Pedro Lamy vence categoria GTE-Am Audi faz história com vitória hÃbrida nas 24 Horas de Le Mans A Audi tem sido a grande inovadora técnica da última década nas 24 Horas de Le Mans, e hoje voltou a fazer história com a primeira vitória de um hÃbrido na prova. Depois da primeira vitória com um carro diesel em 2006, o R18 e-tron quattro é o primeiro vencedor hÃbrido e também de quatro rodas motrizes. Foi um triunfo muito complicado para a Audi, que viu três dos seus quatro carros (inclusive o vencedor) sair de pista pelo menos uma vez, com o nº 3 a repetir a dose no mesmo local. Ainda assim, com o abandono dos dois Toyota TS030, seria praticamente impossÃvel a Audi perder a prova. Entretanto, graças a um forcing de Pedro Lamy na fase final, o piloto português conquistou finalmente o seu primeiro triunfo à classe em Le Mans, na categoria GTE-Am. Dividindo o volante do Corvette da Larbre com Patrick Bornhauser e Julien Canal, Lamy teve uma grande batalha com o Porsche da IMSA Performance Matmut. A vitória foi para Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer, que assim repetiram o triunfo de 2011. Durante algum tempo, o carro dos veteranos Dindo Capello, Allan McNish e Tom Kristensen foi um sério candidato à vitória, até McNish sair de pista, ficando sem a parte da frente da carroçaria. O R18 ultra de Marco Bonanomi, Oliver Jarvis e Mike Rockenfeller completou o pódio. O melhor não Audi foi o Lola-Toyota nº 12 da Rebellion Racing, que ainda assim terminou à frente do segundo Audi diesel. Depois da vitória em Sebring, a Starworks Motorsport venceu a categoria LMP2 na sua estreia nas 24 Horas, com o Honda HPD ARX03b pilotado por Enzo Potolicchio, Ryan Dalziel e Franck Montagny. A equipa americana, que já tinha ganho as 12 Horas de Sebring, aproveitou os problemas da OAK Racing para passar para a frente da corrida e depois teve apenas que controlar a vantagem de meia volta sobre os Oreca-Nissan perseguidores, com a TDS Racing e Pecom Racing a completarem o pódio. Nos GT, ao contrário das provas anteriores do Campeonato do Mundo de Endurance, quando chegou a manhã as posições ficaram praticamente definidas e já não houve espaço para lutar em pista. Depois de verem o seu carro reconstruÃdo antes do inÃcio da corrida e de terem que partir do final da grelha, Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander conquistaram a vitória para o Ferrari 458 Italia da AF Corse, com uma volta de avanço sobre o Ferrari da Luxury Racing. O Aston Martin oficial, que liderou a primeira fase da corrida, conseguiu recuperar até terceiro depois de ter perdido algumas voltas nas boxes. Regressando aos GTE-Am, o Porsche da IMSA (que teve um furo nos últimos minutos) e o Ferrari da Krohn completaram o pódio. Depois de um fogo no carro, Rui Ãguas ainda levou o Ferrari da AF-Waltrip ao sexto lugar. Manuel Rodrigues, emigrante em França desde a infância, foi sétimo com o Ferrari da JMB Racing.Ler mais: http://autosport.sapo.pt/audi-faz-historia-com-vitoria-hibrida-nas-24-horas-de-le-mans=f106253#ixzz1y8Ae9ceh
Pedro Lamy: “Esta vitória não é só minha é de todos nós†Pedro Lamy venceu a sua classe na 80ª edição das 24 Horas de Le Mans. Depois de uma corrida imprópria para cardÃacos, com uma luta intensa pela primeira posição a durar até ao final da prova, o piloto português acabou por levar a melhor, e ser o primeiro piloto a receber a bandeira de xadrez no mÃtico circuito de La Sarthe, entre os concorrentes da classe LM GTE AM.Com um carro menos potente que o dos seus principais adversários, o piloto português levou a bandeira de Portugal ao degrau mais alto do pódio na categoria LM GTE AM da mais prestigiada e desafiadora prova de resistência automobilÃstica internacional. Aos comandos de um Corvette C6-ZR1, em conjunto com Patrick Bornhauser e Julien Canal, os pilotos da Larbre Competition realizaram uma corrida exemplar, com o piloto português a conseguir nos momentos final, arrecadar a tão esperada vitória portuguesa em Le Mans: “Foi uma luta intensa ao longo das 24 horas de prova. Parecia mais uma corrida de “sprintâ€, onde tivemos que dar o máximo ao longo de toda a jornada. Foi uma corrida dura, mas com um sabor especial. Estou muito satisfeito com esta vitória e quero agradecer a todos o grande apoio que me têm dado ao longo de todos os momentos da minha carreira. Esta vitória não é só minha, é de todos nósâ€.Ler mais: http://autosport.sapo.pt/pedro-lamy-esta-vitoria-nao-e-so-minha-e-de-todos-nos=f106259#ixzz1y8BXbw00
