Autor Tópico: GPL, um artigo recente.  (Lida 27393 vezes)

Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #30 em: 05 de Julho de 2017, 00:55 am »
Profiesta, eu quando disse cultivem-se não era no sentido de ofender ninguém, nem nada do género, mas sim para verem informação sobre o assunto que coloquei.

Pela internet fora, lê-se muitos mitos quase como certezas absolutas, mas depois fundamentação para tal não existe.

Todos nós já sabemos que és entendido em gpl, no entanto quando tenho duvidas, coloco-as a um individuo, que até tem certificado de instalador, recebe formações sobre gpl em itália, monta e faz manutenção de kits gpl todos os dias, e o que ele me tem dito, contraria algumas coisas que tens dito. Tal como o caso do sistema de lubrificação de válvulas, nas válvulas dos depósitos que só libertam gás com pressão elevada (em caso de acidente com deformação do deposito, ou incêndio), etc.
Será que é ele que está errado? não, sei. A informação que tenho encontrado acaba por ir no sentido daquilo que me têm dito.
Eu quando dou a minha opinião tento sempre apresentar argumentos que o comprovem.

Offline jotaagá

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #31 em: 05 de Julho de 2017, 12:05 pm »
Boas

Eu não pretendo dizer que alguém está errado.

Só gostava de saber ao certo então, uma vez que não é "disto" nem é "daquilo" porque é que o consumo aumentou.

E, claro que não posso dizer de certeza, mas tenho a forte convicção que regressando o tempo mais fresco esta diferença de consumo diminuirá. E porque é que digo isto? Baseado em quê? Precisamente na experiência que possuo de ter tido o carro 10 dias parado e o consumo ter aumentado em meio litro comparando com o abastecimento anterior e o posterior à paragem. E na diferença que apareceu a partir de maio até esta data.

Agora se são 27 bar, se normalmente lá tenho 15 ou qualquer outra coisa, sobre isso nada escrevo mas escrevo isto, o GPL sai frio do depósito na bomba (daqui até o perigo de queimadura, certo?) e é metido em pressão num depósito fechado e se o carro fica ali parado num ambiente quente, também ele aquecerá e se não havendo gasto dele e há expansão, de alguma forma terá o depósito de escoar a pressão a mais criada lá dentro, isto até nos depósitos a gasolina/gasóleo acontece, até por motivo inverso, eu tinha um C3 que o depósito encolheu porque a válvula de depressão avariou (encolheu mesmo, teve de ser reenformado para não ser um novo) e o contrário também acontece, também tive um rover 214 que se ouvia perfeitamente o deposito a "bufar-se" quando estava muito tempo ao sol; certamente que no caso do GPL algo similar acontecerá.

Mesmo este link: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2008:072:0001:0112:PT:PDF
No seu ponto 2.5.6 que remete entre outros ao ponto 2.5.3, este algo diz sobre isto, não fala em pressão no abastecimento e no 3.5.3.1 estabelece uma diferença entre a válvula dos 800º e a situação da pressão (pelo menos é isto que eu leio  e entendo)

Falou-se nas bilhas de gás ao sol e elas não fazem pipoca; o que é verdade. Não sei se terá alguma função para esta situação ou se eventualmente será para a pressão mas as bilhas de gás têm óleo no fundo, será que isot no caso das bilhas tem alguma função a isto???

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Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #32 em: 05 de Julho de 2017, 14:36 pm »
O que eu já reparei é que depois de andarmos com o carro o deposito fica mais frio devido à passagem de gás do estado liquido para o gasoso. O que também é certo, se aumentar a pressão dentro do deposito, parte do gás no estado gasoso passa para o estado liquido. Que o calor também faz com que o gás fique mais expandido, é certo e que depois não haja um  equilíbrio, e por isso a necessidade da válvula de segurança, tudo bem.
Também é certo que com a temperatura alta a quantidade de gás num litro é menor que com temperaturas mais baixas, e ai pode explicar o aumento do consumo.
Como o me carro já está perto da próxima revisão de gpl , quando lá for, vou ver se tiro essa questão a limpo, para se tirar todas as duvidas.

