Na sequência do incêndio sofrido pelo monolugar de Nick Heidfeld no GP da Hungria, a Renault viu-se obrigada a descartar definitivamente o chassis devido à extensão dos danos causados pelas chamas."Tal como a grande maioria dos acidentes, vários elementos combinaram-se para causar o incêndio que o Nick sofreu na Hungria. Antes de mais, tínhamos um mapeamento do motor diferente na qualificação, o que produziu gases de escape mais quentes do que o normal. Acreditamos que isso elevou a temperatura e causou uma fenda inicial no tubo de escape", começou por explicar James Allison, diretor técnico da Renault."Pensamos que essa fenda se propagou depois nas voltas antes da paragem nas boxes - o que não foi evidente para nós porque a falha ocorreu acima do local onde temos o sensor de temperatura. Acreditamos que o Nick tenha entrado para as boxes com um escape parcialmente em falha. A paragem nas boxes demorou mais tempo do que o normal, o motor ficou em altas rotações por 6,3 segundos (...) e nessas condições, muito combustível em excesso acaba sempre nos escapes e as temperaturas sobem cerca de 100º C por segundo. Este aumento da temperatura foi suficiente para acabar com o escape já parcialmente em falha e iniciar um pequeno incêndio na carroçaria", acrescentou."O incidente foi bastante indesejável, já que obrigou a colocar de parte aquele chassis. Vamos tomar os passos necessários antes da próxima corrida para reduzir a probabilidade de mais um incêndio e assegurar que as garrafas de ar não voltem a sobreaquecer", referiu o diretor técnico da Renault, James Allison."Estamos em contacto com a FIA para lhes dar providenciar um relatório completo do incidente e também para explicar quais as ações que estamos a tomar para evitar nova ocorrência", acrescentou, tendo ainda especificado que o fogo se deveu ao aquecimento excessivo de uma "garrafa de ar que fornece as válvulas de ar do motor".
Os inspetores da federação Internacional do Automóvel (FIA) deverão proceder à vistoria do circuito que vai receber o GP da Índia no próximo dia 1 de setembro, dando assim tempo suficiente para corrigir ligeiras falhas no traçado que possam existir para a prova a disputar no dia 30 de outubro.A inspeção estava marcada para a segunda semana de agosto, mas questões logísticas adiaram a vistoria levada a cabo por Charlie Whiting, delegado técnico da FIA, para o primeiro dia de setembro.Segundo Vicky Chandhok, presidente da Federação Indiana de Automobilismo (FMSCI), citado pelos órgãos de comunicação daquele país, foi uma decisão da FIA de marcar a inspeção da pista "para uma data que lhe fosse conveniente. Este adiamento não afeta de forma nenhuma os nossos preparativos para o evento".
Bernie Ecclestone voltou a criticar o caminho seguido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) de adotar propulsão elétrica para os monolugares de Fórmula 1 na via das boxes, contrapondo que essa medida "poderá resultar na morte de pessoas".Em 2014, as novas regras referentes aos motores obrigarão à introdução de propulsores V6 com 1.6 litros de cilindrada, existindo a obrigatoriedade de os monolugares circularem na via das boxes apenas com recurso ao motor elétrico. Mas Ecclestone não é apoiante desta medida e admite que a mesma é bastante perigosa."A Fórmula 1 não é, decididamente, o sitio certo para ter motores elétricos. É como ter dançarinas de ballet com ténis. Mais confortáveis, sim, mas não funciona...", começou por dizer o britânico ao jornal Daily Express."De forma nenhuma, os carros não estarão apenas em modo elétrico na via das boxes. Poderão morrer pessoas porque não ouvem os carros a chegar", acrescentou, antes de passar ao ataque de... Max Mosley, anterior presidente da FIA."Não podemos culpar o Jean Todt porque tudo isto começou pelo Max [Mosley]. Foi uma ideia do Max que está agora a ser promovida", complementou acerca deste assunto.
