Autor Tópico: GPL, um artigo recente.  (Lida 27394 vezes)

Offline pauloans

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 44
GPL, um artigo recente.
« em: 04 de Fevereiro de 2011, 21:43 pm »
(um obrigado ao JuizDidi de http://www.dragteam.info pelo texto sem ser em PDF)
[size=150]GPL - A sigla certa para poupar nos combustíveis[/size]
 
Abastecer o automóvel está cada vez mais caro. Os preços do gasóleo e da gasolina não param de subir. Estão, mesmo, em máximos históricos. Valores recorde que se tornam incomportáveis e que incentivam a procura por alternativas. Uma delas é o GPL. Pode permitir uma poupança de mais de 700 euros ao final de um ano.
 

Alguma vez pensou ter um carro a GPL? Não. Porquê? Não é seguro. Estraga o motor e, ainda por cima, gasta mais. Estes são alguns dos mitos sobre este combustível alternativo. Mitos. Porque, na realidade, um veículo a GPL não tem mais, nem menos, problemas do que um a gasolina ou a gasóleo. É verdade que gasta mais, mas também o preço por litro é substancialmente mais baixo.
Numa altura em que os consumidores enfrentam subidas acentuadas nos preços dos combustíveis, e em que tanto a gasolina como o gasóleo estão em máximos históricos, o GPL pode ser uma boa solução. Pode permitir contornar os recordes e, assim, gerar uma poupança significativa de cada vez que tem de ir ao posto de abastecimento para atestar o veículo.
O litro de GPL não está imune às subidas de preços. No último ano, o valor por litro subiu 18%. Ainda assim, está nos 0,745 euros, de acordo com os dados semanais da Direcção Geral de Energia e Geologia. Ou seja, um litro de GPL custa sensivelmente metade do que um de gasolina de 95 octanas. Uma diferença substancial que pode traduzir-se numa poupança de 770 euros ao ano, de acordo com cálculos do Negócios.
Esta poupança tem em conta que serão percorridos 20 mil quilómetros num ano e que um veículo a GPL gasta um pouco mais. "É normal é que haja um aumento no consumo na ordem dos 20%. Ou seja, um carro que gaste cerca de oito litros de gasolina a cada 100 quilómteros, passará a consumir 9,5 a 10 litros, em números redondos, de GPL", explicou Miguel Rodrigues, presidente da Associação Nacional de Instaladores e Consumidores de GPL (ANIC).
Mesmo com o consumo adicional, um veículo a GPL revela-se mais económico face a outro a gasolina. Comparativamente a um carro a gasóleo, também há uma poupança mas é menor, na ordem dos 25 euros por ano, isto porque estes últimos apresentam consumos substancialmente mais baixos. No "confronto" entre estes dois combustíveis, o custo de instalação do sistema de GPL não compensa.
No caso da gasolina, a situação é bem diferente. "O preço de instalação de um sistema de GPL não varia muito. Depende das características dos motores, mas o preço ronda, normalmente, os 1.500 euros", disse Miguel Rodrigues ao Negócios. Um valor que rapidamente é amortizado. Assumindo que o utilizador percorre 20 mil quilómetros por ano, consegue-se anular o custo inicial ao final de dois anos.
É esta poupança que está a atrair os portugueses. "Actualmente, a estimativa é de que existam cerca de 60 mil carros a GPL", referiu o presidente da ANIC. Seriam mais se houvesse "alguma da motivação adicional na aquisição de veículos novos a GPL" como há na Inglaterra, onde existe uma redução dos custos de circulação, nomeadamente no centro de Londres". Em Itália ou França, há "benefícios fiscais obtidos que muitas das vezes equivalem ao valor da conversão e até o ultrapassam".
Mesmo não existindo incentivos à conversão de veículos para GPL, estes deverão aumentar. "É normal que as pessoas procurem combustíveis alternativos quando os preços da gasolina e do gasóleo disparam", disse o mesmo responsável. "A conjuntura económica actual favorece a procura pelo GPL".
Mas são muitos os que resistem à mudança. A explicação está numa série de receios em torno deste combustível. O principal é o de que os carros a GPL podem explodir. Poder podem, mas também todos os outros. "Actualmente, é impossível que haja falhas de segurança nestes sistemas", garantiu Miguel Rodrigues. "É uma questão que não se coloca".
Outro ponto que afasta os portugueses do GPL é o facto de estes carros não poderem ser estacionados em parques subterrâneos. Algo que poderá mudar em breve já que a ANIC avançou com um pedido de alteração à legislação para os carros movidos a GPL: "solicitamos que passem a haver inspecções periódicas, tal como as que existem para os restantes veículos, em que sejam avaliadas também as condições do sistema de GPL", explica Miguel Rodrigues.

