Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
26 de Novembro de 2024, 23:29 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Consultorio Juridico
»
Consultório JurÃdico
»
Circulação em rotundas
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
2
3
[
4
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Circulação em rotundas (Lida 29799 vezes)
henriqe
1.6 DCi
Localidade: Ponta Delgada
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Circulação em rotundas
«
Responder #45 em:
12 de Janeiro de 2013, 01:41 am »
Eu em 2007/8 quando tirei o codigo, foi assim que aprendi e corresponde com o que diz no IMTT... no entanto, ao que li ai nesse link parece que existe umas excepções quando à muito transito por exemplo.
Mas sim, concordo que um camião tudo seja diferente..
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
«
Responder #46 em:
12 de Janeiro de 2013, 15:15 pm »
Em 2006 a regra era exactamente essa...
No entanto e como em muitas outras regras, na prática nunca se faz 100% do que aprendemos...
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #47 em:
13 de Janeiro de 2013, 13:39 pm »
A mim estão a ensinar como o Rodinhas diz. Achei estranho pois sempre ouvi que a faixa da direita é apenas para quando vamos sair da rotunda.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
carlosjcm
3.8 V6 TwinTurbo
Localidade: viseu
Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
«
Responder #48 em:
13 de Janeiro de 2013, 13:41 pm »
A mim também me explicaram como disse o rodinhas e ja tirei a carta em 2002.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #49 em:
13 de Janeiro de 2013, 14:29 pm »
loool por acaso estava mesmo a pensar nisso, renaultTurbo, chamar-te "à cabine do som", para vires explicar como é que te estão a ensinar na escola de condução, por causa das duvidas
Se pensarmos bem , tem toda a lógica, porque se entramos na rotunda, é porque não vem ninguém nela, depois vamos para a faixa da esquerda e voltamos logo para a da direita porque passamos já pela saÃda anterior à nossa??? tem toda a lógica ficarmos logo na faixa da direita para sairmos na 2ª saÃda.
Como se pode ver na imagem da rotunda de coruche, que tem 2 situações interessantes, 2 faixas a entrar dentro da rotunda que por sua vez também tem 2 faixas.
A linha a
vermelho
é como ensinam nas escolas de condução, pois lá diz o codigo que devemos circular sempre na faixa mais à direita, e por isso na entrada da rotunda vamos na faixa mais à direita, e seguimos sempre pela faixa mais à direita quer para sair na 1ª quer na 2ª saÃda.
A linha
verde
é como diz o código, vamos para a faixa mais À esquerda e assim que passarmos a ultima saÃda vamos para a faixa mais à direita para depois sair. Não tem qualquer lógica quando aplicada na prática.
A linha
azul
é como fazemos na prática.
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #50 em:
13 de Janeiro de 2013, 14:42 pm »
Ei rodinhas, a linha azul so e faz quando estamos sozinhos na rotunda e quando ela é pequena para ser assim "cortada"
Mas, tal como me disseram na faculdade quando terminei o meu curso: aplica-se uma percentagem infima daquilo que nos ensinam...Tanto na estrada como na vida profissional...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #51 em:
13 de Janeiro de 2013, 16:39 pm »
ou não!
depende de muitos factores, velocidade a que vais, que veiculo vai dentro da rotunda, localização dele e velocidade etc, etc, etc
Mas na prática é isto que se vê muitas vezes (demasiadas) nas rotundas, quer tenha carros quer não, estou farto de ver xicos espertos a querem-se enfiar na saÃda à bruta, eu também não sou nenhum
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #52 em:
13 de Janeiro de 2013, 17:46 pm »
Nenhum de nós é
...E eu tenho uma rotunda com 3 faixas aqui bem perto de minha casa que o pessoal gosta bastante de cortar: a saida que é mais usada, em cada 10 carros que passam na rotunda mais de metade corta de dentro para fora...
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #53 em:
13 de Janeiro de 2013, 18:56 pm »
Mas por exemplo o meu instrutor diz por vezes para fazer por dentro para a 2ª saida, se a primeira saida tem duas faixas ele manda-me fazer por dentro.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
henriqe
1.6 DCi
Localidade: Ponta Delgada
Bazing? :D
Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
«
Responder #54 em:
13 de Janeiro de 2013, 23:13 pm »
Isso das rotundas tem muito que se diga. Uns sitios diz uma maneira, outros de outra.. conforme a situação é de uma maneira, conforme a outra é de outra.
Lembro-me que uma vez uma amiga minha que tirou carta depois de mim, aprendeu da forma como o Sls diz...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #55 em:
14 de Janeiro de 2013, 00:49 am »
ah!!! e uma coisa muito importante a ter em conta nas rotundas, quando vão na faixa da esquerda na rotunda e querem sair tem que dar prioridade a quem se apresenta pela vossa direita. O que torna ainda mais complicado a forma de as fazer, e todo o cuidado e pouco quando circulamos nas rotundas.
No que toca a pesados, (o pessoal dos ligeiros) tem que ter em atenção que muitas das vezes os pesados nao conseguem fazer as rotundas pela faixa mais a esquerda por inumeras razões, mesmo que saiam na 3a ou 4a saida tem que fazer a rotunda sempre pela direita, e nessas situações o pessoal dos ligeiros tem que ser mais tolerante.
Registado
RAMMSTEINER
1.0 SCe
Localidade: Lisboa
Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
«
Responder #56 em:
14 de Janeiro de 2013, 14:16 pm »
Como o rodinhas disse muito bem, sempre que se bate numa rotunda o culpado é o que está por dentro, ou seja só se deve andar pela faixa exterior. Somos uns grandes animais se fizermos isso mas poupam-se dores de cabeça.
Eu de mota já ia levando uma pazada porque ia sair na 2ª então fui por dentro e o menino que ia por fora só ia sair na 3ª. Desde daà de mota é sempre por fora, de carro continuo a fazer como "manda o código".
Registado
Hope For The Best Get Ready For The Worst
carvalhovsky
1.6 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : Super 5 TL 1987
«
Responder #57 em:
14 de Janeiro de 2013, 21:51 pm »
Resumindo, salve-se quem puder!
Registado
D.B. -
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3145.0
MRC
Initiale Paris
2.0 TCe
I'm not old, I'm vintage!
«
Responder #58 em:
15 de Janeiro de 2013, 00:39 am »
Normalmente e sempre que as condições o permitem, quando é para ir em frente, virar à esquerda ou inverter o sentido de marcha, faço da maneira que poupa mais o carro e de modo despachado, ou seja, entrada na rotunda o mais à direita possÃvel, e dentro da rotunda o mais à esquerda possÃvel... Chega a haver rotundas que nem viro o volante. Não é como manda a lei, mas como isto aqui é rotundas por tudo quanto é cruzamentos e ninguém me paga o desgaste superior da suspensão do lado direito, é como prefiro fazer.
Mas isto sou eu que não sou um bom exemplo, aliás, rotundas é o ponto fraco da minha condução, tanto que volta e meia levo penduras que procuram pelo pedal do meio... Mas há por aqui piores que eu!
Registado
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?
Imprimir
Páginas:
1
2
3
[
4
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »