Para a malta se orientar
No ano passado, a CML proibiu a circulaçao na zona historica de Lisboa de veiculos pre-euro1
Os veiculos pre-euro 1 sao veiculos nao catalizados. As viaturas matriculadas a partir de 1992 ou 1993 (nao tenho a certeza), eram obrigadas a trazer catalizados, sendo que, ja em 1990/91 ja alguns carros as traziam...deduzo que esses possam circular uma vez que cumprem a norma euro I. Nao sei bem como é que fiscalizam isso, devem andar com um medidor de CO2 ás costas...
A partir de 1 de Abril deste ano, a CML vai alargar a proibição a veiculos pre-euro2 (nao sei o que é o Euro 2, mas nao deve ter a ver com filtro de particulas, dado que, julgo que os carros a gasolina nao trazem isso nem numa trouxeram...
A minha questao aqui, é so uma: Os clios, em 1994, ja cumpriam Euro 2? Ou só a partir de 1996 (que foi quando a directiva saiu) é que os carros foram alterados para a cumprir?
É que, se cumprir, deverá poder circular á vontade, mesmo tendo matricula anterior a 1996.
Caso contrário, será ridiculo, imagem 2 viaturas exactamente iguais, produzidas no mesmo, uma é matriculada a 31 de Dezembro de 1995 e outra a 2 de Janeiro de 1996 (a 1 de Janeiro acho que ninguem emite matriculas
)
A de 1996 pode circular e a de 1995 nao pode? nao me parece fazer sentido
No meu caso concreto, até tenho algum bonus, dado que posso certificar o meu carro como viatura de interesse historico (o ACP disse que me fazia isso...é chegar lá de carro lavado e pagar 50 euros), no entanto, gostava de saber se de facto os clios, nesta altura, ja cumprem as normas Euro2
PS: Ao que sei, estas normas nao terão tanto a ver com o CO2, mas sim com o CO. Se fosse pelo CO2 nao podiamos circular com um Porsche comprado ontem...