24 Horas de Le Mans: Super vitória da Audi Treze foi número da sorte para a Audi, já que após 24 horas de corrida, dois R18 TDI completamente destruÃdos e dois pilotos no hospital, a equipa alemã vence a Peugeot por apenas...13 segundos, após 39 mudanças de lÃder.
Fez-se história hoje em Le Mans! Se alguém tivesse antevisto que esta corrida seria disputada até aos últimos metros após 24 horas de corrida, poucos acreditariam, mas foi exatamente o que sucedeu com a Audi a alcançar a sua décima vitória em Le Mans, com a 'solitária' tripla vencedora, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Treluyer a levar o único Audi R18 TDI que restou depois dos dois grandes acidentes das duas restantes equipas da marca alemã a uma vitória que teve tanto de disputada, como merecida.
Apesar de terem somente um carro em pista durante mais de 14 horas os homens da Audi fizeram das fraquezas forças e levaram até ao fim um carro que teve sempre grande oposição não só do segundo classificado, o Peugeot 908 de Pedro Lamy, Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, como também dos outros dois carros franceses, que não deixaram de incomodar o lÃder da corrida sempre que tinham oportunidade para isso, mesmo com voltas de atraso.
Pedro Lamy guiou pouco, mas o seu palmarés passa agora a contar com mais um segundo lugar em Le Mans, o que já acontecera em 2007. ainda não foi desta a vitória. O Peugeot 908 de Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian completou o pódio, a duas voltas do vencedor. No quarto posto, terminou o Peugeot 908 de Anthony Davidson, Marc Gene e Alex Wurz.
João Barbosa no pódio da LMP2
Na LMP2 também vai haver festa portuguesa, já que a Level 5 Motorsports, de Scott Tucker, Christophe Bouchut e João Barbosa levou o seu Lola Coupe-Honda ao terceiro posto da categoria e décimo da geral. A vitória foi para a Greaves Motorsport, com o Zytek Nissan a ser guiado por Karim Ojjeh, Thomas Kimber-Smith e Olivier Lombard. O segundo posto foi para a Signatech Nissan Oreca, que colocou o 03-Nissan de Franck Mailleux, Lucas Ordonez e Soheil Ayari no segundo posto. Para o piloto português que corre nos EUA, este é o primeiro pódio de sempre nas 24 horas de Le Mans.
Na LM GTE Pro a vitória foi para a Corvette Racing, com o Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Olivier Beretta, Tommy Milner e Antonio Garcia a suplantar o Ferrari 458 Italia da AF Corse de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander que começaram a ter alguns problemas gesta manhã, quando lideravam, perdendo dessa forma a posição para a equipa norte-americana. O BMW M3 GT de Andy Priaulx, Dirk Müller e Joey Hand fechou o pódio da categoria.
Na LM GTE AM a vitória foi para a Larbre Competition, com o Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Patrick Bornhauser, Julien Canal e Gabriele Gardel a vencer seguido do Porsche 911 RSR (997) da mesma equipa, guiado por Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean-Philippe Belloc.
Entre os restantes portugueses, a Quifel ASM Team cedo viu o motor do Zytek 09 SC ceder, com Miguel Amaral a ter de encostá-lo bem cedo na corrida. O Pescarolo - Judd daOak Racing onde correu Tiago Monteiro também abandonou muito cedo, com o piloto a regressar para Portugal já esta madrugada.
Filme resumido a curta-metragem
As 24 horas da corrida podem perfeitamente resumir-se ao derradeiros 30 minutos com os pilotos do Audi Nº2 2 e do Peugeot Nº 9 a provarem que qualquer um poderia vencer. O Audi de Lotterer, que guiou as últimas quarto horas de corrida, parou pela última vez na volta 343, com Pagenaud, no Peugeot a fazer o mesmo pouco depois, saindo para a pista com apenas sete segundos de diferença, que pouco mudou até final, dependendo essencialmente do tráfego, já que o ritmo dos pilotos foi sempre o mais alto possÃvel de acordo com as circunstâncias. O perseguidor não andava longe o que obrigou o perseguido a concentrar-se ao ponto de não cometer o mais pequeno erro, o que aconteceu, levando assim de vencida uma corrida soberba, quase de sprint, ao fim de 24 horas.
A corrida ficou ainda marcada pelos despistes dos Audi de Allan McNish, que bateu logo na primeira hora de corrida, ao calcular mal uma ultrapassagem ao Ferrari Nº 58 da Luxury Racing. O resultado, é melhor ver em vÃdeo. O piloto teve de ser levado para o hospital, mas não teve lesões graves.
Cerca das 23h00, foi a vez de Mike Rockenfeller bater violentamente nos rails após Mulsanne, depois do Ferrari que rodava à sua frente ter guinado repentinamente para a direita, precisamente onde estava o Audi R18 TDI, que se despistou violentamente a mais de 300 km/h. O piloto foi igualmente levado para o Hospital, mas ao que parece tem somente uma lesão numa das pernas, mas nada de grave.
