Autor Tópico: MOTOR GRIPADO AOS 67.000km  (Lida 107987 vezes)

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
MOTOR GRIPADO AOS 67.000km
« em: 19 de Abril de 2011, 19:15 pm »
R Megane Break Exclusive 1.5 DCI 105 CV... 67.000km... matricula de 05/08...
Mais estimada e bem tratada que eu mesmo! Revisões em dia (apesar da ultima ter sido feita fora da marca)...
Resultado: Motor Gripado, orçamento estimado 3670€...
Bom... Resposta da Renault Portugal ao concessionário Multiauto... Um redondo NÃO!
Não assumem qualquer responsabilidade pelo simples facto da ultima revisão ter sido feita fora da marca. :angry:
Solicitei à Multiauto um relatório onde esteja descrito o estado real do motor, o que provocou a avaria e o que poderia ter sido feito afim de evitar o mesmo. E também se a avaria poderia ter sido evitada ou causada pela anterior revisão. Falei com o chefe de oficina que vai me enviar isso e mais as fotos que foram tiradas às peças.
Vou enviar nova reclamação para a Renault. Desta vez em meu nome.
Digo já que qualquer que seja a resposta, ela irá ser reparada... E logo a seguir vou vendê-la.
A confiança que tinha na Renault foi toda por agua abaixo. Até a bem pouco tempo recomendava a carrinha a toda a gente... A partir de agora recomendo o contrario
Maldita hora que não fiquei com a Opel Astra.......
TRISTE.... MUITO TRISTE.... :cry:
Megane Break Exclusive _ 1.5 DCI _ 105cv _ 05/08 _ xx - FR- xx
Opel Corsa_1.5 TD SPORT_'94_ + de 400.000 kms   Poderás mover-te primeiro, mas eu movo-me mais rápido.

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: MOTOR GRIPADO AOS 67.000km
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2011, 19:27 pm »
Mas isso aconteceria em qualquer marca, seja ela renault, opel, volvo, ou mesmo uma hyundai ou chevrolet.

A partir do momento que se faz um serviço fora da marca o representante nunca poderá assumir um problema destes.

Repara, tens poucos km, é verdade mas nesta ultima revisão podem ter posto algum componente ou lubrificante que não seja indicado para o motor em questão e ele gripou. Ninguém pode garantir perante esta situação.

Conheço muitas carrinhas e carros com o motor do teu e com 200mil km ou mais ainda e até hoje sem problemas, e também conheço astras que tiveram bastantes problemas.

Isto vai um pouco da sorte e tratamento do motor (com isto não estou a dizer que o tenhas dado um mau tratamento, é apenas uma ideia no geral), e ainda claro, as manutenções.

Já vi muito bom carro a avariar pelas razões que dei acima, isto porque foram feitas as revisões num mecânico amigo, conhecido, da esquina e o material utilizado não foi o indicado.

Contudo não deixa de ser uma situação estranha...  :sad:

Já agora, com quantos km fizeste essa ultima intervenção? 

« Última modificação: 19 de Abril de 2011, 19:34 pm por Lipe »

Offline R.Miguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: GUIMARAES
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2011, 19:29 pm »
Mais estimada e bem tratada que eu mesmo! Revisões em dia (apesar da ultima ter sido feita fora da marca)...
Bom... Resposta da Renault Portugal ao concessionário Multiauto... Um redondo NÃO!
Não assumem qualquer responsabilidade pelo simples facto da ultima revisão ter sido feita fora da marca. :angry:
Solicitei à Multiauto um relatório onde esteja descrito o estado real do motor, o que provocou a avaria e o que poderia ter sido feito afim de evitar o mesmo. E também se a avaria poderia ter sido evitada ou causada pela anterior revisão. Falei com o chefe de oficina que vai me enviar isso e mais as fotos que foram tiradas às peças.
Digo já que qualquer que seja a resposta, ela irá ser reparada... E logo a seguir vou vendê-la.
A confiança que tinha na Renault foi toda por agua abaixo. Até a bem pouco tempo recomendava a carrinha a toda a gente... A partir de agora recomendo o contrario
Ola boas, sabendo que estas triste vou te avisar do seguinte, embora a ultima revisao nao foi feita na renault isso nao importa pois a lei defende o consumidor, ou seja essa lei ja existe alguns anos sendo reforçada e melhorada no ano passado,logo que tenhas feito a revisao a tempo e horas como perconiza a renault, e as peças substituidas sejao de origem ou de qualidade equivalente(concorrencia) respeitem as normas do constructor principalmente o oleo que la foi metido.
Para isso basta ter a factura da oficina que fizeste a revisao e que todas as peças substituidas, principalmente o oleo cumpram as normas da renault se isso estiver bom procura um advogado para fazer essa reclamaçao a renault e tu vais ver que eles ja vao falar de outra maneira.abaraço

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2011, 19:31 pm »
Pois eu tive um Opel Astra e não recomendo m*** dessa a ninguém   :laugh:

Mas um motor não gripa assim do nada.

