Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 277985 vezes)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #435 em: 03 de Janeiro de 2014, 13:05 pm »
Estás a querer dizer que as bombas é que adicionam os aditivos?

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #436 em: 03 de Janeiro de 2014, 13:28 pm »
Rui, eu vou indagar este assunto, mas duvido que seja tão linear assim.

Imaginemos que sou proprietario de uma petrolifera, como todos, temos de ir á refinaria da galp buscar o combustível, que depois é colocado nos meus tanques ( nas minhas instalações como petrolífera, existe quem não tenha tanques ), aqui eu posso colocar mais ou menos aditivos independentemente de a gasolina\gasoleo ser considerado "normal" ou aditivado.

E penso que aqui é que reside a diferença......

Darei noticias.

Podes indagar o que quiseres, mas entre a conversa do "conhecido que trabalha ou conhece alguém que trabalha numa petrolifera" e o eu próprio ter visto o equipamento que abastece os camiões cisterna de distribuição de combustível e ter ainda tido acesso aos dados das diferentes marcas, claramente acredito mais em mim mesmo do que na conversa de café.
O camião quando chega ao posto de combustivel, limita-se a despejar o conteudo da cisterna.
Adicionar aditivos em cada bomba de combustivel?
Isso para mim é mais uma tanga da net.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #437 em: 03 de Janeiro de 2014, 14:11 pm »
Há petrolíferas a encher depósitos para distribuição a camião??? lol de certeza que não vendiam o combustível a este preço  :laugh:

O combustível que sai da refinaria em camiões vai directamente para as gasolineiras que tem os depósitos selados, e após o enchimento são selados novamente.
Essa teoria cai por terra pois é obrigatório haver uma certa homogeneidade no combustível,  e adição de aditivos nas bombas é impraticável quer em meios quer em custos. Sai muito mais barato ter esses recursos localizados num só local.

Offline SergioTrindade

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Renault Megane III 1.5 dci confort 90 cv's
« Responder #438 em: 03 de Janeiro de 2014, 17:18 pm »
Como até Novembro de 2012 tinha um trabalho de andar a pé pelas ruas de Lisboa pude verificar diversas vezes e em locais diferentes os camiões a "descarregarem" combustível para os tanques dos postos de abastecimento, e todos os motoristas diziam o mesmo, é tudo igual o que muda são os aditivos que cada marca coloca, mas já saí da refinaria assim. No tanque só é colocado o combustível, após isto é medido os litros que tem e é selado, não adicionam lá mais nada.
Renault Megane III  1.5 dci confort 90cv's

Offline RICOANA

• 21 Turbo Mai Nada.....
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: CASTELO BRANCO
  • Garagem : 3-21 Turbo; R5 TL ;Supercinco TD comercial; Twingo
« Responder #439 em: 03 de Janeiro de 2014, 20:22 pm »
ok, desisto.
Ricardo Santana
21 turbo 3\1989. Supercinco TD 1984 comercial. Renault 5 TL 1983; Renault Twingo 1993

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #440 em: 03 de Janeiro de 2014, 21:32 pm »
É tudo uma questão de marketing, as marcas de combustível tem todo o interesse  em dizer que os low-cost são piores, para poderem continuar a vender com a margem alticima que tem. Se formos a ver bem, as gasolineiras tem uma boa margem. Já viram que ao fim de semana fazem desconto no preço do combustível? Como não podem vender a baixo do preço de custo por questões legais, o desconto aplicado está dentro da margem que tem ;) ganham menos por litro mas ganham mais em numero de vendas, nunca ficam a perder.
Só perde quem compra os combustíveis mais caros  nos dias em que não estão em promoção  :laugh:

Offline seixo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Chaves
  • Garagem : Megane 2 1.5dci
« Responder #441 em: 14 de Janeiro de 2014, 21:52 pm »
Como até Novembro de 2012 tinha um trabalho de andar a pé pelas ruas de Lisboa pude verificar diversas vezes e em locais diferentes os camiões a "descarregarem" combustível para os tanques dos postos de abastecimento, e todos os motoristas diziam o mesmo, é tudo igual o que muda são os aditivos que cada marca coloca, mas já saí da refinaria assim. No tanque só é colocado o combustível, após isto é medido os litros que tem e é selado, não adicionam lá mais nada.

É verdade o camião quando chega as bombas vem selado e é so aberto depois do empregado das bombas confirmar...antes de descarregar e preciso medir os tanques das bombas e fazer o teste se tem agua...depois de descarregado mede-se outra vez os tanques para ver se os litros que o camião tras são certos!

