Robert Kubica com um especialista para cada área do corpo lesionada Com um longo processo de recuperação pela frente, Robert Kubica começará em breve a sua reabilitação de forma mais profunda, incidindo nesta primeira fase na vertente muscular. Em declarações à revista italiana Autosprint, Ricardo Ceccarelli, o médico que irá acompanhar Kubica no processo de reabilitação fÃsica, adiantou que ao longo dos próximos meses o piloto polaco será seguido de perto por diversos especialistas de áreas distintas, já que as lesões de Kubica não se cingem a um único membro ou região do corpo.Assim, "cada região do corpo lesionada terá um especialista. Pé, Joelho, cotovelo e mão requerem programas diferentes para a recuperação". "Os seus membros, nestes últimos 20 dias, perderam imenso músculo e força. Por isso, já estamos a trabalhar nesses pontos. O Robert é um paciente muito determinado que quer trabalhar muitas horas por dia", acrescentou. No entanto, e apesar das perspetivas serem muitos positivas, Ceccarelli adiantou que "com estas fraturas, será preciso um mês para que ele se possa manter em pé".
Só Ferrari chega para a Red Bull McLaren e Mercedes continuam com problemas e apenas a Ferrari parece capaz de fazer sombra à equipa campeã do mundo A Red Bull parece sair na posição de favorita para o inÃcio do Campeonato do Mundo de F1, mas a Ferrari está a afirmar-se como a única séria opositora à equipa de Mateschitz. Isso mesmo se confirmou nos últimos testes de Barcelona, dos quais faremos uma análise aprofundada na próxima semana, pois esta edição fechou antes do inÃcio do último dia de trabalho na Catalunha.Tal como em Jerez, foram as séries mais longas dos piloto da Red Bull que mostraram o valor do RB7, ao ponto de Mark Webber ter feito uma simulação completa de Grande Prémio no domingo, ao mesmo tempo que Massa fazia o mesmo com o seu Ferrari F150, sendo capaz de rodar em tempos ligeiramente melhores que o brasileiro, para além de conseguir preservar os pneus por mais quatro ou cinco voltas que o seu rival.Nos dias anteriores tinham sido Vettel e Alonso ao volante, e se ambos tiveram problemas mecânicos inesperados num dos dias, no outro rodaram bastante e fizeram séries muito longas em tempos competitivos.Quebra cabeças nas afinaçõesDas restantes equipas com aspirações à s vitórias, a McLaren, Mercedes e Renault estão mais atrasadas que a Red Bull e a Ferrari. No caso da equipa inglesa, o MP4/26 tem um comportamento muito nervoso e destrói os pneus de forma bem evidente, mas parte dos problemas está ligados ao sobreaquecimento do fundo plano na zona onde sabem os escapes, pois isso leva a uma deformação do material e, consequentemente, à perda de eficácia aerodinâmica.Já a Mercedes debate-se com um chassis que subvira em entrada de curva e sobrevira em saÃda de curva, o que coloca os pilotos em grandes dificuldades. A degradação dos pneus já é bem menor do que em Valência e Jerez, mas o melhor tempo de Rosberg foi feito em condições de qualificação, o mesmo se passando com as melhores marcas de Petrov e Hamilton.Na Renault a equipa foi surpreendida pelo fraco equilÃbrio do R31 nesta pista, depois de Heidfeld ter saÃdo bastante satisfeito de Gerez. O alemão admitiu que havia ainda muito trabalho