foto 1 = desligar cabo de acelarador e fichas do sensor de ralentim e posição da borboleta
foto 2 = tirar tubos e admisões do filtro de ar
foto 3 = despertar e tirar o filtro de ar e tudo de vácuo do servo freio
foto 4 = confirmar que não vem nada agarrado
foto 5 = puxar e soltar o tubo que liga no sensor de ralentim e desapertar os 2 parafusos que seguram a caixa do filtro de ar
foto 6 = desapertar este suporte e retirar por completo o tubo de vácuo
foto 7 = depois de solta retirar a caixa puxando para o lado do servo freio e dando um jeito está cá fora
foto 8 = caixa do filtro de ar aindo por lavar
depois de tirada a caixa do filtro de ar temos acesso ao corpo da borboleta , aqui não tirei foto porque não dá mesmo para se ver , como sabes só os dedos é que veem , temos é de desapertar os 2 parafusos com uma chave de caixa 10MM e o corpo da borboleta fica solto
foto 9 = corpo da borboleta
foto 10 = igual - suja
foto 11 = retirar o sensor de posição da borboleta
foto 12 = retiramos o sensor de ralentim desapertando da caixa de ar
foto 13 = retirar os o'rings ( o que fica a vedar entre o corpo e a caixa estava mesmo partido e daà que tivesse uma entrada de ar a mais que alterava o ralentim do carro )
foto 14 = com um spray de limpeza próprio da Renault lavar o corpo muito bem
foto 15 = sensor de ralentim
foto 16 = desmontar para lavar o dito sensor
foto 17 = deixar ficar de molho no liquido do spary um bom bocado e depois limpar tudo muito bem
foto 18 = limpar mesmo o lixo todo
foto 19 = o'rings novos para substituir
foto 20 = o produto indicado para estas lavagens
foto 21 = corpo da borboleta já lavado e já com o novo o'ring
foto 22 = residúos das lavagens
foto 23 = passadas 4 horas os residuos depois de secos ainda fazem esta montanha.
depois de tudo limpo e bem seco é montar pela ordem inversa e pega ao 1º toque de chave e fica com o trabalhar de um relógio suisso
diy elaborado pelo user scenick