Autor Tópico: Como trocar óleo dos travões?  (Lida 23802 vezes)

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: aveiro
  • o outro lado do detalhe
Como trocar óleo dos travões?
« em: 14 de Julho de 2011, 15:44 pm »
boa tarde. estou com umas duvidas e peço ajuda aos  mais experientes em mecânica. quero trocar o óleo dos travões de um renault clio dci de 2003. é a primeira vez que o vou fazer só conheco na teoria agora na pratica... então é o seguinte em todos os manuais para a troca de óleo dos travões  que pesquisei uns dizem que devemos primeiro sangrar as rodas da frente e outros manuais dizem que primeiro devem ser as rodas de traz. afinal qual a lógica que devemos seguir? devemos sangrar primeiro as rodas que estão mais perto ou mais longe do cilindro mestre? outra duvida que eu tenho e que não refere em manual nenhum é devemos fazer o processo  de sangramento com o motor ligado ou desligado?
« Última modificação: 14 de Julho de 2011, 15:47 pm por Rui »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: como trovar óleo dos travões?
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2011, 15:47 pm »
com motor desligado . sempre vi fazer primeiro os da frente e depois os de traz .

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
Re: Como trocar óleo dos travões?
« Responder #2 em: 14 de Julho de 2011, 15:52 pm »
ok obrigado pela resposta  :wink:

Xmarine

• Visitante
« Responder #3 em: 14 de Julho de 2011, 18:16 pm »
Sempre ouvi dizer que se sangra primeiro da roda que esta mais perto da bomba central, ate a roda que esta mais longe. E o processo inverso para o novo oleo.

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #4 em: 14 de Julho de 2011, 19:21 pm »
E já agora, ouvi dizer que veículos equipados com ABS tem que se ter muito cuidado com o processo, pois o sangrar o óleo dos travões pode danificar a bomba do ABS - li inclusivé que, em carros equipados com ABS, o sangrar deve ser com o carro ligado ao software da marca para a bomba de abs estar aberta e o óleo circular livremente. Isto faz sentido?
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Xmarine

• Visitante
« Responder #5 em: 14 de Julho de 2011, 19:24 pm »
E já agora, ouvi dizer que veículos equipados com ABS tem que se ter muito cuidado com o processo, pois o sangrar o óleo dos travões pode danificar a bomba do ABS - li inclusivé que, em carros equipados com ABS, o sangrar deve ser com o carro ligado ao software da marca para a bomba de abs estar aberta e o óleo circular livremente. Isto faz sentido?

Faz. Em alguns carros e assim. Mas pelo menos no clio 2, tal não e necessario.

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 15 de Julho de 2011, 12:07 pm »
estive a ler o manual  de mecanica do megane 3. la diz que para sangrar o óleo devemos usar a tal maquina que injecta óleo no reservatório do mesmo, será que com a técnica de sangramento convencional (carregar no pedal )  não resultava? la refere que devemos ligar o carro ao software da marca mas só se  o resultado do sangramento feito pela maquina não seja satisfatório ( ar no circuito)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2011, 12:56 pm »
mas afinal é no megane III ou no clio II ?

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 15 de Julho de 2011, 13:22 pm »
mas afinal é no megane III ou no clio II ?
este fim de semana vai ser no clio 2. mas daqui a 1 ano vai ser no megane 3. quanto ao clio ja estou esclarecido. no  megane 3 tenho a duvida se podemos sangrar o óleo dos travões da maneira convencional, ou se tem de ser obrigatoriamente com a maquina

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 15 de Julho de 2011, 14:51 pm »
eu estive a pesquisar melhor . e cheguei a conclusão de que quando se trata de segurança mais vale entregar a quem  tem experiencia. na roady fazem esse serviço por 25 eur com o sistema de maquina( pressão no deposito do dito oleo) recomendado pela renault já incluindo óleo dot 4 de bosch

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 15 de Julho de 2011, 14:56 pm »
eu estive a pesquisar melhor . e cheguei a conclusão de que quando se trata de segurança mais vale entregar a quem  tem experiencia. na roady fazem esse serviço por 25 eur com o sistema de maquina( pressão no deposito do dito oleo) recomendado pela renault já incluindo óleo dot 4 de bosch

Falas em pessoas com experiência e depois logo de seguida falas no roady?????

:D :D :D :D

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 15 de Julho de 2011, 15:12 pm »
sempre devem ter mais experiência do que eu nesse aspecto,  e tem uma maquina que faz quase todo o processo. usam oleo da bosch, dão garantia. mas venha o diabo e escolha o melhor. na oficina renault o problema é a falta de compatibilidade com os meus horários. e tmbem a diferença de preço. na roady é a qualquer hora da semana e fim de semana. podia fazer eu essa mudança tenho receio de dar problemas .

Offline pirokito

• User Banido
  • 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 15 de Julho de 2011, 15:14 pm »
que recomendam voçes?  fazer a troca de oleo com maquina? ou manualmente?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 15 de Julho de 2011, 17:20 pm »
na roady teem muita experiencia , sim senhor , recomendar o dot 4 é logo um bom sinal quando o dot 5.1 é muito superior .....
boa escolha ( ler ironicamente e a rebolar de tanto rir )

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #14 em: 15 de Julho de 2011, 17:44 pm »

Falas em pessoas com experiência e depois logo de seguida falas no roady?????

:D :D :D :D

experiência e roady sempre foram duas palavras que nunca ficaram bem na mesma frase ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...