Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:1- O condutor que pretende tomar a primeira saÃda da rotunda deve:Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair. 2 - Se pretender tomar qualquer das outras saÃdas deve:Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saÃda que vai utilizar (2ª saÃda = 2ª via; 3ª saÃda = 3ª via); Aproximar-se progressivamente da via da direita; Fazer sinal para a direita depois de passar a saÃda imediatamente anterior à que pretende utilizar;
Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão. (salvo erro, mas acho que é assim). Mas com a falta de civismo que se vê por ai ninguém liga a essas coisas INFELIZMENTE!! Aqui em Lisboa basta ir a rotunda do Marques Pombal para ver exactamente como NÂO se circula numa rotunda!
Todas as rotundas com mais de 2 faixas são um pincel.
Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão.