Autor Tópico: F1 2011  (Lida 85185 vezes)

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Re: F1 2011
« Responder #105 em: 25 de Maio de 2011, 11:28 am »
Equipas de Fórmula 1 não querem as novas regras da FIA para 2013



Citação de: Autosport
De acordo com uma notícia divulgada pela BBC, as equipas de Fórmula 1 acordaram hoje abandonar a ideia duma revolução nas regras da Fórmula 1 para 2013, previstas pela FIA. A invés disso, as equipas pretendem colocar de pé um conjunto de regras bastante menos radical, que permita manter os monolugares semelhantes aos atuais, mas ainda assim, reduzir bastante o apoio aerodinâmico e também o consumo de combustível.

Agora, a bola está do lado da FIA, restando saber se a entidade máxima do desporto automóvel vai forçar as mudanças acordadas no Conselho Mundial do final do ano passado, ou de alguma forma negociar com as equipas.

A Comissão da FIA pretende reduzir 35% do atual consumo, ao mesmo tempo que passa dos atuais motores V8 2.4 litros, por quatro cilindros 1.6 litros turbo com tecnologia de recuperação de energia. As mudanças pensadas anteriormente chegavam ao ponto de reintroduzir o efeito de solo na F1. A FOTA acha que a pesquisa e desenvolvimento seria demasiado cara.

Numa reunião levada a cabo durante o fim de semana do GP da Turquia, a FOTA e o Grupo de Trabalho da F1, que inclui engenheiros das equipas e Charlie Whiting, diretor de Corrida da FIA, acordaram um conjunto de regras, que agora têm chanceladas pelo conselho Mundial da FIA.

As alterações incluem uma asa dianteira mais pequena, dos atuais 1800 mm para 1650 mm, uma asa traseira com menor incidência aerodinâmica, semelhantes às utilizadas pelas equipas em Monza. 'Narizes' dos monolugares mais baixos, manutenção do DRS, que parece estar a resultar, restrições nas peças salientes nas carroçarias, restrições no desenho das asas dianteiras, de modo a limitar desenhos demasiado complexos, e por fim adiar o aumento do diâmetro das rodas.

Agora resta saber se a FIA impõe ou acata as sugestões da FOTA. O presidente da FIA, Jean Todt já disse que as regras decididas pelo Conselho Mundial são mesmo para avançar. O próximo capítulo terá agora lugar em Espanha, já que estão previstas novas reuniões.

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Re: F1 2011
« Responder #106 em: 25 de Maio de 2011, 11:30 am »
Cosworth preocupada com escalada de custos dos motores para 2013



Citação de: Autosport
A Cosworth revelou preocupação quanto aos custos de desenvolvimento dos novos motores de Fórmula 1 para a categoria a partir de 2013. A passagem dos atuais V8 2.4 litros para os 1.6 Turbo de quatro cilindros implica, de acordo com Mark Gallagher, diretor geral da marca na F1, uma subida progressiva dos custos.

"Os custos continuam a ser um problema e os regulamentos como estão atualmente deixam em aberto uma série de opções para gastar grandes quantias de dinheiro. Com os novos regulamentos, ao mesmo tempo que enaltecemos a inovação, o que nunca será interessante é a criação de uma corrida espacial financeira. Não é isso que queremos no momento em que muitas, muitas equipas estão a sair de uma grave crise. Acreditamos que há discussões importantes a ter em conta em termos de custos para 2013", é citado Gallagher no Autosport.com.

Quanto ao envolvimento da marca na F1, Gallagher garante que a Cosworth "está empenhada na F1 a longo termo. Disse-o no ano passado quando regressámos à F1, de que os três anos que a Cosworth esteve afastada da F1 eram algo que não queríamos repetir. Estamos de volta à F1 e totalmente empenhados para 2013".

Amanhã, Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), encontrar-se-á com os construtores de motores da F1 de forma a discutirem os progressos de cada um com vista ao desenvolvimento desses motores, embora este tema também deva ser abordado.

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Re: F1 2011
« Responder #107 em: 25 de Maio de 2011, 11:33 am »
Incêndio força Renault a montar novo motor no R31 de Nick Heidfeld



Citação de: Autosport
A Renault terá de montar um novo motor no monolugar de Nick Heidfeld após o incêndio que afetou o R31 do piloto alemão na terceira sessão de treinos livres, que se disputou esta manhã.

Enquanto seguia na reta interior, o monolugar de Heidfeld incendiou-se de forma violenta, obrigando o piloto germânico a parar junto a um posto de comissários. As chamas rapidamente se propagaram da secção traseira até ao início dos flancos, percorrendo assim os escapes do lado direito do monolugar e dando a indicação de que o problema estaria relacionado com a cedência do escape. Essa foi, de facto, a razão do incêndio, obrigando agora à montagem de um novo motor e à reparação da suspensão traseira, estando a sua participação na sessão de qualificação em dúvida.

A equipa inglesa havia tido leituras preocupantes da temperatura dos escapes pouco antes do incêndio, mas a formação considerou que a mesma se deveria a um sensor defeituoso, pelo que não havia trazido o piloto para as boxes.

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Re: F1 2011
« Responder #108 em: 25 de Maio de 2011, 11:35 am »
GP de Espanha de Fórmula 1

Quarta vitória para Sebastian Vettel... mas só por 0,630s



Citação de: Autosport

Quatro em cinco! Sebastian Vettel obteve hoje a sua quarta vitória do ano no Mundial de Fórmula 1, depois duma corrida muito equilibrada, com Lewis Hamilton a terminar a pouco mais de meio segundo do piloto alemão da Red Bull. Jenson Button (McLaren) foi terceiro, mas muito longe dos dois homens da frente, que estiveram claramente numa corrida à parte. Mark Webber foi quarto, sem argumentos para o seu colega de equipa, numa corrida que começou a perder logo após a partida quando caiu de primeiro para terceiro.

Fernando Alonso (Ferrari) foi quinto, depois de ter comandado as primeiras voltas da corrida, depois duma fabulosa partida, onde passou de quarto para primeiro. Ainda aguentou Vettel até à segunda paragem nas boxes, mas a partir daí foi sempre a cair, terminando a corrida... a uma volta do vencedor.

Jenson Button optou por uma estratégia diferente da de Hamilton, com apenas três paragens na tentativa de ser essa a ideal, o que lhe permitiu ser terceiro, batendo Mark Webber, cujo benefício da pole position só durou alguns metros, perdendo a posição, primeiro para Vettel e depois para Alonso. Michael Schumacher e Nico Rosberg colocaram os seus Mercedes GP na sexta e sétima posições com Nick Heidfeld (Lotus Renault) em oitavo. Sergio Perez e Kamui Kobayashi (Sauber) completaram o top 10.

Classificação

1.  Vettel        Red Bull-Renault           1h39:03.301
2.  Hamilton      McLaren-Mercedes           a 0.630
3.  Button        McLaren-Mercedes           a 35.697
4.  Webber        Red Bull-Renault           a 47.966
5.  Alonso        Ferrari                    a 1 volta
6.  Schumacher    Mercedes                   a 1 volta
7.  Rosberg       Mercedes                   a 1 volta
8.  Heidfeld      Renault                    a 1 volta
9.  Perez         Sauber-Ferrari             a 1 volta
10.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             a 1 volta
11.  Petrov        Renault                    a 1 volta
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       a 1 volta
13.  Sutil         Force India-Mercedes       a 1 volta
14.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         a 1 volta
15.  Maldonado     Williams-Cosworth          a 1 volta
16.  Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari         a 2 voltas
17.  Barrichello   Williams-Cosworth          a 2 voltas
18.  Trulli        Lotus-Renault              a 2 voltas
19.  Glock         Virgin-Cosworth            a 3 voltas
20.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            a 3 voltas
21.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               a 4 voltas

