Autor Tópico: [DIY] Clio II Ph I - Trocar bomba de esguicho/lavar deposito. Aceder a outros  (Lida 20098 vezes)

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Pois bem, os esguichos do meu clio deixaram de funcionar, diagnostico: bomba dos esguichos entregou a alma ao criador.
Vamos então trocar a mesma, a operação é simples.
Segue um DIY para ajuda de problemas iguais.
Este DIY poderá ser usado em parte, quer para aceder ao motor das escovas limpa vidros e ao motor da ventilação da sofagem.

Nesta imagem podemos localizar o deposito, local também onde se encontra a bomba dos esguichos.
Como percebemos, esta encontra-se debaixo da grelha, é preciso então chegar lá.

A primeira coisa a sair são os braços das escovas, velantamos as protecções/guarnições que escondem as roscas/porcas (vamos chamar-lhe porcas daqui para a frente lol), vamos retirar estas utilizando uma chave de bocas ou um roquete nº 13.

Após retirar a porca "basta" puxar para cima o braço da escova para sair, mas como é normal estas estão oxidadas, é aqui que entra o martelo lool, para ajudar a sair podem dar-se PEQUENAS pancadas no topo do parafuso, o uso de WD40 ou outro do genero também ajuda.

Após a remoção dos braços das escovas vai ficar assim

Depois retiramos a borracha, basta pegar numa das pontas e puxar para cima, facil!

Agora é a parte em que se retira 2 molas. uma de cada lado, direito e esquerdo, para isso podemos utilizar uma pequena chave de fendas.

Após ter retirado as molas, basta do lado contrario ao vidro levantar e puxar para baixo a grelha, vai sair muito facilmente.
E voilá, cá está o bicho

Para retirar a bomba do deposito basta puxar a mesma para cima, sai com facilidade, devem ter cuidado com o orringue de borracha que serve para vedar a bomba com o deposito, normalmente fica agarrada ao deposito.
Retirar os tubos da bomba velha, colocar na nova, assim como ligar a ficha, para encaixar basta empurrar no orificio.
Experimentar antes de voltar a montar e depois montar novamente de forma inversa.

Eu aproveitei para retirar o deposito para o lavar, basta desapertar este parafuso e retirar o deposito, é apenas seguro por este parafuso, do outro lado é de encaixe.

Lavei o deposito utilizando brita, não utilizei areia pois como é pequena, se não sair toda pode estragar a bomba indo para dentro dela.
Brita, agua e muita agitação!!
Aproveita para fazer uma nova esponja, pois a que tinha já parecia papel.

Feito!!! voltar a montar tudo pela ordem inversa.
Espero ter ajudado, dei-me algum trabalho, mas também me deu gozo fazer este DIY.
A baixo deixo 2 fotos de elementos que estão por baixo da grelha em que se pode utilizar este DIY, o motor das escovas e o motor da sofagem.
Abraço a todos.

Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: [DIY] Clio II Ph I - Trocar bomba de esguicho/lavar deposito. Aceder a outros
« Responder #1 em: 07 de Junho de 2011, 23:31 pm »
Excelente DIY!

Bom trabalho :wink:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: [DIY] Clio II Ph I - Trocar bomba de esguicho/lavar deposito. Aceder a outros
« Responder #2 em: 07 de Junho de 2011, 23:39 pm »
bom diy , já agora , não esquecer de ao colocar as escovas , verificar se ficaram no local correcto para não baterem na chapa apos varrimento

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #3 em: 07 de Junho de 2011, 23:46 pm »
bom diy , já agora , não esquecer de ao colocar as escovas , verificar se ficaram no local correcto para não baterem na chapa apos varrimento
Sim convem ver o local em que estão no inicio e depois voltar a por no mesmo sitio, depois apertar não estupidamente, mas não seixar mal apertado...se não acontece como uma vez me aconteceu numa expresso, limpou o vidro, a chapa e o espelho, saiu pro lado. Foi rir de morrer e conduzir uns 5 km com a cabeça de fora e a chuver bem. looool

MRC

• Visitante
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2011, 00:44 am »
Bom DIY Tó! :D

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2011, 02:54 am »
quando queres até fazes algo de jeito :)

Bom DIY

Offline jose.ribeiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2011, 08:40 am »
Olá!