Já agora deixo aqui também o estudo que demonstra que a oerigosidade de um carro a gpl num parque subterrâneo é igual a de um a gasolina, ou mesmo inferior - http://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063446f764c324679626d56304c334e706447567a4c31684a5355786c5a793944543030764e6b4e465431417652315246566b6451544642444c305276593356745a57353062334e4259335270646d6c6b5957526c5132397461584e7a59573876596a59305a6a6b785a4459744d545a6a59533030595441314c57466d4e6a41744f5745304f446c684d7a41334d3251794c6e426b5a673d3d&fich=b64f91d6-16ca-4a05-af60-9a489a3073d2.pdf&Inline=true
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 14:36 pm por Tony da Buzina »

Offline jotaagá

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #33 em: 05 de Julho de 2017, 16:39 pm »
@ Tony da BUzina
Boas
Bom link, bastante explícito mas se reparares na página 9 do lado direito está lá considerado que o aumento de temperatura/pressão é "Evitado pelo dispositivo mecânico contra sobrepressão que previne o colapso do reservatório evacuando o GPL a uma temperatura e pressão pré-definidas.
Existindo evacuação de pressão, no caso dela existir, à pressão que exista, é combustível perdido e que não contribui para distância percorrida.
No fundo se pensarmos faz todo o sentido, o sistema de sobrepressão tem de existir, faz sentido e nem é preciso "perceber assim do assunto" para se compreender que é necessário, que existe e não pode trabalhar a valores assim extremos.

O que falas sobre: "O que eu já reparei é que depois de andarmos com o carro o deposito fica mais frio devido à passagem de gás do estado liquido para o gasoso"
Não sei se será da passagem do estado liquido ao gasoso se somente por como existe consumo de gás, a pressão no deposito diminui e por aí exista um abaixamento de temperatura, a pressão aumenta a temperatura dos objectos a ela sujeitos.

Já sobre o que dizes "O que também é certo, se aumentar a pressão dentro do deposito, parte do gás no estado gasoso passa para o estado liquido" ou não te estás a explicar bem ou então?
Para mim há menos pressão com o gás em estado liquido do que em gasoso, por ele passar a gasoso é que há expansão, afinal e como escrevi há uns comentários atrás são 2,x kg em gasoso contra 0,5x kg em liquido.

A quantidade de gás no tempo quente em 1 litro é igual em tempo frio, haverá é mais expansão devido à temperatura e pelos sistemas de controle de pressão nos depósitos há mais gás expelido, logo perdido, para a atmosfera e que não é utilizado para percorrer distâncias e daqui, concordo inteiramente, o aumento de consumo de combustível que não é pelo motor mas sim pelo sistema, acho eu.
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Offline Farfalho

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #34 em: 05 de Julho de 2017, 17:09 pm »
Acho que se devia mover o debate para o tópico apropriado limpando parte neste DB.

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Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #35 em: 05 de Julho de 2017, 21:27 pm »
Jotaaga é quase isso  :smiley:

Que todos os kits de gpl têm uma válvula de segurança que liberta gás quando a pressão aumenta já todos sabemos, mas em que condições de temperatura ou pressão é que ninguém explicou. como nenhum de nós é especialista em gpl, temos que nos recorrer da documentação que existe sobre o assunto, e o que eu disse foi o que lá estava escrito.  Uma coisa é mitologia outra coisa são factos. Se alguém tem conhecimento dos valores concretos do funcionamento da válvula que os mostre em vez de falar baseado nos mitos.

Como sabes o gás a passar do estado liquido para o gasoso faz frio, por isso o deposito arrefece ficando mais frio que o próprio carro, o que vai fazer com que demore mais tempo a aquecer. A zona exposta ao sol fica sempre mais quente que as zonas não expostas como o caso do deposito. Num dia de calor a que temperatura fica o deposito? Sabes?  Eu não sei, mas não acredito que atinja temperaturas tão altas assim que possa causar um excesso de pressão dentro do deposito.

