Autor Tópico: Troca de filtro de habitáculo- Laguna ll, fase ll  (Lida 15509 vezes)

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Troca de filtro de habitáculo- Laguna ll, fase ll
« em: 29 de Junho de 2011, 17:30 pm »
Depois de uma tentativa mal sucedida, rapidamente esclarecida pelo Rui,  fica aqui um pequeno DIY da troca do filtro de habitáculo da Laguna ll, fase ll. Neste carro, o acesso ao filtro é feito pelo porta-luvas, que tem que ser desmontado.

Para o desmontar, há um parafuso central e duas patilhas na parte superior e mais duas na parte inferior. Uma pequena chave de fendas serve.

Uploaded with ImageShack.us

Depois de desmontado, tem-se acesso à slot onde está o filtro, que tem uma pequena tampa frontal (que por acaso esqueci-me de fotografar) fixa com 2 parafusos. Depois de retirada a essa tampa, é este o aspecto. Neste caso já sem o filtro no seu interior. Basta puxa-lo para sair.

E aqui o filtro com "alguma" sujidade. Pergunto-me se alguma vez terá sido mudado! :shocked:
O filtro quando novo, é branco como papel!

Um verdadeiro ecossistema! :chuva:

Quando se questionarem do cheiro da ac, muito provavelmente será proveniente daqui.
Acabei por fazer uma limpeza do circuito, com um produto próprio da 1Z e coloquei um filtro novo de "marca branca" que me custou-me 18€. Na Renault pediram-me 32€!!  :gun:
Verdade seja dita, que o que comprei parece-me inferior ao da Renault, que é o da foto. Mas pela diferença de preço, o de "marca branca" deu "mais jeito" nesta altura!

Depois é só colocar o filtro novo, ter em atenção o sentido do fluxo de ar e voltar a colocar a tampa frontal para fechar a slot. De seguida, montar novamente o porta luvas. E tá feito.

Peço desculpa, por faltarem algumas fotos do processo, mas estava um calor infernal e queria acabar o trabalho rapidamente!

Cumptos

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Troca de filtro de habitáculo- Laguna ll, fase ll
« Responder #1 em: 29 de Junho de 2011, 17:38 pm »
Bom DIY.... Realmente tens ai microorganismos suficientes para se fazer um documentario do National Geografic...

Offline rruuii_

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Ermesinde
« Responder #2 em: 29 de Junho de 2011, 17:55 pm »
há quantidade de fungos que tinhas... até um fitro dos chineses em 2ª mão seria bem melhor que o que estava no carro :P

Renault Laguna Break 1.9 dci

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #3 em: 29 de Junho de 2011, 19:46 pm »
Mesmo limpinho, nem sei porque é que o trocaste  :laugh:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 30 de Junho de 2011, 00:33 am »
a grande diferença do da renault para o de marca branca que compras te , é que o da renault é de carvão activo e faz com que essa porcaria toda que ves por ai , grande parte tenha sido filtrada por esse filtro que cumpriu mais que a função dele . Garantidamente esse de marca branca que compras te , não te vai filtrar nem metade dos cheiros nem da porcaria que esse tinha em cima ;)
bom diy

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #5 em: 30 de Junho de 2011, 01:06 am »
Eish que filtro mais sujo  :shocked:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline tvaz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break GT Dci 2.0 175cv(200cv 417Nm)
« Responder #6 em: 30 de Junho de 2011, 11:26 am »
a grande diferença do da renault para o de marca branca que compras te , é que o da renault é de carvão activo e faz com que essa porcaria toda que ves por ai , grande parte tenha sido filtrada por esse filtro que cumpriu mais que a função dele . Garantidamente esse de marca branca que compras te , não te vai filtrar nem metade dos cheiros nem da porcaria que esse tinha em cima ;)
bom diy
Concordo plenamente, esse filtro que mudas-te parece-me de carvão activo dai ser negro, mas futuramente vias notar diferença.

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 30 de Junho de 2011, 11:51 am »
Pois, acredito. São filtros diferentes. Mas como agora, vou eu andar atento à saturação dele, vou controlar melhor o seu estado. O de carvão activo, fica para a próxima.

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 30 de Junho de 2011, 12:48 pm »
Já agora, fica aqui o pdf das instruções, para esta operação:

http://www.sogefifilterdivision.com/catalogues/import/notices/N033.pdf

Cumptos

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #9 em: 30 de Junho de 2011, 14:08 pm »
Pois eu tambem meti um de marca branca e a diferença é q quando liga o AC memo sendo novo deita cheiro tal como acontecia nos carros anteriores, e com o q la estava igual ao teu de carvao activo nem cheio de m **da e com 2 anos,  cheirava mal.
Na proxima ja nao vou na marca branca pois o respirar é mais importante q o comer...
Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #10 em: 30 de Junho de 2011, 14:20 pm »
Bom DIY. :wink:
Concordo contigo quando perguntas se alguma vez o filtro foi mudado, já estava mesmo sujo. :lipsrsealed:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #11 em: 30 de Junho de 2011, 20:01 pm »
E eu a pensar que o meu estava sujo quando o troquei ao comprar o carro..... amanhã vou trocar outra vez, vamos ver como está!!

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 01 de Julho de 2011, 10:59 am »
Pois eu tambem meti um de marca branca e a diferença é q quando liga o AC memo sendo novo deita cheiro tal como acontecia nos carros anteriores, e com o q la estava igual ao teu de carvao activo nem cheio de m **da e com 2 anos,  cheirava mal.
Na proxima ja nao vou na marca branca pois o respirar é mais importante q o comer...
Cumptos

Provavelmente terias que fazer também uma desinfecção das condutas e da própria slot do filtro, que foi o que eu fiz. Apliquei um produto específico, deixei actuar e só depois coloquei o filtro novo. E não tenho cheiros nenhuns, ou por outra, até cheira bem. Agora, claro que a capacidade de filtragem do filtro de carvão activo é superior e dura mais. Mas no estado em que o meu estava, acredita que deitava maus odores, principalmente no arranque do ac.

Offline francisco santos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Cacem
  • Garagem : LagunaII 1.6 16 V privilege;Fiat Doblo;Peugeot 405
« Responder #13 em: 01 de Agosto de 2011, 22:59 pm »
uma nota que tambem acho importante na compra do filtro a indicaçao da renault é que este filtro tem as caracteristicas mod. em carvao a Valeo tem uns muito bons e sao em conta o preço
francisco

Offline kapataz

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • O trabalho da perguiça, a perguiça da trabalho.
« Responder #14 em: 31 de Agosto de 2011, 20:09 pm »
bom DiY,

OFFtopic: quando ligamos a ventilação a quente, o ar quente vem do motor ou é alguma resistência? eu nunca persevi isso e agradecia q algem me explicasse