Uma nota para o porta-objectos: a melhor forma de o tirar é colocar uma chave de fendas de lado (por baixo) até à parte traseira, e fazer alguma força para cima. E nunca puxar pela tampa, pois é frágil.
Recentemente fiquei com o vidro em baixo do meu megane II. Comecei por desenfardar a porta e para conseguir repor o vidro ao sitio. Mas só consegui após ter retirado o motor do elevador, porque o mesmo está bloqueado e não deixa o vidro subir nem descer. Como pouco conheço de mecânica rotulei logo que o problema seria do motor que tinha ido a vida.
Mas após ler este tópico e ter visto mais uma coisa na net fiquei na duvida de qual seria mesmo o problema do meu carro:
- Motor do elevador
- ou, módulo que comanda
Se alguém me conseguir ajudar ficava muito agradecido.
O problema mais comum nos Megane II é a falha dos módulos. O facto de vir de série com os 4 vidros automáticos (comando impulsional) é óptimo, mas a escolha dos módulos (marca TEMIC) não foi a melhor.
Já tive uma falha num módulo traseiro. Fechei o carro carregando duas vezes no botão para deixar os vidros bem fechados, e um deles abriu totalmente. Não voltou a fechar até andar com um carro uns metros, e a partir daà só funcionava às vezes.
A solução foi simplesmente desmontar o módulo e limpar todas as ligações com spray limpa-contactos. Isto já foi há mais de dois meses, até agora não falhou mais.
Se isto não resolver, tens três opções, mas apenas duas viáveis:
- Comprar o kit completo do vidro na Renault, o que fica para cima de 250€, pois inclui motor, calhas, espias, etc.
- Comprar um módulo usado na sucata, deve ser no mÃnimo 30€, visto já ter muita procura. Mas pode acontecer o mesmo passado algum tempo.
- E por último, comprar um módulo alternativo disponÃvel no eBay, mas sem modo automático. O que este módulo faz é enviar a informação directa do botão para o motor, ou seja, não funciona só com um toque no botão, nem com o fecho automático a partir do comando/chave. Os módulos são todos iguais, podes montar este atrás e trocar.