Autor Tópico: Estalo na direcção ao virar para ambos lados  (Lida 19553 vezes)

MRC

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Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« em: 09 de Maio de 2011, 01:40 am »
Ora bem, deve ser da idade ou das rotundas quase em 3 rodas, que o meu 11 GTS anda na maré dos estalos... Amanhã vou averiguar a sua origem no mecânico, mas de qualquer das maneiras fica o tópico, para na eventualidade de puder ajudar futuros users com o mesmo problema.

Estalo vem do lado do pendura à frente, dá tanto em aceleração ou desaceleração (logo penso que transmissão/cardan está fora de questão), a virando para a esquerda ou direita, em rotundas, cruzamentos, etc., e é um estalo único para cada lado que viro.

As minhas duvidas centram-se:

Ponteira de direcção?
Amortecedor?

Peço aos entendidos que digam o seu palpite e agradeço o mesmo. :)

Offline energyprivilege

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #1 em: 09 de Maio de 2011, 01:44 am »
Eu acho que e mais prensa. LOL

Agora a sério, ponteira parece-me ser o prognostico mais certo....

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Offline Artur

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2011, 01:53 am »
amortecedor ou triangulo ..... barra estabilizador desapertada .....

MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #3 em: 09 de Maio de 2011, 02:27 am »
Oh energy, um dia há-de ser dia pah... Por enquanto e quanto não me deixar ficar mal, deixarei que lhe dê estas pintelhices da idade. :D

Artur, o triângulo é novo, o que não invalida a hipótese, mas acho pouco provável. Já a barra desapertada, irei ter o cuidado de verificar ao detalhe.

Rezo para que não seja amortecedor, pois o mesmo, não apresenta fugas e os cabeçotes parecem estar Ok :S

MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #4 em: 09 de Maio de 2011, 18:37 pm »
Bem já estive a ver a coisa hoje de manhã e veredicto decisivo não tenho... Ponteira de direcção está boa, amortecedores também não aparentam falhas.

As hipóteses apontam para ponteira da barra estabilizadora (borracha) e respectiva abraçadeira, que dá-me a ideia de não apertar convenientemente a barra, pelo que já estão ambas encomendas, e na origem, para depois se ouvir estalar de novo, não ficar a pensar "se e se" devido à falta de especificação ou qualidade na compra das referidas peças... Se ficar resolvido, lá para quinta ou sexta, dou confirmação.


Offline Rui

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2011, 21:57 pm »
Modo joke on:

Isso é um problema na prensa!

Modo joke off.
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Offline Caçoilauto

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #6 em: 11 de Maio de 2011, 18:07 pm »
Isso cá para mim deverá ser a rótula axial da caixa de direcção, ou até mesmo no s/ fim da caixa de direcção que apresenta folga..

Isto se na troca de amortecedores que fizeste apertas-te convenientemente a base de topo do amortecedor á torre. ( pois parafusos M8 chave 13 )

Verifica também as borrachas da barra estabilizadora como disseste e lembra-te sempre que trocare borrachas deverás trocar as respectivas braçadeiras tb pois as mesmas apesar de ferro com borracha apresentam sempre desgaste no seu formato. ( parafuso m8 chave 13 com porca soldada ao charriot )
 :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Gonçalo

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #7 em: 11 de Maio de 2011, 18:27 pm »
Tem artrite reumatóide  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #8 em: 11 de Maio de 2011, 21:59 pm »
tumor nos ovários... :tongue:
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MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #9 em: 11 de Maio de 2011, 22:10 pm »
Isso cá para mim deverá ser a rótula axial da caixa de direcção, ou até mesmo no s/ fim da caixa de direcção que apresenta folga..

Quanto à rotula axial da caixa de direcção, como é que posso verificar isso? Virando o volante rapidamente de um lado para o outro com o carro parado?

Offline scenick

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2011, 23:02 pm »
Roda levantada e virar a roda com as mãos e olhar para a rótula coaxial junto ao fole da caixa de direcção e ver se tem folga, assim um tipo de vai vem <->. É o chamado tirar a folga.... se é que me faço entender.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 14:41 pm por sls »

MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2011, 23:38 pm »
Mas para reparar, tenho que tirar o fole da direcção para fora, não?

EDIT: Já vi que sim. E pelo que parece, até não é muito caro...

http://cgi.ebay.co.uk/Inner-Tie-Track-Rod-Renault-11-83-89-Steering-/120596343371?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c141a2a4b

« Última modificação: 11 de Maio de 2011, 23:49 pm por MRC »

Offline Caçoilauto

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #12 em: 12 de Maio de 2011, 09:27 am »
MRC

Mas sentes folga ?

Para reparar tens que ter o carro elevado, roda tirada e desapertas a contraporca do terminal de direcção. De seguida desapertas a porca que prende o terminal   terminal á manga eixo ( Chave 17 caixa)  depois vais retirando o terminal ( alerto para o facto de ser rosca esq.) cortas as braçadeiras do fole da caixa e retiras o fole.

De seguida viras a direcção para o lado contrário ao que estás a trabalhar e tens uma rótula que prende ao espigão da caixa. Essa rótula tem por norma uma base sextavada que desapertas normalmente  e de seguida deves voltar a enroscar a nova. ( caso não tenha base sextavada deves utilizar uma chave de pressão ( chave de grifos) ) De seguida deves sempre deixar bem lubrificado o espigão da caixa  e montar pela ordem inversa)

Quanto ao kit de foles( deve rondar os  8 € ) em casas de venda de material, posto isto esqueçe talvez o mandar vir via e-bay etc.

Tou a ver que tens que vir passar uma temporada cá acima para um curso de formação....
 
« Última modificação: 23 de Outubro de 2012, 14:42 pm por sls »

MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #13 em: 13 de Maio de 2011, 17:16 pm »
Eu até tenho umas ideias da coisa, mas como nunca toquei em tais elementos, só sei assim por alto e com termos "não adequados". Mas se me pôr a desmontar com tempo e o material necessário à mão, não tenhas duvidas que faço o que for preciso (jeito nunca me faltou, felizmente).

Mas qualquer dia bem combinado, ainda te faço uma visita num sábado para te chatear um pouco com o 11... :D

Adiante, fiquei surpreendido pela positiva (mais uma vez) com a qualidade do material de origem Renault. Pah, há coisas que vale bem a pena dar uns trocos a mais e esquecer a concorrência.

Se vocês vissem a diferença de qualidade entre uma ponteira da barra estabilizadora para o R11, de origem e outra da concorrência, iriam ficar abismados. De comum, apenas o formato, porque ao pegar e apertar uma borracha e outra, é o cu com as calças. A da concorrência é mole e fina, a de origem, o oposto.





Ficam as refs. para ajudar o próximo, bem como a recomendação em optar pela a origem.

Amanhã a ver se vou trocar tudo e dar a conclusão da coisa.

MRC

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Re: Estalo na direcção ao virar para ambos lados
« Responder #14 em: 20 de Maio de 2011, 20:58 pm »
Ponteira e abraçadeira mudada, sintomas minimizados, mas ao apertar com ele nas rotudas a virar para a esquerda ainda se ouve um estalinho... Acho que dei com o mal... E parece que não tarda nada estou a mudar a da ponta esquerda, bem como as 2 centrais. :D