Bruno Senna substitui Nick Heidfeld na Renault Bruno Senna vai mesmo substituir Nick Heidfeld aos comandos do monolugar da Renault já neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Esta hipótese já vinha a ser adiantada pela imprensa internacional ao longo dos dois últimos dias (adensando-se pelo facto de a antevisão oficial da equipa não contar com as declarações do piloto alemão em contraste com as de Vitaly Petrov), tendo em conta as prestações pouco consistentes do alemão, chamado no início do ano para substituir o lesionado Robert Kubica. Contudo, Heidfeld estava determinado a manter o seu lugar, chegando-se mesmo a aventar a possibilidade de o alemão partir para a justiça para o conseguir, mas discussões entre Heidfeld e a Renault terão conduzido a um entendimento sobre este assunto, pelo que Senna poderá competir já em Spa-Francorchamps. Para já, Senna está garantido apenas para a próxima corrida, como adianta um comunicado emitido pela Renault já este final de tarde: "Bruno vai estar presente na conferência de imprensa da FIA de amanhã às 15h00. Um comunicado com mais detalhes sobre este assunto será dado a conhecer amanhã de manhã", lê-se. Hipoteticamente, as possibilidades de Bruno Senna continuar na Renault para Monza dependerão da sua prestação na Bélgica, estando Romain Grosjean, grande candidato ao título da GP2 Series deste ano, na calha para chegar a um lugar titular na Renault. Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99370#ixzz1W1UQ8blQ
Oitava vitória de Sebastian Vettel Sebastian Vettel ofereceu à Red Bull a sua primeira vitória em Monza, num Grande Prémio ganho, contra todas as expectativas, com grande clareza. Jenson Button foi segundo e Fernando Alonso salvou in-extremis a terceira posição... Na 'speed trap' da qualificação, o Red Bull RB7 de Sebastian Vettel foi, entre os 24 monolugares do plantel da Fórmula 1, o mais lento de todos, fazendo quase 10 km/h de velocidade máxima ...que os HRT. Nem mesmo com quase menos 15 km/h em reta relativamente aos seus principais adversários foram suficientes para o piloto alemão perder a corrida de Monza, que venceu com grande à vontade, com 9.5s de avanço para o segundo classificado, Jenson Button.Uma enorme demonstração de superioridade do carro, da equipa que delineou uma estratégia perfeita, e do piloto, que sabia ser menos veloz nas retas mas que para o ultrapassarem tinham de estar perto dele, coisa que Vettel só consentiu quando arrancou mal, e permitiu a Fernando Alonso dar algumas voltas de emoção aos tifosi italianos, ao liderar a corrida. Assim que passou o espanhol da Ferrari, por fora em curva, para não deixar dúvidas, nunca mais ninguém viu Sebastian Vettel. As grandes lutas desta corrida tiveram todas lugar atrás de si, especialmente aquela que opôs, durante muitas voltas, Michael Schumacher e Lewis Hamilton, com o alemão utilizar toda a sua experiência para manter o piloto da McLaren em sentido, ao ponto de Ross Brawn ter de o avisar diversas vezes via rádio para deixar espaço a Hamilton. O alemão não deverá ter andado longe de ser penalizado pelos Comissários Desportivos, naquela que foi, claramente a melhor corrida que realizou desde que regressou à F1 no início de 2010, terminando na quinta posição.Lewis Hamilton foi quarto, depois de demorar "séculos" a passar Schumacher, permitindo inicialmente a aproximação