Em relação ao volume, todos sabemos que maior parte dos corpos dilatam com o calor, por exemplo a manga termoretratil com o calor encolhe  :laugh: assim um litro de gás a 10ºC tem mais gás que um litro a 40ºC porque com o calor o gás ocupa mais espaço e por isso é menos gás a ocupar o mesmo volume.
Para termos o gás no estado liquido é necessário uma de duas condições, ou temperaturas inferiores a -40ºC ou 7 bar de pressão.
Teoricamente o gás que está dentro do deposito ao aumentar de pressão parte dele irá passar para o estado liquido acima dos 7 bar. No entanto é o gás que está no estado gasoso dentro do deposito que faz com que se consiga manter a pressão correcta para o gás se manter no estado liquido, por isso a necessidade de abastecer até aos 80% da capacidade do deposito.
Alguém uma vez disse que não se podia encher o deposito até À bomba parar, o que não faz mal nenhum pois como foi explicado na documentação colocada anteriormente a multivalvula não permite o enchimento acima dos 80% da capacidade do deposito.
à uns tempos atrás li um estudo sobre cisternas para armazenamento e transporte de gás onde explicava a necessidade e a existência de gás no estado gasoso dentro do deposito. 

Um deposito que esteja mais cheio chega mais depressa À pressão máxima que um que esteja mais vazio.
Mesmo assim, duvido que um deposito que esteja a 30ºC ou a 40ºC atinja a pressão máxima, e mesmo assim fico com muitas duvidas que num carro o deposito numa situação de dia quente atinja tais temperaturas.
Como disse só com dados concretos é que fico convencido.
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 21:31 pm por Tony da Buzina »

Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #36 em: 06 de Julho de 2017, 00:42 am »
Já agora....
http://www.borel.fr/faisabilites/vehicules-realisables-gpl.php?marque=25
Pode-se mudar a marca do construtor do veiculo e ver as compatibilidades dos motores de cada construtor em relação ao gpl e se é recomendada ou não a adição de aditivo.
Só não sei se esta pagina é referente também as centralinas que injectam gasolina periodicamente, o que faz excluir a necessidade de usar aditivos, conforme foi explicado pelo instalador.

Offline jotaagá

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #37 em: 06 de Julho de 2017, 14:31 pm »
Boas
@ Tony da Buzina

Já trabalhei há uns anos atrás e durante anos com oxigénio liquido, azoto liquido, com equipamentos de medida de vapor/alcool e materiais explosivos em que a função desses materiais é precisamente aproveitar a cinética da transformação do material de sólido a gasoso, ou seja, a sua expansão ou sublimação como lhe quiseres chamar; quero eu com isto dizer que muito do que direi será dessa experiência de vida que apesar de generalizada a física dos materiais se mantem, julgo eu!

No teu 1º parágrafo falas que todos sabemos da válvula, em dados concretos, mitos e em mitologia.

Eu não vejo aqui nem nenhum mito nem nenhuma mitologia, vejo sim, basicamente senso comum, física, térmica, comportamento físico de materiais; a ideia que eu tenho é que um liquido quando aquece vaporiza-se, ou seja, torna-se de liquido a gasoso, essa de o gás liquido arrefecer ao se transformar em gasoso, deixa-me um pouco duvidoso que assim seja.

Da minha experiência 1 L de oxigénio liquido que cabe num determinado espaço dá um valor próximo dos 860 L gasoso e esses 860L gasoso não cabem de forma alguma no espaço onde estava armazenado o 1L dele liquido e o litro de oxigénio gasoso até gelo forma nas tubagens, o gasoso não forma tal. Num exemplo bem mais simples o próprio funcionamento do intercooler nos motores a gasóleo em que serve para “arrefecer” o aquecimento provocado ao ar admitido pelo turbo, para que arrefecendo-o aumente a quantidade de ar no cilindro é um exemplo de que um gas não arrefece dilatando-se e uma vaporização, gaseficação é uma dilatação basicamente.

Da mesma forma que falas em 1L de gás a 10 graus e 1 litro a 40 graus; epá 1 litro é 1 litro, acho que estás a analisar mal a coisa ou então a equacioná-la mal. Acho que o que podes dizer é que 1 litro de gás a 10 graus dá “x” litros dele gasoso e com ele em gasoso consegues aproveitar “y” de energia dele e a 40 graus o 1 litro dá os mesmos em gasoso mas como (no caso em que estamos a falar de GPL num deposito) devido à temperatura há mais “evaporação” para fora do depósito não consegues aproveitar “y” e sim só “z”.

