Boas!
Antes de mais, este DIY mostra a maneira como eu faço (baseado no que li, vi,...). Não é uma verdade absoluta.
Para além disso, não sou mecânico de profissão, por isso alguma falha que vejam, p.f., estejam à vontade para corrigir constructivamente.O paciente:
Clio II fase II de Janeiro de 2002, com motor K9K704, com a tenra kilometragem de 260 860 km.
Material:
Óleo, neste caso BP Visco 7000 Sport 5W40, 4.8L
Uma vez que só tinha 2 embalagens de 4L, usei tb uma embalagem de 1L para ser mais fácil atestar
Filtro de óleo e anilha para o bujon do carter do motor
Luvas (neste caso, de latex)
Chave quadrada de 8mm
Um funil (de preferencia made in Portugal
)
Roquete, acrescento e chave de caixa 10.
Uma panela (neste caso aproveitei para experimentar uma modernice à venda na Norauto)
Uma caixa de cartão grande (vão ver mais à frente o porquê)
Panos velhos. Muitos!
Neste caso foi tb usado um macaco hidráulico e 4 preguiças
Procedimento:
Com o motor ainda quente, mete-se o carro em cima das preguiças, na fossa, no elevador, whatever...
(não é obrigatório tirar as rodas. Neste caso tirei porque não fiquei só pela muda do
ól)
Abre-se o capot e identifica-se o que nos vai interessar para esta intervenção (tampa do óleo e vareta do nÃvel de óleo):
Em baixo, usamos a chave de caixa 10 para tirar os quatro parafusos que seguram o recuperador de óleo e identificamos o bujon do carter do motor:
Montamos o estaminé (i.e., o cartão e a panela) mesmo por baixo do bujon, pega-se na chave quadrada e tira-se o bujon do carter. Assim que o bujon começa a ser desenroscado, começa logo a sair óleo, por isso convém ser rápido para não se cagarem muito.
Aquela coisa verde foi a tal modernice que se vende na Norauto. Dá para ver bem a nojice que saiu.. E sim, eu abri a saÃda do ar.
Vêm agora o porquê do cartão?!
Sugestão, arranjei uma daquelas panelas pretas bem largas. Mais baratas e funcionam.
Nesta parte não tenham pressa. Deixem correr à vontade.
Eu fui jantar e depois fui tomar um café. Ou seja, deixei-o aberto cerca de 1 hora.
Os mais atentos (e conhecedores) deverão ter notado que no inicio não referi uma ferramenta. A chave para o filtro de óleo.
Isto porque, nos meus carros, não uso. É simplesmente apertado à mão. E desapertado tb.
Neste motor, o filtro do óleo fica aqui:
Pega-se num pano:
Foi preciso fazer um pouco de força, mas saiu sem ser preciso chave.
Como se deixou o óleo a correr algum tempo, nem fez grande chafurdeira..
Filtro velho vs filtro novo:
No filtro novo, molha-se o dedo em óleo novo e unta-se o o-ring:
Limpa-se a base do filtro:
E é só enroscar.
Este filtro até diz a força de aperto: 20nm
É mesmo preciso chave??
Vamos então tapar o buraco em baixo.
Pega-se no bujon, tira-se a anilha velha, limpa-se bem o bujon e mete-se uma anilha nova.
Cada anilha, na Renault, custa cerca de 1.5/1.6€ + desc. + IVA. Nos roady, norautos e feu verts tb se vendem parecidas às de origem (com vedantes em borracha). Normalmente vendem-se em caixas de 5 por cerca de 4/5€.
Diametro interior: 16mm.
Aqui podem ver uma original (em baixo) e uma da concorrência (em cima).
E preferivel usar anilhas destas em relação às de cobre, uma vez que é preciso menos força de aperto para conseguir vedar bem o bujon. E isto é especialmente importante uma vez que o carter é em aluminio e o bujon em aço. E na guerra entre aluminio e aço, quem ganham é o aço. E vocês não vão querer moer a rosca do carter..
Por isso, o bujon não é para apertar até um quarto de volta antes de partir!
Tira-se a chafurdice debaixo do carro
Abre-se a tampa do óleo, coloca-se o funil e pode-se logo despejar uma embalagem de 4L de óleo.
Esperar uns minutos para ele chegar todo lá a baixo (ao carter) e podemos ver que 4L de óleo acendem 4 bolinhas
Na embalagem de 1L, coloca-se apenas 0.8L.
E desses 0.8L vamos por, por agora, no motor apenas 0.5L
Vemos como estamos de bolinhas e
Entretanto, podem dar uma vista de olhos no bujon do carter para ver se ele esta bem seco e sem verter.
Podem agora colocar o carro em cima das 4 rodas e,
depois de confirmarem que a tampa do óleo está correctamente no sÃtio, que a vareta está correctamente no sitio e que o bujon não verte, colocar o motor a trabalhar por uns segundos. Com isto vamos fazer a bomba de óleo trabalhar e, assim, encher o filtro de oleo. Passados uns minutos, confirmem o nÃvel (deverá ter baixado) e atestem os restantes 0.3L.
(desta parte não tenho fotos, uma vez que só o vou fazer amanhã quando colocar o carro no chão.)
NOTA: Por favor, não mandem os residuos para o "lixo". A Norauto e a Feu Vert recebem óleo velho. Algumas oficinas tb.
Os filtros e os panos sujos com óleo tb devem ser entregues nos locais indicados para o processamento destes materiais.
Bons km!
A tÃtulo de curiosidade, apesar da chafurdeira, este foi o óleo recolhido pela coisa verde:
Mais de 4L. Isto em 20 000 km sem acrescentar uma pinga de óleo, num motor com 260 000 km.