Pois bem, os esguichos do meu clio deixaram de funcionar, diagnostico: bomba dos esguichos entregou a alma ao criador.
Vamos então trocar a mesma, a operação é simples.
Segue um DIY para ajuda de problemas iguais.
Este DIY poderá ser usado em parte, quer para aceder ao motor das escovas limpa vidros e ao motor da ventilação da sofagem.
Nesta imagem podemos localizar o deposito, local também onde se encontra a bomba dos esguichos.
Como percebemos, esta encontra-se debaixo da grelha, é preciso então chegar lá.
A primeira coisa a sair são os braços das escovas, velantamos as protecções/guarnições que escondem as roscas/porcas (vamos chamar-lhe porcas daqui para a frente lol), vamos retirar estas utilizando uma chave de bocas ou um roquete nº 13.
Após retirar a porca "basta" puxar para cima o braço da escova para sair, mas como é normal estas estão oxidadas, é aqui que entra o martelo lool, para ajudar a sair podem dar-se PEQUENAS pancadas no topo do parafuso, o uso de WD40 ou outro do genero também ajuda.
Após a remoção dos braços das escovas vai ficar assim
Depois retiramos a borracha, basta pegar numa das pontas e puxar para cima, facil!
Agora é a parte em que se retira 2 molas. uma de cada lado, direito e esquerdo, para isso podemos utilizar uma pequena chave de fendas.
Após ter retirado as molas, basta do lado contrario ao vidro levantar e puxar para baixo a grelha, vai sair muito facilmente.
E voilá, cá está o bicho
Para retirar a bomba do deposito basta puxar a mesma para cima, sai com facilidade, devem ter cuidado com o orringue de borracha que serve para vedar a bomba com o deposito, normalmente fica agarrada ao deposito.
Retirar os tubos da bomba velha, colocar na nova, assim como ligar a ficha, para encaixar basta empurrar no orificio.
Experimentar antes de voltar a montar e depois montar novamente de forma inversa.
Eu aproveitei para retirar o deposito para o lavar, basta desapertar este parafuso e retirar o deposito, é apenas seguro por este parafuso, do outro lado é de encaixe.
Lavei o deposito utilizando brita, não utilizei areia pois como é pequena, se não sair toda pode estragar a bomba indo para dentro dela.
Brita, agua e muita agitação!!
Aproveita para fazer uma nova esponja, pois a que tinha já parecia papel.
Feito!!! voltar a montar tudo pela ordem inversa.
Espero ter ajudado, dei-me algum trabalho, mas também me deu gozo fazer este DIY.
A baixo deixo 2 fotos de elementos que estão por baixo da grelha em que se pode utilizar este DIY, o motor das escovas e o motor da sofagem.
Abraço a todos.