Autor Tópico: "Politica nacional"  (Lida 102366 vezes)

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: "Politica nacional"
« Responder #165 em: 10 de Julho de 2012, 18:30 pm »
É verdade, é o Iva para a cultura e o desporto. Por acaso ainda hoje ouvia uma noticia no Jornal da Tarde sobre uns portugueses que criaram um software para leitura de livros electronicos, tipo o kindle da Amazon, mas com mais algumas funcionalidades. E por acaso no final da noticia referiram que agora só faltava que a compra de "livros" neste formato tivesse a mesma taxa de IVA que os livros em papel. Na compra de livros em formato digital o IVA é 23%, nos livros em papel é de 6%. Seria se calhar um incentivo à compra de livros, ainda que electronicos, levando muita gente a ler nesta era da tecnologia, e ao mesmo tempo, uma forma de poupar algumas arvores.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #166 em: 19 de Julho de 2012, 09:54 am »
Grande medida do governo!

É preciso recolher facturas no valor de 26.740 euros para beneficiar do desconto máximo de 250 euros no IRS. Facturas têm de ser conservadas durante quatro anos. in Jornal de Negócios

Excelente medida do governo. Façamos as contas, numa reparação automóvel no valor de 100 euros, pagamos 23 euros de IVA, como 5% de 23 euros são 1,15 euros, mal posso esperar para pedir factura. Aliás, estou desejoso que chegue 2013 para poder gastar 26.740 euros em restaurantes, hoteis, cabeleireiros e reparações do carro. Fiz outra conta, dividindo este montante pelos 365 dias do ano, posso gastar 73 euros por dia. Se fosse no tempo do Sócrates ia já pedir um crédito ao consumo.

Agora é que vai acabar a economia paralela em Portugal. Todos vamos ser inspectores das finanças! BRILHANTE. Uma medida a pensar nos mais pobres e na classe média, esses gastadores! MUITO BEM! Assim vamos lá!
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #167 em: 19 de Julho de 2012, 10:07 am »
por acaso até concordo com a medida, quanto mais não seja é um começo de algo e não a vejo tão descabida assim , pois o valor é por agregado familiar e é tambem para pessoas coletivas

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #168 em: 19 de Julho de 2012, 10:11 am »
Eu acho descabida é pelo montante envolvido, apenas é só isso. Não é o acto de pedir factura de um serviço que está em causa. Falando por mim, os 26.740€ para obter um abatimento de 250 no IRS, é um valor perfeitamente sem sentido.

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
« Responder #169 em: 19 de Julho de 2012, 10:12 am »
Mas ser referente ao agregado familiar é um pau de dois bicos. Pois o valor gasto que é contado é o da família toda, mas o que podes deduzir até ao máximo de 250€ também é apenas por família. Tem prós e contras. Pode ser o começo de algo, é verdade. Mas não deixo de concordar com o Rui que a medida é a gozar com os mais pobres.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #170 em: 19 de Julho de 2012, 10:14 am »
Eu acho descabida é pelo montante envolvido, apenas é só isso. Não é o acto de pedir factura de um serviço que está em causa. Falando por mim, os 26.740€ para obter um abatimento de 250 no IRS, é um valor perfeitamente sem sentido.