Volta mais rápida: Alonso, 1:26.727

Abandonos:

Massa         Ferrari                      60ª volta
Kovalainen    Lotus-Renault                49ª volta
Liuzzi        HRT-Cosworth                 29ª volta


Pilotos

1.  Vettel       118 pontos
2.  Hamilton      77
3.  Webber        67
4.  Button        61
5.  Alonso        51
6.  Rosberg       26
7.  Heidfeld      25
8.  Massa         24
9.  Petrov        21     
10.  Schumacher    14     
11.  Kobayashi      9     
12.  Buemi          6     
13.  Sutil          2     
14.  Di Resta       2     
15.  Perez          2 

1.  Red Bull-Renault          185 pontos
2.  McLaren-Mercedes          138
3.  Ferrari                    75
4.  Renault                    46
5.  Mercedes                   40
6.  Sauber-Ferrari             11
7.  Toro Rosso-Ferrari          6
8.  Force India-Mercedes        4

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Re: F1 2011
« Responder #109 em: 25 de Maio de 2011, 11:37 am »
Robert Kubica não deverá regressar em 2011



Citação de: Autosport

Apesar da sua recuperação estar a decorrer dentro do previsto pelos médicos que o seguem, Robert Kubica não deverá realizar qualquer Grande Prémio de Fórmula 1 em 2011. De acordo com o responsável máximo da Renault, Gerard López, o piloto não estará em condições físicas que lhe permitam cumprir as exigências duma modalidade como a F1, e caso o faça, só mesmo em treinos livres.

Em declarações à rádio espanhola Onda Cerro, Lopez revelou que: "Muito provavelmente, conseguiremos que ele teste um das sextas feiras de treinos livres mas o seu retorno como piloto efetivo não será possível esta temporada. É bom não esquecer que o Robert Kubica sobreviveu a um incrível acidente e agora cumpre-lhe fazer o mais difícil, que passa por recuperar totalmente a sua forma física, e isto é algo que ninguém sabe muito bem, nem ele, nem os médicos, se vai mesmo consegui-lo", concluiu.

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Re: F1 2011
« Responder #110 em: 25 de Maio de 2011, 11:44 am »
Resumindo, temos o campeonato dos Red Bull e McLaren, o campeonato do 2º pelotão onde só o Alonso consegue (às vezes) dar luta aos primeiros, e para finalizar o 3º pelotão constituido por HRT, Marussia-Virgin e Team Lotus. Estes ultimos já se estão a chegar ao 2º pelotão.
Para uma equipa que deveria estar a lutar pelas vitórias, a Ferrari está muito em baixo e com os pneus mais duros, o Alonso levou uma volta(!) dos primeiros, depois de ter estado na frente da corrida. Mercedes a melhorar e na Renault, apesar de algumas boas prestações, o Kubica faz falta.
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Re: F1 2011
« Responder #111 em: 25 de Maio de 2011, 11:46 am »
Resumindo, temos o campeonato dos Red Bull e McLaren, o campeonato do 2º pelotão onde só o Alonso consegue (às vezes) dar luta aos primeiros, e para finalizar o 3º pelotão constituido por HRT, Marussia-Virgin e Team Lotus. Estes ultimos já se estão a chegar ao 2º pelotão.
Para uma equipa que deveria estar a lutar pelas vitórias, a Ferrari está muito em baixo e com os pneus mais duros, o Alonso levou uma volta(!) dos primeiros, depois de ter estado na frente da corrida. Mercedes a melhorar e na Renault, apesar de algumas boas prestações, o Kubica faz falta.

Pelo menos já começaram a rolar cabeças na Ferrari, Aldo Costa já foi...

