Autor Tópico: Oleo + economico  (Lida 15584 vezes)

Offline filipermr

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: vila nova gaia
Oleo + economico
« em: 28 de Abril de 2011, 10:28 am »
Boas, como vem a ser habito dos portugueses em querer poupar um bom dinheiro gostaria de pedir a vossa opiniao quanto a marca e tipo de oleo aconselhado que poderei comprar em algum super ou hiper que seja mais economico ,visto eu todas as revisoes que fiz foi na marca!!! Meu carro Laguna 1.9 dci de 2002. Desde ja agradeço a vossa ajuda.OBRIGADO!!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Oleo + economico
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2011, 10:29 am »
elf 5w40

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2011, 10:37 am »
Eu tenho esse motor no meu Megane e compro o BP Visco 7000 100% Sintetico no Jumbo.
Eles fazem uma promoção todos os anos em que fica a pouco mais de 20€ o bidon de 4lts.

No oleo não convem poupar e usar oleos manhosos, depois fica mais caro na oficina....

Offline filipermr

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2011, 11:40 am »
Caros colegas obrigado pela ajuda mas pelo que tenho lido o tipo de oleo tem de respeitar uma norma!! No caso do elf 5w40 como sei que respeita essa mesma norma?, "desculpem a ignorancia"!!!

Offline PedroRS

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2011, 11:52 am »
Caros colegas obrigado pela ajuda mas pelo que tenho lido o tipo de oleo tem de respeitar uma norma!! No caso do elf 5w40 como sei que respeita essa mesma norma?, "desculpem a ignorancia"!!!

Tens que ver no bidão, onde há umas referências nomeadamente lebras tip "A..." isso é as ditas normas que têm que respeitar, que no caso acima referido o BP 7000 sintectic,que uso também por ser bom óleo e bom preço no jumbo, respeita a norma correcta

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #5 em: 28 de Abril de 2011, 11:52 am »
Tem lá escrito no rotulo do oleo.

Offline filipermr

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 28 de Abril de 2011, 12:07 pm »
OK , já percebi mas como sei qual a norma para o meu carro? Laguna 1.9 dci de 2002?

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
« Responder #7 em: 28 de Abril de 2011, 12:12 pm »
Diz no livro do carro, ou então se fizeres uma busca aqui no forum, tens um topico só sobre os oleos especificos para cada motor, cortesia do Artur se não me falha a memoria.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #8 em: 03 de Maio de 2011, 14:33 pm »
Para o teu carro:

Oleo Elf Excellium SXR 5W40 ou qualquer oleo de marca conhecida desde que seja 5W40 e cumpra as normas:

ACEA 2004: A3/B4
API: SM/CF
RENAULT : RN0710, RN0700

Principalmente tem atenção as normas em negrito. Existem oleos 5W40 que cumprem as normas ACEA mas nao cumprem as normas OEM da Renault.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2011, 19:57 pm »
Para o teu carro:

Oleo Elf Excellium SXR 5W40 ou qualquer oleo de marca conhecida desde que seja 5W40 e cumpra as normas:

ACEA 2004: A3/B4
API: SM/CF
RENAULT : RN0710, RN0700

Principalmente tem atenção as normas em negrito. Existem oleos 5W40 que cumprem as normas ACEA mas nao cumprem as normas OEM da Renault.

Boas.
Eu faço a seguinte pergunta:
será q é assim tao importante cumprir as normas  Renault?
Nao será mais uma questao de markting?
Entao as centenas de milhar de turbos em todo mundo q foram "á vida" nos  Lagunas 1.9dci da faseI por respeitarem o oleo q a Renault preconizava?
Eu já ha varios anos q uso o BP Visco 7000, q nao tem a norma 0710, mas o Shell Helix ou o Castrol Magnatec ja la tem escrito essa norma RN0710, será q sao melhores?...

Isto é uma pergunta q faço pois eu nao sou entendido no assunto como é obvio.
Mas tenho-me dado bem c o BP Visco 7000

Cumptos

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2011, 20:01 pm »
Os turbos que partiam nos Lagunas nunca tiveram nada a ver com a qualidade do óleo...

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2011, 20:12 pm »
se calhar não será a analogia mais correcta , mas eu penso assim ...... Se o meu grupo de sangue é rh- e precisar de uma transfusão que mal faz levar um bocado de rh+ ? afinal é sangue na mesma .....

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #12 em: 15 de Maio de 2011, 21:00 pm »
Os turbos que partiam nos Lagunas nunca tiveram nada a ver com a qualidade do óleo...
Aí as opiniões dividem-se... Lembra-te que na altura dos turbos partidos em série o óleo Elf era diferente (Elf Excellium 5w40 e não SXR), para não falar dos óleos 10w40 que algumas levavam...

A minha Laguna 2 tem levado Shell Helix Diesel Ultra (com homologação Renault), e costuma-se encontrar nas Norautos e afins por cerca de 30€ / 4 l. Até agora tem-se dado bem, não bebe óleo, os consumos parecem-me bastante simpáticos (melhores do que antes de ter levado o motor novo há 3 anos)
« Última modificação: 15 de Maio de 2011, 21:02 pm por nelsonjrgomes »
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 15 de Maio de 2011, 21:10 pm »
Os turbos partiam por uma deficiente lubrificação. A partir, salvo erro de 2003, a renault fez alterações na linha de óleo do turbo e como resultado aumentou o caudal e pressão do óleo que lubrifica o veio do turbo. Tanto que a partir daí, houve muito menos problemas com estes turbos.

No meu carro, se calhar meto um óleo diferente de todos. Meto ESSO Ultron 5W40. Não faço ideia se é aprovado pela renault, nem tão pouco sei que norma tem...nem me interessa saber. No fundo no fundo a diferença de marcas e normas é irrelevante.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #14 em: 15 de Maio de 2011, 22:23 pm »

Mas se eu fosse nas recomendaçoes da Renault, na Scenic q tive 1.9dci de 2002,  metia o 10w40 e mudanças de 30 em 30 000.
 kilometros...( cheguei a questionar a Renault Portuguesa por email e responderam-me q era o q estava estabelecido)

Com que qualidade o oleo 10w40, chegaria aos 30 000....

Se eu seguisse as recomendaçoes nao sei se teria andado 120 mil kilometros sem rebentar o turbo/motor.

Cumptos

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv