Autor Tópico: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...  (Lida 87380 vezes)

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #165 em: 22 de Novembro de 2012, 00:25 am »
Eu por acaso acho que na zona onde estou (expo) não tem problemas. Ainda poderei vir com o clio I de 1993.
Se também for aplicável aqui, lá vou vender o carro, mante-lo para não poder o percurso que me fez compra-lo, nem vale a pena... :s
Transportes é que não é uma opção porque não os tenho no meu horário.

Offline St3wie

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Torre da Marinha - Seixal
  • Mensagens: 622
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #166 em: 01 de Dezembro de 2012, 19:58 pm »
Proibidos carros anteriores a 96 em Lisboa :rolleyes:
Isto não pode ser bom.
Se ao menos houvesse bons parques de estacionamento nos arredores da cidade...
E transportes públicos mais em conta, já agora.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=63977
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, 20:05 pm por St3wie »
Clio III Dynamique Luxe 1.2 16v
Citroen Saxo 1.0 Chrono

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #167 em: 19 de Setembro de 2014, 19:38 pm »
Agora a proibição vai ser para os anteriores a 2000. :shocked:

Citação de: Publico
Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa a partir de Novembro

Inês Boaventura
18/09/2014 - 22:03

A Câmara de Lisboa conclui que a Zona de Emissões Reduzidas já permitiu melhorias significativas na qualidade do ar e prepara-se para alargar as restrições à circulação.

Tem um veículo anterior a 2000? Então prepare-se, porque a partir de Novembro deverá deixar de poder circular na Avenida da Liberdade e na Baixa, a menos que resida nesta zona de Lisboa ou tenha um táxi. E se o seu veículo foi construído antes de 1996 também não poderá transitar em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América.
 
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo director municipal de Mobilidade e Transportes da Câmara de Lisboa, durante uma conferência em que foram divulgados os resultados alcançados, em termos de qualidade do ar, com as duas fases da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) já concretizadas. Na ocasião, Tiago Farias explicou que aquela data terá ainda de ser validada pelo executivo camarário e apontou  2015 como o ano em que deverá ser introduzido um sistema electrónico de leitura de matrículas, que permitirá detectar mais eficazmente as situações de incumprimento.

Foi há cerca de três anos que a Câmara de Lisboa avançou com a primeira fase da ZER, que tornou ilegal a circulação no coração da cidade de veículos anteriores a 1992. Logo no ano seguinte, as regras tornaram-se mais apertadas: na Baixa e na Avenida da Liberdade passaram a poder circular apenas veículos construídos a partir de 1996 e foi criada uma segunda zona, com restrições para pesados e ligeiros anteriores a 1992.

E quais foram afinal os resultados alcançados com estas medidas? De acordo com um estudo realizado por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, há já evoluções positivas a registar ao nível da qualidade do ar que se respira na cidade.

Com a ZER, diz o coordenador dessa equipa, as emissões de partículas inaláveis (PM10) caíram 20% entre 2011 e 2012, e as emissões de dióxido de azoto (NO2) desceram oito por cento.

Olhando apenas para a Avenida da Liberdade verificou-se, segundo Francisco Ferreira, que em 2011 houve 113 dias em que foi ultrapassado o limite legal para a concentração de PM10. Em 2012 esse número caiu para 75 e no ano seguinte fixou-se em 38, número que está muito próximo de 35, que é o número de dias em que, segundo a legislação, Portugal pode ultrapassar os valores a partir dos quais se considera haver risco para a saúde.

Quanto ao dióxido de azoto, o coordenador da equipa que conduziu este estudo admite que ainda há “problemas de cumprimento”, que podem tornar-se problemáticos em breve, já que no fim de 2014 o país deixa de gozar de um “regime de excepção”, abrindo-se a porta para a aplicação de sanções pela Comissão Europeia. Em 2011, houve 37 dias em que foi ultrapassado o valor limite legal para a concentração de NO2, em 2012 foram 13 e em 2013 foram 23, sendo que a legislação não permite que se vá além dos 18. 

Com a terceira fase da ZER, a tal que se prevê que avance em Novembro, as expectativas são optimistas, até porque o número de viaturas abrangidas pelas restrições será largamente superior aquele que se verificou até aqui. Segundo Francisco Ferreira, quando esse passo for dado espera-se que na Avenida da Liberdade e na Baixa se evitem 30% das emissões anuais de PM10 e 22% das de NO2. Já na Zona 2, a previsão é que as primeiras caiam 74% e as segundas 19%.

“A ZER de Lisboa está ainda distante da exigência de casos similares, mas tem em conta circunstâncias específicas, nomeadamente sociais, pelo que é necessário melhorias e está a ter resultados”, concluiu aquele investigador, que num debate recente na Assembleia Municipal de Lisboa disse que esta iniciativa camarária tinha “um nível de ambição abaixo do necessário e do desejável”. 

Também o director municipal de Mobilidade e Transportes considerou que “Lisboa está a fazer o seu trabalho de casa, está no bom caminho, mas tem de ir mais longe”. Tiago Farias acredita que alargar as restrições a veículos com mais de 14 anos “não é nada muito complicado”, dada a existência de “um parque automóvel relativamente moderno”.

Ao longo deste processo tem sido sucessivamente adiado o fim do regime de excepção existente para os taxistas, que continuam a poder circular em toda a cidade mesmo que os seus veículos sejam anteriores a 1992 (situação de que também beneficiam os residentes e os veículos históricos). “Isso está a ser trabalhado com eles”, explicou Tiago Farias, admitindo que em breve estes profissionais (que são cerca de 3500) possam começar a ter também restrições, eventualmente aplicadas de uma forma gradual.