para fazer antes de pensar em voos mais altos.Tanto a Sauber como a Toro Rosso mostraram progressos em Barcelona, apesar dos problemas de fiabilidade atrasarem as duas equipas, mas Kobayashi e Alguersuari fizeram séries longas em tempos tão competitivos como os da Mercedes, o que é bastante animador para as suas equipas.Na Force India ainda existe muito trabalho de desenvolvimento antes de se perceber o potencial do VJM04, enquanto a Virgin já mostrou que tem um chassis bem mais sólido que no ano passado - d'Ambrosio fez uma simulação completa de Grande Prémio sem problemas. Em contrapartida, a Lotus debate-se com problemas constantes mas de pequena monta, que estão a atrasar o programa de desenvolvimento do T128.MELHORES TEMPOS DOS TESTESTempos Barcelona 1º F. Massa (Ferrari F150), 1m22,625s (244)2º N. Rosberg (Mercedes MGP W02), 1m23,168s (229 voltas); 3º S. Vettel (Red Bull RB7-Renault), 1m23,315s (141 laps); 4º M. Webber (Red Bull RB7-Renault), 1m23,422s (208); 5º V. Petrov (Renault R31), 1m23,463s (174); 6º J. Alguersuari (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m23,519s (155); 7º S. Buemi (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m23,550s (121); 8º N. Heidfeld (Renault R31), 1m24,242s (163); 9º L. Hamilton (McLaren MP4/26-Mercedes), 1m23,858s (200); 10º F. Alonso (Ferrari F150), 1m23,978s (191); 11º R. Barrichello (Williams FW33-Cosworth), 1m24,008s (170); 12º P. Maldonado (Williams FW33-Cosworth), 1m24,057s (181); 13º A. Sutil (Force India VJM04-Mercedes), 1m24,177s (166); 14º K. Kobayashi (Sauber C30-Ferrari), 1m24,243s (203); 15º S. Perez (Sauber C30-Ferrari), 1m24,515s (176); 16º J. Button (McLaren MP4/26-Mercedes), 1m24,923s(131); 17º P. di Resta (Force India VJM04-Mercedes), 1m25,194s (106); 18º J. Trulli (Lotus T128-Cosworth), 1m25,454s (66); 19º H. Kovalainen (Lotus T128-Renault), 1m26,421s (112); 20º T. Glock (Virgin MVR02-Cosworth), 1m26,598s (97); 21º J. d'Ambrosio (Virgin MVR02-Cosworth), 1m26,601s (166); 22º V. Liuzzi (HRT F110-Cosworth), 1m27,044s (70); 23º M. Schumacher (Mercedes MGP W02), 1m27,079s (204); 24º G. Mondini (HRT F110), 1m28,178s (39); 25º D. Ricciardo (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m28,329s (42); 26º N. Karthikeyan (HRT F110-Cosworth), 1m28,393s (148); e 27º R. Teixeira (Lotus T128-Renault), 1m31,584s (26).Tempos de Jerez 1º R. Barrichello (Williams FW33-Cosworth), 1m19,832s (196 voltas)2º M. Schumacher (Mercedes MGP W02), 1m20,352s (226)3º N. Heidfeld (Renault R31), 1m20,361s (86)4º F. Massa (Ferrari F150), 1m20,413s (217)5º F. Alonso (Ferrari F150), 1m20,493s (246)6º K. Kobayashi (Sauber C30-Ferrari), 1m20,601s (170)7º J. Button (McLaren MP4/26-Mercedes), 1m21,009s (139)8º L. Hamilton (McLaren MP4/26-Mercedes), 1m21,099s (94)9º S. Buemi (Toro Rosso STR6-Ferrari(, 1m21,213s (182)10º J. Alguersuari (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m21,214s (134)11º B. Senna (Renault R31), 1m21,400s (68)12º S. Perez (Sauber C30-Ferrari), 1m21,483s (150)13º M. Webber (Red Bull RB7-Renault), 1m21,522s (207)14º S. Vettel (Red Bull RB7-Renault), 1m21,574s (188)15º H. Kovalainen (Lotus T128-Renault), 1m21,632s (104)16º D. Ricciardo (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m21,755s (31),17º A. Sutil (Force India VJM04-Mercedes), 1m21,780s (101)18º N. Rosberg (Mercedes MGP W02), 1m22m103s (114)19º T. Glock (Virgin MVR02-Cosworth), 1m22,208s (99)20º V. Petrov (Renault R31), 1m22,493s (122)21º P. Maldonado (Williams FW33-Cosworth), 1m22,591s (51)22º P. di Resta (Force India VJM04-Mercedes), 1m22,945s (163)23º J. d'Ambrosio (Virgin MVR02-Cosworth), 1m22,985s (117)24º J. Trulli (Lotus T128-Renault), 1m23,216s (94) Tempos de Valência 1º R. Kubica (Renault R31), 1m13m144s (199 voltas)2º A. Sutil (Force India VJM03-Mercedes), 1m13,201s (117)3º F. Alonso (Ferrari F150), 1m13,307s (205)4º J. Button (McLaren MP4/25-Mercedes), 1m13,553s (105)5º S. Vettel (Red Bull RB7-Renault), 1m13,614s (136)6º N. Hulkenberg (Force India VJM03-Mercedes), 1m13,938s (71)7º F. Massa (Ferrari F150), 1m14,017s (80)8º T. Glock (Virgin VR01-Cosworth), 1m14,207s (148)9º G. Paffett (McLaren MP4/25-Mercedes), 1m14,292s (91)10º P. Maldonado (Williams FW33-Cosworth), 1m14,299s (130)11º L. Hamilton (McLaren MP4/25-Mercedes), 1m14,353s /83)12º N. Karthikeyan (HRT F100-Cosworth), 1m14,412s (188)13º S. Perez (Sauber C30.-Ferrari), 1m14,458s (146)14º M. Schumacher (Mercedes MGP W02) 1m14,537s (125)15º N. Rosberg (Mercedes MGP W02), 1m14,645s (78)16º S. Buemi (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m14,801s (119)17º K. Kobayashi (Sauber C30-Ferrari), 1m15,621s (68)18º J. Trulli (Lotus T128-Renault), 1m15,679s (74)19º H. Kovalainen (Lotus T128-Renault), 1m16,810s (54)20º J. D'Ambrosio (Virgin VR01-Cosworth), 1m16,003s (71)21º R. Barrichello (Williams FW33-Cosworth), 1m16,023s (128)22º J. Alguersuari (Toro Rosso STR6-Ferrari), 1m16,474s (84)23º V. Petrov (Renault R31), 1m16,351s (28)24º R. Teixeira (Lotus T128-Renault), sem tempo (18)
Red Bull anuncia acordo de patrocÃnio com a Infiniti A Infiniti, marca de luxo da Nissan, que por sua vez é parceira da Renault na aliança global para o mercado automóvel, foi anunciada como patrocinadora da equipa Red Bull Racing para 2011, embora e ao contrário do que se chegou a noticiar, não vá tomar batizar os motores da equipa. O acordo, que terá a duração de dois anos, visa assim dar maior exposição mediática à marca, que se pretende implementar de forma mais consistente no mercado automóvel.Desta forma, os motores continuarão a ser Renault, com os logos da marca a persistirem no monolugar, mas agora também os sÃmbolos da Infiniti estarão no RB7, sobretudo na asa traseira e no nariz do carro, num acordo que deixa as duas partes bastante satisfeitas."A Red Bull Racing sempre teve uma abordagem diferente, por isso quando os responsáveis da Infiniti nos mostraram os seus planos inovadores, ficámos bastante recetivos a trabalhar com eles. Saindo do ano em que conquistámos os tÃtulos de pilotos e construtores, sentimo-nos ainda mais entusiasmados para começar a temporada de 2011 com um novo parceiro empenhado como a Infiniti", referiu o diretor da RBR, Christian Horner.Também Andy Palmer, vice-presidente da Infiniti, se demonstrou satisfeito com esta nova parceria: "A médio prazo, a Infiniti vai simultaneamente expandir a sua presença global e aumentar a sua gama de modelos. Dadas estas duas ambições, é claro que a F1 se apresenta como uma plataforma global de comunicação sem rival".
