos1. Sebastian Vettel Red Bull Racing-Renault2. Mark Webber Red Bull Racing-Renault3. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes4. Jenson Button McLaren-Mercedes5. Fernando Alonso Scuderia Ferrari6. Felipe Massa Scuderia Ferrari7. Michael Schumacher Mercedes Grand Prix8. Nico Rosberg Mercedes Grand Prix9. Robert Kubica Renault F1 Team10. Vitaly Petrov Renault F1 Team11. Rubens Barrichello Williams-Cosworth12. Pastor Maldonado Williams-Cosworth14. Adrian Sutil Force India F1 Team-Mercedes15. Paul di Resta Force India F1 Team-Mercedes16. Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari17. Sergio Perez BMW Sauber-Ferrari18. Sebastien Buemi Scuderia Toro Rosso-Ferrari19. Jaime Alguersuari Scuderia Toro Rosso-Ferrari20. Jarno Trulli Lotus-Renault21. Heikki Kovalainen Lotus-Renault22. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth23. HRT-Cosworth (Falta anunciar)24. Timo Glock Virgin Racing-Cosworth25. Jerome d'Ambrosio Virgin Racing-Cosworth
Apresentações começam no final deste mêsFerrari dá tiro de partida na Fórmula 1 em 2011 Quando faltam apenas duas semanas para o início dos testes e mais uma época de Fórmula 1, vai-se finalmente parar de falar da ultrapassagem não consumada de Fernando Alonso a Vitaly Petrov em Abu Dhabi, da polémica Lotus-Renault-Lotus e de todas as questões laterais à 'verdadeira' Fórmula 1. A pouco e pouco vão sendo conhecidas as datas das apresentações das equipas de Fórmula 1, sendo que a Ferrari vai dar o tiro de partida, a 30 de janeiro, ainda que o primeiro dia seja integralmente reservado a filmagens publicitárias, e só no dia seguinte será possível ver o carro. No dia seguinte, em Valência, Renault, Williams e Sauber apresentam os seus monolugares, o mesmo sucedendo no dia seguinte com a Red Bull, Toro Rosso e MercedesEis as datas das apresentações:Scuderia Ferrari 30-JanRenault F1 Team 31-JanWilliams-Cosworth 31-JanBMW Sauber-Ferrari 31-JanRed Bull Racing-Renault 01-FevScuderia Toro Rosso-Ferrari 01-FevMercedes Grand Prix 01-FevMcLaren-Mercedes 04-FevForce India F1 Team-Mercedes 10-FevLotus-Renault sem dataHRT-Cosworth sem dataVirgin Racing-Cosworth sem data
Márcio, esses quanto a mim tinham apêncices aerodinâmicos a mais.Os actuais, com aquele aileron frontal paracem corta-relvas.
Team Lotus mostra o novo T128 O Team Lotus revelou esta manhã o seu novo monolugar para o Mundial de Fórmula 1 de 2011. A equipa de Tony Fernandes mostrou o T128 (e não TL11 como a formação chegou a referir) através da Internet, apresentando ao mundo um monolugar no qual são depositadas as esperanças de esquecer a temporada de 2010, na qual a Lotus era uma equipa novata. Com desenho mais arrojado do que o anterior monolugar (concebido sem grande margem de manobra pela equipa para a primeira participação no Mundial de Fórmula 1), o novo T128 apresenta uma asa dianteira especialmente trabalhada, o mesmo sucedendo por exemplo nos flancos. A nível aerodinâmico, existe ainda um detalhe curioso ao nível da entrada de ar para o motor, que se inspira no Mercedes de 2010, embora os regulamentos para este sejam mais limitativos nessa área por questões de segurança (levando por exemplo a que a Mercedes voltasse a adotar um formato de 'roll-bar' conservador).Para Mike Gascoyne, diretor técnico da formação, o T128 é uma grande evolução em relação ao anterior monolugar, razão pela qual a confiança é grande: "Este carro parece ser um carro de topo em todas as áreas. Dissemos muito claramente que queríamos começar a desafiar as equipas estabelecidas e penso que isso será alcançável", afirmou. In Autosport
Depois de ter 'vazado' na internet, num site alemão, a Mercedes acabou com o 'exclusivo' e divulgou a imagem no seu site oficial, do novo monolugar para 2011, o MGP W02, cuja apresentação só irá ser feita na terça-feira, em Valência.In Autosport
A Sauber apresentou hoje em Valência o C30, monolugar com que vai correr no Mundial de Fórmula 1 de 2011, e com que pretende dar um passo em frente, não só em termos de rapidez, bem como fiabilidade, um dos grandes problemas da época passada. O monolugar está equipado com um motor Ferrari, e no seu design destaque para o que parece vir a ser comum à maioria dos novos carros: tem um nariz elevado. De acordo com o diretor técnico da equipa suíça, James Key "o carro foi construído com base nos pontos fortes do C29, eliminando-se o que entendemos serem os pontos menos conseguidos do carro anterior." In Autosport