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Re: F1 2011
« Responder #112 em: 25 de Maio de 2011, 11:52 am »
Isso vai dar em nada. Aqueles tipos precisam de um novo "ditador" do tipo do Jean Todt. Quando a gestão da equipa é italiana dá sempre cócó, tal como já referi aqui há tempos. O Stefano Domenicale vai ser o próximo.
Chamem o Flávio Briatore, que apesar de ser um vigarista, é gajo para pôr aquela gente toda na linha. Provavelmente o unico italiano que foge aos padrões tipicos do italiano à frente de uma equipa de F1.
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Re: F1 2011
« Responder #113 em: 25 de Maio de 2011, 12:01 pm »
Outra coisa e fugindo um pouco ao assunto. As transmissões na Sport TV são uma autêntica treta (para não dizer outra coisa). O José Miguel Barros é um jornalista que sabe muito do meio da F1, mas para comentar em directo um GP é uma autêntica nódoa. Enganos aos montes, comentários fora de tempo, etc. O unico que escapa é o Tiago Monteiro, que muitas vezes até corrige o outro...
Saudades dos comentários de gente como o Jorge Pego, o Domingos Piedade e o já falecido Adriano Cerqueira.
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Re: F1 2011
« Responder #114 em: 27 de Maio de 2011, 15:05 pm »
In Autosport:

Citar
Team Lotus vence caso em tribunal contra Grupo Lotus

O Tribunal britânico deu razão à Team Lotus no caso que a opunha ao Grupo Lotus acerca do caso do nome da formação de Tony Fernandes.

A disputa que opunha a Team Lotus, de Tony Fernandes ao Grupo Lotus, gerido pela Proton, chegou hoje ao seu fim, com o tribunal britânico a conceder a razão à equipa de Hingham, pelo que a Team Lotus poderá prosseguir a sua participação no Mundial de Fórmula 1 com o mesmo nome.

"A Team Lotus está muito satisfeita que o caso de tribunal respeitante aos direitos de utilização do nome 'Team Lotus' tenha tido uma conclusão positiva e a equipa poderá agora concentrar-se no seu desafio a longo termo para honrar essa designação. A decisão confirma que a Team Lotus é a verdadeira proprietária do nome Team Lotus e do seu ícone redondo, estabelecendo judicialmente que a equipa malaia é a verdadeira herdeira da Team Lotus", refere um comunicado emitido pela formação britânica esta tarde.
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Re: F1 2011
« Responder #115 em: 27 de Maio de 2011, 16:24 pm »
In Autosport

Citar
Grupo Lotus pretende apelar para clarificar situação "de uma vez por todas"

Com a decisão do tribunal de Londres a dar razão à Team Lotus no que diz respeito à utilização dessa designação na Fórmula 1, o Grupo Lotus considera ter ganho nas "questões chave" deste processo.
 Num comunicado emitido há instantes, o Grupo Lotus enumera as decisões sumárias da sentença de hoje, adiantando que o Grupo Lotus tem o direito de usar o nome 'Lotus' na Fórmula 1, podendo ainda utilizar a mítica decoração preta e dourada. Por outro lado, o juiz Peter Smith considerou que a Team Lotus terá violado o acordo de licenciamento no ano passo, recebendo assim uma recompensa por esses danos causados.

"O Grupo Lotus tem a benevolência associada com o nome 'Lotus' na Fórmula 1 e é livre para competir no desporto usando esse nome com o logo redondo", refere o comunicado, adiantando ainda que "as marcas registadas pelo Grupo Lotus não são afetadas e tem o direito de utilizar a marca Lotus nos carros de estrada".

O Grupo Lotus assume que a possibilidade de existência de duas equipas com o nome Lotus na Fórmula 1 poderá levar à confusão dos espetadores, pelo que pretende apelar de forma a clarificar esse assunto "de uma vez por todas", adiantando que "o Grupo Lotus e a sua parceira Proton Holding Bhd estão confiantes no sucesso do apelo".
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Re: F1 2011
« Responder #116 em: 27 de Maio de 2011, 20:18 pm »
Ainda esse problema. O Rui, para ti quem e que tem direito a usar o nome Lotus? O indiano ou a Proton? Para mim a Proton, dado que compraram a Lotus, pelo que sei!