O caso da manga termoretrátil não é um exemplo, quando muito e da forma como escreveste é a demonstração duma exceção que confirma uma regra; as mangas termoretrácteis são fabricadas a determinada temperatura com determinada medida, é forçada a expansão a quente e em seguida, no molde de expansão a que foi sujeita, arrefecida de forma rápida, reaquecendo-a volta a adoptar a sua forma inicial (encolhe), ou seja, a medida com que foi fabricada, julgo que se chame a isto estado plástico dos materiais, e pessoalmente a este tipo de mangas até já as estiquei mais do que a forma com que vêm e depois voltá-las a “encolher”.

Dizeres como dizes que é o gás que está no estado gasoso dentro do deposito que faz com que se consiga manter a pressão correcta para o gás se manter no estado liquido não digo que não mas…! Concordo mais com a impossibilidade do gás em estado liquido, devido à pressão que existe dentro do depósito, não se conseguir vaporizar e isto vai dar aquilo que se tem vindo a dizer; atravessa-se um limiar de pressão, alguma pressão é escoada para a atmosfera, há vaporização de algum gás em estado liquido, volta a existir escoamento de pressão pela ultrapassagem do limiar de pressão e assim continuamente e assim existir desperdício de combustível no deposito que é “deitado à rua” e aumenta os consumos dos nossos carros quando fazemos as contas dos kms percorridos versus os litros abastecidos.

Por acaso, falando eu com a minha mulher sobre isto, porque normalmente não abasteço o carro, relatou-me que agora quando acaba de abastecer, já com a pistola retirada do bocal de enchimento ouve vários pff pfff pfff. Ontem fui com ela abastecer e verifiquei eu “in loco” que efetivamente isto acontece e isto só pode ser, nada mais pode ser que gás a ser escoado do depósito por uma válvula (seja ela qual for) e este gas, eu não o usei para percorrer distância mas vai entrar, seja ele quanto for, nas contas do consumo do carro.

A mim não me espanta em nada com este tempo, até pela minha experiência noutros gases que o depósito atinga a temperatura máxima (como lhe queres chamar) ou devido à temperatura, o liquido que está lá dentro, através de vaporização vir a criar uma pressão que chega ao ponto de fazer funcionar uma válvula no sentido que temos estado a “discutir”.

Falas em 30 a 40 graus; cuidado, podes estar um pouco desviado da realidade da temperatura dentro dos carros no verão; talvez seja bom veres isto: https://www.youtube.com/watch?v=_n1VXKroB3Q

Um bom exercício talvez seja relacionares a temperatura envolvente que enuncias face aos -40 graus que indicas no interior do depósito; o que é que achas que acontece a um deposito com gás em que este está a -40 graus (desconheço se é isto, estou a utilizar o que dizes) envolvido por uma temperatura 60 graus superior (só 20 graus temp ambiente)? Eu não preciso de nenhum dado técnico, concreto ou qualquer outro para afirmar (sem rede é verdade) que o liquido dentro do depósito que sei arrefecido e sei comprimido vai querer expandir, expandindo até ao limite que o deposito aguenta tem de ter uma válvula de escape que se acione por estar o deposito sujeito à sua pressão máxima (ainda que pré estabelecida determinada pressão).

Quanto aos dados concretos que reclamas, estás no teu direito mas também te digo que os relatos (que são aritméticos nem sequer são matemáticos, são pura aritmética) que demonstram aumento do consumo de combustível, no caso do GPL com o tempo mais quente e relatos, neste caso o meu que és livre de duvidar com o carro imobilizado, do carro imobilizado em garagem mas também em tempo quente demonstrar como me demonstrou aumento de combustível, na minha opinião, lendo eu isto e até tendo a opção de corroborar isto (julgo que a possuas tens 1 carro a gás, nada como fazeres contas e veres, acho eu) parece-me ser um dado concreto porque da mesma maneira que reclamas “dado concreto” para aceitares que existe gas desperdiçado pelo tempo quente escoado por excesso de pressão também da minha parte pode haver a reclamação do dado concreto que demonstre o aumento de combustível não ser por isto.

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Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #38 em: 06 de Julho de 2017, 16:09 pm »
Jotaaga, tens razão na tua explicação, mas não percebeste na interpretação.