Offline vdc_rafa

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Seat Ibiza 1.4 TDI - BMW 318i - R. Laguna 1.9 dCi
« Responder #442 em: 21 de Janeiro de 2014, 19:03 pm »
Por experiencia própria e na minha carrinha (Seat Ibiza 1.4 TDI) já usei da Galp, Repsol, Cepsa e marcas brancas e neste momento uso marca branca e nunca notei diferença nos consumos nem na sua performance.
Nas ultimas ferias com 60€ (1.278 €/L) de gasóleo fiz quase 1300Km's falta menos de 10Km's o que acho que e muito bom.
Por isso acho que e tudo uma questão de marketing e rivalidade empresarial.

abraços
vdc_rafa 

Offline sykios

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
« Responder #443 em: 01 de Fevereiro de 2014, 17:05 pm »
Este mês resolvi tirar as minhas duvidas e por gasoleo no Eleclerc e ver o consumo que faço...tendo em conta que a minha condução não vai mudar nem os trajetos. Depois dou noticias

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #444 em: 18 de Fevereiro de 2014, 13:34 pm »
Esta semana mais um aumento no preço do combustível... lembrei-me e fui fazer umas contas em relação entre o preço final e o preço sem impostos, supondo que o valor de impostos é 55% no caso da gasolina (http://resistir.info/e_rosa/precos_comb_28mar13.html) e que o combustível subiu 0,02€  no preço ao consumidor, na realidade subiu só 0,009€, e o resto, 0,011€ acaba por ser comido pelos impostos.

Offline sykios

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Mafra
« Responder #445 em: 19 de Fevereiro de 2014, 21:30 pm »
Bem ca está o resultado que me deu depois de ter abastecido no Leclerc de Torres Novas.

preço ao litro: 1.31€/L
O carro teve um consumo REAL de 5.6l/100 (segundo sprintmonitor)
Despesa de gasoleo aos 100km: 7.336€

Agora na BP de Torres vedras

Preço ao litro (ao fds): 1.34€/L
Carro em media teve consumo real a volta de: 5.4l/100 (segundo Sprintmonitor)
Despesa de gasoleo aos 100km: 7.236€

Portanto tendo eu a certeza de que a minha condução não variou nestes 2 depositos, e sendo a maior parte do percurso em AE, deduzo que me sai mais barato utilizar gasoleo da BP se abastecer ao fds naquele sitio.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #446 em: 19 de Fevereiro de 2014, 23:44 pm »
Eu acho que o spritcoiso faz umas contas um quanto estranhas mas em fim...
O calculo que fizeste, respeitava exactamente as mesmas condições para os dois combustíveis?
Quantidades iguais abastecidas? percursos iguais percorridos, condições climatéricas e de transito iguais?
Só o efeito psicológico é capaz de variar as médias ;) eu tenho bem essa experiência, pois faço com alguma frequência um trajecto onde se consegue manter uma velocidade constante e nunca consigo fazer 2 viagens iguais em termos de consumos, e nem se quer estou a pensar qual o combustível que levo  :laugh:
Se fizeres as contas em relação ao preço normal a que a BP pratica, se calhar o da BP não compensa :laugh:

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #447 em: 20 de Fevereiro de 2014, 01:22 am »
Eu acho que o spritcoiso faz umas contas um quanto estranhas mas em fim...

Porque dizes isso? Por acaso as médias do spritcoiso no meu caso batem certo com as que faço em papel! Nunca me apercebi de médias estranhas. Mas é preciso ter em atenção que se por exemplo não forem depósitos cheios, se forem sempre depósitos não cheios aquilo vai ser um bocadinho estranho quando meteres um depósito cheio. Não sei se é o teu caso...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #448 em: 20 de Fevereiro de 2014, 01:26 am »
É mesmo essa situação,  quase sempre ponho 30€ e só atesto 1 vez por mês e ele faz logo umas contas maradas na média, mas no total a media bate quase sempre certo.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #449 em: 20 de Fevereiro de 2014, 01:42 am »
E pões que não é deposito cheio, certo? E vais metendo os kms totais correctos, certo? Como estava a dizer, não sendo deposito cheio é complicado para ele fazer as contas dessa forma, torna tudo um bocado mais relativo, mas se por exemplo fizeres um deposito cheio numa altura, ele vai acertar isso tudo de novo.