24 Horas de Le Mans: Primeira linha da grelha para a Audi, Lamy em terceiro Todos dizem que não interessa muito, o que importa é a corrida, mas a verdade é que a derradeira sessão de qualificação para as 24 horas de Le Mans deste ano foi disputada ao ponto de existirem nada mais nada menos que seis carros separados apenas por 0.534s. A pole ficou na posse da Audi que reservou para si a primeira linha da grelha de partida. O melhor tempo foi realizado pelos homens do Audi R18 TDI Nº 2 de Fassler/Lotterer/Treluyer, com um registo de 3m25.738s, na frente dos seus colegas de equipa Bernhard/Dumas/Rockenfeller, que ficaram apenas a 61 milésimos. Terceiro posto para o melhor dos Peugeot, o de Pedro Lamy (Lamy/Bourdais/Pagenaud), 0.272 mais lentos que o autor da pole. A Oak Racing de Tiago Monteiro/Moreau/Ragues colocou o Pescarolo-Judd na 11ª posição, duas posições acima da Quifel ASM Team, com Miguel Amaral/Pla/Hughes a levarem o Zytek ao 13º posto, com pretensões de o colocarem entre os dez primeiros na corrida.Os melhores da LMP2 foram os homens da Signatech ORECA-Nissan, Mailleux/Ordonez/Ayaricom o 14º posto, enquanto nesta categoria as coisas voltaram a não correr nada bem à Level 5 de João Barbosa que se quedou com a última posição na categoria, muito longe dos lugares da frente. Grande corrida que se espera nos GTE Pro, entre os dois BMW e o Ferrari da AF Corse, sendo que pouco mais atrás estarão os Corvette e Porsche. A pole sobrou para o BMW M3 de Farfus/Muller/Werner, enquanto o Ferrari de Fisichella/Bruni/Vilander qualificou-se logo a seguir, a menos de meio segundo. Terceiro posto para o segundo BMW M3, de Priaulx/Muller/Hand. Por fim, 15ª posição na categoria para Kauffman/Waltrip e o português Rui Águas no Ferrari da AF Corse.Quando Lamy esteve em pista,conseguiu melhorar ligeiramente o tempo, mas esteve a maior parte do tempo em configuração de corrida, com o depósito de combustível cheio e turnos longos. Tiago Monteiro chegou a ter o seu carro no topo da tabela dos carros a gasolina, mas o seu carro revelou ser menos competitivo que o Pescarolo 'oficial' e que os Lola-Toyota da Rebellion.A Quifel ASM Team conseguiu cumprir o objetivo de fazer um tempo inferior a 3m38s, mas o carro vai sempre continuar mais lento que a concorrência direta. João Barbosa, que não conseguiu fazer nenhuma volta à tarde devido à paragem do Lola da Level 5 Motorsports com falta de combustível (por erro de cálculo da equipa), só andou à noite, mas acabou por ser o seu colega Christophe Bouchut a fazer um tempo abaixo dos 3m50s. O piloto do Porto afirmou que existem alguns problemas de entrosamento entre os membros americanos da equipa e os ajudantes ingleses contratados para a prova. Pos. Categoria Equipa Carro Tempo1 LM P1 AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 TDI 3m25.9612 LM P1 PEUGEOT SPORT TOTAL Peugeot 908 3m26.1563 LM P1 PEUGEOT SPORT TOTAL Peugeot 908 3m26.2724 LM P1 AUDI SPORT NORTH AMERICA Audi R18 TDI 3m27.6025 LM P1 AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 TDI 3m27.6976 LM P1 TEAM PEUGEOT TOTAL Peugeot 908 3m28.7397 LM P1 TEAM ORECA MATMUT Peugeot 908 HDi FAP 3m30.8288 LM P1 PESCAROLO TEAM Pescarolo-Judd 3m33.0669 LM P1 REBELLION RACING Lola B10/60-Toyota 3m33.98210 LM P1 REBELLION RACING Lola B10/60-Toyota 3m34.89211 LM P1 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd 3m34.93312 LM P1 KRONOS RACING Lola-Aston Martin 3m36.55113 LM P1 QUIFEL ASM TEAM Zytek 09SC 3m37.39314 LM P2 SIGNATECH-NISSAN Oreca 03-Nissan 3m41.45815 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd 3m41.90816 LM P2 TEAM ORECA MATMUT Oreca 03-Nissan 3m43.09817 LM P2 PECOM RACING Lola B11/40-Judd BMW 3m43.22318 LM P2 STRAKKA RACING HPD ARX-01d 3m45.04119 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-BMW 3m45.29720 LM P2 GREAVES MOTORSPORT Zytek-Nissan 3m45.98221 LM P1 ASTON MARTIN RACING Aston Martin AMR-One 3m46.45022 LM P1 ASTON MARTIN RACING Aston Martin AMR-One 3m48.35523 LM P2 EXTREME LIMITE AMPARIS Norma M200P-Judd BMW 3m48.42024 LM P2 RACE PERFORMANCE Oreca 03-Judd BMW 3m48.60325 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd BMW 3m48.66526 LM P2 RML HPD ARX-01d 3m48.76527 LM P1 HOPE RACING Oreca Swiss Hy Tech-Hybrid 3m50.49528 LM P2 LEVEL 5 