Autor Tópico: Falha no fornececimento de peças dentro do período médio de vida do bem móvel  (Lida 15302 vezes)

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Agualva-Cacém
Estou com  dois problemas:
Um resume-se ao facto de a Renault não conseguir peça sobressalente para a minha viatura. Trata-se da Bomba de Vácuo de um Renault Grand Espace 3.0 D.C.I. de abril de 2004. Inicialmente forneceram a peça "indicada para aquela viatura com base na matrícula", mas afinal é diferente da que está lá montada.
A peça foi requerida a 2 de Dezembro, a peça enganada veio da França a 22 de Dezembro de 2010. A 14 de Janeiro de 2011 ainda não me conseguiam dizer quando será entregue a peça para reposição ou se ela existe.
O outro problema é que o vendedor da viatura em 2.ª mão (Stand) está renitente em concordar que tenho direito à resolução do contrato de compra e venda por "o prazo mínimo razoável para reparação” do veículo previsto no  n.º 2 do art.º 4, do DL 67/2003 de 8 de Abril com as alterações introduzidas pelo DL 84/2008 de 21 de Maio, não estar a ser cumprido, apesar de lhe ter fazer ver que pelo facto de não cumprimento, poderia ser alvo de coima por parte da entidade fiscalizadora.

A questão é: Que responsabilidades tem a Renault neste caso e quais as consequências por não fornecer em tempo a peça de forma a que o tal "tempo razoável" seja cumprido?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Falha no fornececimento de peças dentro do período médio de vida do bem móvel
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2011, 02:08 am »
boa noite

não tenho qualquer formação juridica , mas irei dar «apenas» a minha opinião do que leio :

-  julgo que terá ( se ainda não foi feito ) dar conhecimento ao stand que vendeu a viatura e ficar com um comprovativo , para existirem datas ( e mail com relatorio de entrega e leitura , carta registada , papel carimbado e assinado ) Apos comprovativo dessas datas e «se não estou em erro » o prazo legal para reparação são 30 dias .

- quanto a renault ou qalquer outro fabricante , daquilo que sei , é obrigada a fornecer peças de substituição durante 5 anos de fim do modelo em questão , sendo um modelo em uso ainda , não se aplica . Aqui , julgo que a lei , não prevê penalizações para rutura de stock ( e do que leio , apanhamos pelo meio datas de natal , fim de ano e estradas intransitáveis com neve e aeroportos que foi o caso de dezembro )

- ao que sei e por norma , qualquer peça que haja em portugal , tem entrega maxima de 2 dias , se houver em stock em frança poderá a entregar demorar ATÉ 3 semanas ( normalmente é uma semana excepto chaves )

agora pergunto :
quem encomendou a peça em questão , o stand ou o proprietario da viatura ?
pergunto tambem , essa bomba de vacuo refere exactamente ao que ? a viatura não circula neste momento ?

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
Re: Falha no fornececimento de peças dentro do período médio de vida do bem móvel
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2011, 12:56 pm »
A viatura está na oficina que o stand indicou já desde o dia 5 de Novembro.
A bomba de vácuo rpovoca deficiência na ignição e, neste caso concreto, o veículo não consegue desenvolver uma velocidade superior a 110 km/hora.
Em relação ao fornecimento da peça. Ela foi fornecida, mas não é a peça indicada, é diferente da que habitualmente está montada neste tipo de veículo. Depois disso a Renault não dá sequer prazos de entrega da peça, sendo que, segundo me dizem, estão a estudar o motor e a própria peça para descobrir porque erraram. A dita bomba tem um autocolante que com o tempo e com o calor do motor perdeu parte da referência.
A questão é que eu é que estou sem usufruir da viatura e nem sequer sei quando a poderei voltar a fazer.
Legalmente quem está em falta é o Stand que me vendeu a viatura, mas a Renault, que é quem pôs o bem a circular, é solidariamente responsável pelo facto de os prazos razoáveis de reparação não estarem a ser cumpridos.
A minha opinião é que o Stand responde perante mim e por sua vez deve pedir responsabilidades à Renault.
Só que é como sempre, "quem se lixa é o mexilão".
Fico a aguardar até final da próxima semana e depois:
1 - Denuncio o Stand à ASAE;
2 - Peço o livro de reclamações no concessionário da Reanult que encomendou a peça e envio a cópia da reclamação à ASAE.
Depois da resposta da ASAE à minha reclamação vou ao Cívil e interponho acção contra um e outro.