De referir ainda que os dois Aston Martin AMR One tiveram vida curta nesta prova ao terem problemas logo na primeira volta da corrida. DarrenTurner fez um pião e Adrian Fernandez parou em Mulsanne, ambos tendo ficado pelo caminho muito cedo.
Em resumo, uma prova de sabor agridoce para as cores portuguesas. Apesar do segundo lugar de Pedro Lamy, o facto de ter guiado muito pouco, deixou um certo amargo de boca. Valeu mais um pódio para o palmarés. A Quifel ASM Team ficou fora muito cedo com o motor do Zytec partido. Tiago Monteiro também viu o carro da sua equipa abandonar muito cedo, e Rui Ãguas não fez melhor. Salvou-se João Barbosa que se estreou no pódio nas 24 horas de Le Mans.
Classificação
1º 2 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1)
2º 9 Peugeot Team Peugeot Total (LMP1) a 13.854
3º 8 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) a 2 Voltas
4º 7 Peugeot Peugeot Sport Total (LMP1) a 4 Voltas
5º 10 Peugeot Team Oreca-Matmut (LMP1) a 16 Voltas
6º 12 Lola Rebellion Racing (LMP1) a 17 Voltas
7º 22 Lola Kronos Racing (LMP1) a 27 Voltas
8º 41 Zytek Greaves Motorsport (LMP2) a 29 Voltas
9º 26 Oreca Signatech Nissan (LMP2) a 35 Voltas
10º 33 Lola Level 5 Motorsports (LMP2) a 36 Voltas
11º 73 Corvette Corvette Racing (GTEP) a 41 Voltas
12º 36 HPD RML (LMP2) a 41 Voltas
13º 51 Ferrari AF Corse (GTEP) a 41 Voltas
14º 49 OAK OAK Racing (LMP2) a 42 Voltas
15º 56 BMW BMW Motorsport (GTEP) a 42 Voltas
16º 77 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) a 43 Voltas
17º 76 Porsche IMSA Performance Matmut (GTEP) a 44 Voltas
18º 80 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEP) a 45 Voltas
19º 40 Oreca Race Performance (LMP2) a 51 Voltas
20º 50 Corvette Larbre Competition (GTEA) a 53 Voltas
21º 70 Porsche Larbre Competition (GTEA) a 54 Voltas
22º 65 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) a 60 Voltas
23º 75 Porsche Prospeed Competition (GTEP) a 62 Voltas
24º 66 Ferrari JMW Motorsport (GTEP) a 65 Voltas
25º 35 OAK OAK Racing (LMP2) a 67 Voltas
26º 68 Ford Robertson Racing (GTEA) a 70 Voltas
27º 83 Ferrari JMB Racing (GTEA) a 83 Voltas
28º 44 Norma Extr (LMP2) a108 Voltas
29º 16 Pescarolo Pescarolo Team (LMP1) Abandonou
30º 55 BMW BMW Motorsport (GTEP) Abandonou
31º 74 Corvette Corvette Racing (GTEP) Abandonou
32º 81 Porsche Flying Lizard Motorsports (GTEA) Abandonou
33º 48 Oreca Team Oreca-Matmut (LMP2) Abandonou
34º 63 Porsche Proton Competition (GTEA) Abandonou
35º 13 Lola Rebellion Racing (LMP1) Abandonou
36º 61 Ferrari AF Corse (GTEA) Abandonou
37º 59 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
38º 71 Ferrari AF Corse (GTEP) Abandonou
39º 88 Porsche Team Felbermayr-Proton (GTEP) Abandonou
40º 42 HPD Strakka Racing (LMP2) Abandonou
41º 60 Aston Gulf AMR Middle East (GTEA) Abandonou
42º 39 Lola PeCom Racing (LMP2) Abandonou
43º 89 Ferrari Hankook Team Farnbacher (GTEP) Abandonou
44º 58 Ferrari Luxury Racing (GTEP) Abandonou
45º 64 Lotus Lotus Jetalliance (GTEP) Abandonou
46º 57 Ferrari Krohn Racing (GTEA) Abandonou
47º 24 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
48º 1 Audi Audi Sport Team Joest (LMP1) Abandonou
49º 5 Oreca Hope Racing (LMP1) Abandonou
50º 62 Ferrari CRS Racing (GTEA) Abandonou
51º 15 OAK OAK Racing (LMP1) Abandonou
52º 79 Aston Jota (GTEP) Abandonou
53º 20 Zytek Quifel-ASM Team (LMP1) Abandonou
54º 3 Audi Audi Sport North America (LMP1) Abandonou
55º 007 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
56º 009 AMR-One Aston Martin Racing (LMP1) Abandonou
In Autosport