Autor Tópico: Como são calculados os consumos pelos construtores.  (Lida 13724 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Como são calculados os consumos pelos construtores.
« em: 28 de Janeiro de 2011, 11:15 am »
Como de vez em quando esta é uma questão que volta à baila, deixo aqui as normas para obtenção dos valores de consumo em ciclo urbano e extra urbano:

De nome de código ECE, o ciclo urbano é o seguinte:
- 1,013 km feitos a uma velocidade média de 18,7 km/h, repetido 4 vezes.

De nome de código EUDC, o ciclo extra-urbano é o seguinte:
- 6,955 km feitos a uma velocidade média de 62,6 km/h, realizado uma única vez e com uma pequena ida aos 120 km/h.

No total, e para homologação de consumos e emissões de CO2, o carro apenas percorre 11,007 km.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #1 em: 28 de Janeiro de 2011, 11:50 am »
Está tudo dito...
É o que eu costumo dizer acrescenta-se sempre pelo menos mais 2 litros à média anunciada para saber mais ou menos a média real que se poderá ter. :rolleyes:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #2 em: 28 de Janeiro de 2011, 12:47 pm »
Não será só isso. Será tb o ambiente controlado em que esses km's são feitos. Ponho até em causa destes serem sequer feitos na rua. Aponto mais para serem feitos em rolamentos. Mas isto sou eu que sou desconfiado por natureza  :angel:
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

MRC

  • Visitante
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #3 em: 28 de Janeiro de 2011, 19:26 pm »
Está tudo dito...
É o que eu costumo dizer acrescenta-se sempre pelo menos mais 2 litros à média anunciada para saber mais ou menos a média real que se poderá ter. :rolleyes:

Nahhh... Isso é para pé direito pesado... Eu faço maioritariamente médias mistas abaixo ou iguais à anunciada. É mesmo muito raro passar dos 5.9 anunciados para o meu Clio em misto, salvo quando lhe estico as pernas. :P No C4 idem.

O 11 é de outros tempos... As médias anunciadas não eram por ciclo misto/urbano/extra-urbano, mas sim a velocidade estabilizada de 90km/h e de 120km/h (na última relação da caixa) e em ciclo urbano.

Offline haloweenj

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 208
  • Garagem : Megane R.S. 225
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #4 em: 28 de Janeiro de 2011, 20:33 pm »
6,955 km feitos a uma velocidade média de 62,6 km/h

A 62.6 Km/h? Ah bom... Isso explica muita coisa...

É o que eu costumo dizer acrescenta-se sempre pelo menos mais 2 litros à média anunciada

Exacto. Em todos os renaults que tive essa fórmula aplica-se... E nem me considero como tendo o pé pesado...

Offline raliman

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 6
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #5 em: 31 de Janeiro de 2011, 22:08 pm »
Não me lembro de ver um construtor a anunciar consumos acima daqueles que se conseguem fazer.
No entanto, farto-me de ver automobilistas a dizer que fazem consumos maravilha.
Talvez não fosse má ideia esquecer o que o CB diz, uma vez que ele é muito mentiroso.
Talvez fosse melhor atestar até cima, fazer os km em causa e voltar a atestar até cima.

Os valores homologados são totalmente irrealistas e impossíveis de fazer em condições normais.

Mas isso até era suportável, quando só influenciavam o consumo.
Mas agora influenciam a taxação, o que se torna totalmente injusto.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #6 em: 01 de Fevereiro de 2011, 01:58 am »
Não me lembro de ver um construtor a anunciar consumos acima daqueles que se conseguem fazer.
No entanto, farto-me de ver automobilistas a dizer que fazem consumos maravilha.
Talvez não fosse má ideia esquecer o que o CB diz, uma vez que ele é muito mentiroso.
Talvez fosse melhor atestar até cima, fazer os km em causa e voltar a atestar até cima.

Os valores homologados são totalmente irrealistas e impossíveis de fazer em condições normais.

Mas isso até era suportável, quando só influenciavam o consumo.
Mas agora influenciam a taxação, o que se torna totalmente injusto.

Por vezes vejo tambem aí consumos miraculosos, baixissimos e eu nem com pés de lã os consigo fazer... Mas sim, tens razão, fazer uma proporção face aos litros colocados e km's percorridos... Só assim se obtem o mais aproximado da realidade...  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

MRC

  • Visitante
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #7 em: 01 de Fevereiro de 2011, 02:08 am »
Dizer que o C.B. é mentiroso não basta, pois é sabido que cada caso é um caso. Um exemplo...

O C.B. do C4 1.6HDI 110cv com caixa de 5 velocidades curta (2004-2006) o C.B. tem (em média) um erro de cerca de 0.2 l/100kms por defeito... O mesmo carro, mas com caixa pilotada de 6 velocidades tem o mesmo erro, mas por excesso.

O meu Clio nunca registei (das poucas vezes que me deu para fazer médias à unha) erros de C.B. superiores a 0.3, pelo que não é por tamanho erro que passarei por mentiroso, preciosismos à parte.

Nem todos andam a esgalhar ou em modo rali, para não fazer consumos abaixo dos anunciados. Há quem lhe custe muito ver o ponteiro da gasosa a descer, olhar para os litros que entram no depósito vs €€ a sair da carteira e o ambiente a sair prejudicado, quando pode minimizar ao máximo estas consequências negativas.

E ainda bem que os valores homologados são "irrealistas", pois se o imposto por emissões já é alto com estes valores, imagine-se com valores realistas!

Offline raliman

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 6
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #8 em: 02 de Fevereiro de 2011, 02:11 am »
Pois, mas para cada caso com diferenças de décimas, eu arranjo-te 10, bem documentados, de diferenças acima de 1l.

Sobre o andamento, suponho que toda a gente que ande depressa, também saiba andar devagar.

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #9 em: 02 de Fevereiro de 2011, 14:33 pm »
...
Sobre o andamento, suponho que toda a gente que ande depressa, também saiba andar devagar.

Nem sempre. Mas acredito que pensem que sim.  :assobio:

... Há quem lhe custe muito ver o ponteiro da gasosa a descer, olhar para os litros que entram no depósito vs €€ a sair da carteira e o ambiente a sair prejudicado, quando pode minimizar ao máximo estas consequências negativas.

Custa e muito. O CB do megane esta sempre no instantâneo mas tb já conclui que andar devagar não é suficiente. Há que saber andar devagar quando muitas vezes andar devagar em mudanças altas gasta mais que andar um pouco mais ou andar com mudanças mais baixas (com mais força).
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

MRC

  • Visitante
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #10 em: 02 de Fevereiro de 2011, 23:14 pm »
Custa e muito. O CB do megane esta sempre no instantâneo mas tb já conclui que andar devagar não é suficiente. Há que saber andar devagar quando muitas vezes andar devagar em mudanças altas gasta mais que andar um pouco mais ou andar com mudanças mais baixas (com mais força).

Ora aí está... Mas há muita gente que não sabe disso, prefere esforçar o motor a baixas rotações com o acelerador lá no fundo pensando que está a fazer bem.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Como são calculados os consumos pelos construtores.
« Responder #11 em: 02 de Fevereiro de 2011, 23:15 pm »
Ora aí está... Mas há muita gente que não sabe disso, prefere esforçar o motor a baixas rotações com o acelerador lá no fundo pensando que está a fazer bem.

A fazer bem aos bolsos dos tipos do petróleo.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: