O Renault R31 é o quarto novo monolugar a ser apresentado. Depois da Ferrari, Lotus, Sauber, é agora a vez da Renault mostrar ao mundo o carro com que vai correr este ano. No pitlane de Valência, e a anteceder três dias de testes no circuito Ricardo Tormo, o R31 foi mostrado com as mÃticas cores da "John Player Special" preto e dourado, na sequência do acordo com o Lotus Group. Vitaly Petrov será o primeiro piloto a guiar o carro, já amanhã, enquanto Robert Kubica o fará na quarta e quinta feira. De acordo com o que já tÃnhamos noticiado durante o dia de ontem, a Renault oficializou agora Bruno Senna, Romain Grosjean, Jan Charouz, Ho-Ping Tung e Fairuz Fauzy como parte da sua equipa de pilotos de teste e reserva.
Red Bull Racing unveiled their Renault-powered RB7 in Valencia on Tuesday, the car they hope will see them retain their world titles. Red Bull won the Formula One constructors' championship last season ahead of McLaren, while Sebastian Vettel pipped Fernando Alonso to the drivers' title.Vettel, who became the youngest ever F1 world champion, also became the fifth driver to wear the crown in five years.However, Red Bull are intent on the German becoming the first since Alonso in 2006 to retain it.ChangesAlthough evolutionary, the RB7 has several notable changes to its predecessor.The car features a higher nose and engine cover as well as a different rear wing design.Red Bull design guru Adrian Newey told the official F1 website: "Preparing for the new season has been an interesting challenge for all of us."There have been a number of changes to the regulations and while they are not as comprehensive as the changes for 2009, the major differences - such as the re-introduction of the KERS system and the arrival of a moveable rear wing to aid overtaking - have meant that RB7 is quite different to last year's car."However, what we have done is taken the philosophy of continuing evolution. We have evolved RB6, which itself was an evolution of 2009's RB5, and this is, if you like, the third generation of a successful lineage."Vettel will be the first to drive the new car as he takes to the Valencia circuit later on Tuesday.
Como funcionam as asas traseiras ajustáveis dos novos Fórmula 1? Alguns são de opinião que as novas asas traseiras ajustáveis vão contribuir muito para o espetáculo, outros são de opinião que o sistema irá dar uma vantagem desleal aos pilotos 'perseguidores'. Quem terá razão, só na primeira corrida do Mundial de fórmula 1, a meio de março, no Bahrein, se vai saber. Até lá, são tudo conjeturas, até porque nos testes de inverno, o sistema via ser analisado melhor. Mas afinal, como funciona? A FIA regulamentou um sistema onde a asa traseira pode ser ajustada em 50 mm, através de um simples botão no volante dos Fórmula 1. Em curva, os pilotos mantêm a asa o mais 'fechada' possÃvel, mas nas retas 'abrem-na'. A asa volta ao seu 'estado' normal assim que os travões são acionados, ou o piloto desativa o sistema, e pode ser usado caso os pilotos estejam a menos de um segundo do piloto que rode à sua frente, tudo controlado pelos homens da FIA. Uma luz no volante avisa o piloto quando é possÃvel utilizar o sistema (luz verde) ou não (luz vermelha). Na partida, e durante as duas primeiras voltas, não será possÃvel aos pilotos utilizarem-no. Mas nessa altura, existe o KERS, que regressa este ano aos monolugares de F1. Em qualificação, pode ser utilizado sem restrições. Veja o vÃdeo da Sauber, para ter uma ideia da forma como o sistema funciona.In Autosport