Patrão da F1 duvida que a asa ajustável contribua para o espetáculoBernie Ecclestone: "As melhores corridas de F1 são quase sempre à chuva! Porque não fazer chover durante 20 minutos numa corrida?" Tem havido muitas novidades relativamente a Bernie Ecclestone nos últimos tempos, seja a crise do Bahrein ou as dolorosas revelações escritas por Tom Bower na sua biografia não autorizada. Contudo, o patrão da F1 continua inabalável e as ideias fervilham naquela cabeça. Desta feita, voltou a emitir nova opinião, onde para além de duvidar da contribuição da nova asa traseira ajustável dos F1 para a melhoria do espetáculo, sugere molhar as pistas artificialmente: "Penso que vai ser muito complicado os Comissários Desportivos controlarem bem o sistema de ultrapassagens via asa ajustável, porque a janela de utilização (600 metros) é muito pequena. A hipótese de haver protestos é enorme, e para além disso o sistema parece-me perigoso. E se as asas não baixarem para a curva? Facilmente há acidentes! Acho que devemos olhar para isso tudo com calma. Penso mesmo que há outras coisas que podiam ser feitas, como por exemplo molhar as pistas artificialmente. Como as coisas estão agora, ultrapassar em seco é que impossÃvel porque há uma linha de trajetória boa, com muita borracha acumulada. Com chuva não é assim. As melhores corridas de F1 são quase sempre à chuva. Seria um sistema fácil de introduzir em algumas pistas. Porque não fazer chover durante 20 minutos numa corrida?", referiu Ecclestone ao site oficial da F1.
Mark Webber e Jenson Button lideraram primeiras sessões de treinos livres Terminou a espera: os monolugares de Fórmula 1 j rodaram esta madrugada no circuito de Melbourne, na Austrália, com Mark Webber (Red Bull) e Jenson Button (McLaren) a serem os mais rápidos das duas primeiras sessões de treinos livres, respetivamente. A primeira sessão iniciou-se com o traçado bastante escorregadio, temperaturas baixas e muito vento, complicando a tarefa dos pilotos logo no primeiro dia. E bastaram, aliás, pouco mais de dois minutos para que as bandeiras amarelas fossem mostradas: na sua primeira volta, Karun Chandhok despistou-se com o Lotus T128 à saÃda da curva 3, quando ao sair da curva o monolugar guinou repentinamente para a direita rumo ao muro, o que causou danos na frente e nas suspensões do novo carro.Com o passar do tempo, os pilotos foram conquistando tempo de pista, cabendo a Mark Webber e a Sebastian Vettel, ambos da Red Bull, as maiores fatias de tempo no topo da tabela de tempos, indiciando assim a competitividade do RB7. No entanto, convém notar que as duas primeiras sessões de treinos livres acabam por não ser muito importantes em termos de tempos, já que as equipas optam sempre por programas diferentes, ainda para mais esta temporada com tantas novidades técnicas para ensaiar e novos pneus para entender.Assim, foi em primeiro e segundo que os dois pilotos da Red Bull chegaram ao final do primeiro treino, com o australiano a rodar em 1.26,831s na melhor das suas voltas. O atual campeão do mundo, Vettel, ficou a 0,327s.Fernando Alonso colocou o seu Ferrari no terceiro posto, mas ficando a 0,918s do tempo de Webber e cerca de meio segundo na frente de Nico Rosberg, que foi o melhor dos representantes da Mercedes. Rubens Barrichello deu boas indicações com o seu Williams ao efetuar o quinto melhor tempo, ficando na frente dos dois McLaren-Mercedes, com Jenson Button a bater Lewis Hamilton.O top 10 ficou completo com os tempos de Michael