A paciência esgota-se. Passei o Natal e o ano Novo sem carro e já estou a ver que vou passar o Carnaval e a Páscoa sem carro também. E ele sempre a desvalorizar no tempo.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2011, 14:16 pm »
falha me aqui uma resposta que é para mim , deveras importante ....
quem encomendou a peça ? e isto para chegar a outra pergunta .... De certeza que a peça foi encomendada ? não é treta do stand ? é que acho estranho essa demora ....

E depois , ir reclamar a renault não estou a ver grandes frutos nisso , o mais certo é dizerem ( digo eu ) que não tinham lá o carro em questão para ver a peça , a peça de origem não era aquela , a peça foi mal pedida , entre outros .....

Acho que quem tem de ser apertado é o stand e não a renault , pelo menos eu vejo assim

( atenção , quero deixar bem claro que não estou a defender ninguem , nem a oficina nem a renault , mas por vezes em minha opinião pessoal , as coisas não são assim tão lineares )

e continuo a dizer , há qualquer coisa aqui pelo meio que me está a falhar .... Tens a referencia da peça ? Alem do mais , a renault não necessita da referencia da peça para encomenda la , atraves do dialogys e da matricula da viatura é mostrado todas as peças com que a viatura saiu da linha de montagem , bem como as referencias , portanto essa do autocolante cheira me a cantiga , bem como cheira a cantiga que a renault está a investigar o motor e a propria peça para descobrir onde erraram ( lololol ) .

quase que me atrevo a dizer , essa peça custa um dinheirão e andas a ser enrolado com cantigas até o stand conseguir adquirir uma usada a bom preço ( acontece muito mais vezes do que a marca falhar uma peça )

de qualquer maneira , se arranjares a referencia da peça eu digo te se há ou não para entrega .
se não tiveres a referencia da peça , das me a matricula da viatura ( ou numero de chassis se for importada ) explicas me melhor que peça é essa que não estou a ver ou onde ela está montada e vou ver o que consigo

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2011, 23:32 pm »
Isso da renault não é treta nenhuma. Eu próprio confirmei junto do concessionário (Renault Chelas) que a peça foi pedida para o meu carro em 02/12/2010 e que a peça veio para entrega em 22/12/2010, que eles compararam a peça nova com a antiga e que não era igual. Confirmaram-me também que depois da oficina lhes ter dito que a peça não era igual, compararam a peça que estava montada no meu carro e esta era identica à mesma peça qe estava montada num carro identico ao meu que eles tinham na oficina.
Eu próprio liguei para o CONTACTO DIRECTO PLATAFORMA CLIENTE - 808 20 2001 onde por mais de uma vez me disseram que, depois do meu primeiro contacto (07/01/2011), estava aberto um processo de averiguação e que o mesmo estava na fase de análise.
Por sua vez na Renault Chelas foi-me dito que a Renault Portugal pediu para um funcionário do concessionário mandar uma fotografia do motor e da peça para a fábrica da Renault em França.
O que se pode concluir é que realmente a Renault não sabe que peça montou naquele carro - VF1JK0JDB31434133.
ALIMENTAÇÃO / BOMBA DE TRAVÃO MECÂNICA - 1325/M/13/2010
A não ser que se passe qualquer outra coisa que nem o Stand, nem a oficina, nem o concessionário, nem a Renault me estão a contar, é isto que se passa.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2011, 01:13 am »
consegues a referencia da peça ?

