Autor Tópico: Será que o Oleo tem influencia....  (Lida 8564 vezes)

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Será que o Oleo tem influencia....
« em: 17 de Dezembro de 2009, 01:30 am »
Boa noite,

Hoje vinha do trabalho e notei mais uma coisa que noto desde que fiz a revisão:

Noto o carro mais solto, com um trabalhar mais suave bem como uma baixa de consumos para a velocidade normal que estou a andar desde que fiz a revisão ontem e lhe pus o oleo 5W40 da Elf.

Sinceramente não sei se sera uma "suposta performance" psicologica se verdadeira, dai pedir para que me desculpem e não gozem muito se for a maior barracada que alguma vez dei...

Só queria mesmo esclarecer se seria verdade ou so algo psicologico em sem logica alguma.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Será que o Oleo tem influencia....
« Responder #1 em: 17 de Dezembro de 2009, 01:36 am »
admito que o trabalhar se torne mais suave , afinal estamos a falar de oleo novo para um com 20 mil / um ano em que as suas propriedades não serão tão boas do que aquando de novo . Mas não esqueças que tambem tens um filtro de ar novo ( ou limpo ) o que ajuda o motor a respirar melhor e a baixar o consumo . Pode haver um q.b de psicologico mas tambem de razão

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 17 de Dezembro de 2009, 01:40 am »
Eu tambem notei isso, mas eu troquei o filtro do ar, tal como tu fizeste, apesar de a Renault  mandar trocar apenas aos 60mil km's, acho isso demasiado e prefiro fazer trocas de 20 em 20 mil, visto que o preço disso nao é significativo.
Anda que é uma questão com razao  :grin:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #3 em: 17 de Dezembro de 2009, 01:47 am »
admito que o trabalhar se torne mais suave , afinal estamos a falar de oleo novo para um com 20 mil / um ano em que as suas propriedades não serão tão boas do que aquando de novo . Mas não esqueças que tambem tens um filtro de ar novo ( ou limpo ) o que ajuda o motor a respirar melhor e a baixar o consumo . Pode haver um q.b de psicologico mas tambem de razão

Sim realmente não me lembrei do filtro de ar, se calhar a logica mais plausivel...

Offline men_on_fire

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #4 em: 17 de Dezembro de 2009, 10:26 am »
Quando mudei o óleo ao clio, notei uma diferença imediata nos consumos e mais estabilidade no motor...visto que lhe pus um 10w40 e penso que antes tinha 20w40 ou 15w40....

É normal notares algo, o óleo é bastante importante.

Agora no 21, como sempre levou 5w40 e mudo sempre aos 10 000km, nao noto muita diferença....

No 21 noto diferença é quando lhe mudo as velas.

Continua com 5w40 ( caso não consuma muito óleo ) e troca-lhe os filtros e se achares necessário as velas.

e ainda bem que o carro se porta bem, pelo que dizes, se o notas mais solto é porque de certeza já estava a precisar duma revisão.

Cumprimentos

By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline Leites

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: oliveira de azemeis
« Responder #5 em: 17 de Dezembro de 2009, 12:40 pm »
no teu caso se calhar notas-te mais por causa do filtro que do oleo, mas o oleo tambem ajudou.

e claro que ha sempre um bocadinho de efeito psicológico nisso tudo ;)

MRC

• Visitante
« Responder #6 em: 17 de Dezembro de 2009, 13:02 pm »
Claro que o óleo tem influencia e traz por isso diferenças, pois como foi dito um bom óleo aos 20 k kms já não tem as propriedades de quando novo. Depois o filtro de ar, em especial nos turbinados nota-se bem a diferença quando mudado de 20 em 20 k kms. Mas claro que cada caso é um caso.

men_on_fire, como disseste e bem, ao fazer a mudança das velas num motor a gasolina a diferença de prestações e consumos, é bem notória, mais ainda que o filtro de ar, isto considerando os intervalos de muda correctos. No entanto penso que o autor do tópico refere-se a um diesel, logo as velas têm influencia apenas no arranque.

Cumprimentos

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #7 em: 17 de Dezembro de 2009, 17:14 pm »
Em principio para o ano vou montar o filtro da KN quando for na altura da revisão.

E vou fazer mais uns mods no ano que vem, umas jantes novas, estas que tenho apesar de ficarem bem com o modelo começam a ficar muito vistas (quase todos os clios as tem, ate porque é o unico modelo no Clio III Phase 1 que existe de 16". Sei que existe mais umas, mas nao sei se é no novo ou se é nos Previlege...

Depois tambem quero por em principio o volante do RS. Enfim ideias tenho, falta e tempo (leia-se €€€€).
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2009, 17:17 pm por Black Phoenix »

Offline men_on_fire

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
« Responder #8 em: 17 de Dezembro de 2009, 22:30 pm »
Sorry,

sinceramente não fazia ideia que éra motorização a diesel...

pois nao indica no tópico e também ainda não vi todos os carritos do pessoal...hi hi hi

Obrigado pela atenção MRC
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline nmyguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #9 em: 19 de Dezembro de 2009, 15:38 pm »
E isso não viria era com 10W40 de fábrica, e tenhas notado por passar para 5W40?
Megas 4P Luxe Dci 105cv - Xenon + Sensores de Estacionamento: Já era

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Fotografo da treta!!!
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2009, 04:47 am »
Se tivermos em conta que e um carro fabricado em 2008, podia ou levar 10W40 ou 5W40 na fabrica, tendo em conta que são os dois tipos de oleo que a Renault recomenda.

Offline nmyguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #11 em: 22 de Dezembro de 2009, 15:16 pm »
Mas já algumas pessoas falaram que a passagem de 10w para o 5w, nota-se por vezes no desempenho do motor.

Por exemplo no daqui de casa, tenho a ligeira impressão que ele viria de fábrica com 5w, e depois lhe meteram 10w, por que desde a 1ª revisão, que não consegui fazer mais as médias que fazia com ele ao principio.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2009, 15:18 pm por nmyguel »
Megas 4P Luxe Dci 105cv - Xenon + Sensores de Estacionamento: Já era