Que erros apareceram no CB?
Foi ligado à clip depois disso?
 Será que nessa última revisão foi tudo feito como deve ser? Liquido refrigerente estava bom? não misturaram ´líquidos diferentes? O óleo foi o correcto para o carro e posto na medida certa?

Carter ou bloco estão bons? Não tinham alguma estaladela?

Se foi algum problema desses, isso é alheio à renault Portugal  :azn:

Um motor desses, reconstruído fica pelos 1500 €

Offline R.Miguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: GUIMARAES
« Responder #4 em: 19 de Abril de 2011, 19:37 pm »

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 19 de Abril de 2011, 19:55 pm »
Ola boas, sabendo que estas triste vou te avisar do seguinte, embora a ultima revisao nao foi feita na renault isso nao importa pois a lei defende o consumidor, ou seja essa lei ja existe alguns anos sendo reforçada e melhorada no ano passado,logo que tenhas feito a revisao a tempo e horas como perconiza a renault, e as peças substituidas sejao de origem ou de qualidade equivalente(concorrencia) respeitem as normas do constructor principalmente o oleo que la foi metido.
Para isso basta ter a factura da oficina que fizeste a revisao e que todas as peças substituidas, principalmente o oleo cumpram as normas da renault se isso estiver bom procura um advogado para fazer essa reclamaçao a renault e tu vais ver que eles ja vao falar de outra maneira.abaraço

Eu sei disso meu amigo. A revisão foi feita passava poucos kms dos 60.000. Quando frisei isso à senhora que me atendeu telefonicamente no SRC, a mesma disse-me que «A Renault não!!!». O qual eu respondi que a Renault agora deve estar à margem da lei com certeza...  De qualquer forma isso só serviria durante a Garantia oficial que já terminou. Contactei o serviço juridico da DECO que me informou que apos termino da garantia nada se pode fazer, apenas responsabilizar a oficina que efectuou a revisão caso se consiga provar que foi causada por erro deles.
Abraço amigo
Opel Corsa_1.5 TD SPORT_'94_ + de 400.000 kms   Poderás mover-te primeiro, mas eu movo-me mais rápido.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #6 em: 19 de Abril de 2011, 19:59 pm »
R.Miguel,

Tu estás a falar de outra coisa. Estando o carro na garantia, mesmo que a revisão tenha sido feita fora da marca, mas com material próprio e com factura discriminada da intervenção e material, aí a legislação obriga a marca a "honrar" a garantia. Mas esta situação é diferente, pois a carrinha já está fora da garantia, e aí qualquer assumpção de responsabilidade da Renault Portuguesa terá que ser encarada como "gesto de boa vontade" - claro que podem argumentar que um motor não pode gripar aos 67.000 km e que terá que haver defeito de construção, mas a não ser que tal venha a ser provado, continuamos a falar de um "gesto de boa vontade" por parte da Renault. Agora, sendo a manutenção da mesma efectuada fora da rede de concessionários Renault, lá se vai a "boa vontade" da Renault Portuguesa.

drakkullae,

Espero que tudo se resolva pelo melhor. Mas já agora, para nos esclareceres, como tem sido efectuada a manutenção da carrinha? Em particular, de quantos em quantos km e que óleo tem vindo a ser utilizado (5w40 ou 10w40=?

Um abraço,
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 19 de Abril de 2011, 20:01 pm »
Mas isso aconteceria em qualquer marca, seja ela renault, opel, volvo, ou mesmo uma hyundai ou chevrolet.

A partir do momento que se faz um serviço fora da marca o representante nunca poderá assumir um problema destes.

Repara, tens poucos km, é verdade mas nesta ultima revisão podem ter posto algum componente ou lubrificante que não seja indicado para o motor em questão e ele gripou. Ninguém pode garantir perante esta situação.

Conheço muitas carrinhas e carros com o motor do teu e com 200mil km ou mais ainda e até hoje sem problemas, e também conheço astras que tiveram bastantes problemas.

Isto vai um pouco da sorte e tratamento do motor (com isto não estou a dizer que o tenhas dado um mau tratamento, é apenas uma ideia no geral), e ainda claro, as manutenções.

Já vi muito bom carro a avariar pelas razões que dei acima, isto porque foram feitas as revisões num mecânico amigo, conhecido, da esquina e o material utilizado não foi o indicado.

Atenção a revisão não foi feita na oficinazinha do "Manuel" ou do "Ze" (que por vezes até são melhores). Foi feita numa oficina credenciada que me garantiu que todo o serviço cumpria as especificações da Renault.
Diga-se de passagem que astras com este problema não conheço nenhuma e Meganes, principalmente 100CV, ja conheço imensas... Tudo devido a problemas que a Renault insiste em não assumir e que ja vêm desde à muito tempo.
Revisaõ feita com 60.000 e uns kms...

