Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aÃ...
Citação de: luism_monteiro em 03 de Julho de 2011, 21:47 pmOra então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aÃ... Os carros antigos certificados não necessitam de ser alterados, mas tem de ser considerados históricos.
Citação de: luism_monteiro em 03 de Julho de 2011, 21:47 pmOra então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aÃ... As razões para esta medida são tudo menos por causa da poluição...
Se morasse em Lisboa, nunca iria fazer sentido gastar 660 euros para passado menos de 2 anos tirar tudo para o certificar como clássico.
... muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
é possÃvel meter catalisador em qualquer carro.
Citação de: Xmarine em 03 de Julho de 2011, 21:53 pmCitação de: luism_monteiro em 03 de Julho de 2011, 21:47 pmOra então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aÃ... As razões para esta medida são tudo menos por causa da poluição...Então quais são?
Citação de: Xmarine em 03 de Julho de 2011, 22:05 pmé possÃvel meter catalisador em qualquer carro.Tenho ideia que só em carros de injecção é possÃvel adicionar o catalisador... não estou a ver nenhum carro a carburador com catalisador.Mas o meu comentário neste tópico é somente para saber se há novidades em relação a este assunto. Vagueando pela net, só vejo noticias de Maio e Junho a falar que se vai debater esta proposta... ainda não vi nada de concreto se esta lei foi realmente aprovada, se há excepções... alguém sabe de alguma coisa?
Com a recente aprovação, em reunião de Câmara, de 18 de Abril, da proposta relativa à s Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), têm sido divulgadas na imprensa, várias notÃcias sobre esta matéria que se entende necessário clarificar. Nomeadamente, alguns aspectos que se referem aos transportes públicos.A proposta agora aprovada - tendo em conta a situação do sector - e apesar das imposições decorrentes das directivas europeias em matéria de Qualidade do Ar, posteriormente transpostas para a legislação nacional, bem como o Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, aprovado pelo Despacho 20763/2009, de 16 de Setembro, adoptou um conjunto de restrições menos exigentes em relação ao calendário de implementação inicialmente previsto e que foi discutido e concertado com todos os intervenientes.Desde logo, porque a sua implementação ocorre em Julho de 2011 para a área mais crÃtica ao nÃvel da qualidade do ar em Lisboa, contrariamente à data fixada de Janeiro de 2011 - no documento que esteve em discussão no âmbito da elaboração do programa de execução (2009) -, cuja área de intervenção abrangia a totalidade da cidade (Restrição a pré-Euro 1 para todos os veÃculos).• Os táxis estão isentos da 1.ª fase da interdição à circulação até Janeiro de 2012 (ZER Av. da Liberdade/Baixa);• Em Janeiro de 2012, a questão voltará a ser analisada e será objecto de nova proposta com vista a alargar à Cidade a Zona de Emissões Reduzidas e a que seja apenas permitida a circulação a todos os veÃculos que respeitem a norma Euro 1 ou superior.A restrição a implementar em Janeiro de 2012 na cidade de Lisboa, na calendarização inicial estava prevista para Janeiro 2011.
Carros anteriores a 1992 com novas restrições de circulação em Lisboa 28.02.2012 - 14:52 Por Inês BoaventuraNa Avenida da Liberdade e na Baixa os veÃculos anteriores a 1996 não vão poder circular (Joana Freitas) A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação de veÃculos construÃdos antes de 1992, que hoje já não podem transitar na Avenida da Liberdade e na Baixa, em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América. Esta segunda fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) deve entrar em vigor a 1 de Abril. Isto mesmo consta de uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que vai ser discutida na reunião camarária de amanhã. Neste documento sublinha-se que "nos últimos anos, a cidade de Lisboa tem apresentado concentrações de partÃculas inaláveis superiores aos valores limite estabelecidos pela legislação nacional e comunitária para protecção da saúde humana, sobretudo nas zonas de maior tráfego". E acrescenta-se que "o tráfego automóvel é, actualmente, a principal causa da degradação da qualidade do ar na cidade". A primeira fase da ZER entrou em vigor em Julho de 2011. Desde essa altura os veÃculos com data de fabrico anterior a 1992 (e que foram matriculados antes de Janeiro de 1993) estão impedidos de circular, aos dias úteis entre as 7h e as 21h, no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa. Se a proposta de Fernando Nunes da Silva for aprovada pelo executivo, a partir de Abril as restrições de circulação automóvel nessa área serão alargadas aos veÃculos ligeiros construÃdos antes de Janeiro de 1996 e aos pesados construÃdos antes de Outubro desse mesmo ano.Além disso, os limites da ZER vão ser ampliados: os veÃculos pesados e ligeiros que não cumprirem as normas de emissão Euro 1 ou superior (os tais com data de fabrico anterior a Janeiro de 1992) não poderão deslocar-se na zona delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Avenida das Forças Armadas, Avenida dos Estados Unidos da América, Avenida Marechal António de SpÃnola, Avenida Santo Condestável e Avenida Infante D. Henrique. Isto aos dias úteis, entre as 7h e as 21h. Essa proibição não se aplica nas chamadas "vias estruturantes" situadas no limite dessa zona nem aos "veÃculos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade condicionada", aos veÃculos históricos e aos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa.Também amanhã a Câmara Municipal de Lisboa discute a celebração de um protocolo com a cooperativa de táxis Autocoope, que durante dois meses vai testar a utilização de dois veÃculos eléctricos na cidade. A autarquia pretende apoiar este projecto através da isenção das taxas de emissão de licenças e de publicidade, num valor total de cerca de 1054 euros, por considerar que este tipo de acção se reveste "de elevado interesse para a cidade".