Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 277938 vezes)

Offline RenaultTurbo

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #540 em: 20 de Dezembro de 2015, 17:23 pm »
O meu último foi no Jumbo a 1,269€ o litro. O carro anda o mesmo, tá a gastar menos (mas isto já não tem a ver com a gasolina), o trabalhar está igual. Na BP para encher o depósito só pago o mesmo que paguei no Jumbo se tiver dinheiro no cartão poupa mais o que nem sempre tenho.
O carro não é esquisito ahahah.

Mas claro se tivesse um dci secalhar era capaz de jogar pelo seguro, mas a gasolina é toda igual. Um amigo meu que trabalha ao pé das bombas até diz que é o camião da Galp que lá vai encher os tanques :assobio:

Offline twingo32v

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #541 em: 20 de Dezembro de 2015, 19:31 pm »
O camião que leva o combustível pode ter a identificação mais variada possível.

Quem tiver interesse pode ir a uma refinaria ver como se processa o abastecimento desses camiões e ver que não é tudo o mesmo combustível.

Há marcas como a que eu trabalho que não permite camiões com publicidade de outras marcas nos encherem os depósitos tal como não permite que os camiões com a nossa publicidade vão a outras marcas.

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Offline Rui Nunes

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #542 em: 21 de Dezembro de 2015, 12:12 pm »
Correndo o risco de ser uma argolada, mas eu vejo isto da seguinte forma:

As marcas desenvolvem os motores para consumirem combustível que cumpra as normas X, Y e Z. O combustível para ser vendido, tem de cumprir essas normas, ou não estívessemos nós na UE onde até o tamanho e formato dos legumes está regulamentado.

Nenhuma marca vai andar a testar os gasóleos xpto de todos as gasolineiras de todos os países para dizer que "os nossos motores podem consumir este e este combustível, mas não aquele e o outro".

Portanto, o carro funciona melhor com o aditivado? Possível que sim. Precisa disso para funcionar? Não.

Offline twingo32v

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #543 em: 21 de Dezembro de 2015, 14:37 pm »
Rui Nunes basicamente é isso o que acontece, os combustíveis disponíveis nas variadas bombas (marcas, sejam low cost ou não)têm que ter um selo a comprovar que respeita as normas.

No entanto, não conhecendo nenhuma gasolineira em Portugal que esteja nesta condição, há "marcas de combustível" pela europa que não vendem combustível mas sim um produto semelhante que é feito a partir de resíduos de combustível devidamente filtrados, estas bombas não têm o selo que falei atrás nem são obrigadas a cumprir com a lei do diesel de verão/inverno que há também na europa. Basicamente se pegarmos no exemplo de um sumo de laranja natural, estas bombas venderiam aquela polpa que se junta no fundo.

O carro anda mas não lhe trás saúde nenhuma.
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Offline Kovinha

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #544 em: 21 de Dezembro de 2015, 16:35 pm »
Assino por baixo :cool:

Offline profiesta

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Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #545 em: 21 de Dezembro de 2015, 17:14 pm »
Twingo32V, estás a falar do Bio-diesel?

É que nunca ouvi falar nada disso. O low-cost em Portugal vem do mesmo sítio que os outros! Portanto não estou a ver o problema...


Edit: ultimamente vejo muita gente a queixar-se do gasóleo aditivado. Que supostamente provoca soluços no motor, que com o gasóleo normal não existe.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2015, 17:16 pm por profiesta »

Offline Rui Nunes

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #546 em: 21 de Dezembro de 2015, 17:30 pm »
Mas lá está, não se aplicando a Portugal toda esta história dos injectores fanados por causa do combustível do sítio X é mesmo treta  :tongue:

Offline MauroTM

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #547 em: 21 de Dezembro de 2015, 18:01 pm »
É da gasolina, é do gasóleo. Só se deixa comer pelo sistema quem quer.