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Re: F1 2011
« Responder #117 em: 27 de Maio de 2011, 21:58 pm »
É complicado porque por um lado a Proton é a dona da Lotus Cars e o Tony Fernandes (Team Lotus) comprou os direitos do nome Team Lotus na Fórmula 1, nome este associado à extinta equipa do génio Colin Chapman. Isto é tudo um jogo de interessem mais ou menos obscuro.
Na minha modesta opinião nenhum deveria poder usar o nome pois a Lotus já se finou há muito tempo (Pedro Lamy foi um dos ultimos pilotos da equipa). Mas pronto, o malaio ganhou este round mas a malta da Proton já veio dizer que vai recorrer e mesmo perdendo diz que foi uma vitória. Já parecem os partidos politicos em noite de eleições... :laugh:
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Re: F1 2011
« Responder #118 em: 31 de Maio de 2011, 10:00 am »
Sebastian Vettel estreia-se a vencer no GP do Mónaco



Citação de: Autosport
Sebastian Vettel venceu o GP do Mónaco, o que fez pela primeira vez na sua carreira. Esta é a 15ª vitória do alemão em Grandes Prémios, a quinta em seis corridas este ano, o que diz bem da superioridade do homem da Red Bull este ano.

As circunstâncias da corrida chegaram a não estarem delineadas a seu favor, mas o incidente que levou à interrupção desta recolocaram-no novamente na senda da vitória.

Segunda posição para Fernando Alonso, naquela que é a sua melhor classificação do ano até agora. Teve uma boa oportunidade para vencer a corrida, mas a interrupção que esta foi alvo colocou as probabilidades todas do lado de Vettel novamente.

Jenson Button foi terceiro, e depois de ter recuperar dezena e meia de segundos para o líder, e numa altura em que via como paravam as modas entre os duo da frente, viu a corrida ser interrompida, terminando aí as suas hipóteses de aproveitar qualquer erro de Vettel e Alonso na previsível disputa pela vitória que iria ter lugar. Foi pena, pois o que poderia ter sido um dos finais de Grande Prémio mais disputados, acabou com um mini-passeio no Mónaco.

Antes da bandeira vermelha que ditou a interrupção do Grande Prémio, ironicamente, a corrida está 'só' a ser das melhores do ano. Após perder a liderança para Jenson Button, devido a uma má paragem nas boxes, Vettel não regressou là, mesmo com uma entrada do safety-car em pista, devido ao acidente de Felipe Massa, e Button, que nessa altura já tinha parado duas vezes, passou a ter os melhores pneus do trio da frente, grupo que chegou à fase final da corrida com desgastes nos pneus inversamente proporcionais à sua posição em pista, ou seja, quanto mais à frente, piores pneus. O que prometia muita ação até final! Depois disto, depressa se chegou a uma fase em que os três homens da frente rodavam colados, com menos de um segundo entre eles, mas o interesse acabou com a interrupção devido ao acidente. Após o recomeço, foi um autêntico passeio.

Mark Webber terminou em quarto, depois de ter chegado a andar pelo 14º posto, na frente de Kamui Kobayashi (Sauber) que esteve muito perto de ficar em quarto, e só uma grande ultrapassagem do australiano à saída do túnel lhe 'roubou' a posição. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) foi sexto após uma corrida recheada de incidentes em que o seu monolugar foi tocado ou ele próprio fez o mesmo a outros pilotos. No pior dos casos, o incidente com Felipe Massa, que começou com um toque em Loews e terminou a 280 kms/hora dentro do túnel com o despiste do brasileiro. Provavelmente ainda verá será penalizado após a corrida, mas pelo toque em Loews.

Adrian Sutil (Force India-Mercedes) foi sétimo, na frente de Nick Heidfeld (Renault), enquanto Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) e Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari) completaram o top 10.

