Desconheço se nessa medida isso acontece, mas na generalidade das medidas os Energy são excessivamente caros, para os pneus que são...Tens boas opções para elém dessa: Bridegstone Turanza, Goodyear Efficiente Grip, e mais algumas que aqui vão sendo faladas...
Por acaso, para além dos Continental PremiumContact de origem (que duraram mais ou menos 32.500 Km, e ainda tenho o suplente de origem), sempre usei Michelin Energy. Os primeiros Michelin Energy duraram 60.784 Km, e só os troquei porque já não estava a gostar do aspecto deles, comportamento e também porque um cortou-se num passeio, e mudei. Os segundos já duram há 30.216 Km e não estão de todo ressequidos nem em mau estado, à excepção de um pneu que ganhou uma bolha devido a uma pancada forte, desviei-me mas um pneu ainda caiu num buraco Fora isso, estão excelentes..paguei, mas a qualidade paga-se, e sinceramente, a menos que haja azar, mudarei ou para o ano ou daqui a dois anos..dependendo do número de Km que farei. Estou na tentação de experimentar Hankook ou mesmo Goodyear e ver como se portam, para além de serem um pouco menos custosos que os Michelin. A minha condução não é de todo desportiva, penso que isso deve pender na escolha de pneus, mas a segurança em primeiro lugar Mas opiniões são opiniões, esta é a minha, pela minha experiência