Apesar de o tÃtulo do tópico indicar apenas Monsaraz e Évora, outros locais foram também contemplados com a visita.
Dia 22-04 bem cedinho, arranque em direcção a Monsaraz. Vila pequena de construções em xisto e granito, bem preservada e com uma vista soberba. Ficou só a faltar o almoço. Foi me recomendado um restaurante (O Alcaide) mas estava encerrado e o que sobrava estava cheio.
Mas nada como as fotos de Monsaraz:
Depois disto, avançamos até Mourão. Aqui começou o "descalabro" da comida tipicamente alentejana, sobremesas incluidas...
Em Mourão o castelo estava fechado e como tal seguimos em frente até à Barragem de Alqueva. Em várias das fotos em Monsaraz nota-se bem o lago da barragem. O tempo não esteve famoso, mas se fosse para não apanhar chuva, era melhor ter ficado em casa.
Paragem seguinte em Portel. O castelo, como muitos monumentos históricos em Portugal, parece votado ao abandono apesar de ter uma porta e um horário de funcionamento. No interior, como se pode observar na 2ª foto, é um amontoado de ruÃnas.
Finalmente a meio da tarde chegamos a Évora. Não há muito a dizer sobre esta cidade que é património mundial da Unesco. Ficam então as fotos com as respectivas descrições.
Praça do Giraldo e centro histórico:
A Catedral de Évora e respectivos claustros:
Templo de Diana:
Igreja da Graça:
Igreja de S. Francisco e Capela dos Ossos:
As fotos de Évora que aparecem acima foram tiradas nos dias 22 e 23.
No dia 23 decidimos ir almoçar a Arraiolos:
Após o repasto seguimos para o recinto megalÃtico dos Almendres onde se pode observar um menir e um cromeleque:
A foto da sucata no meio dos calhaus:
Para finalizar ainda fomos beber um cafézito a Montemor-o-Novo:
A noite foi passada no Hotel Ibis, pelo simples motivo de termos decidido ir quase em cima da hora e ter sido este o unico hotel a disponibilizar um quarto triplo. De resto migas, açorda, boa carne de porco, sericaia, encharcada, etc.