Autor Tópico: Tomtom Carminat lento  (Lida 9268 vezes)

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Tomtom Carminat lento
« em: 08 de Fevereiro de 2011, 16:49 pm »
Boas tardes,
Desde que fiz a actualização do Navcore (também chamado firmware) e do mapa do meu Carminat reparei que o mesmo se encontrava mais lento do que o normal.
Contactei o serviço de suporte da Tomtom e a resposta foi a seguinte:
Faça uma Cópia de Segurança do seu TomTom, seguindo o procedimento indicado:

• ligue o seu TomTom e conecte-o ao computador através do cabo usb
• vá a Iniciar - Meu Computador e localize o disco amovível do Tomtom
• com a tecla direita do rato, seleccione esse disco e escolha 'Copiar'
• abra Meus Documentos, e com a tecla direita do rato escolha 'Colar'
(aguarde que o processo termine)
• nomeei essa 'GPS Backup'

Para reparar os ficheiros do seu cartão SD, siga os passos indicados abaixo:

1. Insira o seu cartão SD no Carminat TomTom.

2. Ligue o motor do seu automóvel e depois prima o botão ligar/desligar do Carminat TomTom.

O Carminat TomTom elimina os ficheiros corrompidos. Este processo demora pelo menos 30 segundos. Não desligue o motor do seu automóvel enquanto o Carminat TomTom indicar que está ocupado.

3. Desligue o Carminat TomTom e depois o motor do seu automóvel. Espere 5 segundos antes de retirar o cartão SD.

4. Ligue o cartão SD ao TomTom HOME instalado no seu computador.

5. Se tiver uma cópia de segurança, clique em Fazer cópia de segurança e repor, no HOME.
Se não tiver uma cópia de segurança, avance para o passo 6. As suas definições pessoais e as correcções do mapa podem ter-se perdido.

6. Depois da cópia de segurança ter sido reposta, clique em Actualizar o meu Carminat TomTom.
Esta actualização garante-lhe que todos os seus Serviços (por exemplo, mapas ou radares de trânsito) se encontram no seu Carminat TomTom.

A reparação do seu cartão SD está concluída.

Após realizar estes procedimentos verifiquei que o mesmo continuava igual.
Voltei a escrever para o serviço de suporte e recebi esta resposta:
Nesse caso necessita de contactar o local da compra e solicitar a troca do cartão Carminat por um novo.

Esperamos que esta informação lhe seja útil, não hesite em contactar-nos sempre que tiver alguma dúvida.

Como uso outro cartão de memória (kingston 2GB) no GPS e fiz os passos indicados tanto neste cartão como no cartão original ponderei o facto do problema não estar no cartão mas sim na instalação. Voltei a escrever para o suporte perguntando se uma instalação de raiz não resolveria o assunto. Ao qual me responderam:

No Carminat apenas pode utilizar cartões Carminat, todos os outros cartões podem danificar o equipamento em si que se encontra incorporado no carro, é alertado para este facto na nossa página de internet, se o problema esta no GPS que se encontra incorporado no carro, o mesmo tem que ser trocado, operação que apenas pode ser feita pela marca do automóvel, voltamos a referir que no seu caso necessita de contactar o local da compra e solicitar a troca do cartão Carminat por um novo ou a troca do GPS incorporado no carro.
Esperamos que esta informação lhe seja útil, não hesite em contactar-nos sempre que tiver alguma dúvida.

Há por aqui um user no forum que tem ou teve problemas na troca do cartão do GPS e antes de ir chatear o stand que me vendeu o carro queria esgotar todas a hipoteses.
Alguma ideia?
Pergunto ainda: Será que a utilização de um cartão não original danifica o GPS? O meu Tomtom One à anos que usa outro cartão e até hoje zero de problemas.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2011, 17:08 pm por depx »
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Tomtom Carminat lento
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2011, 17:41 pm »
sinceramente, achas mesmo que danifica? As tantas os que eles usam ate sao tambem uns kingston :) se notas algo de anormal reclama :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2011, 18:06 pm »
Aquilo está lentinho por acaso  :lipsrsealed:

No outro dia que andei neste charuto vi bem isso.

