Autor Tópico: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo  (Lida 27162 vezes)

Offline salazar

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[DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« em: 09 de Janeiro de 2011, 02:16 am »
Boas!

Antes de mais, este DIY mostra a maneira como eu faço (baseado no que li, vi,...). Não é uma verdade absoluta.
Para além disso, não sou mecânico de profissão, por isso alguma falha que vejam, p.f., estejam à vontade para corrigir constructivamente.


O paciente:


Clio II fase II de Janeiro de 2002, com motor K9K704, com a tenra kilometragem de 260 860 km.


Material:

Óleo, neste caso BP Visco 7000 Sport 5W40, 4.8L
Uma vez que só tinha 2 embalagens de 4L, usei tb uma embalagem de 1L para ser mais fácil atestar


Filtro de óleo e anilha para o bujon do carter do motor


Luvas (neste caso, de latex)


Chave quadrada de 8mm


Um funil (de preferencia made in Portugal  :cool:)


Roquete, acrescento e chave de caixa 10.
Uma panela (neste caso aproveitei para experimentar uma modernice à venda na Norauto)
Uma caixa de cartão grande (vão ver mais à frente o porquê)
Panos velhos. Muitos!
Neste caso foi tb usado um macaco hidráulico e 4 preguiças


Procedimento:


Com o motor ainda quente, mete-se o carro em cima das preguiças, na fossa, no elevador, whatever...
(não é obrigatório tirar as rodas. Neste caso tirei porque não fiquei só pela muda do ól)


Abre-se o capot e identifica-se o que nos vai interessar para esta intervenção (tampa do óleo e vareta do nível de óleo):


Em baixo, usamos a chave de caixa 10 para tirar os quatro parafusos que seguram o recuperador de óleo e identificamos o bujon do carter do motor:


Montamos o estaminé (i.e., o cartão e a panela) mesmo por baixo do bujon, pega-se na chave quadrada e tira-se o bujon do carter. Assim que o bujon começa a ser desenroscado, começa logo a sair óleo, por isso convém ser rápido para não se cagarem muito.


Aquela coisa verde foi a tal modernice que se vende na Norauto. Dá para ver bem a nojice que saiu.. E sim, eu abri a saída do ar.
Vêm agora o porquê do cartão?!
Sugestão, arranjei uma daquelas panelas pretas bem largas. Mais baratas e funcionam.

Nesta parte não tenham pressa. Deixem correr à vontade.
Eu fui jantar e depois fui tomar um café. Ou seja, deixei-o aberto cerca de 1 hora.

Os mais atentos (e conhecedores) deverão ter notado que no inicio não referi uma ferramenta. A chave para o filtro de óleo.
Isto porque, nos meus carros, não uso. É simplesmente apertado à mão. E desapertado tb.

Neste motor, o filtro do óleo fica aqui:


Pega-se num pano:


Foi preciso fazer um pouco de força, mas saiu sem ser preciso chave.
Como se deixou o óleo a correr algum tempo, nem fez grande chafurdeira..


Filtro velho vs filtro novo:


No filtro novo, molha-se o dedo em óleo novo e unta-se o o-ring:


Limpa-se a base do filtro:


E é só enroscar.
Este filtro até diz a força de aperto: 20nm
É mesmo preciso chave??


Vamos então tapar o buraco em baixo.
Pega-se no bujon, tira-se a anilha velha, limpa-se bem o bujon e mete-se uma anilha nova.
Cada anilha, na Renault, custa cerca de 1.5/1.6€ + desc. + IVA. Nos roady, norautos e feu verts tb se vendem parecidas às de origem (com vedantes em borracha). Normalmente vendem-se em caixas de 5 por cerca de 4/5€. Diametro interior: 16mm.
Aqui podem ver uma original (em baixo) e uma da concorrência (em cima).


E preferivel usar anilhas destas em relação às de cobre, uma vez que é preciso menos força de aperto para conseguir vedar bem o bujon. E isto é especialmente importante uma vez que o carter é em aluminio e o bujon em aço. E na guerra entre aluminio e aço, quem ganham é o aço. E vocês não vão querer moer a rosca do carter..
Por isso, o bujon não é para apertar até um quarto de volta antes de partir!


Tira-se a chafurdice debaixo do carro


Abre-se a tampa do óleo, coloca-se o funil e pode-se logo despejar uma embalagem de 4L de óleo.


Esperar uns minutos para ele chegar todo lá a baixo (ao carter) e podemos ver que 4L de óleo acendem 4 bolinhas


Na embalagem de 1L, coloca-se apenas 0.8L.
E desses 0.8L vamos por, por agora, no motor apenas 0.5L
Vemos como estamos de bolinhas e


Entretanto, podem dar uma vista de olhos no bujon do carter para ver se ele esta bem seco e sem verter.