Isto na gasolina tanto a 95 simples como a tal aditivada faz praticamente os mesmos quilómetros. A diferença no meu depósito é de 6KMs conduzindo pelas mesmas estradas todas as semanas... já a diferença na carteira é outra :laugh: :laugh:
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Offline profiesta

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #548 em: 21 de Dezembro de 2015, 19:17 pm »
Eu acho é que há pessoal que a carteira lhes deve pesar muito.

Offline twingo32v

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #549 em: 21 de Dezembro de 2015, 20:30 pm »
Twingo32V, estás a falar do Bio-diesel?

É que nunca ouvi falar nada disso. O low-cost em Portugal vem do mesmo sítio que os outros! Portanto não estou a ver o problema...


Edit: ultimamente vejo muita gente a queixar-se do gasóleo aditivado. Que supostamente provoca soluços no motor, que com o gasóleo normal não existe.
Não me refiro a combustíveis bio mas sim a marcas que não são certificadas, em Portugal não tenho conhecimento de nenhuma, na Alemanha conheço 2 bombas nestas condições que referi.

Quanto a abastecer cada um abastece o que entende e a ninguém tem de dar justificação, tanto temos clientes que não querem ouvir falar do que seja abaixo de "Premium" e outros do contrário. Eu abasteco qualquer um desde que não seja bio ou de marcas pouco conhecidas (não falo de prio, jumbo etc).

Quanto a qual sai mais barato ou faz mais kms há tanta variável que muda no teste feito a um depósito que pouco ou nenhum sentido faz em discutir o assunto, para além de que teoricamente as diferenças só se podem quantificar quando não há resíduos do combustível anterior. Ou seja falamos em fazer 5000kms com cada combustível no dia a dia com cada um dos tipos de combustível. Fora isso é conversa de treta.

Isto que disse não é para defender os Premium, até porque já o fiz (o teste) e não foi o "meu premium" que teve vantagem, até gastou mais que a 95 que temos!

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Offline Kovinha

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #550 em: 22 de Dezembro de 2015, 08:14 am »
Falando da minha experiência: andei meses a fio a colocar gasóleo simples, na Repsol, e há coisa de mês e meio comecei, por indicação de um amigo, a colocar o gasóleo aditivado, um tal de Neotec...

Conclusão: ao fim de 2/3 depósitos, notei um melhoria, se bem que ligeira, tanto em consumos ( -0.1/0.2L) como nos kms que faço com esse mesmo gasóleo (cerca de 20/30kms mais)...

Antes fazia cerca de 740/750kms com gasóleo simples a médias de 4.2/4.3 e neste momento nunca faço menos de 770/780kms a médias no máximo de 4.2...

Offline twingo32v

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #551 em: 22 de Dezembro de 2015, 10:42 am »
A maior importancia nos combustíveis não é se anda mais ou fica mais barato, também compramos Coca Cola e há marcas que custam 10% de uma original...

O facto de por exemplo no caso do Kovinha que gasta menos umas décimas leva a querer que o motor tem menos esforço para o mesmo serviço, depois por outro lado pode também demonstrar que tem uma função de limpeza superior.

Quanto o maior índice de octanas ou cetano o combustível mais eficaz e controlada é a queima, pode não ser notorio em andamento como muitos dizem nem em apenas um depósito pois leva tempo a limpar a câmara de combustão, injectores etc. Ao fim de 2-3 depósitos (1000-1500kms) aí sim começa o teste verdadeiro até porque basta a temperatura mudar para que o consumo mude, basta apanhar épica de férias em que há mais ou menos trânsito.

Um teste que se pode fazer é num terceiro depósito ir para uma estrada sem trânsito em percorrer 20-30kms com CC à mesma velocidade com os pneus com a mesma pressão e com condições climatéricas o mais parecidas possível, aí sim dá para tirar conclusões.
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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #552 em: 22 de Dezembro de 2015, 13:20 pm »
Finalmente baixaram o preço!!


Offline Sls a GPL

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #553 em: 23 de Dezembro de 2015, 02:09 am »
twingo32v cá em portugal só há 2 marcas de combustível, galp sines e galp matosinhos, por isso é tudo a mesma treta, excluindo para ai uns 20% que são importados, se tanto.

