Hiroshima (Japão), 20 Maio 2011. O ano de 2011 marca o 20º aniversário da vitória alcançadapela Mazda na mais emblemática corrida de resistência do Mundo, as 24 Horas de Le Mans.Em 1991 a Mazda tornou-se no primeiro e único construtor japonês a ganhar a prova. Comoforma de celebrar este aniversário e a convite da organização do evento, o Automobile Club deLOuest (ACO), o Mazda 787B irá fazer uma demonstração no Sábado (dia 11 de Junho) noCircuito de la Sarthe, em Le Mans (França), momentos antes do arranque de mais uma ediçãoda mÃtica corrida de resistência.A 79ª edição das 24 Horas de Le Mans tem inÃcio marcado para as 15 horas locais desseSábado, terminando exactamente à mesma hora no dia seguinte. A Mazda planeou ademonstração do 787B de competição no Circuito de la Sarthe à s 12h30 do dia 11 de Junho.Paralelamente, o 787B irá também tomar parte no tradicional ‘Desfile de Pilotos’ no centro dacidade de Le Mans, na 6ª Feira, 10 de Junho.O Mazda 787B foi especialmente restaurado e testado para a demonstração em Le Manso Mazda 787B tornou-se no primeiro e único automóvel japonês, e também o único equipadocom um motor rotativo, a vencer as 24 Horas de Le Mans. Desenvolvido em parceria entre aMazda e a Mazdaspeed, a equipa responsável pelo programa de competição da Mazda, o787B teve o chassis desenhado a pensar no regulamento técnico do Grupo C e tinha um motorrotativo de quatro rotores, capaz de debitar 700cv. Devido à s alterações no regulamento, o anode 1991 foi o último em que este tipo de motores pôde participar nas 24 Horas de Le Mans. Naúltima oportunidade, depois de 17 anos de esforço, a Mazda finalmente realizou o sonho devencer à geral em Le Mans. Esta vitória não foi só da Mazda, mas também o resultado demuitos anos de um árduo trabalho da Mazdaspeed, pilotos, fornecedores e todas as restantesentidades envolvidas.Takashi Yamanouchi, Director Representativo, Presidente do Conselho, Presidente e CEO daMazda, afirmou que “a Mazda foi fundada com o desejo de ‘nunca fugir de um desafio’. EsteespÃrito mantém unidos todos os empregados do Grupo Mazda a nÃvel mundial e inspira-nos aalcançar os objectivos que traçámos para nós próprios. Há exactamente 50 anos, em 1961, aMazda começava a desenvolver o motor rotativo. O caminho desde esse arranque até à nossavitória em 1991, em Le Mans, e agora para o nosso programa de desenvolvimento daTECNOLOGIA SKYACTIV, foi construÃdo sobre o nosso espÃrito de desafio. 2011 está previstoser outro ano marcante para todo o Grupo Mazda, assim que arrancarmos com a nossa eraSKYACTIV, com a apresentação da próxima geração de veÃculos.â€Desde 1991 que o Mazda 787B vencedor tem estado maioritariamente em exposição noMuseu da Mazda em Hiroshima, Japão. Na preparação para a demonstração de Le Mans, aMazda efectuou um cuidado trabalho de restauro, tornando de novo e pela primeira vez desdeo triunfo em 1991 possÃvel a condução do 787B. O trabalho foi efectuado pelos actuaisempregados da Mazda que participaram no original projecto “Le Mans Challengeâ€, juntamentecom engenheiros da empresa filial de engenharia, a Mazda ET. O recondicionado 787B foitestado por um dos principais pilotos da Mazda e o nÃvel de performance foi confirmado pelosantigos pilotos da Mazda, Yoshimi Katayama, Takashi Yorino e Yojiro Terada na Pista deTestes da Mazda em Mine, na zona oeste do Japão.Nas celebrações do 20º aniversário, vários membros da equipa da Mazda de 1991 vãotambém regressar a Le Mans. O piloto vencedor em 1991, o britânico Johnny Herbert, vai ter acompanhia de outros pilotos da Mazda de 1991, o irlandês David Kennedy, o belga PierreDieudonné e outros membros da equipa.
dasss fil*s da p*t** dos nipónicos que a trabalhar vai lá vai.... Conseguem ser uns segundos mais rápidos do que eu a reconstruir. No entanto é de assinalar que retirar peças e desenha-las por sobreposição é de artistas..... Azeiteiros .....
Já eu nunca achei piada a esse tipo de motores... Que nem os japoneses (com tanta fama de perfeccionismo nos motores têm) são capazes de evitar o que de negativo têm.Bebem gasolina como V8's (eficiência baixa) " óleo como tudo"Baixas", é tipo assas de mosquito, é mentiraMuita potencia pouco binárioDesgaste elevado, em alguns casos, pior que 2T.Portanto, pouco fiáveisSinceramente acho que é tecnologia que a Mazda devia de abandonar e seguir para outra.
Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? Márcio, turbinados sim tens razão... E o desgaste desses também é a modos de... "Turbinado"!Rui, só falei nos pontos negativos, porque sinceramente os positivos estão em menor número que até me esqueci deles. Mas sim, para a competição até servem... A FIA é que não parece lá muito interessada.
A FIA é que não parece lá muito interessada.
Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo?
Citação de: MRC em 08 de Junho de 2011, 14:51 pmA FIA é que não parece lá muito interessada.E não está muito interessada mesmo, pois é uma tecnologia dominada por muito poucos e quem a domina consegue obter estes reultados. Logo, és o maior mas com pouco peso na (má)FIA, és banido.Citação de: MRC em 08 de Junho de 2011, 14:51 pmPorra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? Este comentário é que era escusado.