Não vejo que poderá ser da marca do cartão, mas experimenta outro caso tenhas duvida

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2011, 09:46 am »

Ontem através das propriedades do cartão consegui ver a marca e adivinhem... são kingston. :laugh:
Ontem repus os valores de origem e melhorou um pouco, mas ainda vou formatar o cartão e fazer a instalação de raiz.
Não me apetece muito entrar no jogo do empurra entre a tomtom e a renault, já me chega a história da coluna de som.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2011, 10:06 am »
Vês como ate tinha razao?  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2011, 17:19 pm »
Confirma se a actualização do mapa foi a v. 8.60?
Também tive esse problema, mas consegui resolver!!
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Twilight

• 1.0 SCe
  • *
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2011, 18:00 pm »
Nunca tive experiências com tomtom de automóveis. apenas com tomtom em PDA's.

Aquilo que observei é que a velocidade varia conforme o mapa usado. Quanto mais detalhe tiver o mapa mais lento se torna. Tb é influenciado se por exemplo activares as opções para aparecer tudo e mais alguma coisa (hospitais, bombas, teatros, etc , etc, etc) experimenta desactivar tudo e vai adicionando aos pouco o que queres que apareça. Pode ser que seja dai.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2011, 18:20 pm »
Nunca tive experiências com tomtom de automóveis. apenas com tomtom em PDA's.

Aquilo que observei é que a velocidade varia conforme o mapa usado. Quanto mais detalhe tiver o mapa mais lento se torna. Tb é influenciado se por exemplo activares as opções para aparecer tudo e mais alguma coisa (hospitais, bombas, teatros, etc , etc, etc) experimenta desactivar tudo e vai adicionando aos pouco o que queres que apareça. Pode ser que seja dai.
num "gps dedicado" e no caso dos renault é um gps dedicado, apenas é imbutido isso não deve acontecer, mas houve um problema com a descarga dos mapas 8.60 e que torna o gps lento.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2011, 09:34 am »
Boas, sim o mapa descarregado foi o iberia v8.60.
Ele só ficou lento depois de actualizar o navcore que não me recordo do nº da versão, mas quando for ao carro confirmo.
Urui, como resolveste o problema?
Fizeste uma instalação de raiz (nova) no cartão e por conseguinte do GPS?
Eu ainda não tive tempo para ir com o portátil para o carro para tratar disso. :lipsrsealed:

Twilight, o mapa não tem nada activado que já não tivesse antes. :wink:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #9 em: 10 de Março de 2011, 09:36 am »
Fazendo a actualização deste tópico:
Saiu há pouco tempo uma versão nova do mapa Iberia a 8.65, mesmo fazendo a actualização o GPS contínua lento.
Voltei a contactar a Tomtom enviaram-me mais uns emails com instruções de formatação do cartão (que não resultaram).
Voltei a insistir que o que está corrompido no GPS é o Navcore que se encontra na flash memory do Carminat. Disseram que quanto a isso não podiam fazer nada visto que o TomTom Home não disponibiliza esta aplicação e que me dirigi-se à Renault para trocar o cartão.
Em busca de informações na net descobri um link que me permitia fazer o download do Navcore oficial. Adivinham de onde esse download era feito?! Da página da Tomtom.
Por outro lado a actualização do Navcore foi feita pelo TomTom Home há uns tempos atrás.
Por tudo isto continuo a achar que há muita informação ou desinformação no meio desta história toda.
É um facto que tendo o Navcore poderia ser eu a fazer a reinstação, contudo e pensando duas vezes se por acaso a reinstalação correr mal a garantia não cobre os danos.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #10 em: 10 de Março de 2011, 11:26 am »
bem , que trapalhada que vai para ai

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #11 em: 10 de Março de 2011, 11:35 am »
Podes crer.
Pelo que tenho visto o suporte da Tomtom funciona através de guide lines dadas pelo pc, que posteriormente são enviadas para os clientes. Ou seja, vão fazendo tentativas até acertar no problema.
Neste momento vou ver se troco o cartão por um novo, como eles me disseram no ultimo email.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #12 em: 10 de Março de 2011, 11:36 am »
agora vem a 2ª parte da guerra que é a renault trocar o cartão

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #13 em: 10 de Março de 2011, 11:40 am »
Infelizmente também sei disso.
Mas segundo eles (Tomtom) dizem que está contratado com a renault a substituição do cartao ou do gps, caso a tomtom não consiga resolver o problema através do suporte técnico.