Autor Tópico: motor a trabalhar a 3 cilindros  (Lida 15556 vezes)

Offline jfsmpt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 18
motor a trabalhar a 3 cilindros
« em: 04 de Março de 2011, 08:50 am »
Amigos o assunto é o seguinte :

tenho uma Scenic de 2002 1.4 16v . , como sabem as bobines das velas de vez em quando dão a alma ao criador ..
e desta vez foi mais uma .. o motor passou a trabalahar a 3 cil . e vi logo o que seria , fui a Feu Vert , e mesmo dizendo o que era foi uma caso sério , pois primeiro diseram que não seria . depois mudaram-me as velas , e apos o que seria e não seria , vem um " mecanico" que se  pos a acelarar  carro até mais não ... foi quando perguntei ao sujeito ... se aquelas acelaradelas não iriam estragar nada , pois o motor estava a 3 cilindros ... ao que me disse que não ... O que eu pretendia era que os meus amigos  me ilucidassem era se realmente aquelas acelaradelas uma vez estar a 3 cilid. não estraga ou projudica o motor , pois eu fiquei com sérias dúvidas , e como não sabia não disse mais nada ao sujeito .
Final da hiistória , depois lá chegaram a conclusão que era uma bobine e mudaram , colocaram uma da marca BERU  ZS052
e o motor ficou ok ... , mas noto qualquer coisa ... pode ser psicologico ... mas enfim ...
Um abraço a todos ...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #1 em: 04 de Março de 2011, 09:00 am »
Eu não percebo nada de mecânica mas parece-me que não é muito saudável estar a abusar de um motor em condições de funcionamento deficiente. Algures no fórum já foram descritas técnicas (por quem sabe, obviamente), de determinar qual o cilindro que está "morto", e tudo isto sem recurso a abusos do motor.
Para mais se está a 3 cilindros, há gasolina que não é queimada e que pode danificar o catalizador...
Daí os contrutores não recomendarem que um carro com catalizador na linha de escape seja posto a trabalhar com a técnica do empurrão.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #2 em: 04 de Março de 2011, 11:08 am »
Se não me engano e pegando na ideia do Rui uma vez que não existe a combustão em um dos cilindros, pois a bobine não dá energia à vela para fazer a sua função, não deverá ser nada saudável, pois existe a acumulação de combustível no cilindro...

Mas o pessoal mais entendido poderá confirmar isso e daqui a 1h e tal também poderei confirmar...

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #3 em: 04 de Março de 2011, 11:48 am »
- apenas tenho a dizer , quando te doi alguma coisa , vais ao hospital , medico ou farmaceutico , certo ?

- com o carro a mesma coisa , senão sujeitas te ao que sujeitas te .

Offline jfsmpt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 18
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #4 em: 07 de Março de 2011, 07:57 am »
A todos o meu obrigado ... um abraço ... ahhh .. e nunca mais vou a oficinas da treta ... mas se calhar também depende muito da equipe que nos atende ... mas enfim ... para a próxima é ir a renault , sei que é mais carito , mas a qualidade de mão de obra é outra coisa ..

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #5 em: 07 de Março de 2011, 10:19 am »
O scenic cá de casa também tem esse problema, infelizmente não conseguiram determinar qual a bobine que estava avariada e por acaso também fizeram essas acelerações e meteram um spray para humidades, até ficou bom mas agora temos que esperar que alguma de mesmo o berro. :shocked:

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #6 em: 07 de Março de 2011, 15:47 pm »
O scenic cá de casa também tem esse problema, infelizmente não conseguiram determinar qual a bobine que estava avariada e por acaso também fizeram essas acelerações e meteram um spray para humidades, até ficou bom mas agora temos que esperar que alguma de mesmo o berro. :shocked:


Não conseguiram identificar qual a bobine???? :huh: :huh:

Tendo em conta que trabalham aos pares é simples....

Offline jfsmpt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 18
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #7 em: 10 de Março de 2011, 07:54 am »
Amigo ... não me ademira nada eles não terem conseguido detectar qual a bobine , pois foi o que aconteçeu comigo ..
tiram bobine puseram bobine tiraram velas puseram velas e eu sempre a dizer que o problema quase de certeza que era bobine , mas nada .... até que por fim lá se conseguiu descobrir a bobine ... enfim ... não tem qualificação ... por isso digo , mais vale pagar mais , mas ao menos chegamos a renault minuto e dai a cinco dez minutos saimos com o carro ok ... bem se costuma dizer .... a qualidade paga-se .

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #8 em: 10 de Março de 2011, 09:09 am »
Amigo ... não me ademira nada eles não terem conseguido detectar qual a bobine , pois foi o que aconteçeu comigo ..
tiram bobine puseram bobine tiraram velas puseram velas e eu sempre a dizer que o problema quase de certeza que era bobine , mas nada .... até que por fim lá se conseguiu descobrir a bobine ... enfim ... não tem qualificação ... por isso digo , mais vale pagar mais , mas ao menos chegamos a renault minuto e dai a cinco dez minutos saimos com o carro ok ... bem se costuma dizer .... a qualidade paga-se .

Bem eu continuo a dizer as bobines trabalham aos pares e dessa forma ao desligarem uma caso se trate de um par onde esteja uma doente  o carro ficaria a trabalhar a 2  cilindro logo vai a baixo......


Este é um teste bem rápido e eficaz  atenção que tb alerto para as entrads de ar á admissão esses motores são muito propicios a isso.  :grin:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #9 em: 14 de Março de 2011, 22:51 pm »

Bem eu continuo a dizer as bobines trabalham aos pares e dessa forma ao desligarem uma caso se trate de um par onde esteja uma doente  o carro ficaria a trabalhar a 2  cilindro logo vai a baixo......


Este é um teste bem rápido e eficaz  atenção que tb alerto para as entrads de ar á admissão esses motores são muito propicios a isso.  :grin:

O carro foi abaixo uma das vezes, então foi mesmo burrice do mecânico em causa também viram com a máquina e não mostrava nenhuma deficiência, mas a verdade é que o carro tem funcionado bem desde que tiraram todas as bobines e voltaram a meter.Agora é esperar que aconteça outra vez e ai vou estar atento.

Offline R13

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Olival-VNG
  • Mensagens: 46
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #10 em: 14 de Março de 2011, 23:21 pm »
É defeito das bobines, já me aconteceu o mesmo no meu carro... quer dizer no outro carro...  :tongue:

em vez de 3 ficou só em 2 loool

Se voltar a ficar assim não penses duas vezes, troca... é o melhor.

 :grin: :grin:

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: motor a trabalhar a 3 cilindros
« Responder #11 em: 15 de Março de 2011, 01:10 am »
Uma das forma de se verificar antigamente era puxar o cachimbo um pouco fora. Ao fazer isso ouvia-se um martelar que era mais forte cada vez que se tirava mais o cachimbo... era feito com cachimbos faceis de tirar pois senão ele sai completamente e ai.. cuidado com os esticoes...