MOTORSPORT Lola Coupé-HPD 3m57.07229 GTE PRO AF CORSE Ferrari 458 Italia 3m58.04030 GTE PRO BMW MOTORSPORT BMW M3 GT 3m59.42631 GTE PRO HANKOOK TEAM FARNBACHER Ferrari 458 Italia 3m59.51932 GTE PRO TEAM FELBERMAYR PROTON Porsche 997 GT3 RSR 3m59.66233 GTE PRO CORVETTE RACING Corvette C6 ZR1 4m00.08734 GTE PRO JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia 4m00.89035 GTE PRO JOTA Aston Martin V8 Vantage 4m00.92136 GTE PRO LUXURY RACING Ferrari 458 Italia 4m01.01537 GTE PRO LUXURY RACING Ferrari 458 Italia 4m01.17638 GTE PRO BMW MOTORSPORT BMW M3 GT 4m01.19039 GTE PRO CORVETTE RACING Corvette C6 ZR1 4m01.62640 GTE PRO AF CORSE Ferrari 458 Italia 4m02.21641 GTE AM AF CORSE SRL Ferrari F430 4m02.53942 GTE PRO FLYING LIZARD MOTORSPORT Porsche 997 GT3 RSR 4m03.12843 GTE PRO PROSPEED COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m03.52144 GTE AM PROTON COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m03.53245 GTE PRO TEAM FELBERMAYR PROTON Porsche 997 GT3 RSR 4m03.61346 GTE AM FLYING LIZARD MOTORSPORT Porsche 997 GT3 RSR 4m05.44047 GTE AM GULF AMR MIDDLE EAST Aston Martin V8 Vantage 4m05.52248 GTE PRO IMSA PERFORMANCE MATMUT Porsche 997 GT3 RSR 4m06.43849 GTE AM JMB RACING Ferrari F430 4m06.51350 GTE AM CRS RACING Ferrari F430 4m07.23651 GTE AM LARBRE COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m07.26152 GTE AM ROBERTSON RACING LLC Ford GT Doran 4m08.20853 GTE AM KROHN RACING Ferrari F430 4m08.38854 GTE PRO LOTUS JETALLIANCE Lotus Evora 4m12.56955 GTE AM LARBRE COMPETITION Corvette C6 ZR1 4m26.03656 GTE PRO LOTUS JETALLIANCE Lotus Evora Pas de chrono
ACO revela detalhes do Campeonato do Mundo de Endurance Revelado uma semana antes no conselho mundial da FIA, o Campeonato do Mundo de Endurance foi confirmado para 2012 como organização conjunta da FIA e do Automobile Club de l'Ouest (ACO), a partir da atual Intercontinental Le Mans Cup.O Mundial de Endurance será disputado em seis provas, duas na América do Norte (12 Horas de Sebring e Petit Le Mans), duas na Europa (24 Horas de Le Mans e uma prova a confirmar, muito provavelmente Spa) e duas na Ásia (China e Japão). Os direitos televisivos serão partilhados entre as duas entidades organizadoras, enquanto os regulamentos técnicos deverão permanecer inalterados até ao final de 2013, divididos entre categorias de protótipos (LMP1 e LMP2) e de GT (GTE Pro e GTE Am).Ao contrário da ILMC, o Mundial de Endurance terá um título de campeão para pilotos, juntamente com um para os construtores, mais uma Taça do Mundo para a classe GTE Pro, um troféu para a melhor equipa LMP2, outro para a melhor equipa GTE Am e mais um para a melhor equipa privada. Serão atribuídos pontos aos dez primeiros por cada classe.
Estive a ver os vídeos do Renault que venceu a prova no grandioso ano de 78... acho muito estranho ninguém ter aqui vindo falar no absolutamente fantástico aspirar do turbo muito porque afinal este fórum tem o nome que tem. Ora bem, T.P.C, ir ao youtube ver os vídeos dos Renault F1 Turbo principalmente ás mãos do grande Senna e então depois falemos em verdadeiros motores de corrida, depois podemos então falar em todos os malabarismos que a FIA tem enjeitado para fazer parecer digamos, menos mal, as marcas fetiche, falemos então da "lenha" que os alemães levam quando toca a competir a sério e falemos então da luta que se tem travado para não deixar que a Formula 1 agora dê o passo esperado para os motores Turbo 4 cilindros uma vez que a economia e as baixas emissões são o exemplo a seguir, os Italinanos do cavalinho "pastante" dizem que não faz sentido uma vez que eles nunca construíram motores de 4 cilindros, tem uma certa piada uma vez que essa premissa nunca foi escusa para a Renault construir motores verdadeiramente assombrosos que igualmente não faziam parte "do seu menu", relembro que quando a Renault apareceu com os "vertiginosos" V6 Turbo na F1 foi obrigada a reduzir a cilindrada de 3000 para 1500, o que na verdade não foi suficiente para a impedir de ganhar... são coisas... Se a Renault entrar nas 24h é para lamber aquilo, só tenho pena é que a tácita comercial da mesma seja de constante ataque ao sector médio baixo automóvel e descure completamente o alto... mas isto sou eu a pensar para comigo mesmo...