De acordo com uma notÃcia divulgada pela BBC, as equipas de Fórmula 1 acordaram hoje abandonar a ideia duma revolução nas regras da Fórmula 1 para 2013, previstas pela FIA. A invés disso, as equipas pretendem colocar de pé um conjunto de regras bastante menos radical, que permita manter os monolugares semelhantes aos atuais, mas ainda assim, reduzir bastante o apoio aerodinâmico e também o consumo de combustÃvel.Agora, a bola está do lado da FIA, restando saber se a entidade máxima do desporto automóvel vai forçar as mudanças acordadas no Conselho Mundial do final do ano passado, ou de alguma forma negociar com as equipas.A Comissão da FIA pretende reduzir 35% do atual consumo, ao mesmo tempo que passa dos atuais motores V8 2.4 litros, por quatro cilindros 1.6 litros turbo com tecnologia de recuperação de energia. As mudanças pensadas anteriormente chegavam ao ponto de reintroduzir o efeito de solo na F1. A FOTA acha que a pesquisa e desenvolvimento seria demasiado cara.Numa reunião levada a cabo durante o fim de semana do GP da Turquia, a FOTA e o Grupo de Trabalho da F1, que inclui engenheiros das equipas e Charlie Whiting, diretor de Corrida da FIA, acordaram um conjunto de regras, que agora têm chanceladas pelo conselho Mundial da FIA.As alterações incluem uma asa dianteira mais pequena, dos atuais 1800 mm para 1650 mm, uma asa traseira com menor incidência aerodinâmica, semelhantes à s utilizadas pelas equipas em Monza. 'Narizes' dos monolugares mais baixos, manutenção do DRS, que parece estar a resultar, restrições nas peças salientes nas carroçarias, restrições no desenho das asas dianteiras, de modo a limitar desenhos demasiado complexos, e por fim adiar o aumento do diâmetro das rodas.Agora resta saber se a FIA impõe ou acata as sugestões da FOTA. O presidente da FIA, Jean Todt já disse que as regras decididas pelo Conselho Mundial são mesmo para avançar. O próximo capÃtulo terá agora lugar em Espanha, já que estão previstas novas reuniões.
A Cosworth revelou preocupação quanto aos custos de desenvolvimento dos novos motores de Fórmula 1 para a categoria a partir de 2013. A passagem dos atuais V8 2.4 litros para os 1.6 Turbo de quatro cilindros implica, de acordo com Mark Gallagher, diretor geral da marca na F1, uma subida progressiva dos custos."Os custos continuam a ser um problema e os regulamentos como estão atualmente deixam em aberto uma série de opções para gastar grandes quantias de dinheiro. Com os novos regulamentos, ao mesmo tempo que enaltecemos a inovação, o que nunca será interessante é a criação de uma corrida espacial financeira. Não é isso que queremos no momento em que muitas, muitas equipas estão a sair de uma grave crise. Acreditamos que há discussões importantes a ter em conta em termos de custos para 2013", é citado Gallagher no Autosport.com.Quanto ao envolvimento da marca na F1, Gallagher garante que a Cosworth "está empenhada na F1 a longo termo. Disse-o no ano passado quando regressámos à F1, de que os três anos que a Cosworth esteve afastada da F1 eram algo que não querÃamos repetir. Estamos de volta à F1 e totalmente empenhados para 2013".Amanhã, Jean Todt, presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), encontrar-se-á com os construtores de motores da F1 de forma a discutirem os progressos de cada um com vista ao desenvolvimento desses motores, embora este tema também deva ser abordado.
A Renault terá de montar um novo motor no monolugar de Nick Heidfeld após o incêndio que afetou o R31 do piloto alemão na terceira sessão de treinos livres, que se disputou esta manhã.Enquanto seguia na reta interior, o monolugar de Heidfeld incendiou-se de forma violenta, obrigando o piloto germânico a parar junto a um posto de comissários. As chamas rapidamente se propagaram da secção traseira até ao inÃcio dos flancos, percorrendo assim os escapes do lado direito do monolugar e dando a indicação de que o problema estaria relacionado com a cedência do escape. Essa foi, de facto, a razão do incêndio, obrigando agora à montagem de um novo motor e à reparação da suspensão traseira, estando a sua participação na sessão de qualificação em dúvida.A equipa inglesa havia tido leituras preocupantes da temperatura dos escapes pouco antes do incêndio, mas a formação considerou que a mesma se deveria a um sensor defeituoso, pelo que não havia trazido o piloto para as boxes.