Parabens pelo DiY. Muito bom.

Abraços!

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #7 em: 08 de Junho de 2011, 08:59 am »
Só tenho uma coisinha a apontar ..... A parte em que referes do bater na cabeça do parafuso com o martelo..... Hummmmm

Não aconselho :

1º não tem resultados visto que estás a dar impacto num objecto que está estanque à carroçaria ( braços do motor do limpa-vidros) quando o que pretendes soltar é o que já se encontra solto apenas unido por oxidação ( braço)

2º poderás muito facilmente danificar a rosca do perne e depois é sem remédio....

Desta forma recomendo o uso de um saca para o efeito após aplicação de um removedor de ferrugem ( tal como fizeste bala etc...)

de resto gostei do DIY... Acho que estás mesmo lá  ( TÓ )  :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2011, 09:05 am »
Porreiro o DIY.

Afinal o Tó és tu? :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2011, 12:20 pm »
Só tenho uma coisinha a apontar ..... A parte em que referes do bater na cabeça do parafuso com o martelo..... Hummmmm

Não aconselho :

1º não tem resultados visto que estás a dar impacto num objecto que está estanque à carroçaria ( braços do motor do limpa-vidros) quando o que pretendes soltar é o que já se encontra solto apenas unido por oxidação ( braço)

2º poderás muito facilmente danificar a rosca do perne e depois é sem remédio....

Desta forma recomendo o uso de um saca para o efeito após aplicação de um removedor de ferrugem ( tal como fizeste bala etc...)

de resto gostei do DIY... Acho que estás mesmo lá  ( TÓ )  :laugh: :laugh: :laugh:
As pancadas, ou melhor, toques com o martelo são mesmo muito pequenas e no topo do parafuso, é apenas para fazer vibrar a junção das duas peças, pois, eu como muito outros não tenho um saca em casa.

Se eu sou o Tó?? ya...posso ser!!!  O que faz do MRC a minha put*     :kiss:  :laugh: :laugh: :laugh:
Estou só na brincadeira contigo rapaz...toda a gente sabe que tu...bem, és o que és!!!

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #10 em: 08 de Junho de 2011, 12:28 pm »
Muito bom DIY, eu no meu Megane ja tive também que mudar a bomba e é um pincel do camandro.... é no parachoques da frente do lado dto e de muito dificil acesso...

Offline Ricardo30

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: bobadela
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2011, 22:11 pm »
tenho um dci 2004 e esta semana deixou de injectar agua com deposito cheio e ouve se motor , na frente e atras, será a bomba de esguincho ? :S vou ver se faço isto para ver como está, pode ser sujidade  :assobio:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2011, 22:15 pm »
Bom DIY.

Offline Pedro84

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #13 em: 06 de Setembro de 2011, 22:28 pm »
Ficou nice, grande ajuda.

Esse motor de esguicho parece ser o FEBI 24341, algo carote, ronda os 37€ pvp+ iva.

Mas se o de origem for mais caro, aconselho a comprarem febi ( atençao que nao venho fazer publicidade ) mas lá dentro vem original  :wink:
Renault Megane Exclusive II fase II 1.5 dCi 105 Cv 12/2007 Cinza Platina

Offline Adore

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
« Responder #14 em: 03 de Março de 2016, 20:05 pm »
Boas malta
Antes de mais obrigado pelo post(apesar das imagens já não estarem disponíveis) :s

Venho desenterrar este post, pois o meu Clio III ontem ao chegar a casa(já não me recordo se estava ou não a chover), começou a cheirar bastante ao queimado!!! Na altura não consegui perceber de onde vinha o cheiro! Hoje, todo contente com a manhã solarenga, tinha o vidro meio sujo, e decidi limpa-lo puxando o respectivo manipulo para trás que permite além de activar as escovas, esguichar água! Mas nada aconteceu! :s nem escova nem água!
Terá sido a bomba que morreu? Nem sequer ouço o motor a puxar pela água! No entanto, se activar apenas as escovas, puxando o manipulo para baixo, elas funcionam!
Fazem ideia do valor aproximando da bomba de água?!

Cump. e obrigado