Boas!
Antes de mais, este DIY mostra a maneira como eu faço (baseado no que li, vi,...). Não é uma verdade absoluta.
Para além disso, não sou mecânico de profissão, por isso alguma falha que vejam, p.f., estejam à vontade para corrigir constructivamente.Material:
Filtro de gasoleo
Garrafa de água vazia
20cm de mangueira cristal de 6mm de diametro interno
Panos velhos.
Procedimento:
Identificar o que se quer: o filtro
Com o auxilio de um pano (para não dar banho de gasoleo ao cabo de embraiagem), tiramos os tubos que lá vão ligar. Aqui não há necessidade de memorizar posições uma vez que cada tubo tem uma cor e, no filtro, cada entrada tem assinalada a mesma cor.
Branco (filtro -> bomba CR), azul (retorno bomba CR), vermelho (retorno depósito) e verde (depósito -> filtro).
Para tirar os tubos, basta pressionar no sitio que tem a cor e puxar.
Para tirar o filtro, basta puxar para cima. Se não foi trocado recentemente, pode ser ncessário fazer alguma força. Sem medos!
Para verem como é a fixação:
Depois de o tirarem, mantenham-no direito! Tem gasoleo dentro.
Abrem a garrafa de água e despejam o gasoleo lá para dentro. Podem despejar pela purga do filtro. Encontra aqui:
e basta desapertar que começa a correr gasoleo.
Isto foi o que tirei do meu filtro velho (numa garrafa de 0.5L):
Podem então pegar no filtro novo e colocá-lo no sÃtio. Asegurem-se que está correctamente colocado!
E vamos ligar só 3 dos 4 tubos. Todos, excepto o branco!
No local do branco, ligamos a mangueira. E a outra ponta da mangueira vai para dentro da garrafa.
Assim:
Posto isto, dar à bomba até surgir gasoleo na mangueira. (como na imagem anterior)
A bomba para ferrar o circuito:
Temos a linha de combustÃvel sangrada!
Resta tirar a mangueira e colocar o tubo da cor branca.
Bons km!