[size=100]Instalação de GPL amortizada ao fim de dois anos[/size]
Há marcas que vendem carros novos a GPL. Mas são poucas. Daí que a maioria opte pela conversão dos veículos, através da instalação de sistemas de GPL. Quanto custam? O preço varia, mas muito pouco. Ronda os 1.500 euros. É um investimento algo elevado, mas que rapidamente poderá ser compensado. Tendo em conta os actuais preços do litro de GPL e da gasolina de 95 octanas, e assumindo que o utilizador percorre 20 mil quilómetros por ano, o custo inicial terá sido amortizado ao final de dois anos. A partir daí, e assumindo os preços actuais, é só poupar. Por ano, a diferença de gasto em combustível atinge os 770 euros. Face aos veículos a gasóleo, a vantagem é menor, porque os consumos destes últimos são mais baixos. Mas, atenção: os veículos a gasóleo são invariavelmente mais caros.
 
GPL
[size=100]Consumo médio[/size]
[size=100]7,8l/100km[/size]
[size=100]Litros num ano[/size]
[size=100]1.560 euros[/size]
[size=100]Custo anual[/size]
[size=100]1.162 euros[/size]
[size=100]Gasóleo [/size]
 
[size=100]Consumo médio[/size]
[size=100]4,6l/100km[/size]
[size=100]Litros num ano[/size]
[size=100]920 euros[/size]
[size=100]Custo anual[/size]
[size=100]1.190 euros[/size]
[size=100]Gasolina [/size]
[size=100]Consumo médio[/size]
[size=100]6,5l/100km[/size]
[size=100]Litros num ano[/size]
[size=100]1.300 euros[/size]
[size=100]Custo anual[/size]
[size=100]1.932 euros[/size]
[size=100]Nota: Os valores apresentados como custo anual com combustível têm por base uma média de 20 mil quilómetros por ano, e os preços médios referentes à última semana, apresentados pela DGEG. O consumo médio estimado para o veículo a GPL assume um aumento de 20% face ao da gasolina.[/size]
[size=100]Para as médias combinadas, tiveram por base os consumos anunciados para o Renault Mégane III a gasolina (1.4 TCs de 130CV) e a gasóleo (1.5 dci 110CV). A selecção do modelo teve por base o facto de ter sido um dos carros mais vendidos em 2010.[/size]
 
 [size=150]Carros novos a GPL - Burocracia dita pouca oferta[/size]
 
