Autor Tópico: Circulação em rotundas  (Lida 29798 vezes)

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Circulação em rotundas
« Responder #15 em: 28 de Maio de 2011, 20:56 pm »
O que é mais giro é numa estrada de 2 faixas, que muitos vão na faixa da esquerda e depois dai viram na 1ª saida da rotunda e quem vai na faixa correcta para o mesmo fim tem que travar para não bater.

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
« Responder #16 em: 29 de Maio de 2011, 03:30 am »
O que é mais giro é numa estrada de 2 faixas, que muitos vão na faixa da esquerda e depois dai viram na 1ª saida da rotunda e quem vai na faixa correcta para o mesmo fim tem que travar para não bater.

Isso é o dia a dia... E aqueles que vão na faixa da direita e nos na da esquerda e quando entram na rotunda, fazem-no por dentro e saem logo na primeira?! Já quase fiz um peão numa rotunda por causa desses gajos...
Megane Break Exclusive _ 1.5 DCI _ 105cv _ 05/08 _ xx - FR- xx
Opel Corsa_1.5 TD SPORT_'94_ + de 400.000 kms   Poderás mover-te primeiro, mas eu movo-me mais rápido.

Offline JoaoRobalo

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Rio de Mouro Sintra
    • Rallyeair
« Responder #17 em: 29 de Maio de 2011, 11:50 am »
Esta matéria é muito combatida e falada nos nossos futuros condutores. Fala pratica-se e mesmo assim à pessoas que nao seguem esta regra depois a cacete! :blowup:

Offline menmau

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #18 em: 18 de Julho de 2011, 17:15 pm »
É de facto complicado circular "em rotundas", um exemplo recente que tive foi entrar na faixa da esquerda da rotunda para sair na segunda saída (tinha que descrever 270º), a primeira saída é 180º, vi um taxista no seu bólide que estava para entrar na rotunda (1ª saída), fiz os piscas de acordo e entrei antecipadamente na faixa da direita tal como está no código, só não forcei muito pois já estava adivinhar...
O taxista bloqueia me a passagem, tive que travar para não bater e ainda começa a acenar com as mãos e a insultar, enfim...

Outro erro crasso "das rotundas" é quando normalmente entro na faixa da esquerda para sair numa saída que não a primeira, as pessoas que saem na primeira e vão pela direita, são os donos da rotunda, se calhar os carros andam com defeitos nas direcções, pois não contornam devidamente e ocupam as duas faixas (vão a direito), e sou igualmente forçado travar para não bater.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #19 em: 18 de Julho de 2011, 18:04 pm »
Eu ando baralhado. Eu faço como está no artigo, só que um gajo do seguro diz que é sempre por fora ou seja sempre pela faixa da direita independentemente de sair na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª e por acaso a policia também faz a rotunda.

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #20 em: 19 de Julho de 2011, 23:16 pm »
Pelos vistos o código só se aplica em alguma coisas... :rolleyes:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline José Sousa

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #21 em: 20 de Julho de 2011, 20:38 pm »
Como circular nas rotundas... relembrar não custa:

RTP Como Circular nas Rotundas

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #22 em: 21 de Julho de 2011, 22:47 pm »
Tal e qual como aprendi quando tirei a carta...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline miguelbreakdci

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: oeiras
  • Garagem : megane II break fase II
« Responder #23 em: 21 de Julho de 2011, 23:01 pm »
em abril bati com um smart da empresa numa rotunda! eu entrei para a faixa de dentro e antes da minha saida sai para a faixa de fora, e o gajo em quem bati vinha a fazer a rotunda toda por fora e nem ia sair naquela saida!seguradoras deram 50% de culpa a cada um depois de a empresa reclamar porque primeiro deram a culpa toda a mim porque o outro circulava pela direita! falei com policias que me explicaram, que não havia uma regra defenida! e falei com um instrutor que me disse que ele e os alunos dele faziam da mesma maneira que eu mas que não havia nenhuma lei a obrigar o mesmo!!

Offline RICOANA

• 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
« Responder #24 em: 07 de Agosto de 2011, 10:06 am »
Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);

Aproximar-se progressivamente da via da direita;

Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar; 

Relativamente a este assunto, digo-vos o seguinte, quem circular sempre por fora, perante as autoridades se bateres e andares por fora a culpa nunca é tua.

Não sei se me fiz perceber.
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993

Offline Markx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
« Responder #25 em: 07 de Agosto de 2011, 11:29 am »
Tema quente e que suscita sempre dúvidas, deixo aqui um esclarecimento do IMTT àcerca do assunto:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adotar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída = 3ª via);

Aproximar-se progressivamente da via da direita;

Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar; 

Relativamente a este assunto, digo-vos o seguinte, quem circular sempre por fora, perante as autoridades se bateres e andares por fora a culpa nunca é tua.

Não sei se me fiz perceber.
Perente as seguradoras se beteres por circular por fora a culpa é tua!

Offline RICOANA

• 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
« Responder #26 em: 07 de Agosto de 2011, 12:06 pm »
Errado, tas a ver o carro vermelho, se tu fores o carro vermelho e a tua intenção é de virar na terceira e eu que vou por dentro virar na segunda, se tu me bateres a culpa é minha pois não vinha encostado á direita.

:rolleyes:
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #27 em: 07 de Agosto de 2011, 13:39 pm »
Que confusão :S Eu faço sempre como no vídeo indica!
Sinceramente já não me lembro o que aprendi na escola, já lá vão uns anos bons...
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline kapataz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • O trabalho da perguiça, a perguiça da trabalho.
« Responder #28 em: 24 de Agosto de 2011, 17:43 pm »
è engraçado, o codigo diznos uma coisa, mas defende quem faz mal, por amor de deus.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #29 em: 24 de Agosto de 2011, 17:49 pm »
as rotundas é muito complicado quando se bate dentro delas.