Autor Tópico: Ajuda com consumos dos entendidos  (Lida 17792 vezes)

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Olhão
Ajuda com consumos dos entendidos
« em: 10 de Janeiro de 2011, 21:34 pm »
Preciso que me avaliem os consumos da minha carrinha, penso que estejam um pouco altos.
É de referir que em qualquer das situações Cidade e Autoestrada nunca ultrapassei as 2500 rpm.

Megane Sport Tourer 1.5DCI Dynamic S 110cv (Pack Sensores;Travão de mão automático;Cartão mãos livres;GPS Tom Tom;Sensores pressão dos pneus;AC automático Bi-zone;Vidros traseiros escurecidos;Jantes 17 SARI)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Ajuda com consumos dos entendidos
« Responder #1 em: 10 de Janeiro de 2011, 21:35 pm »
Depende do pe direito...  :lipsrsealed:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline rpfc

• Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
« Responder #2 em: 10 de Janeiro de 2011, 21:43 pm »
penso que estão normais..

entras em AE, e baixam, portanto.. no big deal.. :)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #3 em: 10 de Janeiro de 2011, 22:03 pm »
depende de cada um ....

para mim estão baixos , que eu com uma dci 110cv ( penso que seja igual a essa , apesar de não estar descrito ) não faço em cidade menos de 8,2

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #4 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:31 pm »
E um problema na peça: Aquela que fica entre o banco e o volante... :laugh:

Como ja foi mencionado varias vezes, os consumos anunciados pela marca são realizados em testes especificos que nao reproduzem a realidade, sendo meramente indicativos e fonte de marketing apenas. Servem para os motores serem aprovados nas normas EURO e pouco mais.

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #5 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:32 pm »
Boas, em comparação com a GtLine estão na média. Eu estou com média de 6/100 e acredita que + meigo com o pedal direito fica dificil  :laugh:
Mas já agora estamos a falar de que carro?
Cumps

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #6 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:40 pm »
É uma Sport Tourer de 110cv.

Na analise ao consumo na AE, ajudava saber a velocidade média.

Tb não dizes o tipo de percurso que fazes em cidade. Se são poucos km, em que o motor não chega a aquecer,...
De resto, parece-me o consumo normal para uma condução sem preocupações.

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:46 pm »
É uma Dinamique S 1.5DCI 110cv.
Só as acho altas porque a Megane Break que tive antes desta (Confort Expression 1.5 DCI 80cv) para me fazer estes valores tinha que andar com ela numa media de 140/150kmh em auto-estrada.
Esta eu sei que tem uma cavalagem bem superior mas facilmente me dá estes valores a uma media dentro da cidade de 30/40kmh e na auto-estrada tive o cuidado de ligar o Cruise Control e não deixar que ela me passa-se dos 120kmh(não com o limitador mas com o regulador. Se andar com ela em auto-estrada a uma velocidade entre os 140/150kmh os consumos medios disparam para os 8/100 e já tive 9/100!!!
Já tenho visto comentários de pessoal que tem carrinhas destas aqui no forum que anda com medias de 5.7/100, a minha nunca teve essas medias. Já é o 3º carro que tenho da marca Renault e nunca tive consumos tão altos como os que tenho com esta carrinha, e garanto-vos que não tenho um pé pesado. :) Estas médias como vos disse foram tiradas com uma condução muito controlada, nunca permiti que a carrinha ultrapassa-se as 2500rpm.

Boas, em comparação com a GtLine estão na média. Eu estou com média de 6/100 e acredita que + meigo com o pedal direito fica dificil  :laugh:
Mas já agora estamos a falar de que carro?
Cumps
Megane Sport Tourer 1.5DCI Dynamic S 110cv (Pack Sensores;Travão de mão automático;Cartão mãos livres;GPS Tom Tom;Sensores pressão dos pneus;AC automático Bi-zone;Vidros traseiros escurecidos;Jantes 17 SARI)

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:50 pm »
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3150.msg56311#msg56311

os novos motores 110cv são mais gastadores que os antigos 105cv . é de contar em andamento identico cerca de mais 1 a 1,5 lt

De 100 cv e não de 105 conforme refere o Artur...

