Autor Tópico: Dúvida sobre estacionamento em condominio  (Lida 13996 vezes)

Offline JMBpt

• Barrote de Madeira a preço amigavel!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Dodge Neon 1.6i LE
Dúvida sobre estacionamento em condominio
« em: 06 de Janeiro de 2011, 14:17 pm »
Boas malta amiga,
não sei se podem ajudar neste caso mas não custa tentar xD
Ora a minha dúvida é a seguinte:
No meu condomínio existem 4 prédios, com um estacionamento na parte de trás, sendo esse pavimento o tecto da garagem do prédio.
Nesse parque qualquer um estaciona a viatura, deixando lá carrinhas de congelados, etc etc ou seja se houver espaço põem lá o carro / carrinha.
Falei com o responsável do condomínio e a resposta perante a esta situação é que a parte de trás pertence a CM de faro. Mas se o parque cair é o condomínio o responsável por isso.
Ou seja, deixo o meu carrinho verdinho todo fofinho na garagem, até ao dia que pode cair o tecto em cima do carro?
Não sei se me dirija à policia se advogado  :laugh:
Qualquer ajuda é bem vinda.

Cumps

P.S - Desculpem qq coisa se não for o sitio exacto para expor o caso:P
Com dificuldades em subir passeios de praias?!
Sem problemas o barrote de madeira ajuda! Compatível para todas as marcas e modelos de carros, triciclos e até mesmo cadeiras de rodas! Adira agora e oferecemos uma mala de viagens!

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
Re: Dúvida sobre estacionamento em condominio
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2011, 14:32 pm »
Na minha opinião se é o condominio a gerir essa propriedade, caso algo aconteça a responsabilidade deverá ser dos condóminos e não da Câmara.

Offline JMBpt

• 1.0 SCe
  • *
  • Dodge Neon 1.6i LE
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2011, 14:55 pm »
A minha opinião tambem é essa. No entanto anda-se nesta brincadeira.
Quando puder tiro uma foto do dito parque para terem uma ideia o que quero dizer.
Assim podem ver o problema pelos "mesmos" olhos que eu.

Cumps
Sem problemas o barrote de madeira ajuda! Compatível para todas as marcas e modelos de carros, triciclos e até mesmo cadeiras de rodas! Adira agora e oferecemos uma mala de viagens!

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2011, 15:02 pm »
Esse caso chega até a ser estupido. Pensemos, as garagens foram construidas naquele terreno, logo o mesmo pertence ao loteamento onde o edificio foi construido, senão aquando da construção, certamente que não deixariam que a construção das garagens ocorresse nesse local. Isto tudo para dizer que o local certamente é propriedade do edificio em causa, mas ja agora se colocasses uma fotografia do local em questão ainda mais ajudava  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Gerimbeta

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2011, 15:53 pm »
Fácil, se o terraço é parte comum dos edifícios, o condomínio deve veda-lo para uso comum dos condóminos.

É a a minha opinião como condómino e administrador.
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2011, 20:41 pm »
Lá tas tu com as tuas dúvidas existenciais. Deixa os homens estacionarem em paz, pah... :laugh: :laugh: :laugh:
Agora a sério, eu conheço bem esse "terraço" por cima das garagens e realmente o pavimento já não apresenta grandes condições e se andam carrinhas a estacionar lá em cima acho que deves começar por mudar o seguro do Neon para um contra todos os riscos. :lipsrsealed:
Tenta ver o que a CM de Faro te diz acerca disso e caso eles te digam que não têm nada a ver com esse "espaço" fala com o advogado para responsabilizar o condomínio do prédio por não condicionar o acesso de veículos a essa zona.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline JMBpt

• 1.0 SCe
  • *
  • Dodge Neon 1.6i LE
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2011, 14:29 pm »
Eis as fotos do tal dito parque:

Outra:

Em ambas as fotos as carrinhas que estão estacionadas não pertence a ninguém do prédio lol Mas como se diz: "Deixa andar que logo te lixas!"
Esta noite quando puder vou à garagem tirar umas fotos para "sentirem" na pele a minha preocupação.
O amigo depx sabe do que falo.
É sempre muito bom chegar a garagem e ver bocados do tecto em cima do carro....

Cumps

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2011, 14:33 pm »
Como diz a minha avó: "São mais os carros que os portugueses compram que lugares para os estacionar"...

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2011, 15:28 pm »
Basicamente isso é uma area comum do predio logo pode ser perfeitamente vedada, contudo terá de ser deliberado em reunião de condominio a decisão de procurar a legislação, entre outras macacadas...