de Button, que aproveitou de imediato um pequeno desentendimento entre Schumacher e Hamilton, para passar este último, indo depois à procura de Alonso, que passou. Sexto posto para Felipe Massa, longe dos homens da frente, como tem vindo a ser hábito, enquanto Jaime Alguersuari obteve em Monza o seu melhor resultado do ano, o sétimo lugar. Oitavo posto para Paul di Resta e nona posição para Bruno Senna, que perdeu muitas posições após a partida, devido ao acidente que se deu à sua frente e que envolveu Liuzzi, Petrov e Rosberg. A encerrar o top 10, Sébastien Buémi.Classificação1. Vettel Red Bull-Renault 1h20:46.1722. Button McLaren-Mercedes a 9.5903. Alonso Ferrari a 16.9094. Hamilton McLaren-Mercedes a 17.4715. Schumacher Mercedes a 32.6776. Massa Ferrari a 42.9937. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta8. Di Resta Force India-Mercedes a 1 volta9. Senna Renault a 1 volta10. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta11. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta12. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta13. Kovalainen Lotus-Renault a 1 volta14. Trulli Lotus-Renault a 2 voltas15. Glock Virgin-Cosworth a 2 voltasAbandonosRicciardo HRT-Cosworth 40ª voltaPerez Sauber-Ferrari 34ª voltaKobayashi Sauber-Ferrari 23ª voltaSutil Force India-Mercedes 11ª voltaWebber Red Bull-Renault 6ª voltaD'Ambrosio Virgin-Cosworth 3ª voltaPetrov Renault 1ª voltaRosberg Mercedes 1ª voltaLiuzzi HRT-Cosworth 1ª voltaCampeonatosPilotos1. Vettel 2842. Alonso 1723. Webber 1674. Button 1675. Hamilton 1586. Massa 827. Rosberg 568. Schumacher 529. Petrov 3410. Heidfeld 34 11. Kobayashi 27 12. Sutil 24 13. Alguersuari 16 14. Buemi 13 15. Di Resta 12 16. Perez 8 17. Barrichello 4 18. Senna 2 19. Maldonado 1 Construtores 1. Red Bull-Renault 4512. McLaren-Mercedes 3253. Ferrari 2544. Mercedes 1085. Renault 706. Force India-Mercedes 367. Sauber-Ferrari 358. Toro Rosso-Ferrari 299. Williams-Cosworth 5Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/99755#ixzz1Y6h1HINO
GP de SingapuraNona vitória de Sebastian Vettel... e falta 1 ponto para o bicampeonato Sebastian Vettel alcança em Singapura a sua nona vitória da época, depois de mais uma corrida em que pura e simplesmente não teve adversários, e ainda pode ultrapassar o fantástico recorde de Michael Schumacher em 2004, quando corria pela Ferrari. Um ano fantástico para Vettel, que vence em todo o tipo de pistas, mostrando claramente ser o mais forte do plantel. Com este resultado, Vettel pode agora festejar o bicampeonato no GP do Japão, já que lhe fica a faltar apenas um ponto para o conseguir. Jenson Button foi segundo, na frente de Mark Webber. A prestação de Jenson Button permite-lhe manter ainda o campeonato em aberto, mas mesmo que o piloto inglês vença todas as restantes cinco corridas, a Vettel basta um...10º lugar. Neste GP, com Vettel mais rápido um segundo por volta que os seus adversários, cedo se percebeu que luta pela vitória era coisa que não iria existir, nem depois dos pilotos se terem "reunido" novamente depois da entrada do safety-car em pista, devido ao acidente de Schumacher e Perez.Jenson Button mereceu o segundo lugar, só não chegando para o vencedor, Mark Webber reduziu logo à partida as suas hipóteses se dar luta a Vettel e Fernando Alonso nunca teve carro para mais do que conseguiu. Lewis Hamilton voltou a