Quatro em cinco! Sebastian Vettel obteve hoje a sua quarta vitória do ano no Mundial de Fórmula 1, depois duma corrida muito equilibrada, com Lewis Hamilton a terminar a pouco mais de meio segundo do piloto alemão da Red Bull. Jenson Button (McLaren) foi terceiro, mas muito longe dos dois homens da frente, que estiveram claramente numa corrida à parte. Mark Webber foi quarto, sem argumentos para o seu colega de equipa, numa corrida que começou a perder logo após a partida quando caiu de primeiro para terceiro. Fernando Alonso (Ferrari) foi quinto, depois de ter comandado as primeiras voltas da corrida, depois duma fabulosa partida, onde passou de quarto para primeiro. Ainda aguentou Vettel até à segunda paragem nas boxes, mas a partir daà foi sempre a cair, terminando a corrida... a uma volta do vencedor.Jenson Button optou por uma estratégia diferente da de Hamilton, com apenas três paragens na tentativa de ser essa a ideal, o que lhe permitiu ser terceiro, batendo Mark Webber, cujo benefÃcio da pole position só durou alguns metros, perdendo a posição, primeiro para Vettel e depois para Alonso. Michael Schumacher e Nico Rosberg colocaram os seus Mercedes GP na sexta e sétima posições com Nick Heidfeld (Lotus Renault) em oitavo. Sergio Perez e Kamui Kobayashi (Sauber) completaram o top 10.Classificação1. Vettel Red Bull-Renault 1h39:03.3012. Hamilton McLaren-Mercedes a 0.6303. Button McLaren-Mercedes a 35.6974. Webber Red Bull-Renault a 47.9665. Alonso Ferrari a 1 volta6. Schumacher Mercedes a 1 volta7. Rosberg Mercedes a 1 volta8. Heidfeld Renault a 1 volta9. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta10. Kobayashi Sauber-Ferrari a 1 volta11. Petrov Renault a 1 volta12. Di Resta Force India-Mercedes a 1 volta13. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta14. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta15. Maldonado Williams-Cosworth a 1 volta16. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 2 voltas17. Barrichello Williams-Cosworth a 2 voltas18. Trulli Lotus-Renault a 2 voltas19. Glock Virgin-Cosworth a 3 voltas20. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 3 voltas21. Karthikeyan HRT-Cosworth a 4 voltasVolta mais rápida: Alonso, 1:26.727Abandonos:Massa Ferrari 60ª voltaKovalainen Lotus-Renault 49ª voltaLiuzzi HRT-Cosworth 29ª voltaPilotos1. Vettel 118 pontos2. Hamilton 773. Webber 674. Button 615. Alonso 516. Rosberg 267. Heidfeld 258. Massa 249. Petrov 21 10. Schumacher 14 11. Kobayashi 9 12. Buemi 6 13. Sutil 2 14. Di Resta 2 15. Perez 2 1. Red Bull-Renault 185 pontos2. McLaren-Mercedes 1383. Ferrari 754. Renault 465. Mercedes 406. Sauber-Ferrari 117. Toro Rosso-Ferrari 68. Force India-Mercedes 4
Apesar da sua recuperação estar a decorrer dentro do previsto pelos médicos que o seguem, Robert Kubica não deverá realizar qualquer Grande Prémio de Fórmula 1 em 2011. De acordo com o responsável máximo da Renault, Gerard López, o piloto não estará em condições fÃsicas que lhe permitam cumprir as exigências duma modalidade como a F1, e caso o faça, só mesmo em treinos livres.Em declarações à rádio espanhola Onda Cerro, Lopez revelou que: "Muito provavelmente, conseguiremos que ele teste um das sextas feiras de treinos livres mas o seu retorno como piloto efetivo não será possÃvel esta temporada. É bom não esquecer que o Robert Kubica sobreviveu a um incrÃvel acidente e agora cumpre-lhe fazer o mais difÃcil, que passa por recuperar totalmente a sua forma fÃsica, e isto é algo que ninguém sabe muito bem, nem ele, nem os médicos, se vai mesmo consegui-lo", concluiu.
Resumindo, temos o campeonato dos Red Bull e McLaren, o campeonato do 2º pelotão onde só o Alonso consegue (às vezes) dar luta aos primeiros, e para finalizar o 3º pelotão constituido por HRT, Marussia-Virgin e Team Lotus. Estes ultimos já se estão a chegar ao 2º pelotão.Para uma equipa que deveria estar a lutar pelas vitórias, a Ferrari está muito em baixo e com os pneus mais duros, o Alonso levou uma volta(!) dos primeiros, depois de ter estado na frente da corrida. Mercedes a melhorar e na Renault, apesar de algumas boas prestações, o Kubica faz falta.