Schumacher (Mercedes), Kamui Kobayashi (Sauber) e Vitaly Petrov (Renault).Quanto à s equipas que fazem este ano a sua segunda temporada na F1, o cenário não mudou muito neste primeiro treino: todas elas ficaram na cauda do pelotão, sendo que o melhor foi o Lotus de Heikki Kovalainen, ao passo que a Virgin ficou a mais de oito segundos e os monolugares da HRT continuaram sem fazer a sua estreia em pista num dado preocupante. McLaren mostra progressosNa segunda sessão, os McLaren (amplamente revistos para este inÃcio de temporada) deram bons indicadores da sua competitividade e registaram os dois melhores tempos, sendo os únicos a entrarem no segundo '25. Jenson Button rodou em 1.25,854s, conseguindo o melhor registo da sessão, 0,132s na frente de Hamilton. O equilÃbrio foi, aliás, nota dominante na frente: pouco atrás, Fernando Alonso repetiu o terceiro tempo, a meros 0,147s da frente ao passo que Sebastian Vettel foi o quarto, a 0,160s. Mark Webber foi o quinto, mas já a 0,429s, ficando na frente do Mercedes de Michael Schumacher e do Ferrari de Felipe Massa. Sergio Perez foi o oitavo com o Sauber, batendo Rubens Barrichello (Williams)e Nico Rosberg (Mercedes).Novamente, Lotus, Virgin e HRT ficaram na cauda do pelotão, sendo que formação de Tony Fernandes voltou a ser a melhor, com Heikki Kovalainen a ficar a menos de cinco segundos da frente. Os dois Virgin ficaram colocados a mais de seis segundos do melhor tempo enquanto os carros da HRT voltaram a enfrentar problemas: Vitantonio Liuzzi apenas conseguiu efetuar uma volta com o novo F111, quando faltavam dois minutos para o final da sessão.Nota, ainda, para os ensaios com a nova asa traseira móvel que tiveram lugar na última meia hora da sessão, estragados com a aparição da chuva a dez minutos do fim.Treinos Livres 11. Webber Red Bull-Renault 1.26,831s 20voltas2. Vettel Red Bull-Renault + 0,327 193. Alonso Ferrari + 0,918 204. Rosberg Mercedes + 1,321 165. Barrichello Williams-Cosworth + 1,599 246. Button McLaren-Mercedes + 1,609 297. Hamilton McLaren-Mercedes + 1,652 268. Schumacher Mercedes + 1,859 149. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1,894 1310. Petrov Renault + 1,930 1511. Massa Ferrari + 2,011 2012. Heidfeld Renault + 2,097 1413. Sutil Force India-Mercedes + 2,483 1914. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 2,497 2115. Maldonado Williams-Cosworth + 2,572 2416. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari + 2,637 2317. Perez Sauber-Ferrari + 2,812 1818. Hulkenberg Force India-Mercedes + 4,171 2019. Kovalainen Lotus-Renault + 5,597 1320. d'Ambrosio Virgin-Cosworth + 8,451 1721. Glock Virgin-Cosworth + 8,458 1522. Chandhok Lotus-Renault Sem tempo Treinos Livres 21. Button McLaren-Mercedes 1.25,854s 32 Voltas2. Hamilton McLaren-Mercedes + 0,132 313. Alonso Ferrari + 0,147 284. Vettel Red Bull-Renault + 0,160 355. Webber Red Bull-Renault + 0,429 336. Schumacher Mercedes + 0,736 317. Massa Ferrari + 0,935 348. Perez Sauber-Ferrari + 1,247 399. Barrichello Williams-Cosworth + 1,426 3410. Rosberg Mercedes + 1,594 2311. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1,671 3112. Petrov Renault + 1,674 2913. Heidfeld Renault + 1,682 2214. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1,843 3015. Kobayashi Sauber-Ferrari + 2,241 3516. di Resta Force India-Mercedes + 2,522 3317. Sutil Force India-Mercedes + 2,729 3118. Maldonado Williams-Cosworth + 3,532 2919. Kovalainen Lotus-Renault + 4,975 2220. Trulli Lotus-Renault + 5,058 2321. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 6,252 3622. Glock Virgin-Cosworth + 6,281 3023. Liuzzi HRT-Cosworth Sem tempo 1