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 19 de Abril de 2011, 20:04 pm »
R.Miguel,

Tu estás a falar de outra coisa. Estando o carro na garantia, mesmo que a revisão tenha sido feita fora da marca, mas com material próprio e com factura discriminada da intervenção e material, aí a legislação obriga a marca a "honrar" a garantia. Mas esta situação é diferente, pois a carrinha já está fora da garantia, e aí qualquer assumpção de responsabilidade da Renault Portuguesa terá que ser encarada como "gesto de boa vontade" - claro que podem argumentar que um motor não pode gripar aos 67.000 km e que terá que haver defeito de construção, mas a não ser que tal venha a ser provado, continuamos a falar de um "gesto de boa vontade" por parte da Renault. Agora, sendo a manutenção da mesma efectuada fora da rede de concessionários Renault, lá se vai a "boa vontade" da Renault Portuguesa.

drakkullae,

Espero que tudo se resolva pelo melhor. Mas já agora, para nos esclareceres, como tem sido efectuada a manutenção da carrinha? Em particular, de quantos em quantos km e que óleo tem vindo a ser utilizado (5w40 ou 10w40=?

Um abraço,

Mudaça de oleo aos 15.000... aos 30.000 e aos 60.000... Oleo usado inicialmente 5W40... Oleo usado na ultima intervenção 5W30.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #9 em: 19 de Abril de 2011, 20:10 pm »
Ponto 1. O óleo 5w30 não deve ser utilizado nessa motorização - o carro não tem filtro de partículas, certo? Se assim for ( e conforme poderás ver aqui http://www.renault.co.uk/Resources/PDF/Consumer_Leaflet.pdf ) esse carro deverá utilizar exclusivamente óleo 0w40 ou 5w40

Ponto 2. As últimas mudanças de óleo foram efectuadas aos 30.000 km e aos 60.000 km? Corrige-me se estiver enganado, mas os intervalos de manutenção dessa motorização não são e 2 anos ou 20.000 km (o que ocorrer primeiro)?
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #10 em: 19 de Abril de 2011, 20:12 pm »

Atenção a revisão não foi feita na oficinazinha do "Manuel" ou do "Ze" (que por vezes até são melhores). Foi feita numa oficina credenciada que me garantiu que todo o serviço cumpria as especificações da Renault.
Diga-se de passagem que astras com este problema não conheço nenhuma e Meganes, principalmente 100CV, ja conheço imensas... Tudo devido a problemas que a Renault insiste em não assumir e que ja vêm desde à muito tempo.
Revisaõ feita com 60.000 e uns kms...

Referi acima que estava a falar em casos que conheci e não no teu especifico, até porque não disseste onde foi feita a intervenção e como tal não assumo logo que seja feita no "zé da esquina".  :smiley:

Todos sabemos que existem mecânicos e sapateiros e também sabemos que alguns bons mecânicos trabalham por conta própria e alguns sapateiros vão parar a concessionários.

Mas de facto gripou muito pouco tempo depois da intervenção, não deixa de ser estranho.

Apenas posso desejar que se resolva tudo pelo melhor

Ponto 1. O óleo 5w30 não deve ser utilizado nessa motorização - o carro não tem filtro de partículas, certo? Se assim for ( e conforme poderás ver aqui http://www.renault.co.uk/Resources/PDF/Consumer_Leaflet.pdf ) esse carro deverá utilizar exclusivamente óleo 0w40 ou 5w40

Ponto 2. As últimas mudanças de óleo foram efectuadas aos 30.000 km e aos 60.000 km? Corrige-me se estiver enganado, mas os intervalos de manutenção dessa motorização não são e 2 anos ou 20.000 km (o que ocorrer primeiro)?

Este ponto, também tinha essa ideia. Mas no manual também terás toda essa informação.

No meu clio (tce) é 5w40 e de 20 em 20 mil km ou anual.

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 19 de Abril de 2011, 20:17 pm »

Sim, mas de qualquer forma o chefe de oficina da Renault informou-me que o oleo que usei era melhor que aquele que geralmente é usado e que por isso era impossível ter sido do óleo. Quanto às revisões, 1 ano ou 30.000 kms (inf dada pela renault). Isso queria eu... Assim responsabilizava a oficina que me fez a revisão! De qq forma obrigado pelo link. ;)

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 19 de Abril de 2011, 20:23 pm »
Posso dizer que a revisão foi feita na oficina Roady. E aí tambem me disseram q o usado normalmente era o 5W40 mas que recomendavam o 5W30.

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2011, 20:25 pm »
na roady  entao tas a espera do que? eu nesses não meto carro nenhum meu. já me fartei de ouvir historias engracadas lool

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Let's do this!
« Responder #14 em: 19 de Abril de 2011, 20:26 pm »
na roady  entao tas a espera do que? eu nesses não meto carro nenhum meu. já me fartei de ouvir historias engracadas lool

Eu também :(

alias, o ultimo caso foi com um Peugeot dum amigo.
depois de ter saído de lá, passado dois meses motor à vida. :(