Dificil. Implica alterações estruturais no chassis e essas são proibidas durante a época.Se resultar e der vantagem em relação aos outros, a Lotus-Renault pode ter uma época em grande. Caso contrário vai ser para esquecer.
Robert Kubica termina testes na frente Robert Kubica mostrou a competitividade do novo Lotus-Renault R31 e cotou-se como o piloto mais veloz do terceiro e último dia de testes do Mundial de Fórmula 1 no circuito Ricardo Torno, em Valência.O piloto polaco efetuou uma volta em 1.13,144s a meio da sessão vespertina e completou esta primeira ronda de testes oficiais como o mais rápido no cômputo geral, dando as primeiras indicações de que o monolugar da equipa britânica (correrá em 2011 com licença desse paÃs) está num patamar superior ao do ano passado.Adrian Sutil, com o 'velho' Force India de 2010 foi o segundo mais rápido, quedando-se a 0,057s do tempo de Kubica. O alemão foi, também, aquele que mais voltas cumpriu ao traçado - 117 -, trabalhando na obtenção do máximo de informações possÃveis sobre os novos pneus Pirelli.Jenson Button foi o terceiro melhor, com o McLaren 'hÃbrido', tendo o seu melhor tempo ficado a 0,409s do tempo do Renault, procurando também entender os novos pneus, na medida em que o piloto não havia estado nos testes finais de 2010, em Abu Dhabi, quando se realizou o primeiro contacto com os Pirelli.Mark Webber foi hoje o piloto de serviço na Red Bull, procurando sobretudo reunir mais dados relativos à aerodinâmica do seu monolugar e do funcionamento dos pneus em séries longas de voltas, nas quais demonstrou grande consistência. O seu tempo ficou a 0,792s do melhor registo de Kubica e pouco à frente do Ferrari de Felipe Massa.O primeiro dia de testes do brasileiro não começou da melhor forma, ao ver uma fuga de óleo no motor do seu F150 dar origem a um pequeno incêndio logo pela manhã. De regresso para as três horas da sessão da tarde, Massa preocupou-se em reunir dados e avaliar os pneus, cumprindo 80 voltas ao traçado de Cheste, a larga maioria no último ensaio. Com o monolugar do ano passado, Timo Glock colocou o seu Virgin no sexto posto, tendo feito 114 voltas ao longo do dia. O seu tempo quedou-se a cerca de um segundo do mais veloz, ficando à frente do Williams de Pastor Maldonado, este também a cumprir mais de uma centena de voltas com o monolugar de Grove. Em oitavo ficou o Sauber de Sérgio Perez, logo na frente do Mercedes W02 de Michael Schumacher, este também a procurar perceber melhor o seu monolugar nesta fase.Atrás de si ficaram os pilotos com menos de 100 voltas cumpridas (com exceção de Massa): Sebastien Buemi, com o seu Toro Rosso, foi o 10º, imediatamente à frente de Narain Karthikeyan, que continua a ser o único piloto a testar pela Hispania, e de Jarno Trulli, com o Lotus. O italiano acabou por ser afetado pelo mesmo problema na direção assistida que já ontem havia atrasado Heikki Kovalainen. A equipa esperava ter os novos componentes para a manhã de hoje, mas em virtude do seu atraso, a Team Lotus optou por fazer simulações aerodinâmicas e voltas de verificação dos sistemas, fazendo 38 voltas sem nunca marcar um tempo (entrava nas boxes antes de passar na meta).
Sr. Rui, estiveste a ver a emissão em directo da Vodafone para a apresentação do F1?
Kubica ferido com gravidade após acidente em Rali Robert Kubica teve de ser transportado para o hospital na sequência de um aparatoso acidente que foi vÃtima no Rali "Ronde di Andora". O polaco foi levado para o Hospital De Santa corona em Génova, de helicóptero, onde se encontra internado com prognóstico reservado, embora segundo o que foi possÃvel apurar, não corra risco de vida. Não houve até ao momento qualquer comunicado oficial que refira a gravidade das suas lesões.Tudo sucedeu logo na especial de abertura, quando o piloto polaco perdeu o controlo do seu Skoda Fabia S2000 (a sua primeira aparição aos comandos de um S2000), se despistou violentamente contra um muro duma igreja, na localidade de San Lorenzo na cidade de Testico. A saÃda de estrada deu-se a uma velocidade elevada, e o polaco acabou por ficar preso dentro do seu carro, enquanto o seu navegador, Jacub Gerber, saiu ileso do acidente. De acordo com informações não confirmadas, o polaco tem várias fracturas, incluindo uma perna, um braço e um dos pulsos.
Enquanto as primeiras notÃcias apontavam para graves lesões no braço e perna esquerdas de Robert Kubica, o AutoSport está em condições de adiantar que as graves lesões são afinal nos membros do lado direito do infortunado piloto polaco.Ao que parece, Kubica perdeu o controlo do Skoda Fabia S2000, foi de encontro a um rail, que entrou pela zona inferior do habitáculo, ferindo dessa forma o polaco, que estará neste momento a ser operado. Sabemos ainda que um dos melhores especialistas em traumatologia já se dirige (ou eventualmente já está) no Hospital, e será ele que vai tentar salvar o braço direito de Robert Kubica.
Um ano de recuperação para Robert Kubica? Chegou a temer-se pela possibilidade de Robert Kubica perder a sua mão direita, mas um fabuloso trabalho da equipa médica afastou essa terrÃvel possibilidade. Contudo, a recuperação total do piloto polaco é para já indeterminada, mas pelo que se sabe, nunca demorará menos de um ano. 2011 é que já não conta para o valoroso piloto polaco.Mesmo antes de começar, o Mundial de 2011 já perdeu um dos seus principais pilotos, depois do polaco ter sido operado durante longas horas, com equipas de médicos distintas para a perna e braço direitos. A reconstrução óssea foi um sucesso, o mesmo sucedendo com as artérias, tecidos e nervos, muito danificados no acidente.Para quem chegou a ser ponderada a amputação da perna e braço, este é um mal menor, mas agora há que dar tempo ao tempo, pois não existem certezas se a mão recuperará todas as funcionalidades, especialmente se tivermos em conta que estamos a falar de uma modalidade como a F1, com tudo o que isso implica em termos fÃsicos.Resta agora aguardar pelo completo restabelecimento do homem, do piloto, para que possamos voltar a vê-lo nas pistas, onde já teve prestações que não deixou o mais distraÃdo dos adeptos, indiferente.