São poucas as marcas que incluem na sua gama comercial veículos já equipados com sistemas de GPL. Em Portugal, só há três fabricantes que o fazem, o que é explicado, em parte, pela dificuldade na obtenção de homologação destes veículos quando a sua conversão é realizada em Portugal, antes da matrícula.
A grande maioria dos carros a GPL que circula em Portugal nem sempre teve este combustível como principal fonte de energia. Tendencialmente, são carros que foram comprados e, posteriormente, convertidos, muitas vezes à revelia da marca e com perda de garantia, caso ainda existisse. Mas já há fabricantes que vendem carros novos a GPL.
Nos últimos anos, algumas marcas passaram a incluir na sua oferta comercial carros a GPL. Não são, no entanto, muitas. "Só três marcas arriscaram comercializar veículos a GPL. Foram a Mitsubishi e a Subaru e actualmente a Chevrolet", disse Miguel Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Instaladores e Consumidores de GPL (ANIC), em declarações ao Negócios.
A Chevrolet comercializa o modelo Aveo, em todas as suas configurações, e deverá introduzir em breve mais um modelo, o Spark, na gama de veículos a GPL, a qual recebe a designação de "Bi-FUEL" (uma vez que permite a utilização tanto de GPL como de gasolina, de forma alternada). O "marketing" destes veículos é fácil: "desconto de 50% sempre que abastecer", diz a Chevrolet, numa clara referência ao facto do litro de GPL custar, actualmente, cerca de metade do preço por litro de gasolina.
Nuno Heleno, director de comunicação da Chevrolet Portugal, afirma que tem "havido procura. A adesão tem sido boa. Neste momento, a oferta de GPL representa cerca de 40% das vendas do Aveo". Um bom resultado que permite à marca manter a confiança neste combustível alternativo à gasolina.
As fabricantes "sentem grandes dificuldades" em ter uma oferta comercial de veículos a GPL, "isto porque o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) dificulta a homologação do sistema de GPL antes do veículo ser matriculado", explicou Miguel Rodrigues.
O especialista afirma que "se as marcas converterem os carros em Portugal, não os conseguem legalizar, mas se os mandarem vir de fora já com o sistema de GPL instalado com o mesmo equipamento e processo de instalação que é praticado cá, o IMTT aceita administrativamente a alteração sem qualquer validação adicional". No caso da Chevrolet, os carros "são importados de Itália já com o sistema de GPL", diz Nuno Heleno.
Mesmo com todos os entraves, as marcas mantêm a aposta. Fazem-se valer do facto de este ser um combustível substancialmente mais barato do que os tradicionais, com o "bónus" de oferecerem a quem compra um carro a GPL novo, ter garantia da própria marca.
"Quando alguém procede à conversão de uma viatura própria, já em circulação, mas ainda em período de garantia do fabricante, é prática comum as marcas resolverem a garantia de fabrico invocando intervenção não autorizada", explicou Miguel Rodrigues.
Daí que seja "prática comum proceder à conversão após o período de garantia do fabricante do automóvel, ou ainda em garantia, mas abdicando da oficina da marca e passando a utilizar os serviços da rede de instaladores credenciados e associados da ANIC-GPL que proporcionam igualmente serviços de mecânica geral de qualidade certificada".

 
[size=100][/size]
[size=100]Motores "diesel" a GPL?[/size]
Já há "kits", mas são caros e o sistema não funciona de forma tão eficiente como nos motores a gasolina.
Os "kits" GPL já existem há vários anos., mas para motores a gasolina. Mais recentemente, surgiram no mercado sistemas de GPL para veículos a gasóleo, mas ao contrário do que acontece nos primeiros, para estes motores a conversão não é tão rentável.
"Neste momento já é possível converter carros a gasóleo para GPL, mas não é tão eficaz", explicou Miguel Rodrigues, Presidente da Associação Nacional de Instaladores e Consumidores de GPL (ANIC), ao Negócios.
Porquê? "A instalação é mais cara e o motor continua a consumir gasóleo". Só "cerca de 30% são substituídos por GPL", acrescentou o responsável, lembrando que a conversão só deve ser feita em casos em que a utilização seja intensiva.
"Esta adaptação ainda é feita essencialmente aos pesados pelos factores de maior consumo por quilómetro e número de quilómetros percorridos por ano", diz Miguel Rodrigues. "Um pesado com consumo típico de 40 litros de gasóleo a cada 100 quilómetros e cerca de 100.000 quilómetros por ano consegue recuperar o investimento de cerca de 5.000 euros em menos de um ano", conclui.

[size=100]Cinco mitos sobre os carros a GPL[/size]
Há uma série de mitos que afastam os condutores dos veículos que utilizam GPL. O principal é o de que podem explodir, em caso de colisão. Mas há outros, como o de que o GPL estraga o motor, reduz-lhe a potência e aumenta exponencialmente o consumo de combustível. Gasta mais, é um facto. Mas não muito mais, e o combustível é mais barato.
1. [size=100]Reservatórios de GPL explodem[/size]
Muitos condutores mantêm reservas sobre o GPL. E um dos principais argumentos é o receio de que o reservatório expluda numa situação de embate. Mas, actualmente, essa é uma questão que não se coloca. Os sistemas de GPL são instalados por entidades credenciadas e depois são validados numa Inspecção Extraordinária em centros de inspecção automóvel de categoria B. Desde 2006 que as falhas de segurança nestes sistemas são estatisticamente desprezáveis desde que sejam cumpridas as boas práticas de instalação.
 
