Autor Tópico: Circulação em rotundas  (Lida 29799 vezes)

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Circulação em rotundas
« Responder #45 em: 12 de Janeiro de 2013, 01:41 am »
Eu em 2007/8 quando tirei o codigo, foi assim que aprendi e corresponde com o que diz no IMTT... no entanto, ao que li ai nesse link parece que existe umas excepções quando à muito transito por exemplo.

Mas sim, concordo que um camião tudo seja diferente..

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Circulação em rotundas
« Responder #46 em: 12 de Janeiro de 2013, 15:15 pm »
Em 2006 a regra era exactamente essa...

No entanto e como em muitas outras regras, na prática nunca se faz 100% do que aprendemos... :assobio:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Circulação em rotundas
« Responder #47 em: 13 de Janeiro de 2013, 13:39 pm »
A mim estão a ensinar como o Rodinhas diz. Achei estranho pois sempre ouvi que a faixa da direita é apenas para quando vamos sair da rotunda.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Circulação em rotundas
« Responder #48 em: 13 de Janeiro de 2013, 13:41 pm »
A mim também me explicaram como disse o rodinhas e ja tirei a carta em 2002.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Circulação em rotundas
« Responder #49 em: 13 de Janeiro de 2013, 14:29 pm »
loool por acaso estava mesmo a pensar nisso, renaultTurbo, chamar-te "à cabine do som", para vires explicar como é que te estão a ensinar na escola de condução, por causa das duvidas  :laugh:
Se pensarmos bem , tem toda a lógica, porque se entramos na rotunda, é porque não vem ninguém nela, depois vamos para a faixa da esquerda e voltamos logo para a da direita porque passamos já pela saída anterior à nossa??? tem toda a lógica ficarmos  logo na faixa da direita para sairmos na 2ª saída.



Como se pode ver na imagem da rotunda de coruche, que tem 2 situações interessantes, 2 faixas a entrar dentro da rotunda que por sua vez também tem 2 faixas.

A linha a vermelho é como ensinam  nas escolas de condução, pois lá diz o codigo que devemos circular sempre na faixa mais à direita, e por isso na entrada da rotunda vamos na faixa mais à direita, e seguimos sempre pela faixa mais à direita quer para sair na 1ª quer na 2ª saída.
A linha verde é como diz o código, vamos para a faixa mais À esquerda e assim que passarmos a ultima saída vamos para a faixa mais à direita para depois sair. Não tem qualquer lógica quando aplicada na prática.
A linha azul é como fazemos na prática.  :tongue:

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Circulação em rotundas
« Responder #50 em: 13 de Janeiro de 2013, 14:42 pm »
Ei rodinhas, a linha azul so e faz quando estamos sozinhos na rotunda e quando ela é pequena para ser assim "cortada"  :laugh: :laugh:

Mas, tal como me disseram na faculdade quando terminei o meu curso: aplica-se uma percentagem infima daquilo que nos ensinam...Tanto na estrada como na vida profissional...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Circulação em rotundas
« Responder #51 em: 13 de Janeiro de 2013, 16:39 pm »
ou não!  :laugh: depende de muitos factores, velocidade a que vais, que veiculo vai dentro da rotunda, localização dele e velocidade etc, etc, etc
Mas na prática é isto que se vê muitas vezes (demasiadas) nas rotundas, quer tenha carros quer não, estou farto de ver xicos espertos a querem-se enfiar na saída à bruta, eu também não sou nenhum  0:))

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Circulação em rotundas
« Responder #52 em: 13 de Janeiro de 2013, 17:46 pm »
Nenhum de nós é 0:))...E eu tenho uma rotunda com 3 faixas aqui bem perto de minha casa que o pessoal gosta bastante de cortar: a saida que é mais usada, em cada 10 carros que passam na rotunda mais de metade corta de dentro para fora...

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Circulação em rotundas
« Responder #53 em: 13 de Janeiro de 2013, 18:56 pm »
Mas por exemplo o meu instrutor diz por vezes para fazer por dentro para a 2ª saida, se a primeira saida tem duas faixas ele manda-me fazer por dentro.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: Circulação em rotundas
« Responder #54 em: 13 de Janeiro de 2013, 23:13 pm »
Isso das rotundas tem muito que se diga. Uns sitios diz uma maneira, outros de outra.. conforme a situação é de uma maneira, conforme a outra é de outra.

Lembro-me que uma vez uma amiga minha que tirou carta depois de mim, aprendeu da forma como o Sls diz...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Circulação em rotundas
« Responder #55 em: 14 de Janeiro de 2013, 00:49 am »
ah!!!  e uma coisa muito importante a ter em conta nas rotundas, quando vão na faixa da esquerda na rotunda e querem sair tem que dar prioridade a quem se apresenta pela vossa direita. O que torna ainda mais complicado a forma de as fazer, e todo o cuidado e pouco quando circulamos nas rotundas.
No que toca a pesados, (o pessoal dos ligeiros) tem que ter em atenção que muitas das vezes os pesados nao conseguem fazer as rotundas  pela faixa mais a esquerda por inumeras razões, mesmo que saiam na 3a ou 4a saida tem que fazer a rotunda sempre pela direita, e nessas situações o pessoal dos ligeiros tem que ser mais tolerante.

Offline RAMMSTEINER

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 96
  • Clio III 1.2 TCE Dynamic S 2007
Re: Circulação em rotundas
« Responder #56 em: 14 de Janeiro de 2013, 14:16 pm »
Como o rodinhas disse muito bem, sempre que se bate numa rotunda o culpado é o que está por dentro, ou seja só se deve andar pela faixa exterior. Somos uns grandes animais se fizermos isso mas poupam-se dores de cabeça.
Eu de mota já ia levando uma pazada porque ia sair na 2ª então fui por dentro e o menino que ia por fora só ia sair na 3ª. Desde daí de mota é sempre por fora, de carro continuo a fazer como "manda o código".
Hope For The Best Get Ready For The Worst

Offline carvalhovsky

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1243
  • Garagem : Super 5 TL 1987
Re: Circulação em rotundas
« Responder #57 em: 14 de Janeiro de 2013, 21:51 pm »
Resumindo, salve-se quem puder!

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Circulação em rotundas
« Responder #58 em: 15 de Janeiro de 2013, 00:39 am »
Normalmente e sempre que as condições o permitem, quando é para ir em frente, virar à esquerda ou inverter o sentido de marcha, faço da maneira que poupa mais o carro e de modo despachado, ou seja, entrada na rotunda o mais à direita possível, e dentro da rotunda o mais à esquerda possível... Chega a haver rotundas que nem viro o volante. Não é como manda a lei, mas como isto aqui é rotundas por tudo quanto é cruzamentos e ninguém me paga o desgaste superior da suspensão do lado direito, é como prefiro fazer.

Mas isto sou eu que não sou um bom exemplo, aliás, rotundas é o ponto fraco da minha condução, tanto que volta e meia levo penduras que procuram pelo pedal do meio... Mas há por aqui piores que eu! :P
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?