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2011, 10:20 am »
Isso nem a Renault consegue!.......
Senão já tinham fornecido a peça.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2011, 10:31 am »
Peço desculpa Caseiro mas tb acho isso bastante estranho.

Deve haver aí um pormenor que escapou.

Quem identificou a peça que dizes que chegou a 22/12/2011? Será que não cometeu um erro daqueles? é que estamos a falar de um componente algo carote .... e  agora o concessionário provavelmente terá que ficar com um mono na estante.

Será que não teve lugar nenhuma substituição realizada pelo fabricante ?

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2011, 10:38 am »
Tambem acho estranho não ter sido a peça correcta para o veiculo em questão, ainda mais usando o numero de chassis como dizes. Mesmo que tenha havido substituição de referencia por parte da Renault, qual e a dificuldade (e eu passei varias vezes por isso quando trabalhava na metalomecanica a reparar maquinas CNC) de mandarem todas as peças iguais e montar a correcta devolvendo as não usadas. Passei por isso varias vezes, em que a referencia nao batia certo com a maquina, mandavam-me 3 ou 4 componentes iguais mas com part no. diferentes em que a funçao era exactamente a mesma so mudava algumas alterações normais ao desenvolvimento e correcção de defeitos, e eu simplesmente comparava com que la estava e devolvia as anteriores.

Acho que isso para a Renault não será algo dificil.

Offline caseiro

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 17 de Janeiro de 2011, 13:28 pm »
Eu só sei o que me disseram.
Mas também sei que o motor é enorme (3.0 V6) e o compartimento pequeno. Basta a nova peça ser um pouco maior que a anterior, ainda que cumpra a s suas funções, para já não servir.
A não ser que a estória seja outra !!!!!!!!!

Ainda hoje vou à Renault Chelas saber mais notícias.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #10 em: 17 de Janeiro de 2011, 13:52 pm »
Mas também sei que o motor é enorme (3.0 V6) e o compartimento pequeno. Basta a nova peça ser um pouco maior que a anterior, ainda que cumpra a s suas funções, para já não servir.

Eh Caseiro desculpa -lá mas não percebi a historia do motor grande e o compartimento pequeno.

A peça de substituição tem que ser a indicada .( ponto final)

Continuo a insistir que têm que haver um episódio da novela que não tivemos oportunidade de acompanhar.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 17 de Janeiro de 2011, 13:59 pm »
estive a ver pelos desenhos e não consigo perceber qual a peça em questão , mas pela matricula e chassis , tenho tudo identificado que saiu de fabrica , se souberes o nome correcto da peça , posso procurar a referencia , ou então a tal referencia trocada . é o melhor que posso fazer para ajudar .

ps - o historico dessa carrinha parece uma enciclopedia , já levou tudo e mais alguma coisa

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 17 de Janeiro de 2011, 14:02 pm »

Eh Caseiro desculpa -lá mas não percebi a historia do motor grande e o compartimento pequeno.

Continuo a insistir que têm que haver um episódio da novela que não tivemos oportunidade de acompanhar.

concordo contigo caçoila , está aqui algo que não bate nada certo , ainda para mais , vendo o historico , acho que poucos são os parafusos nessa viatura que ainda não foram mexidos .
e já deu uns toques valentes ;)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #13 em: 17 de Janeiro de 2011, 14:06 pm »

E mesmo que tenha havido alterações na peça em questão, seja para melhoramentos no funcionamento e/ou correcção de problemas o mesmo não leva a que o seu formato e espaço ocupado altere assim tanto que não sirva entre o motor grande e o cofre de motor pequeno. Sou mais 1 que digo que qualquer coisa está a cheirar mal e falta partes da historia.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2011, 14:09 pm »
nas peças que pesquisei , algumas tiveram substituição ( normal ) mas mesmo com referncia diferente , são sempre encaixe e colocação directa . quando não o são , é vendido um kit para aplicação e neste caso , das referencias que andei a espreitar , nada disso se passa ...
bloco hidraulico , bomba central , etc , tudo normal