2.[size=100] Estraga o motor dos carros[/size]
Desde que o funcionamento do motor a gasolina esteja perfeito não são expectáveis problemas após a instalação de um "kit" GPL. Poderão existir casos de motores mais exigentes onde, a necessidade de um substituto dos aditivos utilizados na gasolina, é impreterível, pois o aumento da temperatura dos gases de escape é quase inevitável. Nestes casos específicos o instalador está tecnicamente documentado para poder identificar as soluções mais adequadas.
 
3. [size=100]GPL tira potência[/size]
O mito da perda de potência é uma consequência histórica. Os sistemas de GPL mais antigos instalados em motores de carburador eram ineficientes, havendo uma perda de potência nos veículos que poderia chegar a 10%. Mas, actualmente, com os sistemas de gestão electrónica isso já não acontece. Inclusive, existem casos de motores turbo em que a afinação adequada permite um aumento de potência aproveitando a maior octanagem do GPL.
 
4. [size=100]Consumos disparam[/size]
O aumento exponencial nos consumos, após a conversão para GPL, é um mito. De facto, um carro a GPL gasta mais, mas não muito mais. O aumento registado resulta das características do próprio combustível. É normal haver um aumento no consumo na ordem dos 20% em número de litros. Mas também é preciso ter em conta que o custo deste combustível é muito mais baixo e acaba por compensar em termos económicos com uma redução de cerca de 40%.
 
5. [size=100]Carros ficam sem bagageira[/size]
Um dos mitos sobre o GPL é que a instalação dos reservatórios acabam por tirar espaço à bagageira. Antigamente os reservatórios em cilíndricos, retirando de facto espaço para arrumação na mala, mas os novos "kits" acabam com esse problema. Os reservatórios em forma de "donut" são montados no local onde está o pneu suplente, pelo que a bagageira não sofre qualquer perda. Para solucionar o facto de ficar sem suplente, o condutor deve adoptar um "kit" de reparação de furos.
 
in JNeg
Paulo Ans - Laguna gazzzzz

MRC

  • Visitante
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2011, 22:01 pm »
Logo nas primeiras orações há omissão de um facto: Todos os refinados de petróleo estão mais caros, e não apenas a gasolina e o gasóleo. Aliás, o GPL tem aumentado relativamente mais, já situando-se na casa dos 80 cent./litro (contra os 50/60cent de há uns meses).

Depois há aí mitos bem desfeitos outros que não me convencem. Mas se tivesse que fazer muitos kms por ano e não quisesse abdicar do belo do Otto e não quisesse um carro para guardar, seria sim uma opção a ter em conta.

Btw, bom artigo!

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2011, 23:29 pm »
Obrigado pela partilha, visto ser algo que irei fazer em breve  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline pauloans

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 44
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2011, 14:54 pm »
Sim, o GPL em Pt está mais caro porque as gasolineiras esforçam-se por o manter a cerca de 50% da gasolina.
Nos mercados internacionais o GPL está a descer e cá, se os preços estivessem normais, deveria estar entre 20 a 25 cts mais barato por litro.
Só lembrar, que o GPL não é derivado exclusivamente de petroleo, aliás, 50% (em média) é obtido da extracção de gás natural
Infelizmente, grande parte do gás, independentemente do seu grau de pureza, é destruído nas torres de extracção, devido ao baixo preço, as plataformas destroem-no imediatamente, queimando-o (ainda assim menos agressivo para o meio ambiente que larga-lo para atmosfera... go figure) no local.
Para terem uma ideia, à pouco tempo atrás, apenas 2% do gás extraído em Angola era aproveitado...
Obviamente que o aproveitamento deste, faria descer os lucros das companhias...
Paulo Ans - Laguna gazzzzz

Offline mferreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém e Coruche.
  • Mensagens: 93
  • 1.7 TSE a GPL
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2011, 09:06 am »
Assim que adquiri o meu R21, foi logo transformado em "bomba relógio"  :evil: (outro mito pois perigoso são as botijas de casa que não têm sistemas de segurança).