Pelo que me disseram, é para bem mais de 1,5 litro.

oi ? de 100cv ? não percebi muito bem o teu comentario ....

edit , já percebi , a do teu vizinho era de 100cv , que por sua vez , é um motor mais gastador que o de 105cv , devido em grande parte , a acoplagem de uma caixa de 6 velocidades no 105cv . Como o de 100cv deixou de existir em inicio de 2006 e foi substituido pelo de 105cv , que por sua vez foi substituido pelo de 110cv , é assim que faço a comparação , o de 110cv em andamento identico , gasta mais cerca de 1,5 lt que o de 105cv

Como podes ver, os de 110cv gastam um pouco mais que as gerações antigas, neste caso a comparar com o de 105cv.

Dizes que tinhas um de 80, então aí é normal que notes grande diferença
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2011, 23:53 pm por Lipe »

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #9 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:52 pm »
Nesse caso, eu sugeria fazer um deposito com calculo aritmetico da média e confrontá-lo com o resultado apresentado pelo computador de bordo.

Não sei se o algoritmo usado para calculo dos consumos no Megane 3 é o mesmo das Meganes 2. Mas os dos Meganes 2 eram muito simpaticos..

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:54 pm »
O que eu posso dizer é que com cerca de 3500Km tenho média de 6/100, lol

Offline davidabfernandes

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2011, 23:59 pm »
Em AE nunca passei dos 120kmh nesta situação e consegui manter sempre os 120kmh em quase todo o percurso sem ter que travar e fazer com que ela voltasse a recuperar a velocidade.
Em cidade são muito poucos os km não chegam aos 2km entre casa e trabalho sem haver quase nenhuma situação de  pára arranca e neste caso o facto do motor não aquecer pode estar a dar-me valores altos, o percurso que faço em cidade tambem não permite que se atinja velocidades muito elevadas (40kmh máximo) as RPM raramente passam das 1500, mas em AE basta passar dos 120kmh para os 130kmh para ter logo uma diferença de 2 litros é que as medias alteram logo dos 6/100 para os 8/100!!!
É uma Sport Tourer de 110cv.

Na analise ao consumo na AE, ajudava saber a velocidade média.

Tb não dizes o tipo de percurso que fazes em cidade. Se são poucos km, em que o motor não chega a aquecer,...
De resto, parece-me o consumo normal para uma condução sem preocupações.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2011, 10:51 am »
Nesse caso, eu sugeria fazer um deposito com calculo aritmetico da média e confrontá-lo com o resultado apresentado pelo computador de bordo.

Não sei se o algoritmo usado para calculo dos consumos no Megane 3 é o mesmo das Meganes 2. Mas os dos Meganes 2 eram muito simpaticos..

O algoritmo de cálculo do Mégane III não é tão "flutuante" e é mais preciso que o do Mégane II. Pela análise que já fiz ao sistema o diferencial obtido é residual. O que notei é o facto dos arredondamentos serem sempre mais para baixo do que para cima mas neste caso é uma diferença de uma décima.
No meu carro, apesar dos 20 burros a menos, a média global anda sempre em torno dos 6 l/100 e já consegui num misto de AE e EN média de 5.3 e logo a seguir em ciclo urbano trepou logo para valores superiores a 7.

Em cidade são muito poucos os km não chegam aos 2km entre casa e trabalho sem haver quase nenhuma situação de  pára arranca e neste caso o facto do motor não aquecer pode estar a dar-me valores altos, o percurso que faço em cidade tambem não permite que se atinja velocidades muito elevadas (40kmh máximo) as RPM raramente passam das 1500

Abaixo das 1500 RPM podes esquecer. O binário deste motor é fraco nesse regime e então se andares abaixo das 1500 ainda pior. Tenta fazer a coisa num regime intermédio entre as 1500 e as 2000 RPM. Se quando passas de caixa para uma mudança acima o ponteiro do conta RPM cair para este intervalo tudo bem. Se cair para valores inferiores a 1500 RPM, esquece os consumos. Nisto o indicador de mudança da caixa pode dar uma ajuda.

P.S. Coloquei acima os consumos da minha sucata (Mégane ST dCi 90 cv) que neste caso são meramente indicativos, e pelo que sei esta versão de 90 cv gasta um pouco menos que a de 110 cv)
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 17:13 pm por Rui_N »
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline predas

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #13 em: 28 de Janeiro de 2011, 11:09 am »
A minha, rodando nos 150-160, em AE, manda-se para os 8-8,2...

Ontem e hoje liguei o eco mode, que é como quem diz, ando sempre a olhar para o CB...estou nos 6.5 em cidade...