Podem agora colocar o carro em cima das 4 rodas e, depois de confirmarem que a tampa do óleo está correctamente no sítio, que a vareta está correctamente no sitio e que o bujon não verte, colocar o motor a trabalhar por uns segundos. Com isto vamos fazer a bomba de óleo trabalhar e, assim, encher o filtro de oleo. Passados uns minutos, confirmem o nível (deverá ter baixado) e atestem os restantes 0.3L.
(desta parte não tenho fotos, uma vez que só o vou fazer amanhã quando colocar o carro no chão.)

NOTA: Por favor, não mandem os residuos para o "lixo". A Norauto e a Feu Vert recebem óleo velho. Algumas oficinas tb.
Os filtros e os panos sujos com óleo tb devem ser entregues nos locais indicados para o processamento destes materiais.


Bons km!

A título de curiosidade, apesar da chafurdeira, este foi o óleo recolhido pela coisa verde:


Mais de 4L. Isto em 20 000 km sem acrescentar uma pinga de óleo, num motor com 260 000 km.

Offline Lipe

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2011, 02:20 am »
Muito bom salazar!  :wink:

Só deixo um reparo, até para tua própria segurança.

Ao fazeres isto, mete as rodas por baixo do carro, nunca se sabe, mas o carro pode cair e se tiveres lá de baixo, já sabes.
Se as rodas tiverem, podem ficar marcadas, mas o mais importante (Tu, a tua integridade física) não fica...

Offline Artur

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2011, 02:26 am »
muito bom diy ;)

aproveito para salientar aquele ponto muito importante que salientas te :

não deitem oleo velho no lixo , os vossos filhos irão agradecer :)


Offline Lipe

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2011, 02:27 am »
muito bom diy ;)

aproveito para salientar aquele ponto muito importante que salientas te :

não deitem oleo velho no lixo , os vossos filhos irão agradecer :)

É sim, esse é bastante importante.

Não façam como muitos outros, é para a sarjeta mais próxima... 

Offline Gonçalo

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2011, 02:57 am »
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2011, 02:59 am »
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

Os meus Clios e até o 106 era chave quadrada.

Este Mk3 é que ainda não sei...

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:07 am »
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

Os meus Clios e até o 106 era chave quadrada.

Este Mk3 é que ainda não sei...

Chave quadrada tambem.

Offline Gonçalo

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:10 am »
Tenho de arranjar essa chave então...  :lipsrsealed:
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Offline Lipe

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #8 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:10 am »
Eu faço de outra maneira, uso uma tipo bacia mas rectangular, nao fica nada no chão e leva la mais de 4 L na boa, comprei no roady, depois com o funil trato de repor nas embalagens  :smiley: Não sabia que recebiam oleo velho, boa dica  :smiley:
E bom DIY! Em todos os Renault o bujon tira-se com uma chave quadrada? No Civic e na Tempra são chaves sextavadas e pensei ser o mesmo nos clio's...  :lipsrsealed:

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Chave quadrada tambem.

Thanks  :smiley:

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #9 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:14 am »
Tenho de arranjar essa chave então...  :lipsrsealed:

Acho (pelo menos foi o que me pareceu ver numa oficina uma vez) centos quadrados das chaves de roquete tambem dão. Agora nao sei se são de 1/2 polegada a medida a seguir.

Offline Gonçalo

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2011, 03:26 am »
Pensei nisso tambem, de qualquer fora como não é para "desenrascar" uma vez apenas, compra-se uma chavita dessas que tambem nao deve ser muito cara e fica lá como chave para esta finalidade  :smiley:
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Offline Rui

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #11 em: 09 de Janeiro de 2011, 10:36 am »
Excelente. :wink:
Interessante a referência ao funil made in Portugal e a muito importante nota final ácerca do óleo.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline tiagojpt

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #12 em: 09 de Janeiro de 2011, 13:17 pm »
Bom DIY.

Salazar, a Norauto de Coimbra não me aceitou material que lhes fui entregar este ano e legalmente não são obrigados a fazê-lo.

Offline octávio

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #13 em: 09 de Janeiro de 2011, 14:10 pm »
bom trabalho excelente DIY obrigado por partilhares  :happy: :happy: :happy:

Offline Black Phoenix

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Re: [DIY] - Clio II - dCi - Mudar óleo e filtro de óleo
« Responder #14 em: 09 de Janeiro de 2011, 14:36 pm »
Bom DIY.

Salazar, a Norauto de Coimbra não me aceitou material que lhes fui entregar este ano e legalmente não são obrigados a fazê-lo.

Em certa parte a razao e porque a propria Norauto nada recebe se mandar para reciclagem o oleo. Se recebessem, ai podes querer que tinha publicidade em todo o lado a dizerem que aceitavam oleo usado...