Ora como disseste no caso do intercooler, que tem a função de arrefecer o ar, irá fazer com que a volumetria do motor receba mais ar do que a quantidade de ar À temperatura ambiente, ou seja, quanto mais frio estiver o ar, mais entra para dentro do motor.
Sendo assim, num motor 1500 cc de cilindrada, (1,5l) entra À temperatura ambiente uma determinada quantidade de ar, ao ser arrefecido , no mesmo volume (1,5l) irá entrar mais ar porque ocupa menos espaço. Se tivessemos a possibilidade de pesar o ar que entra nas duas situações, o peso seria maior com o ar arrefecido. Como eu tinha dito, o inverso também se aplica da mesma forma. Percebeste agora quando eu disse que há menos gás num litro a 40ºC?

Em relação À temperatura, uma coisa é a temperatura do ar e outra coisa é a temperatura dos materiais em contacto com esse ar, há sempre diferenças. Para alem do mais o deposito está sempre protegido por outros objectos que reduzem a transferência de calor, como por exemplo o tapete, etc. No vídeo os objectos estão expostos ao sol diretamente, no caso do deposito não está.
Um bom exemplo que podes verificar num destes dias mais quentes, é verificares se a temperatura da chapa por baixo do carro está assim tão quente em relação ao resto do carro, ou até mesmo a temperatura do deposito de gpl.

Neste caso o gpl a 7 bares está no estado liquido À temperatura ambiente, ao passar para o estado gasoso faz frio, por isso o risco de queimadura no enchimento. Dentro do deposito, quando ocorre este fenómeno o deposito também arrefece.

É simples de perceber, se o gás no estado gasoso é responsável por manter a pressão dentro do deposito > 7 bar, o gás mantém-se liquido. Ao sair gás durante o consumo fica mais espaço dentro do deposito e a pressão baixa, nessa altura parte do gás liquido evapora e ocupa o volume que saiu voltando a equilibrar o deposito.
Quando ocorre o contrario, em teoria parte do gás volta ao estado liquido.

Esse barulho que ouves é o gás que fica entre o bocal e a válvula de enchimento ou a fuga de algum gás pela válvula de enchimento, por vezes até se consegue ver o gás no estado liquido a evaporar, faz o mesmo efeito que colocar agua em cima de uma chapa muito quente, vê-se a bolhinha a saltitar até desaparecer.
Já aconteceu pelo menos uma vez, ver sair uma bolha de gás através da valvula de enchimento já depois de retirar o adaptador.
No teu caso o adaptador já faz parte do bocal de enchimento e não precisas de o retirar. esse barulho que ouviste pode ser esse fenómeno, do gás que ainda está no adaptador a evaporar.

O que era realmente interessante era saber a que valores quer de temperatura quer de pressão a que ocorre a abertura da válvula, com isso desmistificava-se o mito, ou é verdade ou não é, e é isso que é importante saber.
Pois no caso de não haver perdas de gás quando o carro está parado, terá que se perceber o que causa o aumento do consumo no verão.
É mesmo para se ter certezas absolutas e não justificar com coisas que realmente não acontecem.
 

Offline jotaagá

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #39 em: 07 de Julho de 2017, 10:57 am »
Boas
@ Tony da Buzina

No global concordo contigo, mantenho a minha ideia sobre a temperatura do carro porque e naquilo que tenho afirmado pela minha experiência nem é bem a exposição ao sol e sim a exposição num local fechado à temperatura envolvente desse espaço (a garagem); claro que reconheço que  a temperatura será inferior no chassis relativamente ao tejadilho no caso da exposição direta ao sol mas isso é tão só outra condição da fisica o mais calor está sempre mais acima do menos calor, isto é convecção, por exemplo a utilizar-se o AC para fazer frio e arrefecer determinado espaço deve-se apontar para cima e para o calor apontar para baixo a fim de se utilizar o efeito convector da atmosfera.