Team Lotus vence caso em tribunal contra Grupo Lotus O Tribunal britânico deu razão à Team Lotus no caso que a opunha ao Grupo Lotus acerca do caso do nome da formação de Tony Fernandes.A disputa que opunha a Team Lotus, de Tony Fernandes ao Grupo Lotus, gerido pela Proton, chegou hoje ao seu fim, com o tribunal britânico a conceder a razão à equipa de Hingham, pelo que a Team Lotus poderá prosseguir a sua participação no Mundial de Fórmula 1 com o mesmo nome."A Team Lotus está muito satisfeita que o caso de tribunal respeitante aos direitos de utilização do nome 'Team Lotus' tenha tido uma conclusão positiva e a equipa poderá agora concentrar-se no seu desafio a longo termo para honrar essa designação. A decisão confirma que a Team Lotus é a verdadeira proprietária do nome Team Lotus e do seu Ãcone redondo, estabelecendo judicialmente que a equipa malaia é a verdadeira herdeira da Team Lotus", refere um comunicado emitido pela formação britânica esta tarde.
Grupo Lotus pretende apelar para clarificar situação "de uma vez por todas" Com a decisão do tribunal de Londres a dar razão à Team Lotus no que diz respeito à utilização dessa designação na Fórmula 1, o Grupo Lotus considera ter ganho nas "questões chave" deste processo. Num comunicado emitido há instantes, o Grupo Lotus enumera as decisões sumárias da sentença de hoje, adiantando que o Grupo Lotus tem o direito de usar o nome 'Lotus' na Fórmula 1, podendo ainda utilizar a mÃtica decoração preta e dourada. Por outro lado, o juiz Peter Smith considerou que a Team Lotus terá violado o acordo de licenciamento no ano passo, recebendo assim uma recompensa por esses danos causados."O Grupo Lotus tem a benevolência associada com o nome 'Lotus' na Fórmula 1 e é livre para competir no desporto usando esse nome com o logo redondo", refere o comunicado, adiantando ainda que "as marcas registadas pelo Grupo Lotus não são afetadas e tem o direito de utilizar a marca Lotus nos carros de estrada".O Grupo Lotus assume que a possibilidade de existência de duas equipas com o nome Lotus na Fórmula 1 poderá levar à confusão dos espetadores, pelo que pretende apelar de forma a clarificar esse assunto "de uma vez por todas", adiantando que "o Grupo Lotus e a sua parceira Proton Holding Bhd estão confiantes no sucesso do apelo".
Sebastian Vettel venceu o GP do Mónaco, o que fez pela primeira vez na sua carreira. Esta é a 15ª vitória do alemão em Grandes Prémios, a quinta em seis corridas este ano, o que diz bem da superioridade do homem da Red Bull este ano.As circunstâncias da corrida chegaram a não estarem delineadas a seu favor, mas o incidente que levou à interrupção desta recolocaram-no novamente na senda da vitória.Segunda posição para Fernando Alonso, naquela que é a sua melhor classificação do ano até agora. Teve uma boa oportunidade para vencer a corrida, mas a interrupção que esta foi alvo colocou as probabilidades todas do lado de Vettel novamente.Jenson Button foi terceiro, e depois de ter recuperar dezena e meia de segundos para o lÃder, e numa altura em que via como paravam as modas entre os duo da frente, viu a corrida ser interrompida, terminando aà as suas hipóteses de aproveitar qualquer erro de Vettel e Alonso na previsÃvel disputa pela vitória que iria ter lugar. Foi pena, pois o que poderia ter sido um dos finais de Grande Prémio mais disputados, acabou com um mini-passeio no Mónaco.Antes da bandeira vermelha que ditou a interrupção do Grande Prémio, ironicamente, a corrida está 'só' a ser das melhores do ano. Após perder a liderança para Jenson Button, devido a uma má paragem nas boxes, Vettel não regressou là , mesmo com uma entrada do safety-car em pista, devido ao acidente de Felipe Massa, e Button, que nessa altura já tinha parado duas vezes, passou a ter os melhores pneus do trio da frente, grupo que chegou à fase final da corrida com desgastes nos pneus inversamente proporcionais à sua posição em pista, ou seja, quanto mais à frente, piores pneus. O que prometia muita ação até final! Depois disto, depressa se chegou a uma fase em que os três homens da frente rodavam colados, com menos de um segundo entre eles, mas o interesse acabou com a interrupção devido ao acidente. Após o recomeço, foi um autêntico passeio.Mark Webber terminou em quarto, depois de ter chegado a andar pelo 14º posto, na frente de Kamui Kobayashi (Sauber) que esteve muito perto de ficar em quarto, e só uma grande ultrapassagem do australiano à saÃda do túnel lhe 'roubou' a posição. