Autor Tópico: Barulho no motor seguido de muito fumo!  (Lida 17532 vezes)

Offline carlosvieira13

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valpaços
Barulho no motor seguido de muito fumo!
« em: 17 de Dezembro de 2010, 02:53 am »
Boas pessoal, o meu megane 2, 1.5 dci 100cv, hoje de manha ao ligar deitou uma fumarada como nunca vi e era mal cheiroso quase me intoxicava com o cheiro. Pensando que tava frio deixei trabalhar um bocado e depois dei umas acelaradelas, o meu espanto é que a partir de uma rotação mais alta o motor engasgava. Depois de quente não engasga, anda mas ouve-se um bater de baixo do motor tipo latas e o não me puxa como antes. O que poderá ser?
Peço ajuda, desde já mt obrigado.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Barulho no motor seguido de muito fumo!
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2010, 10:33 am »
Bronzes da cambonta nas ultimas? Catalizador solto ou roto? FAP Solta?  :huh:

Não sei se os bronzes da cambota poderão fazer um carro nao puxar. Sei que fazem um barulho muito audivel quando estao nas ultimas, mas nunca li nada sobre a performance do carro, dai ter indicado mais duas coisas passiveis de serem.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 10:35 am por Black Phoenix »

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2010, 11:08 am »
O fumo era branco e custa a pegar?
estes motores sao diferentes...:| mas o meu golf fez isso quando tinha a ponteira da cambota manhosa.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2010, 12:44 pm »
o fumo branco pode ser passagem de oleo no turbo e quando ligas fazer isso ... o barulho tambem pode ser o turbo que partiu e dai o não puxar , o barulho e o fumo .... Mas tambem pode ser barulho dos bronzes , mas pela descrição , aponto para o turbo e recomendo não andar mais com o carro

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2010, 14:06 pm »
Só uma duvida Artur, sendo o turbo partido o carro não ia ao red line?:|
pergunto isto porque o meu quando partiu foi, mas sendo como dizes é mais uma coisa que aprendi hoje. :wink:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 14:09 pm por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2010, 17:29 pm »
Só uma duvida Artur, sendo o turbo partido o carro não ia ao red line?:|
pergunto isto porque o meu quando partiu foi, mas sendo como dizes é mais uma coisa que aprendi hoje. :wink:

Pode nao acontecer. O facto de o turbo partir e passar oleo para a camara de combustao pode nao ser o suficiente para que a ignição do mesmo faça o motor trabalhar sozinho, o chamado desalvorar. Dou-te um exemplo dum amigo que tem uma Passat que uma vez o turbo foi a viola. Passou a nao ter tanto desenvolvimento e ganhou fumo atras ate mais não, mas o motor não partiu.

Alias olhando para esse caso e comparando com este, nao sei porque e que nao me lembrei de mais nada senão os bronzes... Ha ja sei, foi pela barulheira tipo latas... :laugh:

Offline carlosvieira13

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2010, 19:09 pm »
Ola pessoal, obrigado pela ajuda desde já, é muito bom ter um forum assim.
O fumo é mais para o escuro, mas nao preto preto. faz isso de manha com o carro frio, abafa mesmo tenho q o deixar tar a trabalhar até ele, tipo desengasgar, e depois anda, até anda bem mas nao é a força como tinha.
Hoje estive ao fim da tarde na Renault, o qual diagonostico acusou 3 erros e pedi para imprimir.

1º-P0409: Localização da avaria: sensor de recirculação dos gases de escapa. A avaria no circuito.
Causa provavel: Cablagem, má ligação, sensor de recirculação dos gases de escape, módulo de controlo do motor.

2º-P0670: Localização da avaria: Modulo de controlo das velas de incandescencia - Avaria no circuito. Causa provavel:Cablagem, má ligação, modulo de controlo das velas de incandescencia, vela de incandescencia, modulo de controlo do motor.

3º-P2413: Localização da avaria: Sistema de recirculação dos gases de escape - problema de desempenho. Causa provavel: Fuga/obstrução nos tubos flexiveis, solenoide de recirculação dos gases de escape, valvula do sistema de recirculação dos gases de escape.

É tudo isto que diz dos erros, hoje como nao tinham tempo e o mecanico disse que tinha de ver o carro frio a trabalhar, fiquei de levar la na segunda e ficar la um dia :(

Vamos la ver quanto vai ser o estrago, espero nao ser muito.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2010, 19:10 pm »
em vez de lá levares a carrinha , usa o meu topico diy e limpa a egr

edit :

aqui tens , é igual ao teu motor ....

http://www.renaultpt.com/index.php?topic=23.0

não te esqueças de limpar tambem o tubo metalico .

se os erros foram esses , o teu ( primeiro ) problema é isto , o erro das velas , esquece lá isso e deixa estar assim que vais gastar dinheiro a toa

se fizeres este diy , aproveita e tira umas fotos que na altura tirei poucas
tem cuidado com a porca que fica a parte de traz da egr , que por vezes ao tirar , cai para cima do motor e depois tens de andar a procura ;)
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2010, 19:12 pm por Artur »

Offline carlosvieira13

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2010, 19:32 pm »
Obrigado Artur.
Estive a ver o teu topico, nao parece dificil, mas a ferramenta esta em falta e eu nao tenho muito geito.
Vou deixar andar até segunda e logo vejo, se for isso tb penso que não me levarao muito.
Obrigado mais uma vez.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 17 de Dezembro de 2010, 19:44 pm »
com jeito , tiras sem a ferramenta .... se estiver muito calcionado , tenta rodar para um lado e para o outro e ir puxando ao mesmo tempo que sai ...

não recomendo bater para sair , pois pode cair lixo para dentro do motor .

isso faz se bem ;)

Offline carlosvieira13

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 21 de Dezembro de 2010, 15:22 pm »
Ola pessoal, já tenho o carro pronto, realmente era só limpar a egr, o resto não se liga, mas o estralos que fazia no motor era o apoio de motor que estava nas ultimas, segundo me explicou o mecanico. 140 € mais mão de obra. já se foram as prendas de natal :( abraço a todos e um Feliz Natal :)