Sebastian Vettel inicia temporada a vencer Sebastian Vettel começou a temporada de 2011 tal como havia terminado a de 2010 - a vencer. O piloto alemão, que já havia estado imparável na qualificação de ontem, confirmou o seu favoritismo e obteve um triunfo fácil numa prova que se revelou bastante interessante com todas as novidades técnicas e regulamentares. Vettel terminou a prova com 22 segundos de avanço sobre Hamilton, revelando assim a superioridade da Red Bull e do piloto alemão na pista australiana, tendo optado por uma estratégia de duas mudanças de pneu, tal como os outros dois pilotos que o acompanharam no pódio. Lewis Hamilton terminou a prova no segundo lugar, aos comandos do seu McLaren danificado ao nÃvel do fundo plano, enquanto Vitaly Petrov foi uma das figuras da corridas, ao terminar a prova em terceiro, naquele que foi o seu primeiro pódio e, simultaneamente, o primeiro de um piloto russo na Fórmula 1.O domÃnio de Vettel começou logo na partida (mesmo sem os Red Bull terem o sistema KERS instalado), tendo logo começado a ampliar a vantagem sobre os pilotos que o seguiam, nesta primeira fase Hamilton e Mark Webber. Daà em diante, Vettel controlou a prova sem problemas, ao passo que atrás as lutas sucediam-se após alguns incidentes entre os outros pilotos.Fernando Alonso caÃra para o nono posto após uma má abordagem à primeira curva, tendo conseguido recuperar até ao quarto posto final, logo na frente de Mark Webber, que nem parecia ter o mesmo carro que o lÃder da corrida. Jenson Button ficou o sexto posto, após ter sido penalizado por cortar a chicane numa tentativa de ultrapassagem a Felipe Massa, que foi nono, acabando por perder três posições com uma paragem nas boxes tardia.Nota, ainda, para a boa prestação dos dois pilotos da Sauber, com o estreante Sérgio Pérez a conseguir um excelente sétimo posto (tendo feito apenas uma paragem nas boxes) logo à frente de Kamui Kobayashi. A encerrar o topo 10 ficou o Toro Rosso de Sebastien Buemi.Na Mercedes, a prova foi para esquecer, pois os seus dois pilotos foram forçados a abandonar: Nico Rosberg por danos no radiador do seu carro e Michael Schumacher devido a um furo lento. Classificação1. Vettel Red Bull-Renault 1h29m30,2592. Hamilton McLaren-Mercedes + 22,2973. Petrov Renault + 30,5604. Alonso Ferrari + 31,7725. Webber Red Bull-Renault + 38,1716. Button McLaren-Mercedes + 54,3007. Perez Sauber-Ferrari + 1.05,.8008. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1.16,.8009. Massa Ferrari + 1.25,.10010. Buemi Toro Rosso-Ferrari + 1 volta11. Sutil Force India-Mercedes + 1 volta12. Di Resta Force India-Mercedes + 1 volta13. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 volta14. Heidfeld Renault + 1 volta15. Trulli Lotus-Renault + 2 voltas16. D'Ambrosio Virgin-Cosworth + 3 voltas Volta mais rápida: Felipe Massa, 1m28.947Abandonos:Glock Virgin-Cosworth 50ª voltaBarrichello Williams-Cosworth 49ª voltaRosberg Mercedes 22ª voltaKovalainen Lotus-Renault 19ª voltaSchumacher Mercedes 19ª voltaMaldonado Williams-Cosworth 10ª voltaLiuzzi HRT-Cosworth 1ª voltaKarthikeyan HRT-Cosworth 1ª voltaCampeonatos: Pilotos1. Vettel 25 2. Hamilton 18 3. Petrov 15 4. Alonso 12 5. Webber 10 6. Button 8 7. Perez 6 8. Kobayashi 4 9. Massa 2 10. Buemi 1 Construtores1. Red Bull-Renault 352. McLaren-Mercedes 263. Renault 154. Ferrari 145. Sauber-Ferrari 106. Toro Rosso-Ferrari 1