Em Outubro está previsto que se realize o primeiro “Dia ZER”, como lhe chamou Francisco Ferreira. A ideia, segundo se explicou na conferência desta quinta-feira, é que equipas formadas por elementos da Polícia Municipal e investigadores vão regularmente para as ruas de Lisboa fazer acções que incluam uma vertente de fiscalização e outra de monitorização.

Até à data, segundo o comandante dessa força policial, foram levantados “poucos, muito poucos autos de contra-ordenação” a automobilistas em situação de incumprimento na ZER, tendo as coimas o valor de 24 euros. “É muito difícil fazer a detecção de matrículas uma a uma”, justificou André Gomes, salientando que o processo será muito facilitado quando for introduzido um sistema electrónico de leitura de matrículas.

“Vamos fazer todos os esforços para que 2015 seja o ano da implementação”, disse a esse respeito Tiago Farias, acrescentando que “o que interessa não é perseguir, é garantir que temos uma maior qualidade do ar”. 

Já o vereador Carlos Castro, que tem o pelouro da Segurança, destacou que aquilo que se pretende é apostar na “sensibilização, na valorização do que é bem feito”, e não “colocar a tónica na penalização”.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #168 em: 19 de Setembro de 2014, 20:25 pm »
Ou seja... continuamos a ter no poder uma cambada de bandalhos com um feijão a fazer de cérebro...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #169 em: 19 de Setembro de 2014, 20:32 pm »
Hoje recebi uma sms da "saponews" a dizer que era apenas de anteriores a 1996, apesar de já ter ideia que isso já estava em vigor. Já vai em 2000... Mas porque não proibem logo todo o trânsito privado a não residentes... Qualquer dia só podem circular carros com 1 ano de idade!

Que palhaçada! :S
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #170 em: 19 de Setembro de 2014, 20:37 pm »
Não... proíbam de uma vez por todas a entrada de carros em Lisboa... depois disso gostava de saber como é que as pessoas que por lá trabalham vão para o trabalho. Já que os transportes públicos são uma grande m****

Era giro ver o que acontecia ao comércio e serviços já de si em dificuldades...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #171 em: 19 de Setembro de 2014, 20:43 pm »
O estado está podre X, não há dinheiro para empregar mais gente, aliás, nem para alguns que que ainda trabalham para ele...

Sabes qual era a solução? Colocar postos móveis de controlo de gases... Era assim e não com IPO fraudulentas anuais!

Acabavam-se logo os fogareiros e a porcaria que anda pelas estradas portuguesas!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #172 em: 19 de Setembro de 2014, 20:51 pm »
O problema não é nem nunca foram gases nenhuns. Isto é uma medida apenas populista para agradar a alguns ambientalistas que estão na UE....como muitas outras sem sentido nenhum...

mas eu acredito que a medicina um dia evolua o suficiente para descobrir a cura para a doença do ambientalismo que muitos sofrem.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #173 em: 19 de Setembro de 2014, 21:28 pm »
Pronto... já me f....
Ok que o meu carro não é exemplo nenhum de emissões por ser 1.6 mas acho que fazia mais sentido acabar com os 190d dos taxistas que avançar já.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #174 em: 19 de Setembro de 2014, 22:46 pm »
Oh X também não exageres

O ar em Lisboa é péssimo e de certeza que não é por culpa dos ambientalistas. Eles fazem falta, mas não estes cérebros que fazem este tipo de regulamentação nem extremistas (da dita ideologia).
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #175 em: 19 de Setembro de 2014, 23:36 pm »
Posso dizer embora more a 15 minutos de Lisboa, muito raramente vou para o centro de Lisboa, só mesmo se for estritamente necessário...e não é pela qualidade do ar...é mais porque para estacionar tenho de pagar e por causa dessas proibições maradas nem lá posso ir com 3 dos meus 4 carros.


Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #176 em: 20 de Setembro de 2014, 20:46 pm »
Eu quando vou a lisboa nem me dou ao trabalho de ir de carro para a baixa apanho o metro e logo me dou conta que um gajo não consegue ir para todo o lado com aquilo...cada vez que de la venho e uma dor de cabeça e de pernas :rolleyes:

Eu não sou contra estas ações ditas ambientalistas mas que sejam feitas como deve ser: Não querem carros antes de 2000?ok então era para todos (residentes e transportes publicos). Se virem que é injusto ou coisa que o valhe não entrem com essa lei em vigor e pronto. Para mim não é isso que vai melhor o ar da baixa, apenas vai diminuir o transito. Eu acho...

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #177 em: 20 de Setembro de 2014, 21:19 pm »
Qual quer dia só deixam circular os carros acabados de sair do stand...
Tomemos o meu caso como exemplo: Neste momento tenho a Scenic (de 2000) e um VW Polo Van 1.7 SDi (de 1999). Se quiser ir a Lisboa em Novembro com o Polo, que gasta em cidade metade da Scenic (logo tem emissões muito mais baixas) estou proibido de circular em certas áreas. Mas se for na Scenic estou à vontade para circular, apesar das emissões e dos consumos serem muito maiores.
Se limitassem a veículos com emissões inferiores a um certo número de g/km de CO2 aí já seria mais certo, agora limitar pela idade está errado na minha opinião
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline sykios

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 371
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...
« Responder #178 em: 20 de Setembro de 2014, 21:27 pm »
Verdade mas não podemos pedir muito aos que fazem IUC bastante mais caros para carros que poluem menos do que para carros velhos que poluem mais. Vai na volta foram os mesmos que fizeram esta lei

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086