Autor Tópico: Os melhores e os piores segundo a Auto Bild (Renault em 4º dos melhores)  (Lida 8308 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Citar
Hora de balanço da "Caixa de Reclamações" da Auto Bild. Que carro trouxe mais razões de queixa aos nossos leitores em 2010? Aqui estão os piores e os melhores da nossa estatística.

O primeiro ano após o incentivo ao abate não trouxe a acalmia à nossa "Caixa de Reclamações". Pelo contrário: apesar de em 2009 muitos chassos terem ido parar às máquinas de prensar das sucatas e de em 2010 terem surgido muitos carros novos nas estradas, recebemos ca. de 1800 queixas a mais do que no ano transacto. Quais foram as maiores queixas? Quantas falhas houve a nível electrónico e quão prestáveis foram as marcas na resolução dos problemas? Nós respondemos às questões mais importantes:


Quais foram os defeitos mais reportados?
Claramente a corrosão. Neste ano, a "peste castanha" ocupa o 1.ºlugar na estatística de problemas. Em 2009 ocupava a 6.ª posição. Especialmente problemático é o facto de este fenómeno surgir com frequência em zonas que supostamente tinham sido melhoradas, e onde a corrosão acaba por reaparecer.


Os defeitos de electrónica aumentaram?
Não. Na estatística do ano 2009, as centralinas foram as peças que mais avariaram. Este ano já nem no top 10 se encontram. Por outro lado, este ano houve mais queixas relacionadas com caixa de transmissão automáticas e manuais do que em 2009, bem como em relação a correntes de distribuição e compressores de ar condicionado.


Houve grandes defeitos em série?
Felizmente não. Não se perceberam defeitos crónicos típicos de certas marcas ou modelos. A maioria esmagadora dos defeitos estendeu-se a todas as marcas.


As marcas aprenderam com os seus erros e reagem de forma prestável em caso de defeito?
Claramente, não. Em demasiados casos se verificou que as oficinas rejeitavam liminarmente os pedidos para assumirem parte das despesas ou mesmo aceitar reclamações. As oficinas querem muitas vezes transformar situações que podem ser resolvidas a esse nível com uma pequena atenção em casos de garantia. Nesse caso, as regras passam a ser mais apertadas para o cliente, e quem assume os custos é a marca.


Assim funciona a "Caixa de Reclamações":
Ao longo de 2010, recebemos ca. de 8800 reclamações através da nossa página de internet. Todos os mails recebidos pela Auto Bild entre 1 de Dezembro de 2009 e 30 de Novembro de 2010 com informações sobre defeitos, marca, modelo, ano de construção e número de chassis foram lidos pela redacção, avaliados e registados numa base de dados. No entanto, para apurarmos quem foi a "Cenoura Dourada"* não nos limitámos simplemente a somar os casos recebidos, já que dessa forma os carros mais vendidos iriam sempre receber o prémio. Para que haja justiça, consideramos o número de defeitos de determinado modelo em relação ao seu número total de vendas nos anos em apreço. Assim, o modelo com o valor mais elevado de defeitos em relação às unidades vendidas é quem recebe a "Cenoura Dourada". Este ano, "calhou a fava" ao Alfa Romeo 159. A lista das melhores e piores marcas é também elaborada em função dos mails recebidos e da quota de mercado.


As "Cenouras dos anos anteriores":

2009:

1.Peugeot 407
2.Volvo V50
3.Fiat Ulysse

2008:

1. VW Eos
2. Citroën C8
3. Peugeot 807

2007:

1. Citroën C8
2. Alfa Romeo 159
3. Peugeot 807

2006:

1. Peugeot 307
2. Mazda 6
3. VW Touran

2005:

1. Mercedes Classe C
2. Audi A4
3. Mercedes Classe A

2004:

1. Kia Carnival
2. Fiat Ducato
3. Skoda Octavia

2003:

1. Saab 9-5
2. Seat Alhambra
3. Audi TT


Os defeitos mais frequentes em 2010 (%):