Continuo "desconfortável" com a tua afirmação de 1 litro de gás a 10 graus ser mais gás que a 40 graus. Para mim 1 litro é 1 litro e se 1 litro dá 20 litros de gás (valor imaginário) a 10 graus, da-los-á aos mesmos a 40 graus, agora;

-Se devido a dispositivos de controle de pressão ou outros no local onde é armazenado;
-Devido à temperatura o gás em liquido sofrer evaporizações e por tal quando tornado gasoso, na utilização dele virmos a ter menos litros dele gasoso para utilização;
-Isto completamente de acordo, aliás; acaba por ir de encontro aquilo que tenho aqui dito e parece-me que no fundo ao afirmares o que afirmas acabas por estar a enunciar este fenómeno; julgo que até tu estás a servir-te do tal senso comum que eu indiquei para afirmares o que afirmas;

Penso é que estarás a utilizar uma forma de o transmitir que não será muito correta, mas isto é só a minha opinião mais nada e como já eu te disse noutros assuntos e temas, nós aqui escrevemos, nem temos a capacidade interpretativa de ler nem a de escrever de forma a que quem lê entenda perfeitamente aquilo que queremos transmitir ao invés de quando interagimos pessoalmente.

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Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #40 em: 08 de Julho de 2017, 01:38 am »
jotaaga, tu ao teres usado o exemplo do intercooler acabaste por dizer exactamente o que eu tinha dito,mas no entanto não consegues perceber o inverso da tua afirmação.

Eu volto a explicar com um outro exemplo mais fácil de perceber  o efeito do calor e a menos quantidade de gás.

Se pegares numa garrafa de plástico vazia de liquido, ela estará cheia de ar, ou seja de gás. Se fechares a garrafa à temperatura ambiente, imaginemos 10ºC, tu tens 1,5L de ar dentro da garrafa.

Se aumentares a temperatura ambiente para os 40ºC, a garrafa vai inchar, porque o ar que lá estava dentro aumentou de volume, mas continua a estar a mesma quantidade de ar que estava quando fechaste a garrafa a 10ºC.
Se abrires a garrafa, a garrafa volta ao seu tamanho inicial, e saiu parte do ar que lá estava dentro. Se voltares a fechar a garrafa, voltas ao inicio do exercício, voltas a ter um volume  1,5L  mas a quantidade de ar é menor que a quantidade de ar que tinhas a 10ºC.
Se voltares a pegar na garrafa que foi fechada com a temperatura ambiente a 40ºC, e voltares a arrefecer a garrafa , ela vai encolher. Isto é o que acontece quando usas o exemplo que deste do intercooler, ao arrefecer o ar colocas mais ar dentro do mesmo volume do que À temperatura ambiente.
Ao aquecer o ar é o efeito inverso, menos ar no mesmo volume que a temperatura ambiente.

Percebeste agora que disseste o mesmo que eu, mas na forma inversa?
É que depois contrarias-te, sabes a teoria quando o gás arrefece e depois não acreditas na mesma teoria quando o gás aquece looool  :wink:

Usando os dados que foram dados nos vídeos sobre incêndios, falam lá na válvula de segurança disparar quando a temperatura ambiente ronda os 800ºC, e volto a frisar, esta afirmação não é minha, é dos autores do site, e com os valores indicados na regulamentação europeia sobre a pressão a que a válvula deve abrir , 27 bares. percebe-se perfeitamente que abaixo desses valores não À razões para haver libertação de gás. Resta saber é se num dia de calor, as condições a que o deposito está sujeito são ou não suficientes para tal acontecer.

Em caso de colisão percebe-se perfeitamente que há condições para a válvula disparar , o facto do volume do deposito vir a ser reduzido devido ao impacto é suficiente para momentaneamente elevar a pressão dentro do deposito.
Um bom exemplo disso é ver o que acontece com um balão que está cheio de ar, se batermos as palmas no balão com força, pode-se criar pressão dentro do balão suficiente para ele arrebentar, sem no entanto alterarmos a quantidade de ar que lá estava dentro.

No caso da temperatura  é parecido, no entanto sabemos que o gás a uma determinada pressão passa do estado gasoso para o estado liquido. Por isso até uma determinada altura esta reacção física mantém-se em equilíbrio e a pressão estável. Só quando recebe energia suficiente para desequilibrar esta reacção física é que a pressão aumenta e não se consegue de forma natural encontrar o equilíbrio.
Neste caso essa energia é o calor.
Quanto calor é necessário dar ao deposito para que haja o desequilíbrio? 
Qual é a temperatura do deposito de gpl num dia de calor? e num dia normal? e num dia de frio? Será que há assim uma grande amplitude térmica ou nem por isso?