   
Classificação:

1.  Vettel        Red Bull-Renault           2h09:38.373
2.  Alonso        Ferrari                    a 1.138
3.  Button        McLaren-Mercedes           a 2.378
4.  Webber        Red Bull-Renault           a 23.100
5.  Kobayashi     Sauber-Ferrari             a 26.900
6.  Hamilton      McLaren-Mercedes           a 27.200
7.  Sutil         Force India-Mercedes       a 1 volta
8.  Heidfeld      Renault                    a 1 volta
9.  Barrichello   Williams-Cosworth          a 1 volta
10.  Buemi         Toro Rosso-Ferrari         a 1 volta
11.  Rosberg       Mercedes                   a 1 volta
12.  Di Resta      Force India-Mercedes       a 2 voltas
13.  Trulli        Lotus-Renault              a 2 voltas
14.  Kovalainen    Lotus-Renault              a 2 voltas
15.  D'Ambrosio    Virgin-Cosworth            a 2 voltas
16.  Liuzzi        HRT-Cosworth               a 3 voltas
17.  Karthikeyan   HRT-Cosworth               a 3 voltas
18.  Maldonado     Williams-Cosworth          a 5 voltas

Abandonos

Petrov        Renault                      68ª volta
Alguersuari   Toro Rosso-Ferrari           68ª volta
Massa         Ferrari                      33ª volta
Schumacher    Mercedes                     33ª volta
Glock         Virgin-Cosworth              31ª volta
Perez         Sauber-Ferrari               1ª volta


Campeonatos

Pilotos

1.  Vettel       143
2.  Hamilton      85
3.  Webber        79
4.  Button        76
5.  Alonso        69
6.  Heidfeld      29
7.  Rosberg       26
8.  Massa         24
9.  Petrov        21
10.  Kobayashi     19     
11.  Schumacher    14     
12.  Sutil          8     
13.  Buemi          7     
14.  Perez          2     
15.  Barrichello    2     
16.  Di Resta       2     

Construtores

1.  Red Bull-Renault          222
2.  McLaren-Mercedes          161
3.  Ferrari                    93
4.  Renault                    50
5.  Mercedes                   40
6.  Sauber-Ferrari             21
7.  Force India-Mercedes       10
8.  Toro Rosso-Ferrari          7
9.  Williams-Cosworth           2


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Re: F1 2011
« Responder #119 em: 31 de Maio de 2011, 10:04 am »
Eric Boulier espera regresso de Kubica ainda em 2011



Citação de: Autosport
A Renault não abandona a ideia de que Robert Kubica possa regressar ainda este ano às corridas, apesar do descrédito mostrado por algumas pessoas, que acreditam que tal não vai acontecer. Em declarações à estação de rádio espanhola Onda Cero depois da última corrida em Barcelona, o patrão da equipa, Gerard Lopez, acredita que o piloto apenas poderá realizar treinos na competição.

"Provavelmente vamos levá-lo a um teste de sexta-feira em alguma altura deste ano, mas acredito que o seu regresso às corridas não vai ser possível."

Apesar disto, o responsável pela equipa no terreno, Eric Boulier, disse que ainda não foi tomada qualquer decisão sobre a situação do piloto e espera que tudo se mantenha em aberto por mais alguns meses.

Em entrevista ao site autosport.com, quando questionado se partilhava da opinião de Gerard Lopez em relação a Robert Kubica, Boulier disse: "Não acredito que essa seja a opinião dele [Gerard Lopez]. Muitas das duas suas declarações foram traduzidas, e talvez algumas fora do contexto. Vi o Robert [Kubica] à duas semanas e garanto que ele está a fazer tudo o que pode. Precisa ainda de subir degraus que levam tempo, como a recuperação dos nervos e é um processo de aprendizagem do corpo que não pode ser acelerado. É preciso esperar."

Por fim, o chefe da equipa Renault disse ainda que acredita que Kubica irá regressar às corridas ainda este ano: "Estou convicto que será capaz de regressar muito em breve. Quando ele sentir que está pronto! Voltar será sua decisão.", referiu.