Autor Tópico: Circulação em rotundas  (Lida 29800 vezes)

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Circulação em rotundas
« em: 27 de Maio de 2011, 13:48 pm »
Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);

Aproximar-se progressivamente da via da direita;

Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar; 

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline pedro.malheiro

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
    • Portefólio
Re: Circulação em rotundas
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2011, 14:05 pm »
tal e qual como eu faço, só é pena 90 % das pessoas nao fazerem isso....

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2011, 14:07 pm »
espalha isto no facebook a ver se muita gente aprende  :smiley:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2011, 14:51 pm »
Isso é muito bonito, mas a mim já me aconteceu seguir essas regras, e quem vai na faixa exterior não me deixar passar, por ir sair na seguinte a que pretendia. É a maneira correcta, mas a maioria dos condutores não a pratica.

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2011, 15:12 pm »
Eu já vi um policia multar quem circulava na via da esquerda para sair na 2ª saída e conheço quem tenha tido um acidente numa rotunda pelas mesmas razões a quem foi atribuida a culpa do mesmo.
Mesmo quando tirei a carta de mota (há pouco mais de 1 ano) ensinaram-me que para sair na 2ª saída se deve ir pela faixa da direita. Não sei de quando é este artigo mas já tinha visto um parecido e com o mesmo confrontei o instrutor de condução e o que ele me disse foi que se fizesse a rotunda dessa forma chumbava no exame de condução. :huh:
Para mim o que foi apresentado é o mais lógico e que deve ser feito e eu aplico essa regra.
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2011, 15:13 pm »
Se calhar, uma melhor sinalização horizontal fosse uma grande ajuda.

Em Reykjavik, algumas rotundas estão marcadas assim:

A imagem não é a melhor, mas é o que se arranja. (reparem na sinalização horizontal ao pé do BMW 5)

Parece que não, mas ajuda muito.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2011, 15:18 pm »
Este esclarecimento tem menos de 1 mês.

MRC

• Visitante
« Responder #7 em: 27 de Maio de 2011, 15:22 pm »
Isso já é velho como o tanas... Pena que mesmo velho, hajam montes de asnos a fazer à sua maneira (asneira). :S

Offline Amilcar Rocha

• Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
« Responder #8 em: 27 de Maio de 2011, 23:05 pm »
Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão. (salvo erro, mas acho que é assim).
Mas com a falta de civismo que se vê por ai ninguém liga a essas coisas INFELIZMENTE!! Aqui em Lisboa basta ir a rotunda do Marques Pombal para ver exactamente como NÂO se circula numa rotunda! :shocked:

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #9 em: 27 de Maio de 2011, 23:12 pm »
Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão. (salvo erro, mas acho que é assim).
Mas com a falta de civismo que se vê por ai ninguém liga a essas coisas INFELIZMENTE!! Aqui em Lisboa basta ir a rotunda do Marques Pombal para ver exactamente como NÂO se circula numa rotunda! :shocked:

Na rotunda do marquês a ideia é seres mais maluco que os outros... :laugh: :laugh: Convém é não apanhar com um autocarro. :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 27 de Maio de 2011, 23:14 pm »
Todas as rotundas com mais de 2 faixas são um pincel. :shocked:

Offline MLVtecpt

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Algueirão
« Responder #11 em: 28 de Maio de 2011, 01:05 am »
Todas as rotundas com mais de 2 faixas são um pincel. :shocked:

Esta não...

Rotunda da Quinta do Marquês - Oeiras

Atentem bem nos traços...

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2011, 02:06 am »
Esta é mais uma que sempre suscitou duvidas, tal como a dos triangulos. Mas que ninguem tentava sequer pesquisar ou tentar saber a forma correcta de o fazer.
Ainda hoje um otario quase que me abalroou a sair da rotunda, eu já na faixa direita para sair e o gajo passa-me pela esquerda e atravessa-se-me à frente. Estúpido fui eu que travei a fundo, o capôt do corsa até precisa de desempenar e levar uma pintura.  :assobio:
Megane Break Exclusive _ 1.5 DCI _ 105cv _ 05/08 _ xx - FR- xx
Opel Corsa_1.5 TD SPORT_'94_ + de 400.000 kms   Poderás mover-te primeiro, mas eu movo-me mais rápido.

Offline alentejanita

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Venda Nova
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2011, 12:26 pm »
Eu faço da maneira correcta, mas apanho com cada um...buzinadela que até ferve!!!Não há desculpa!Há quem faça a rotunda toda por fora para sair na ultima saída!

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2011, 17:55 pm »
Essa é a maneira correcta de circular nas rotundas, mas se não me falha a memória quem circula a direita é sempre quem tem prioridade, pelo que no caso de acidente quem se encontra do lado esquerdo perde a razão.

Pelo que já ouvi dizer é isso mesmo... E para provar que o culpado é o da direita só com testemunhas... e mesmo assim não sei não....

Rotundas deve ser dos sitios mais complicados para se bater por causa das burocracias, etc etc etc etc, e depois como cá a justiça funciona assim rápido, andamos com o carro escavacado até que decidam quem é o culpado...

Mas que já ia batendo em rotundas umas vezes à pala dos chicos espertos, isso já...
« Última modificação: 28 de Maio de 2011, 17:56 pm por rodrigopt »
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017