Offline JMBpt

• 1.0 SCe
  • *
  • Dodge Neon 1.6i LE
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2011, 16:04 pm »
Como diz a minha avó: "São mais os carros que os portugueses compram que lugares para os estacionar"...

Só tenho pena não ter uma foto espetacular dum dia que vi a fila do meio cheia e depois quem queria sair dos estacionamentos mandava os belos encostos no carro coisa fixe de ser ver lol.

Basicamente isso é uma area comum do predio logo pode ser perfeitamente vedada, contudo terá de ser deliberado em reunião de condominio a decisão de procurar a legislação, entre outras macacadas...

O meu grande problema é que os vizinhos não se preocupam pois se acordarem com isto o condomínio (nós) arrotamos a obra. Mas se cair o tecto em cima de alguém ai já jogam as mãos à cabeça e culpam tudo e todos.
Só precisava de ter algo fisico para esfregar na cara do senhor do condomínio por cada vez que diz que não é nada com ele.  :gun:

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2011, 00:10 am »
antes de mais, e não sendo expert na matéria... acho que a preocupação de cair o tecto da garagem, e' o mal menor... :) aquando do projecto, a estrutura deve ter sido pensada/projectada/executada com cargas de "pressão", vamos assim chamar, muito acima daquilo que alguma vez, possa estar ai estacionado.. :)

têm ai uma zona ambígua, que pelos vistos é da câmara, certo? um dia, ainda tem parquímetros dentro da garagem.. :)

realmente, até para segurança de quem ai anda, se fosse vedado não se perdia nada (ganhavam os condóminos..)

têm que ver, se aquando da obra, não houve nenhuma cedência de terreno/área à câmara, e dai esse espaço ser "da mesma".

cumps!!

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:01 am »
antes de mais, e não sendo expert na matéria... acho que a preocupação de cair o tecto da garagem, e' o mal menor... :) aquando do projecto, a estrutura deve ter sido pensada/projectada/executada com cargas de "pressão", vamos assim chamar, muito acima daquilo que alguma vez, possa estar ai estacionado.. :)

têm ai uma zona ambígua, que pelos vistos é da câmara, certo? um dia, ainda tem parquímetros dentro da garagem.. :)

realmente, até para segurança de quem ai anda, se fosse vedado não se perdia nada (ganhavam os condóminos..)

têm que ver, se aquando da obra, não houve nenhuma cedência de terreno/área à câmara, e dai esse espaço ser "da mesma".

cumps!!

Deves saber disso melhor que eu, mas achas mesmo que a câmara cedia o que quer que fosse em prol de um construtor fazer ali garagens para lucro proprio? Naaaaaah!
Referiste algo e com razão, algo da responsabilidade do construtor. Se possivel, activar a garantia. Contudo aquela área, contendo garagens no seu espaço inferior, é porque o espaço é do proprio condominio, não publico como está. Mais, normalmente nestes casos, ou fica vedado ao condominio ou têm lugares marcados para cada apartamento tal como é em predios que conheço em Portimão na Encosta da Marina  :smiley:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:17 am »
Eu acho é que ai o que ha ai e o condominio nao se chegar a frente. Para mim isso esta dentro do terreno, logo tem muro, logo pertence ao condominio nao a camara. Não e um edificio publico, e esta vedado. Logo e privado. Logo pode ter portão para evitar acesso. Ou entao ha ai marosca da grande.

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #13 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:20 pm »
Pois, alguma coisa está aqui... a falhar / a ser ocultada.. :)

Hmm provavelmente, aproveitam-se da "boa vontade" de ter sido deixado aberto... para que pareça que é "publico" :(

realmente, é melhor o condominio se chegar à frente, e perceber de quem é o espaço.. :)

Offline jfs_

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • Garagem : Megane I Coupe ; Megane III ST ; Captur
« Responder #14 em: 09 de Janeiro de 2011, 15:26 pm »
Eu acho é que ai o que ha ai e o condominio nao se chegar a frente. Para mim isso esta dentro do terreno, logo tem muro, logo pertence ao condominio nao a camara. Não e um edificio publico, e esta vedado. Logo e privado. Logo pode ter portão para evitar acesso. Ou entao ha ai marosca da grande.

A mim parece-me ter o perfl de uma rua sem saída. O muro que se vê é do cemitério. Se não dissesses que as garagens são em baixo nunca adivinharia

Convinha ver se não ficou determinado ceder aquele espaço para circulação automóvel.