Será que o facto do consumo ser mais elevado no verão em vez de se dever a perdas de gás pela válvula de segurança, não se deve ao facto do gás estar mais quente, e por isso é injectado menos quantidade de gás ( em relação aos dias em que está mais frio), por isso misturas mais pobres, que resulta em menos potencia, que resulta na necessidade de mais aceleração, e por consequência mais consumo?

Já agora jotaaga, gostaria de pedir a tua opinião para o seguinte, e se andares atento também vais notar.
Nota-se mais vezes de inverno que no verão. Como já deves ter lido por aqui, eu faço muitas viagens entre ponte de sor e alenquer, como sabes no interior do alentejo de inverno faz frio a serio, só que não neva.
Por isso durante a viagem o consumo de gpl ronda os 10L ou mais, o que faz com que se veja as luzes do nível do deposito a baixarem, umas vezes 1 luz outras vezes 2, depende. Quando já só tem 1 luz verde, então nota-se ainda mais.
Se no inicio da viagem só tenho uma luz verde, a 1/4 da viagem  acende a luz da reserva, e vou os outros 3/4 com ela acesa. Quando chego a ponte de sor estaciono dentro do armazém lá do monte , que é um sitio plano, e a reserva mantém-se acesa. O carro fica parado a semana toda, e quando vou sair na sexta feira, já tenho uma bola verde acesa, e o gás que tenho no deposito chega para fazer a viagem para casa.
É verdade que o nível do deposito de gpl não é muito de fiar, mas de inverno chego a fazer praticamente 700km com um deposito de gpl e de verão 680 mais coisa menos coisa.
Uma coisa é certa, ninguém me vai por gás dentro do deposito para que o nível suba uma bola e continua a ter gás suficiente para fazer mais uma viagem de 140 km ;)

Eu vou ver se consigo fazer um ensaio que ajude a perceber esta situação da temperatura e depois vou colocar aqui os resultados.
« Última modificação: 08 de Julho de 2017, 01:41 am por Tony da Buzina »

Offline aacc

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #41 em: 08 de Julho de 2017, 18:52 pm »
Se me permitem a intrusão nesta conversa de sábios ( sem ironia )

Porque raio é que eu quando ando um dia a GPL, fico com o carro a falhar durante semanas, mesmo a andar a gasolina.

Obrigado e um abraço.

Offline Sls a GPL

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #42 em: 08 de Julho de 2017, 20:12 pm »
Se o carro anda bem a gasolina, depois andas um dia a gpl e depois mesmo a andar a gasolina falha, a mim pare-se me que tens ai um problema a nível de estanquidade, que o carvão produzido com o uso da gasolina tapa a fuga e depois ao usar gpl destapas a fuga, e causa as falhas, só recuperando ao fim de andares uns dias a gasolina. É uma teoria que só pode ser comprovada ao fim de fazeres alguns testes.
Este tópico não será o mais indicado para colocar estas duvidas de mecânica, há outra secção mais apropriada, mais propriamente a área técnica do motor.
A primeira coisa a fazeres é verificar as velas e bobines, depois verificar a compressão do motor na altura que não há falhas, depois andas a gpl  até aparecer as falhas e voltas a fazer novo teste de compressão a ver se há diferenças.

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #43 em: 09 de Julho de 2017, 02:10 am »

Citação de: https://landirenzo.com/en/questions-answers-vehicle-gas-systems
Are LPG tanks safe?
LPG tanks have always been designed and constructed taking into account the chemical-physical characteristics of the fuel. LPG tanks are built using 3.5mm steel sheets, heat-treated to avoid cracking in case of deformation (caused for example by an accident). The standards governing the construction of the various components are very severe. The tests and trials for tanks and pipes are performed at a pressure of 45 bar, although normally the operating pressure in vehicles never exceeds 20 bar.

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Re: GPL, um artigo recente.
« Responder #44 em: 09 de Julho de 2017, 15:20 pm »
É mais seguro que a gasolina... E não é mais que o gasóleo dadas as condições necessárias para a inflamação deste.
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