uma folha A4 não pesa nada lol o meu anda junto com os documentos do carro, já fui parado varias vezes, e nunca me pediram tal documento. Se calhar não pedem por uma razão (atenção é só uma suposição) como quem emite este documento são as finanças e se não for pago a tempo horas, ou não for pago, mais cedo ou mais tarde as finanças vão buscar esse dinheiro, fica nas despesas fiscais do contribuinte e depois é subtraÃdo ao irs , ou é penhorado ou coisa do género. Por isso é que os não se preocupam com ele, julgo eu.
Exmo(a) Senhor(a)##################### NIF:######### A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) pretende prestar um serviço de Qualidade aos contribuintes, apoiando-os no cumprimento das suas obrigações fiscais.Ao abrigo do artigo 59.º, n.º3, alÃnea n) da Lei Geral Tributária (LGT), informa-se que se verificou que da base de dados de veÃculos da AT consta que é/foi proprietário, em 2008, do(s) seguinte(s) veÃculo(s) sujeito(s) a Imposto Único de Circulação (IUC) cujo imposto se encontra por liquidar:??-??-??.A AT irá, muito em breve, liquidar oficiosamente o IUC que se mostre devido e instaurar os processos de contra-ordenação, para aplicação de coima nos termos do artigo 114.º do RGIT.Caso pretenda regularizar a situação, poderá fazê-lo em qualquer Serviço de Finanças, podendo ainda beneficiar de redução de coima se o pagamento do imposto for feito voluntariamente antes do levantamento do auto de notÃcia.Caso entenda não ser devedor do imposto poderá também fazer prova da situação junto de qualquer Serviço de Finanças para evitar alertas e notificações futuras. Informamos que as alterações de titularidade produzem efeitos em sede de IUC a partir da data do registo na Conservatória de Registo Automóvel (para mais informações, pode consultar o Instituto de Registos e Notariados em www.irn.mj.pt).As situações relacionadas com o abate de veÃculos e cancelamento de matrÃculas devem ser tratadas junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, produzindo efeitos a partir da data que for indicada por esta entidade (para mais informações pode aceder a www.imtt.pt).Caso já tenha procedido ao pagamento do IUC, solicitamos que considere este e-mail sem efeito.Para esclarecer qualquer dúvida pode contactar o Centro de Atendimento Telefónico através do número 707 206 707.Por favor não responda para esta caixa postal destinada exclusivamente ao envio de mensagens informativas.Com os melhores cumprimentos,O Chefe de Finanças
E neste caso a multa das finanças será assumida pelo novo proprietario, que alem do valor do IUC, acresce €15 de multa por cada ano não pago!