1. Corrosão na carroçaria: 5,63
2. Caixa de transmissão manual: 3,53
3. Compressor de ar condicionado: 2,86
4. Corrente de distribuição: 2,76
5. Turbo: 2,40
6. Caixa de transmissão automática: 2,20
7. Cabeça do motor: 2,10
8. Bancos: 1,74
9. Discos de travão: 1,38
10. Injectores: 1,38


As 10 melhores marcas em 2010 (menor número de queixas):

1. Daihatsu
2. Subaru
3. Suzuki
4. Renault
5. Toyota
6. Mitsubishi
7. Volvo
8. Nissan
9. Honda
10. Mercedes


As 10 piores marcas em 2010:

1. Alfa Romeo
2. Kia
3. Mazda
4. Chevrolet
4. Skoda
6. Citroën
7. Dacia
8. Seat
9. VW
10. Audi


É um estudo feito por uma revista, mas não deixa de ter alguma validade.
Link da noticia: http://www.autobild.de/artikel/kummerkasten-bilanz-2010-1307970.html
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Os melhores e os piores segundo a Auto Bild (Renault em 4º dos melhores)
« Responder #1 em: 01 de Janeiro de 2011, 19:08 pm »
Citar
Prémio "Cenoura Dourada":

Ouro - Alfa Romeo 159
Principais defeitos:
Erros e avarias de motor. Causa principal: filtro de partículas. Um leitor teve de ir 8 vezes à oficina para resolver o problema e viu-se obrigado a fazer frequentemente a "regeneração" do filtro, devido ao facto de andar muito em cidade.
Corrente de distribuição. Supostamente, deveria durar a vida do carro. Um leitor teve de trocá-la após 45.000 km num 2.2 JTS.

Prata - BMW Z4
Principais defeitos:
Direcção assistida eléctrica: funcionamento aleatório. Quanto maior for a temperatura exterior, mais o fenómeno se acentua. Houve mesmo casos de perda total de assistência na direcção.
Capota: posição do motor de comando hidráulico faz com que acumule água, levando a corrosão e à avaria total do sistema, obrigando à desmontagem total da peça. Oficina mostra-se pouco cooperante na resolução do problema.

Bronze - Ford S-Max
Principais defeitos:
Pintura extremamente sensível. Basta deixar cair o capot meio aberto para o verniz estalar. Literalmente. Ford escuda-se no livro de instruções, dizendo que a altura máxima a que se pode deixar cair o capot são 30 cm. Mas a pintura também estala abaixo disso, mesmo usando de grande cuidado.
Desembaciador do pára-brisas. Falhas frequentes, obrigando a trocar o vidro por inteiro. Posição da Ford pouco clara.
Latão - todas as marcas

Quando se pensava que esse problema já não existia, verifica-se que são cada vez mais frequentes os casos de corrosão, e um pouco em todas as marcas. Daí este ano haver excepcionalmente esta categoria como forma de protesto contra todos os construtores.

Os casos mais frequentes são em carros com 5 a 10 anos. Exemplos: um Mercedes E de 2004 ou um Mazda 6 de 2003. No entanto, também há casos em carros mais recentes, como um Ford C-Max de 2006.

Outros perdedores:
Opel Signum (bomba do combustível na versão 2.2i a gasolina; válvulas nos canais da admissão no 1.9 CDTI)
Mazda 6 (intercoolers e injectores no 2.0 CD; corrosão)
VW Touareg (avarias no motor, especialmente o 2.5 R5 TDI)
Kia Cee'd (problemas nas válvulas da versão a gás)
VW Scirocco (bomba de água no 1.4 TSI)
VW Eos (infiltrações de água na capota)
Fiat Doblò (problemas de motor no 1.6 Diesel)

Vencedores 2010:
Skoda Yeti
Toyota Yaris Verso
BMW X1
Mitsubishi Pajero
Mercedes Classe S
Daihatsu Cuore
Hyundai i30
Chevrolet Matiz
Nissan Qashqai
Toyota Auris
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Os melhores e os piores segundo a Auto Bild (Renault em 4º dos melhores)
« Responder #2 em: 01 de Janeiro de 2011, 19:25 pm »
A renault esteve muito bem visto ser a marca que vende mais não ser das piores em questão de queixas é bom.
A Daihatsu não vende muitos carros mal seria que tivessem todos problemas.