Resultado: Muito satisfeito!!  :dance: :dance:
Só é pena não ser o 21Turbo  :w00t: , isso é que éra!

MF

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2011, 14:27 pm »
O Meu Clio I de 91 foi presentiado com um kit GPL pouco passava dos 100000 kms andou nas minhas mãos até aos 250000kms e depois de o vender já me chegou aos ouvidos que quem o tem esta super-satisfeito com o GPL e não quer outra coisa.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #6 em: 21 de Junho de 2011, 20:51 pm »
Bem tenho de dar aqui o meu feedback que ainda nao tinha dado... Até agora tudo impecável após instalação do kit, ate agora (após 3mil km's feitos) continua tudo impecável, sem duvida que recomendo e muito! Consigo encher o deposito com pouco mais de 40€ enquanto que se fosse a gasolina, 70€ nao me chegam...
Eu tenho mais que a recomendar a instalação do kit GPL, certamente que me vai rentabilizar e muito o investimento  :happy:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline RICOANA

  • 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Mensagens: 482
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2011, 20:49 pm »
Eu sou um fan incondicionado do GPL, tinha 3 carros a GPL, um Peugeot 205 com 280000km ( incendiou-se por curto circuito e o GPl não estoirou), um Citroen BX 16 TRZ e por ultimo , para o aficionado dos 21, tenho um 21 turbo a GPL.

E digo-vos, melhor não ha. :dance:
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5678
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2011, 21:21 pm »
Bem tenho de dar aqui o meu feedback que ainda nao tinha dado... Até agora tudo impecável após instalação do kit, ate agora (após 3mil km's feitos) continua tudo impecável, sem duvida que recomendo e muito! Consigo encher o deposito com pouco mais de 40€ enquanto que se fosse a gasolina, 70€ nao me chegam...
Eu tenho mais que a recomendar a instalação do kit GPL, certamente que me vai rentabilizar e muito o investimento  :happy:

Oi?

o tce?  :grin:
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Xmarine

  • Visitante
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #9 em: 08 de Agosto de 2011, 21:27 pm »
Não...é a o esquentador italiano que ele tem :D

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5678
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #10 em: 08 de Agosto de 2011, 21:53 pm »
Não...é a o esquentador italiano que ele tem :D

loll
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #11 em: 09 de Agosto de 2011, 02:28 am »
Não...é a o esquentador italiano que ele tem :D

Na bp o gpl passou de 0,82 para 0,79 :) viva o esquentador é o que te digo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5678
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #12 em: 12 de Agosto de 2011, 20:08 pm »
No tce é que era :)
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #13 em: 15 de Setembro de 2011, 01:41 am »
Boas!!

Eu tambem já pensei em mudar para GPL, mas só não avancei ainda para a mudança porque não há bombas GPL nas proximidades, eu moro em Alenquer e trabalho em Ponte de Sor, e bombas de GPL, nem velas... so a da A1 em Aveiras, e fica muito fora de mão  :sad: !!

Offline Bzidroglio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
  • Mensagens: 60
Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #14 em: 16 de Setembro de 2011, 02:12 am »
Se vieres por Almeirim, tens logo 2 (Repsol e independente) e mais 2 em Santarém (Galp e E.Leclerc).
O independente (Ouro Negro) mantém a 70 cêntimos o litro.
Se fores por este caminho http://viajar.clix.pt/chegar.php?c=231&lg=pt&origem=Lisboa|38.725229,-9.150152 (Alenquer-Ponte de Sor) tens a BP na área de serviço de Santarém e em Torres Novas ao pé do TorresShoping
Indo pelo Porto Alto há, ou havia uma bomba de GPL em Samora Correia...
Força nisso!
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 18:00 pm por rodinhas »
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.