cometer um erro, com o toque em Massa, na fase inicial da corrida, mas depois disso mostrou onde poderia ter chegado caso não o tivesse cometido, pois teve de ir às boxes mudar a asa dianteira. Sexto posto para Paul di Resta, naquele que foi o seu melhor resultado do ano. A Renault esteve muito apagada em Singapura com Bruno Senna e Vitaly Petrov a serem apenas 15º e 17º.Classificação:1. Vettel Red Bull-Renault 1h59:06.5372. Button McLaren-Mercedes a 1.7373. Webber Red Bull-Renault a 29.2794. Alonso Ferrari a 55.4495. Hamilton McLaren-Mercedes a 1:07.7666. Di Resta Force India-Mercedes a 1:51.0677. Rosberg Mercedes a 1 volta8. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta9. Massa Ferrari a 1 volta10. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta11. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta12. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta13. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta14. Kobayashi Sauber-Ferrari a 2 voltas15. Senna Renault a 2 voltas16. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas17. Petrov Renault a 2 voltas18. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas19. Ricciardo HRT-Cosworth a 4 voltas20. Liuzzi HRT-Cosworth a 4 voltas21. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 5 voltasAbandonos: Na voltaTrulli Lotus-Renault 48Schumacher Mercedes 29Glock Virgin-Cosworth 10CampeonatosPilotos:1. Vettel 3092. Button 1853. Alonso 1844. Webber 1825. Hamilton 1686. Massa 847. Rosberg 628. Schumacher 529. Heidfeld 3410. Petrov 34 11. Sutil 28 12. Kobayashi 27 13. Di Resta 20 14. Alguersuari 16 15. Buemi 13 16. Perez 9 17. Barrichello 4 18. Senna 2 19. Maldonado 1 Equipas:1. Red Bull-Renault 4912. McLaren-Mercedes 3533. Ferrari 2684. Mercedes 1145. Renault 706. Force India-Mercedes 487. Sauber-Ferrari 368. Toro Rosso-Ferrari 299. Williams-Cosworth 5Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/100155#ixzz1Z43QyeTF
Eu acho que o jogo ta basicamente igual ao 2010, so tem um menu melhor.
Surgiram recentemente notícias que dão conta que a Red Bull Racing aumentou os seus lucros para 3,2 milhões de euros, sendo que 75% desse valor é todo atribuível à F1. Desde que a Red Bull chegou à disciplina, em 2004, comprando a Jaguar à Ford, o forte investimento tem vindo a ser amortizado, sendo que, por exemplo em 2009 os custos totais de 152 milhões de euros foram cobertos em 112 milhões pelos proveitos da equipa, reduzindo os custos a 40 milhões de euros.Que a Fórmula 1 é um excelente negócio para as empresas que lá investem não é novidade para ninguém, mas a verdade é que nem todas podem vencer, e nem todas ganham dinheiro com facilidade, e a diferença entre quem ganha, e as outras é grande. Mesmo sabendo que equipas como a Ferrari, McLaren e Mercedes, com o suporte que têm, se sustentam bem mesmo com vários anos sem vitórias, a verdade é que há um caso perfeito duma equipa que venceu tudo o que havia para vencer na Fórmula 1, a Williams, e hoje em dia luta desesperadamente pela sobrevivência, ao ponto de, aparentemente, estar a utilizar o nome de Kimi Raikkonen na tentativa de aliciar patrocinadores.A Williams já esteve, como se sabe, no lugar da Red Bull, e agora a matemática é muito simples. Não vence, não ganha. Os resultados em pista afetam diretamente o que o seu Departamento de Marketing consegue obter. Matemática simples.