Audi vence 24 Horas de Le Mans pela 12ª vezA Audi venceu as 24 Horas de Le Mans de 2013. O carro nº 2, pilotado por Tom Kristensen, Loïc Duval e Allan McNish, foi o único da marca alemã isento de problemas durante a corrida, vencendo com uma volta de vantagem sobre o Toyota de Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Stéphane Sarrazin. Kristensen ampliou o seu próprio recorde para nove vitórias. A saÃda de pista de Nicolas Lapierre permitiu a Marc Gené, Lucas di Grassi e Olver Jarvis darem um segundo lugar no pódio à Audi. A cerimónia de pódio não teve a celebração tradicional, substituÃda por uma homenagem de Jacky Ickx e David Richards ao falecido Allan Simonsen. O Morgan nº 35 da Oreca Racing esteve envolvido no incidente que causou a última entrada do Safety Car, mas mesmo assim Bertrand Baguette, Ricardo González e Martn Plowman conseguiram dar a primeira vitória na prova na classe LMP2 à OAK Racing, a herdeira espiritual da Pescarolo, que consegiu uma dupla na prova, à frente do Oreca da G-Drive Racing. Nos GT, com a chuva a cair mesmo antes do último Safety Car, a Aston Martin optou por trocar para pneus de chuva, um erro que custou não só a vitória mas também o segundo lugar, atrás dos Porsche oficiais, o primeiro pertencendo a Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas. Nos GTE-Am, Raymond Narac, Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay não tiveram problemas e aproveitaram os erros de adversários para vencer com o Porsche da IMSA Performance. Rui Ãguas terminou em 10º. Classificação:1º Kristensen/Duval/McNish (Audi/Audi R18)2º Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota/Toyota TS030)3º Gené/di Grassi/Jarvis (Audi/Audi R18)4º Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota/Toyota TS030)5º Lotterer/Fässler/Tréluyer (Audi/Audi R18)6º Leventis/Watts/Kane (Strakka/HPD-Honda)7º Baguette/González/Plowman (OAK/Morgan-Nissan)8º Pla/Hansson/Brundle (OAK/Morgan-Nissan)9º Rusinov/Martin/Conway (G-Drive/Oreca-Nissan)10º Mardenborough/Ordoñez/Krumm (Greaves/Zytek-Nissan)11º Pérez-Companc/Kaffer/Minassian (Pecom/Oreca-Nissan)12º Gachnang/Mailleux/Lombard (Morand/Morgan-Judd) 13º Hartley/Patterson/Chandhok (Murphy/Oreca-Nissan)14º Dolan/Turvey/Luhr (Jota/Zytek-Nissan)15º Panciatici/Ragues/Gommendy (Signatech/Alpine-Nissan)16º Lieb/Lietz/Dumas (Porsche/Porsche 911)17º Bergmeister/Pilet/Bernhard (Porsche/Porsche 911)18º Dumbreck/Mücke/Turner (AMR/Aston Martin Vantage)19º Frey/Niederhauser/Bleekemolen (Race Perf./Oreca-Judd)20º Magnussen/GarcÃa/Taylor (Corvette/Chevrolet Corvette)21º Beretta/Kobayashi/Vilander (AF Corse/Ferrari 458)22º Bruni/Fisichella/Malucelli (AF Corse/Ferrari 458)23º Gavin/Milner/Westbrook (Corvette/Chevrolet Corvette)24º Kimber-Smith/Lux/Rossi (Greaves/Zytek-Nissan)25º Dalziel/Farnbacher/Goossens (SRT/SRT Viper)26º Narac/Bourret/Vernay (IMSA/Porsche 911)27º Perazzini/Casè/O'Young (AF Corse/Ferrari 458)28º Gerber/Griffin/Cioci (AF Corse/Ferrari 458)29º Dempsey/Foster/Long (Dempsey-Del Piero/Porsche 911)30º Bornhauser/Canal/Taylor (Larbre/Chevrolet Corvette)31º Campbell-Walter/Goethe/Hall (AMR/Aston Martin Vantage)32º Bomarito/Kendall/Wittmer (SRT/SRT Viper)33º Downs/Dagoneau/Yonessi (Boutsen/Oreca-Nissan)34º Gibon/Milesi/Henzler (IMSA/Porsche 911)35º Bertolini/al Faisal/Quibaisi (JMW/Ferrari 458)36º Ried/Roda/Ruberti (Proton/Porsche 911)37º Collard/Perrodo/Crubilé (Prospeed/Porsche 911) 38º Potolicchio/Ãguas/Bright (8 Star/Ferrari 458)39º Porta/Raffin/Brandela (DKR/Lola-Judd)40º Prost/Jani/Heidfeld (Rebellion/Lola-Toyota)41º Belicchi/Beche/Cheng (Rebellion/Lola-Toyota)42º MacNeil/Rodrigues/Dumas (Larbre/Chevrolet Corvette)43º Tucker/Franchitti/Briscoe (Level 5/HPD-Honda)Ler mais: http://autosport.pt/audi-vence-24-horas-de-le-mans-pela-12-vez=f113092#ixzz2X3sYBl6v