@ Tony da Buzina.
Boas, começo por me desculpar mas durante o fds não vim aqui ao fórum.
Vamos lá então começar a ver se aprendemos algo, tu, eu e todos os outros que aqui se dignem de nos ajudar.
Como disseste eu falei no intercooler e afirmas que não consigo entender o inverso; ok!
Mas no intercooler temos uma situação em que um determinado volume de “gás” em gasoso é arrefecido por forma a que nesse estado e num determinado espaço físico se consiga lá colocar um maior volume; já no deposito de GPL temos um gás no estado liquido que é transformado em gasoso e o gás no estado liquido dá um maior volume passando a gasoso, que será um determinado volume em litros.
Portanto quando eu falo que 1 litro de gpl dá os mesmos litros de gpl gasoso a 10 ou a 40 graus é neste sentido; ou seja, pego em 1 litro de gpl liquido, coloco-o num deposito que será sujeito a um ambiente a 10 graus de temperatura, gasefico-o e dá-me “x” litros dele gasoso. Pego no mesmo 1 litro de gpl liquido e coloco-o num deposito que depois sujeito a um ambiente a 40 graus, gasefico-o e tem de me dar o mesmo nº. de litros, em gasoso, comparando com a situação a 10 graus.
Doutra forma! Tenho 2 depositos de 1 litro, encho os 2 de gpl liquido, ponho 1 a 10 graus e o outro a 40 graus (sem perdas, sem válvulas, sem whatever); no bocal de cada um ponho 1 balão, gasefico ambos; em ambos tenho de ter, acabando-se o gás em estado liquido, os mesmos litros de gpl em estado gasoso.
Um pouco à semelhança do 1 kilo de algodão versus 1 kilo de chumbo; qual pesa mais? É o mesmo, 1 kilo é 1 kilo e 1 litro liquido gaseficado dá os mesmos litros gasoso, seja a que temperatura for; penso eu!
A situação da garrafa que enuncias, nesta situação, na situação que temos estado a trocar ideias não se aplica pois quando metemos gpl nos nossos carros ele está em estado liquido e o cerne da questão está aqui no gás liquido que colocamos e que temos uma autonomia com ele no inverno e temos outra diferente no tempo quente.
É precisamente pela situação inversa do intercooler (ter uma determinada pressão "fechada" e ela aumentar, aumentado o volume num espaço fechado) que considero poder existir uma valvula de descarga para "pressão a mais/volume a mais para o espaço ocupado e assim "ir gás fora".
Tendo andado a ver se encontrava mais alguma informação descobri entre outros estes sites;
O 1º tem a ver com o gpl em si que eu queria bastante mais técnico, nomeadamente a quantidade de volume liquido versus a quantidade gás; não está fácil; uma grande duvida minha é a de que 1L=1dm3=1m3 mas agora como é 1L de gpl é 1 m3 Normal (Nm3) ou é 1 L a 1013bar? E depois o resto, se 1L de gpl liquido e a 1013bar tem um peso de 0,5Kg e sei que 1L de gpl gasoso tem um peso de 2,2Kg; isto terá influência claro; fica o link da LINDE com um conversor de gases (usei o propano (C3H8)):
http://www.linde-gas.pt/pt/news_and_media/tool/gas_calculator/index.htmlO 2º tem a ver com características que encontrei sobre a utilização de diversos gases no gpl em que afirmam que o gpl enquanto combustível para carros é um cocktail e explica a diferença de utilização dele butano versus propano:
https://raposastuta.wordpress.com/2009/02/10/o-que-devemos-saber-sobre-gas/O 3º tem a ver com algumas mais pessoas, já em 2010 (podemos utilizar o argumento de que as coisas entretanto modificaram-se devido à evolução do sistemas e tal) darem conta de diferenças de consumo entre o tempo quente e o tempo frio:
http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=16&t=10728Não desconsidero, nem o posso desconsiderar pois não tenho dados concretos naquilo que sugeres no teu antepenúltimo parágrafo sobre misturas pobres.
Quanto à opinião que me pediste!
Sobre os invernos do Alentejo, conheço-os relativamente bem e dou-te inteira razão sobre as suas características, secos e frios “como o raio”. As tuas viagens; a explicação que encontro é a de existir realmente um arrefecimento do depósito, ele concentrar em algo e assim modificar a indicação de reserva/não reserva do depósito (para mim isto até é pacifico); a autonomia dele estando inicialmente na reserva e em seguida já não estar e dar-te para a viagem, também a aceito, (a minha mulher tem medo que se pela disso mas eu acho no caso do sandero que nunca passou dos 24/25 litros e o livro diz ter um deposito de perto de 34 litros, ainda tem 10 litros o mais mesmo e luz da reserva acesa) Não sabendo o consumo do teu carro a gás, sei-o no sandero e para esses 140 kms necessitaria de perto de 10 a 11 litros.
Agora e no cerne da questão fulcral, mesmo tu, nas tuas ante e penúltima frases indicas ter maior autonomia no inverno que no verão com o gpl.
Eu pessoalmente ainda necessitarei de atravessar novembro, dezembro e janeiro para estabelecer uma relação mais concreta daquilo que afirmo mas estou convicto que corrobarei o que tenho eu e mais companheiros defendido sobre isto.
Mas… eu espero e agradeço a informação e o conhecimento que daqui, desta troca de ideias possa vir a desfrutar e acabamos todos por dizer algo a todos.
Cumprimentos