Autor TĂłpico: Catalisador Clio Williams  (Lida 4475 vezes)

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
Catalisador Clio Williams
« em: 05 de Janeiro de 2011, 12:21 pm »
Viva,

Já coloquei esta questao a várias pessoas e em vários foruns e ate agora ainda nao consegui retirar nada de muito conclusivo

O catalisador do meu clio começou a fazer uns barulhos estranhos e decidi tirá-lo ha uns meses. No entanto, como sou mariquinhas, gostava de ter tudo original e, como tal, voltar a colocar o catalisador. No entanto, o preço pedido na renault é astronomico (mais de 1100 euros). Andei a ver catalisadores especificos after market e a coisa ate se arranja por mais ou menos 300-400 euros. Agora, as questoes:

É um facto que a renault nao inventou o catalisador nem tao pouco os fabrica, mas...sempre que li sobre o assunto, encontrei indicaçao de que os catalisadores sem serem de origem, duram menos (mesmo que sejam especificos em vez de universais). isto é mesmo assim?

Ha uns tempos, numa oficina renault, perguntei qual era o fabricante de catalisadores para este modelo em especifico, deram-me este nome "Bridoire"...cheguei a casa, fiz uma busca e nao encontro rigorosamente nada com este nome (à excepçao de uma terriola nos alpes franceses...)

Alguem já teve que trocar o catalisador a um williams? Alguem tem um palpite (válido)?

Obrigado!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Catalisador Clio Williams
« Responder #1 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:29 pm »
a duração dos catalizadores , sejam de origem ou after maker , depende muito da qualidade de construção dos mesmos , há marcas linha branca tão boas como as originais . Depois tambem vai ter a ver com o uso / desgaste que são sujeitos

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #2 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:32 pm »
Eu estive a ver algumas marcas supostamente mais "premium". Casos da AS, IMASAF, Walker e outra que já nao me lembro. Mas fiquei realmente interessado em tentar comprar o catalisador do fabricante que a renault utiliza (mas fora do circuito comercial da renault). No entanto, nao consigo mesmo encontrar a tal marca que me indicaram na Gilauto. Será que existe mesmo essa tal de Bridoire?

Há alguma marca mais aconselhada que outras? Prefiro gastar mais um bocado e montar uma coisa "decente" (não o exagero de 1000 e tal euros que a Renault pede....por esse dinheiro, meto um catalisador after market, colectores novos de origem e ainda sobra para a gasolina)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:33 pm »
quanto a marcas , nĂŁo te sei aconselhar , mas experimenta obter feed back nas casas de escapes ;)

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #4 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:43 pm »
Basicamente as que me indicaram foram estas 3 que referi...

Agora, aquela pergunta de quem nao entende muito de mecanica em geral e escapes em particular:

Os catalisadores, nao sao todos iguais...certo? Apesar de qualquer uma destas marcas fabricar catalisadores especificos para o modelo do meu carro (ou seja, direct-fit, sem corte e solda), será que o interior da peça tem as caracteristicas das do fabricante? Será que nao vou perder rendimento? Ou provocar algum problema? Segundo sei, a sonda lambda nos Clio I, está à entrada do catalisador, será que ela nao vai receber leituras erradas? (bem, agora ha-de receber ainda mais, uam vez que nem catalisador tem...até acho estranho nao acender luz nenhuma)...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #5 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:46 pm »
Se esta a entrada a sonda lambda esta a ler a saida da exaustĂŁo do motor, logo e normal que nao tenha leituras erradas. Se tivesse a saida do catalizador, ai sim poderias ter luzes a acender pois a leitura e diferente com Cat e sem Cat.

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2011, 17:48 pm »
Pois, bem observado. Mas confirma-se que a sonda lambda está antes do catalisador, certo?

MRC

• Visitante
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2011, 19:17 pm »
Fico contente pelo facto de quereres voltar a meter o catalisador, tanto pelo facto da originalidade como pelo ambiente.

Quanto à marca do catalisador a comprar, não sei qual a marca dos catalisadores de origem para os Williams, mas informa-te da marca que faz para a Renault e procura por isso cá fora que deve ser logo pela metade do preço!

Há sistemas de origem da Renault que são Walker, marca que sempre tive como muito boa.

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2011, 20:13 pm »
Pois, eu estou meio inclinado para a walker, realmente

Mas a minha ideia era realmente encontrar cá fora, tal como fiz com a embraiagem que é da Valeo e custou metade!

Na gilauto, disseram-me que o fabricante se chamava "Bridoire"....mas eu nao encontro nada com este nome...