Autor Tópico: ( como economizar combustivel ) Experiencia 1.5 dci 85 cv  (Lida 50147 vezes)

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #15 em: 23 de Janeiro de 2011, 14:39 pm »
Falta saber é se a longo prazo não irá afectar mais alguns componentes sem ser filtros.

Oh patrão aqui do sitio, admiro a tua coragem  :happy:


E quanto tempo é que estás a pensar andar assim, depois vais só ver filtros ou vais dar uma vista de olhas mais complecta pelo sistema complecto?




depois da viagem grande que vou fazer , pretendo dar uma vista de olhos ao filtro de gasoleo . Se não estiver com bom aspecto , vou ver o resto do circuito , injectores e medir retornos e afins . Se tiver tudo bem , na muda de oleo de motor , logo vejo com o que me deparo . Portanto , neste momento , não vou pensar nem tirar conclusões precipitadas .

Oleo Fula?

o fula é mais caro que o gasoleo na bomba . Encontrei um oleo vegetal por 0,90€ litro

Offline salazar

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #16 em: 23 de Janeiro de 2011, 15:08 pm »
Vou acompanhar este tópico.

Apenas te alertava para a questão da legalidade disso.
Não é para não fazeres. É por mostrares. Ainda para mais numa parte do fórum aberta para a rua.

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2011, 15:17 pm »
sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)

Offline salazar

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #18 em: 23 de Janeiro de 2011, 15:22 pm »
sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)

Podes usar o que quiseres como combustível. Mas, de acordo com a lei, tens de pagar ISPP sobre o combustível.

Offline Lipe

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #19 em: 23 de Janeiro de 2011, 15:43 pm »
Ainda te acontece o mesmo que um gajo com uma fiat strada já não me lembro onde.

Foi descoberto e cobraram-lhe o imposto de todos os litros de oleo usado na carrinha...

Foi um caso que passou na tv e tudo

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #20 em: 23 de Janeiro de 2011, 18:11 pm »
sinceramente , tenho as minhas duvidas e não fique esclarecido quanto a isso ( legalidade )
do que li , parece me ( ressalvo parece me ) que a questão ilegal prende se com a reciclagem de oleo usado .
Mas vou investigar mais o facto e se for ilegal , o topico será prontamente apagado ;)

Podes usar o que quiseres como combustível. Mas, de acordo com a lei, tens de pagar ISPP sobre o combustível.


exacto , mas a minha duvida prende se com uma coisa que não sei até que ponto é ou não legal , de qualquer forma , já pedi esclarecimento sobre isso .

ou seja , a questão legal passava pela refinação e reutilização do oleo usado
e tambem , pela ausencia de imposto que nao era devida ao estado pelo uso de oleo como combustivel .

mas dado que o bio diesel neste momento já não tem qualquer desconto neste momento ( e isso era participado pelo estado ) e o combustivel que coloquei ( diesel ) foi comprado com os impostos devidos e o oleo idem ( guardei o talão 0,99€ / litro ) «julgo» ter todos os impostos liquidados . De qualquer forma , enviei uns mails a pedir esclarecimentos , aguardo resposta 

Offline urui

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #21 em: 23 de Janeiro de 2011, 20:42 pm »
O meu visinho andou cerca de um ano com um corsa B, onde metia 10€ de gasoleo e o restante de oleo de fritar, acho que nunca teve problemas, entretanto também trocou por um clio 3, o unico problema que tinha era sair do continente com um carrinho cheio de oleo.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #22 em: 23 de Janeiro de 2011, 20:49 pm »
as bombas antigas suportem bem e sem qualquer tipo de problemas . já os common rail não é bem assim , aliado ao facto de os injectores dos dci serem muito sensiveis .

by the way , 100 kms feitos keep counting

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #23 em: 24 de Janeiro de 2011, 10:38 am »
actualização :

hoje tive um bocado de receio , 3 graus , o oleo não flui tão facilmente como o gasoleo a frio . Ainda para mais estava atrasado , não deu tempo para deixar aquecer o motor um bocado nem para andar devagar . Afinal , ao que parece , o meu receio foi completamente infundado , pois não tive qualquer problema , falha de potencia ou engasganso . Saliento tambem que evitei passar as 2500rpms .

a continuar ......


Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #24 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:43 am »
update , 160 kms and counting

consumo , 5,9 lt ( baixou 0,1 lt )

Offline Black Phoenix

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #25 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:45 am »
E cheiro a batatas fritas/rissois a sair do escape quando em relanti!

Offline Lipe

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #26 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:45 am »
no sábado não notei...

Offline Black Phoenix

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #27 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:47 am »
no sábado não notei...

Ainda estava a aquecer o oleo para começar a fritar... :laugh:

Offline Artur

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #28 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:48 am »
E cheiro a batatas fritas/rissois a sair do escape quando em relanti!

muito mas muito pouco . notou se hoje por causa do frio o tipico cheiro a oleo de fritar , que nada tem a ver com os relatos exagerados que se leem por ai . Qaulquer pessoa que estivesse ao lado do carro e não soubesse , aposto que não notava .

saliento que está com cerca de 20% de oleo vegetal

Offline Black Phoenix

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Re: Experiencia 1.5 dci 85 cv
« Responder #29 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:52 am »
Olha, atenção ao que apanhei no site onde aparece as imagens do motor lubrificado a massa consistente:

Citar
ALERTA: ÓLEO VEGETAL PURO NÃO É BIODIESEL !


A utilização de óleo vegetal, seja de soja, girassol ou qualquer outro, diretamente em motores do ciclo diesel, causa problemas que a maioria das pessoas desconhece. Isso porque biodiesel e óleo vegetal são dois produtos totalmente diferentes: o biodiesel é um óleo vegetal modificado por meio de uma reação química com álcool, e o óleo bruto sem tratamento adequado, ao ser usado, não é totalmente queimado e formam-se resíduos nos bicos injetores e em outras partes do sistema. O motor funciona, mas pode apresentar problemas ao longo do período de uso, e seu desempenho pode ficar prejudicado.

Recebemos consultas de todo o Brasil sobre o uso de óleos vegetais em motores, e não sobre biodiesel”, afirma o gerente da Divisão de Biocombustíveis do Tecpar, Bill Jorge Costa. De acordo com o químico, muitos agricultores estão utilizando óleo vegetal em máquinas agrícolas e veículos utilitários, seja puro ou misturado com diesel comum, em alguns casos com a adição de álcool ou querosene. “É uma prática comum em vários estados por ser mais econômica, pois se torna mais barato para o produtor o óleo obtido em sua propriedade do que a compra de diesel nos postos. Entretanto a exigência de uma manutenção freqüente torna a prática mais onerosa”, completa Costa.

Para confirmar, o engenheiro cita um experimento tratando exatamente da aplicação de óleo vegetal em tratores, realizado na Alemanha, entre 2000 e 2005. Técnicos da Universidade de Rostok monitoraram 107 tratores fabricados em série e convertidos para uso de óleo de canola e realizaram testes com eles. Mesmo convertidos, 41% dos tratores (44 tratores) apresentaram avarias graves, com altos custos de manutenção. Atualmente, 29 tratores desse grupo continuam sendo movidos a óleo de canola, após a conclusão do projeto 15 unidades foram reconvertidas para uso de diesel convencional. Os demais 63 apresentaram pequenos problemas. A conclusão à qual os pesquisadores chegaram foi de que, nesse experimento, não foi possível obter um funcionamento dos motores sem avarias, independente de marcas e modelos.

Centro de Biocombustíveis A Divisão de Biocombustíveis do Tecpar presta serviços voltados ao controle da qualidade de biocombustíveis, combustíveis e lubrificantes derivados do petróleo, de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo - ANP.

Buscando constantemente aprimorar seus conhecimentos, a equipe da unidade, com experiência e a tradição de mais de 20 anos de trabalhos realizados na área de biocombustíveis, pesquisa, desenvolve, analisa e testa combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como os derivados de ésteres de óleos vegetais (biodiesel), e monitora o uso do MAD8, uma combinação de diesel, álcool e derivado do éster de óleo de soja, na frota cativa de transporte coletivo de Curitiba.

Além disso, encontram-se em desenvolvimento experimentos de uso e produção de hidrogênio a partir da biomassa de resíduos vegetais, etanol e água.