Grande Prémio do Japão de F1Sebastian Vettel conquista título em corrida emocionante ganha por Button Jenson Button venceu o Grande Prémio do Japão, que se revelou bastante emocionante, mas os maiores festejos foram vividos por Sebastian Vettel, que ao terminar em terceiro garantiu o seu segundo título mundial na Fórmula 1. Tal como se previa, os pneus jogaram um papel decisivo na decisão da corrida, com Jenson Button a conseguir ser aquele com melhor estratégia e com melhor gestão da degradação dos seus pneus ao longo de toda a prova. Fernando Alonso deu uma pequena alegria à Ferrari, ao terminar na segunda posição, chegando mesmo a aproximar-se nas últimas voltas de Button, embora o piloto britânico parecesse estar a controlar o seu ritmo, enquanto Sebastian Vettel terminou em terceiro e garantiu o seu segundo título mundial. O piloto alemão liderou a primeira metade da corrida, antes de se ver batido na estratégia de paragens nas boxes por Button e, também, por Alonso. Nas últimas dez voltas, Vettel ainda tentou passar Alonso mas a Red Bull recomendou prudência aos seus dois pilotos, acabando assim o alemão por manter o lugar mais baixo do pódio. Posição mais do que suficiente para o alemão festejar a conquista do título, o seu segundo na modalidade.Na quarta posição ficou Mark Webber, no segundo Red Bull, ao passo que Lewis Hamilton viu-se hoje claramente batido pelo seu companheiro de equipa depois de ainda ter chegado a ocupar a segunda posição na primeira fase da prova. Contudo, problemas com os pneus levaram-no a perder tempo ao longo da prova, não evitando ainda mais um toque com Felipe Massa na travagem para a chicane a meio da prova. Daí não resultaram grandes danos para nenhum dos pilotos, mesmo se o Ferrari ainda perdeu uma peça da asa dianteira. Autor de uma corrida discreta mas sem cometer erros, Michael Schumacher terminou em sexto, extraindo o máximo do seu Mercedes e ficando na frente de Felipe Massa. Também com uma grande corrida, Sergio Perez ficou em oitavo, depois de uma estratégia alternativa que o viu guardar um jogo de pneus macios para as últimas voltas, subindo aí diversas posições. Os dois últimos lugares pontuáveis ficaram com Vitaly Petrov (Renault) e Nico Rosberg (Mercedes), que saiu do fundo da grelha. O herói local, Kamui Kobayashi largou mal, caindo logo para fora dos dez primeiros, e à entrada das últimas voltas era oitavo. Contudo, a degradação dos seus pneus condenou-o a terminar fora das posições pontuáveis, em 13º, atrás dos dois pilotos da Force India, Adrian Sutil e Paul di Resta. Classificação final1. Button McLaren-Mercedes 1h30.53,4272. Alonso Ferrari + 1,1603. Vettel Red Bull-Renault + 2,0064. Webber Red Bull-Renault + 8,0715. Hamilton McLaren-Mercedes +24,2686. Schumacher Mercedes +27,1207. Massa Ferrari +28,2408. Perez Sauber-Ferrari +39,3779. Petrov Renault +42,60710. Rosberg Mercedes +44,32211. Sutil Force India-Mercedes +54,44712. Di Resta Force India-Mercedes +1.02,32613. Kobayashi Sauber-Ferrari +1.03,70514. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari +1.04,19415. Maldonado Williams-Cosworth +1.06,62316. Senna Renault +1.12,62817. Barrichello Williams-Cosworth +1.14,19118. Kovalainen Lotus-Renault +1.27,82419. Trulli Lotus-Renault +1.36,14020. Glock Virgin-Cosworth +2 voltas21. D'Ambrosio Virgin-Cosworth +2 voltas22. Ricciardo HRT-Cosworth +2 voltas23. Liuzzi HRT-Cosworth +2 voltas Campeonato de Pilotos1 Sebastian Vettel 3242 Jenson Button 2103 Fernando Alonso 2024 Mark Webber 1945 Lewis Hamilton 1786 Felipe Massa 907 Nico Rosberg 638 Michael Schumacher 609 Vitaly Petrov 3610 Nick Heidfeld 3411 Adrian Sutil 2812 Kamui Kobayashi 2713 Paul di Resta 2014 Jaime Alguersuari 1615 Sergio Perez 1316 Sebastien Buemi 1317 Rubens Barrichello 418 Bruno Senna 219 Pastor Maldonado 120 Pedro de la Rosa 021 Jarno Trulli 022 Heikki Kovalainen 023 Vitantonio Liuzzi 024 Jerome d'Ambrosio 025 Timo Glock 026 Narain Karthikeyan 027 Daniel Ricciardo 028 Karun Chandhok 0 Campeonato de Construtores1 RBR-Renault 5182 McLaren-Mercedes 3883 Ferrari 2924 Mercedes 1235 Renault 726 Force India-Mercedes 487 Sauber-Ferrari 408 STR-Ferrari 299 Williams-Cosworth 510 Lotus-Renault 011 HRT-Cosworth 012 Virgin-Cosworth 0 Ler mais: http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/100533#ixzz1aOCuCucV