O laguna I (B56x), no principio da sua existência e ainda hoje no "autoescangalha" ganhou a fama de o motor da "solfagem" avariar muito e queimar a cablagem deste.
Isto devia-se ao facto do desconhecimento da existência de um filtro de habitáculo neste carro.
Ora o que acontecia é que estes filtros entupiam completamente o que provocava um sobre esforço do motor da solfagem que por sua vez fazia aquecer a cablagem e por fim queimar o fusivél, e mais grave e raro, o incêndio no próprio carro
Neste mini curso ensino onde está e como se substitui este filtro neste laguna.
Chamo tambem a atenção que existêm alguns lagunas I que NÃO TÊM este filtro.
No Laguna I, este filtro deve ser substituido uma vêz por ano ou em todos as revisões.
O filtro de habitáculo no laguna encontra-se na "caixa de águas", do lado do pendura por baixo desta tampa...
Para retirar esta tampa é necessário levantar a borracha marcada a verde e extraÃr os dois parafusos marcados a vermelho...
depois de extraÃr esta tampa encontrarão outra cobertura em plástico, é um defletor de água e é importante que ela esteja lá montada porque se não estiver montada toda a água que escorrer pelo para brisas escorrerá para dentro do habitáculo através do motor da solfagem
Esta tampa não têm parafusos, está apenas encaixada.
Para a remover é só puxar...
que o filtro ficará á vista (se ainda lá estiver)
Para o remover basta levantar do lado direito e tirar fora com o cuidado de não deixar caÃr lixo para dentro do motor :!:
Se estiverem objectos estranhos no compartimento (folhas, lixo, insectos), deverão removelos antes de montar o novo filtro...
aspecto normal de um filtro usado...
a montagem do filtro novo faz-se no sentido inverso com o cuidado de montar correctamente a cobertura interior de plástico
Ref. filtro Renault 77.00.834.816
Ref. Motrio 86.71.012.071