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) foi sexto após uma corrida recheada de incidentes em que o seu monolugar foi tocado ou ele próprio fez o mesmo a outros pilotos. No pior dos casos, o incidente com Felipe Massa, que começou com um toque em Loews e terminou a 280 kms/hora dentro do túnel com o despiste do brasileiro. Provavelmente ainda verá será penalizado após a corrida, mas pelo toque em Loews.Adrian Sutil (Force India-Mercedes) foi sétimo, na frente de Nick Heidfeld (Renault), enquanto Rubens Barrichello (Williams-Cosworth) e Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari) completaram o top 10. Classificação:1. Vettel Red Bull-Renault 2h09:38.3732. Alonso Ferrari a 1.1383. Button McLaren-Mercedes a 2.3784. Webber Red Bull-Renault a 23.1005. Kobayashi Sauber-Ferrari a 26.9006. Hamilton McLaren-Mercedes a 27.2007. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta8. Heidfeld Renault a 1 volta9. Barrichello Williams-Cosworth a 1 volta10. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1 volta11. Rosberg Mercedes a 1 volta12. Di Resta Force India-Mercedes a 2 voltas13. Trulli Lotus-Renault a 2 voltas14. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas15. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas16. Liuzzi HRT-Cosworth a 3 voltas17. Karthikeyan HRT-Cosworth a 3 voltas18. Maldonado Williams-Cosworth a 5 voltasAbandonosPetrov Renault 68ª voltaAlguersuari Toro Rosso-Ferrari 68ª voltaMassa Ferrari 33ª voltaSchumacher Mercedes 33ª voltaGlock Virgin-Cosworth 31ª voltaPerez Sauber-Ferrari 1ª voltaCampeonatosPilotos1. Vettel 1432. Hamilton 853. Webber 794. Button 765. Alonso 696. Heidfeld 297. Rosberg 268. Massa 249. Petrov 2110. Kobayashi 19 11. Schumacher 14 12. Sutil 8 13. Buemi 7 14. Perez 2 15. Barrichello 2 16. Di Resta 2 Construtores1. Red Bull-Renault 2222. McLaren-Mercedes 1613. Ferrari 934. Renault 505. Mercedes 406. Sauber-Ferrari 217. Force India-Mercedes 108. Toro Rosso-Ferrari 79. Williams-Cosworth 2
A Renault não abandona a ideia de que Robert Kubica possa regressar ainda este ano à s corridas, apesar do descrédito mostrado por algumas pessoas, que acreditam que tal não vai acontecer. Em declarações à estação de rádio espanhola Onda Cero depois da última corrida em Barcelona, o patrão da equipa, Gerard Lopez, acredita que o piloto apenas poderá realizar treinos na competição."Provavelmente vamos levá-lo a um teste de sexta-feira em alguma altura deste ano, mas acredito que o seu regresso à s corridas não vai ser possÃvel."Apesar disto, o responsável pela equipa no terreno, Eric Boulier, disse que ainda não foi tomada qualquer decisão sobre a situação do piloto e espera que tudo se mantenha em aberto por mais alguns meses.Em entrevista ao site autosport.com, quando questionado se partilhava da opinião de Gerard Lopez em relação a Robert Kubica, Boulier disse: "Não acredito que essa seja a opinião dele [Gerard Lopez]. Muitas das duas suas declarações foram traduzidas, e talvez algumas fora do contexto. Vi o Robert [Kubica] à duas semanas e garanto que ele está a fazer tudo o que pode. Precisa ainda de subir degraus que levam tempo, como a recuperação dos nervos e é um processo de aprendizagem do corpo que não pode ser acelerado. É preciso esperar."Por fim, o chefe da equipa Renault disse ainda que acredita que Kubica irá regressar à s corridas ainda este ano: "Estou convicto que será capaz de regressar muito em breve. Quando ele sentir que está pronto! Voltar será sua decisão.", referiu.