guarda a fatura dos bilhetes do justino

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #171 em: 19 de Julho de 2012, 10:15 am »
Acho que para espectáculos musicais, a coisa não dá.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #172 em: 19 de Julho de 2012, 12:03 pm »
Não dá por ser iva reduzido creio ;) pelo sim pelo nao conserva e informa-te :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #173 em: 19 de Julho de 2012, 13:22 pm »
eu concordo com a medida, em relação aos valores não comento porque nem vale a pena, pois todas as medidas boas pecam sempre pelos valore, muitas vezes descabidos da realidade ou sem sentido algum. É verdade que é um começo, mas eu ia mais longe, como todas as empresas vão ser obrigadas a ter software licenciado e em comunicação com as finanças, a criação da factura digital/virtual, se a maioria dos cidadãos já tem o cartão único (CU) ou cartão do cidadão (CC) ou como o queiram chamar, e utilizando o cartão automaticamente o valor das transacções, ficasse registado nas finanças, não sendo necessário a factura em papel, e quando apresentasse o IRS, esses valores já vinham pré-preenchidos. Quanto as despesas , seriam todas, desde o papel higiénico comprado no supermercado, passando pela bica na pastelaria, transportes públicos, todos os eventos culturais incluindo o concerto do " justino " e etc e tal.
Assim seria uma medida mais justa para todos, mas escalonada, consoante o escalão de irs, ou seja, para se obter os 250€ de desconto, os de escalão superior, teriam que recolher mais valor de facturas que os de escalão inferior.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #174 em: 19 de Julho de 2012, 13:31 pm »
A coisa vista de outra maneira, tens um problema no carro que obriga a reparação. No final apresentam-te um valor de 1000€ sem IVA, pedes factura passa a 1230€. O que é que é mais compensador? Pagar a factura com o IVA e no próximo ano abates pouco mais de 10€ ou preferes poupar logo à cabeça 230€?
Por isso é que acho que isto não vai dar em nada.
A fuga ao fisco vai continuar e não é com uma medida como esta que se incentiva o pessoal a pedir sempre factura.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #175 em: 19 de Julho de 2012, 13:39 pm »
O problema e que ao estado não interessa dar o desconto, interessa e que todos tenham a pagar. Este ano por exemplo, mais de 50% não pagou ao estado em termos de IRS, citando uma noticia do jornal i (tudo bem estamos a falar de desconto em IVA).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #176 em: 19 de Julho de 2012, 16:43 pm »
por isso é que não falei em valores, por exemplo faz de conta, eu tenho um rendimento anual de 8 mil euros, se eu apresentar despesas de 7mil euros (tudo incluído, saúde, consumo, etc) para ter direito aos 250 de desconto em sede de irs, e quem tiver um rendimento de 80 mil euros anuais, para ter acesso aos 250 de desconto teria que apresentar despesas de 70 mil euros, isso sim seria uma medida justa para todos, quanto a fuga ao fisco haverá sempre, a única forma de acabar com isso era a penalização  de quem não apresentasse despesa equivalente ao rendimento incluindo as poupanças é claro.
Mas se algum ministro implementar uma medida deste género, o mais certo era depois termos outro caso camarate...
Pois rui tens toda a razão, quem é  a pessoa que podendo pagar menos, vai pagar mais?? mas será justo??
Hoje e dia, poucos são os sítios que não te cobrem o iva quer peças ou não factura.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #177 em: 19 de Julho de 2012, 16:49 pm »
Mas o exemplo que dei é apenas e só isso, um exemplo.
Os gajos acenam com estas medidas, para o zé povinho pensar que "ah e tal, começo a pedir facturas para ter "desconto" no IRS". Mas o que muita gente não sabe é que esta medida, ainda por cima vai servir apenas para o IRS de 2013, o qual será calculado em 2014, e continuo na minha achando que isto não vai dar em nada.
A montanha continua a parir ratinhos.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #178 em: 19 de Julho de 2012, 16:58 pm »
sim, é verdade , vi no correio da manha, eles a frisarem que é preciso gastar mais por ano, do que aquilo que as pessoas recebem para ter o desconto de uns miseros 250€, esta é mais uma medida daquelas para a troica ver, mais nada, e só vai fazer com que os preços subam, porque vai deixar de haver alguma economia paralela.
um exemplo, a cabeleireira que só facturava pouco mais que o suficiente para pagar as despesas, vai ter que aumentar o preço do corte de cabelo, para compensar a despesa que vai ter que ter em passar mais facturas .... :assobio:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #179 em: 21 de Julho de 2012, 19:02 pm »
Citação de: Radio Renascença - link=http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=70873
Não pedir factura pode dar multa até 2.000 euros

DECO considera que esta punição remete para os tempos da ditadura. "Faz-nos lembrar o que acontecia antes do 25 de Abril, em que havia uns indivíduos que eram os fiscais dos isqueiros."

Os consumidores que não peçam facturas podem ser multados entre 75 e 2.000 euros. O alerta é dado pela DECO, que considera que se trata de uma medida de repressão.

O vice-presidente da DECO, Jorge Morgado, fala num trabalho que não compete ao consumidor: "A DECO sempre disse aos consumidores que deviam solicitar recibo, porque desta forma podem exigir os seus direitos. Mas daí a obrigarem os consumidores a serem fiscais e de poder haver a possibilidade de, conforme diz a lei, haver uma coima entre 75 e 2.000 euros por não pedir facturas, é um passo gigante".

Jorge Morgado considera que esta punição faz lembrar os tempos da ditadura: "Faz-nos lembrar o que acontecia antes do 25 de Abril, em que havia uns indivíduos que eram os fiscais dos isqueiros, que andavam pelos cinemas e pelos cafés a verificar se as pessoas acendiam o cigarro com isqueiro, para depois cá fora, na rua, verificarem se tinham licença de isqueiro".

A emissão de factura passa a ser obrigatória a partir de 2013. A medida foi aprovada quarta-feira em conselho de ministros.

« Última modificação: 21 de Julho de 2012, 19:03 pm por sls »