Depois há outro factor a ter em conta, como é um combustível mineral está sujeito às características da matéria  prima, por isso no mesmo lote existe sempre uma diferença mesmo que seja ligeira.
Tal como já disseram no momento do enchimento o combustível é igual para todos, só os aditivos é que variam consoante o transportador/distribuidor.
Como as bombas não tem transporte próprio recorrem aos transportadores/distribuidores disponíveis, que tanto podem ser os da própria marca, como outros que não estão associados a marca nenhuma.
As bombas low-cost compram os combustíveis a quem lhes der mais vantagens comerciais. É como nós, ou fazemos compras sempre no mesmo supermercado, ou vamos aos que são mais baratos, ou que tem cartão cliente, etc.

Sei de duas situações diferentes que posso dar como exemplo, uma que tem como fornecedor a repsol, para dar a "garantia"  aos clientes de que o combustível é de qualidade apesar de ter um preço abaixo de algumas gasolineiras da zona, e de uma grande superfície que faz contratos de fornecimento com a empresa distribuidora que lhe fizer melhor preço.

Offline twingo32v

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Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #554 em: 23 de Dezembro de 2015, 06:46 am »
Sls a refinaria que abastece as marcas Premium é a mesma que abastece as low cost, com ou sem o autocolante que falei!

O camião cisterna é abastecido no mesmo bocal seja qual for a marca de combustível, depois sim vai a um outro bocal que pertence a cada uma das marcas e abastece os aditivos.

Tal como a Super 95 e a 98 (ou 100-102 como há pela europa ou mesmo a bio), sai tudo do mesmo sítio, é depois acrescentado o aditivo ou os aditivos que faz o aumento de octanas, a % de bio ou a diferenciação do produto entre marcas.

Já tive a oportunidade de aqui na zona de Munique assistir a este processo e ver como tudo acontece.

No caso fui ver o camião abastecer diesel normal, 95 e 100 da Shell, basicamente ele tinha 5 divisões na cisterna e abasteceu 2. Com diesel e 3 com gasolina em dois bocais diferentes, depois foi ao ponto da Shell (havia de outras marcas, salvo erro 4 ao todo) e abasteceu o aditivo Fuel Save do diesel e da 95 nos respectivos tanques e depois abasteceu o aditivo de octanas e vpower para ter a 100 octanas. O processo é por computador, o tipo só tem que parar o camião e colocar as mangueiras.

Portanto o só haver um ou dois pontos de distribuição em Portugal não obriga a que seja tudo igual.

Outro ponto é a diferenciação da qualidade do combustível, quando ele está armazenado antes de ir para o camião tem o efeito de sumo de laranja natural, em cima fica "puro" e por baixo tem detritos. As marcas Premium tiram de cima, sai mais caro mas é uma das coisas a que eles se comprometem, vender o melhor produto base possível, as low cost certificadas tiram na zona do meio e as não certificadas só tiram quando os depósitos têm que ser lavados e tirar aquela bodega do fundo. Por isto nem sempre quem fornece estas low cost não certificadas é a mesma refinaria...por vezes até trazem de bem longe.

Para a refinaria vender isto como não sendo combustível é a diferença entra ter custos para fazer o material desaparecer de forma a não danificar o ambiente ou ainda ganhar qualquer coisa na venda.

Falaram à pouco muito sobre os combustíveis simples em Portugal, basicamente é quando o camião é abastecido com o combustível base e leva poucos ou nenhuns aditivos face ao outro produto.

Provavelmente perguntam-se como é que dos depósitos os camiões retiram o combustível de cima ou de baixo, pelo que vi são bocais diferentes que extraem a diferentes alturas. Sendo que as não certificadas só levam papinha de X em X tempo conforme o plano de limpeza exigido em cada país. Como são poucas estas bombas acaba por haver sempre gasolina. As duas que conheço na Alemanha chegam a ser abastecidas por camiões polacos porque aqui na zona só há 3 pontos de abastecimento.

Cumps!
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